BaristaCafé & Preparos

Nova roda sensorial busca identidade para grãos produzidos na Austrália

Recentemente, especialistas em café na Austrália propuseram mais uma roda sensorial para a avaliação de cafés especiais. A novidade foi divulgada por meio do paper “Coffee is more than flavor, the creation of a coffee character wheel”, publicado no periódico Journal of Sensory studies. Nele, os pesquisadores australianos buscam explorar a complexidade do café para além do sabor, introduzindo uma nova ferramenta denominada Roda de características do café (Coffee character wheel), para auxiliar a categorizar e descrever diferentes aspectos dos grãos de maneira mais precisa. A roda foi desenvolvida como parte do projeto Defining terroir of Australian coffee to increase demand and investment (Definindo o terroir do café australiano para aumentar demanda e investimento) desenvolvido pela organização AgriFuture Australia, uma colaboração entre a Southern Cross University, a empresa Processing Methods Bootcamp e a indústria de cafés do país.

O argumento dos investigadores é de que as outras características sensoriais do produto – textura, acidez e sabor residual – precisam também de uma ferramenta, assim como a Coffee taster’s flavor wheel, roda desenvolvida em 1995 pela antiga SCAA para padronizar a comunicação internacional do aroma e do sabor dos cafés especiais.

A nova roda de características do café tem 95 termos, selecionados a partir de 679 palavras utilizadas por provadores durante o desenvolvimento da pesquisa, dispostos em roda e em três níveis, que vão do geral ao específico. 

Projetada para ser uma ferramenta útil para profissionais e entusiastas na compreensão da complexidade dos grãos, a nova roda pode auxiliar a padronização das avaliações sensoriais do café para além dos sabores e aromas, incrementando a consistência para a indústria dos cafés de qualidade. 


De acordo com a AgriFuture Australia, os australianos consomem mais de seis milhões de xícaras por ano, e 99% dos grãos são importados pelo país. Mas a Austrália tem uma indústria cafeeira (embora pequena) estabelecida há muito tempo, que reúne cerca de 50 produtores de qualidade entre o norte e o sudeste de Queensland e o norte de New South Wales.

Diferentemente do vinho australiano, que já faz sucesso no mundo inteiro há décadas, seu café é pouco conhecido. A partir da nova roda e dos estudos em torno do território, a corporação australiana tem como objetivo ajudar os cafeicultores locais a definirem e comunicarem as características e sabores únicos dos seus grãos.

TEXTO Por Cristiana Couto • FOTO Agrifuture Australia

Barista

Daniel Vaz é o novo Campeão Brasileiro de Barista!

Entre cuppings, degustações, troca de conhecimento e negócios fechados, a Semana Internacional do Café também foi palco do Campeonato Brasileiro de Barista, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Na competição, 20 profissionais foram julgados por sua habilidade e por seu conhecimento no preparo e na apresentação de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e drinques de assinatura, assim como pelo conhecimento da indústria e dos produtos que utilizam. Depois de dois dias de classificatórias, os nomes dos seis finalistas foram divulgados: Maurício Maciel (MG), Tainá Luna (SP), Daniel Vaz (RJ), Hugo Silva (SP), Juliana Morgado (DF) e Marcondes Trindade (DF).

A final foi realizada no último dia de SIC, 10 de novembro. Depois das seis apresentações, foi divulgado o novo campeão brasileiro: Daniel Vaz, da Five Roasters, do Rio de Janeiro! “Eu acho que este é o título mais desejado do Brasil, a competição mais difícil, e eu estou muito feliz de ter conseguido conquistar na primeira vez. Este ano está sendo muito especial”, destacou o vencedor, que participou de quatro campeonatos recentemente e conseguiu uma boa colocação em todos: primeiro lugar na Copa Barista e no Brasileiro de Barista, e segundo lugar no Desafio Barista e no Brasileiro de Brewers, competição de cafés filtrados.

Agora, os próximos passos é lá fora, onde Daniel representará o Brasil no Mundial de Barista, que ocorrerá entre 1º e 4 de maio de 2024, na World of Coffee Busan, na Coreia do Sul. Os olhos estarão mais do que nunca voltados para o nosso País, uma vez que o atual campeão mundial da categoria é o brasileiro Boram Um. “A expectativa está altíssima porque o Boram colocou a régua lá em cima. Vou dedicar toda a minha energia pra manter esse título em casa”, disse.

Confira a ordem final de classificação:

Daniel Vaz @daniel_vaz
Marcondes Trindade @ondes27
Juliana Morgado @ju._morgado 
Tainá Luna @tainalunaa
Maurício Maciel @baristamaciel 
Hugo Silva @hugosilva.barista   

O campeão Daniel Vaz recebeu R$ 10 mil pelo título. O segundo lugar da competição, que ficou com Marcondes Trindade, da Acorde 27 Cafés Especiais, de Brasília (DF), recebeu R$ 3 mil. Já a terceira colocada, Juliana Morgado, da Studio Grão Coffee Roasters, também de Brasília, teve como prêmio R$ 2 mil.

“Isso significa não só um título, mas sim tudo que a gente sonha. Parece clichê, mas não é. Pra mim não existe sorte, existe dedicação. Transpiração vence talento”, comemorou Daniel.

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO NITRO/Semana Internacional do Café

Barista

NotCo lança linha barista de leite vegetal

De olho no crescimento do consumo dos leites vegetais em cafeterias, a NotCo lançou duas novidades: o Clube Why Not Barista e o NotMilk Barista. O clube tem o objetivo estreitar o vínculo entre a empresa e os baristas por meio de um grupo que oferece experiências exclusivas e conhecimento especializado aos profissionais. Os convidados terão acesso a eventos de degustação, TNTs (competições de Latte Art) patrocinadas pela própria startup, uma newsletter mensal com conteúdos relacionados ao tema e surpresas que chegarão na casa dos participantes.

Já a expansão da linha NotMilk traz um produto com crema densa e consistente, espumação a quente e frio, sabor que não mascara o gosto do café e, de acordo com a marca, uma versatilidade que permite a utilização em diferentes preparos. 

Os dