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Cursos do CQI acontecem na região da Mogiana

Durante os dias 6 e 12 de maio, a Fazenda Santana, localizada no município do Espírito Santo do Pinhal, região da Mogiana, será palco do curso de Processamento Profissional Q do CQI (Instituto de Qualidade do Café).

Voltado para proprietários, operadores de benefícios úmido e secagem, gerentes e interessados no assunto, o curso será ministrado pelo presidente do Roasters Guild, Emílio López Dias, e abordará os processos natural, cereja descascado e lavado, com aulas teóricas e práticas, realizadas no benefício da fazenda, e provas de café no laboratório de qualidade.

Em sua primeira edição, que aconteceu no ano passado na mesma fazenda, o curso de Processamento Profissional Q certificou, dentre outros, Gabriel Nunes, ganhador do concurso Cup of Excellence e dono do atual café mais caro do mundo.

Além deste workshop, estará disponível também o curso básico de prova de café, o Pré-Q, também ministrado pelo CQI, mais especificadamente pela especialista colombiana Luz Stella Artajo Medina. As inscrições já estão abertas.

Todos os participantes aprovados ao final dos cursos receberão certificados que mostram a visibilidade e a importância do Certificado Q e dos Q-Graders. Para participar e/ou saber mais informações, é necessário entrar em contato através do e-mail peamarketing@peamarketing.com.br. Fique atento, são as últimas vagas!

TEXTO Redação • FOTO Érico Hiller

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Japy é o novo café da marca Orfeu

Do cruzamento natural das variedades de café arábica catuaí vermelho e icatu amarelo surgiu o Japy, novo café da marca Orfeu Cafés Especiais, lançado nesta quinta-feira (5) na Fazenda Rainha, em Poços de Caldas (MG). A edição inédita e limitada do microlote tem cocriação do chef Felipe Bronze, que usou da sua intimidade com o fogo e levou os grãos a torra por mais tempo. Assim, a bebida revela delicadas notas aromáticas de paçoca, folha de tangerina e favo de mel.

“O fogo significa a transformação do alimento e é o que acontece durante o processo de torra dos grãos de café, quando conseguimos extrair um sabor incrível para esse microlote. Tenho certeza que vai agradar muito o paladar de quem ama cafés especiais”, afirma Bronze.

O novo sabor está disponível nas versões torrado e moído, em grãos, cápsulas biodegradáveis compatíveis com máquinas Nespresso e em um kit com assinatura do chef, que contém duas caixas de 250g de café torrado e moído e uma xícara em cerâmica artesanal com design exclusivo.

O Microlote Japy é um café Categoria Especial certificado pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA), que foi cultivado no sul de Minas Gerais, especificamente no Talhão da Mangueira, no rico solo vulcânico da Fazenda Laranjal, com 1.100 a 1.300 metros de altitude.

“São 18 anos de estudos nas lavouras e 300 famílias por traz de cada pacotinho de café, proporcionando bebidas estáveis e equilibradas”, garante José Renato Dias, diretor geral das fazendas onde os cafés Orfeu são produzidos.

Para Amanda Capucho, CEO de Orfeu Cafés Especiais, assim como a marca, o chef Felipe Bronze trabalha com o equilíbrio entre a tradição e a vanguarda, o resgate às raízes e a inovação, e o resultado dessa parceria é um café delicioso que surpreende o paladar.

Todas as versões podem ser encontradas no site da marca com entrega em todo o Brasil. No varejo: Pão de Açúcar, em todo o Brasil, supermercado Zona Sul, no Rio de Janeiro, supermercado Verdemar, em Belo Horizonte, e G. Barbosa, no Nordeste.

TEXTO Daniela Quitanilha • FOTO Daniela Quitanilha

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Illy marca presença na SP-Arte 2018

Este ano, a illycaffè participará da SP-Arte 2018, Feira Internacional de Arte de São Paulo que acontecerá entre os dias 11 e 15 de abril, no Pavilhão da Bienal. A marca, que possui um pé na arte por conta do design de seus produtos, será responsável pelo café servido no evento, além da entrega do Prêmio illy Sustain Art.

Realizada anualmente desde 2012 no Brasil, a premiação contará com uma comissão julgadora composta pela equipe da SP-Arte e pelo professor de história da arte e crítico Tiago Mesquita. A novidade para este ano é o aumento do valor recebido pelo vencedor: agora o prêmio é de R$ 25 mil. O anúncio será feito na quarta-feira, dia 11.

No estande e no bar da illy, que ficarão no 2º e 3º andar, o público poderá degustar diversos cafés, como o recém-lançado Monoarabica Colômbia e as versões Brasil, Etiópia e Guatemala. Também será oferecido o tradicional espresso torra média e o illycrema, creme gelado de café.

Alguns produtos estarão em evidência no estande, como a lata de café de 250 g decorada por Robert Wilson em homenagem ao aniversário de 25 anos da illy Art Collection, uma das mais icônicas coleções lançadas pela marca. A lata é de edição limitada no Brasil.

O primeiro dia de evento será restrito apenas para convidados. Do dia 12 ao 15 será aberto para o público em geral, das 13h às 21h (dias 12, 13 e 14) e das 11h às 19h (dia 15).

Mais informações: www.sp-arte.com/visitacao/

TEXTO Redação • FOTO Elizabeth Shrier

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Café paranaense finaliza pratos de restaurante japonês em SP

Um blend, composto por grãos Sumatra e Mundo Novo, produzidos no centro-norte do Paraná e desenvolvido pela curitibana Café do Moço, empresa de torrefação artesanal, foi escolhido para finalizar os pratos do Ryo Gastronomia.

O restaurante da capital paulistana é especializado no estilo “kaiseki-ryori”, ritual que surgiu com a cerimônia do chá em que os japoneses promovem banquetes com produtos rigorosamente selecionados e servidos em micro porções.

O “kaiseki-ryori” é uma forma de celebrar as novidades oferecidas pela natureza, valorizando sabores e formas diversas da estação da época. É comum o prato ser apresentado com flores e plantas, e as iguarias ganharem a forma desses enfeites.

Preparado no método Clever, o café equilibra acidez e doçura em aromas que passam pelo caramelo e pela baunilha. A degustadora Márcia Yoko indica que a melhor forma de saborear a bebida é colocá-la aos poucos na boca e deixar que o líquido deslize lentamente pela língua, passando por sensores do paladar, ativando um a um. “O cliente pode ter no café uma viagem de sabores tão inigualável como a proporcionada ao longo do banquete que o precede”, afirma a degustadora.

O Ryo tem um cardápio que segue a filosofia budista de gratidão a todos os elementos presentes no preparo de um alimento, desde seu cultivo até sua apresentação à mesa. Os pratos percorrem todos os sabores da curva gustativa, indo do doce ao ápice do umami, palavra de origem japonesa que significa gosto saboroso e agradável.

Serviço
Ryo Gastronomia
Onde: Rua Pedroso Alvarenga, 665, Itaim Bibi – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3881-8110
Mais informações: www.ryogastronomia.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Cafeteria brasileira torra e vende café nacional nos EUA

A loja do Sofá Café, aberta recentemente em Framingham, nos Estados Unidos, está torrando cafés do mundo todo, inclusive do Brasil. A ideia é divulgar o café brasileiro no exterior.

Com a torra em solo americano, o Sofá Café dá destaque ao café especial brasileiro fora do Brasil e permite que dentro de suas lojas, em território nacional, o público possa experimentar cafés especiais de diversas regiões produtoras do mundo.

Na cafeteria dos Estados Unidos, são torrados cafés de Minas Gerais, São Paulo, Colômbia, México, El Salvador, Etiópia e Honduras. A capacidade de torra mensal é de 700 kg. A sala de torra é cercada de vidros, permitindo ao público visualizar toda a produção.

“Os cafés serão distribuídos para todas as unidades do Sofá Café nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro”, explica Diego Gonzales, barista e idealizador da rede. Nas gôndolas das lojas eles estarão à venda com preço médio de R$ 34 (150gr), sempre sinalizando a origem dos grãos e as notas sensoriais.

Da cozinha da cafeteria nos Estados Unidos saem receitas brasileiras, como tapioca e bolos caseiros. A carta de café segue os mesmos moldes do Brasil, servido em volumes maiores para adaptar ao estilo americano.

A unidade internacional é a sétima loja do grupo. O local foi escolhido pela concentração de brasileiros que moram por lá e o interesse da cidade em renovar a região, trazendo novos negócios para a cidade.

Mais informações: www.sofacafeusa.com 

TEXTO Redação • FOTO Gui Gomes

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Nota de Pesar

Foi com bastante pesar que recebemos a triste notícia da morte da jornalista Marília Moreira, no último dia 29. A jornalista era responsável pelo Jornal do Café e cuidou da comunicação e assessoria de imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) por quase 30 anos.

“Marília foi uma excelente profissional e desde o início da Café Editora nos apoiou com informações precisas sobre o mercado de café. Uma grande perda de uma pessoa comprometida com o bom jornalismo e incentivadora de novas iniciativas na área”, diz Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora.

Já Ricardo de Sousa Silveira, presidente da ABIC, disse em nota: “Marília, sempre estimada e querida por todos que a conheceram, foi uma colaboradora comprometida com a boa imagem da indústria de café e da ABIC, ajudando nos contatos dos profissionais de imprensa, na construção do conceito da importância da qualidade do café. Foi fundamental na realização de eventos e na organização do Encontro Nacional das Indústrias de Café (Encafé)”.

O velório foi realizado no dia 30 de março, no cemitério do Araçá, e a cremação na Vila Alpina.

Respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Equipe Café Editora

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Em Recife, Malakoff Café oferece rodízio de café

Pague R$ 15,90 e beba café à vontade! De terça à sexta, das 14h às 17h, a recém-inaugurada unidade Jaqueira do Malakoff Café, na rua Xavier Marques, 237, vai oferecer cafés especiais preparados em diferentes métodos.

Os baristas vão orientar os clientes quanto às características dos grãos e do tipo de método utilizado. São cerca de 20 opções de bebidas nos métodos espresso, aeropress, hario v60, prensa francesa, kalita e presca, extraídas de grãos do Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais. Entre as variedades dos grãos, estão catuaí amarelo, bourbon amarelo, catuaí vermelho e mundo novo.

“A proposta da ação é educativa. Queremos proporcionar a oportunidade de experiências sensoriais com a bebida, entendendo o que mais agrada o paladar e o que interfere no sabor final. Faremos uma degustação guiada para análises sensoriais de nuances e torras”, explica o sócio e barista-chefe do Malakoff, Alan Cavalcanti.

A unidade Jaqueira servirá como teste da iniciativa para depois o rodízio ser ampliado para as outras duas lojas, no Prado e no Paço do Frevo, no Recife Antigo.

O Malakoff Café completou três anos em março com o funcionamento da unidade do Prado. A primeira filial foi a unidade do hall do museu Paço do Frevo, na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo. Há apenas dois meses, a marca chegou à zona norte com a loja Jaqueira.

TEXTO Redação • FOTO Giselli Carvalho

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Orfeu é o novo café do Fasano

O grupo de cinco hotéis e vinte restaurantes da marca Fasano agora tem o Orfeu Cafés Especiais em seus cardápios. O café, que no fim de 2016 relançou a marca, também tem parcerias com o Grand Mercure, Copacabana Palace, Amor aos Pedaços e Benjamin a Padaria, entre outros.

“Todas essas novas parcerias contribuem com a nossa missão de manter os melhores grãos de café que produzimos em nossas fazendas aqui no Brasil e aumentar a visibilidade da categoria de cafés especiais”, comenta a diretora geral da marca, Amanda Capucho.

O café é cultivado no Sul de Minas e na Mogiana, nas cidades de Botelhos (MG), Poços de Caldas (MG) e São Sebastião da Grama (SP). Tem como símbolo o Jequitibá Rosa de 1.500 anos localizado na Fazenda Sertãozinho. Certificada na categoria de cafés especiais, a marca conquistou diversos prêmios e os primeiros lugares do Cup of Excellence, do Coffee of the Year e do Aroma BSCA.

Orfeu é plantado, colhido, torrado, embalado e entregue pelas Fazendas Sertãozinho. A área plantada é de 1 mil hectares com 3 milhões de pés de café arábica. A marca apresenta cinco blends na linha permanente e está disponível nas versões grãos, torrado e moído, cápsulas e sachês.

As cápsulas de Orfeu, compatíveis com máquinas Nespresso, são biodegradáveis, podem se tornar adubo e recebem o Rótulo Ecológico ABNT.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Vai uma cerveja stout com café?

Tomar cerveja já é bom, agora imagine juntar com outra paixão e tomar uma cerveja stout feita com café especial? Pensando em produzir uma cerveja com café de origem e variedade únicas, as paulistanas Trilha Cervejaria e a cafeteria Um Coffee Co. criaram a cerveja Mundo Novo – Fazenda Um.

A cerveja forte e escura tem nuance, acidez, doçura e não esconde as características do grão Mundo Novo, da Fazenda Um, do sul de Minas Gerais. “As notas do café casam bem com a torra do malte”, explica Eduardo Sato, da Trilha Cervejaria. Com 225 ml e 10,7% de álcool, o copo da cerveja custa R$ 20. Há também a opção em lata de um litro que custa R$ 85.

A Trilha já oferecia a Paulicéia Macchiato, uma parceria com a Cervejaria Dogma. A milk stout é produzida com grãos da variedade mundo novo do Wolff Café, cacau e possui 6% de teor alcoólico. O copo com 225 ml custa R$ 16.

Além da Paulicéia Macchiato, a Cervejaria Dogma oferece a Modern Dogma, uma cerveja encorpada com aromas de torrefação, caramelo, frutas secas, adição de cacau, café da variedade catuaí vermelho do Wolff Café e possui 9% de teor alcoólico. A garrafa de 300 ml custa R$ 27.

Serviço
Trilha Cervejaria
Onde: Rua Apinajés, 137 – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 17h às 23h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h.

Cervejaria Dogma
Onde: Rua Fortunato, 236 – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: De quarta a sexta, das 17h às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 14h às 21h e feriados, das 17h às 23h.

TEXTO Daniela Quitanilha • FOTO Divulgação

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Já pensou em pedir o seu café em um totem?

Buscando misturar a simplicidade, o minimalismo e a perfeição do Japão com os bons cafés do Brasil, os irmãos Alexandre, Carlos e Luis Fertonani montaram em Curitiba o The Coffee, uma cafeteria bem pequenininha dentro de um restaurante.

Além do tamanho, o que mais chama a atenção dos frequentadores é o sistema utilizado para fazer os pedidos. Diferente das cafeterias comuns, onde se encontra uma pessoa no balcão e outras no preparo dos métodos, no The Coffee só existe uma barista.

Você deve está se perguntando: mas e os pedidos? Aí que está! Estes são feitos pelos próprios clientes em um totem de autoatendimento. Apesar de já está presente em redes de fast food no País, a tecnologia ainda é novidade nas cafeterias.

Sobre a experiência digital, Luis Fertonani comenta que o totem virou uma atração, chamando a atenção dos fãs de cafés e de atendimento rápido. “Além da economia, percebemos que o totem acaba sendo o atrativo da casa”.

E aí, você acha que as cafeterias vão aderir a esta nova forma de atendimento?

Serviço
The Coffee
Onde: Al. Prudente de Moraes, 1.227, Centro – Curitiba (PR)
Horário de funcionamento: seg a sex, das 11h30 às 18h; sábado, das 12h30 às 16h30
Mais informações: www.thecoffee.jp

TEXTO Redação • FOTO Divulgação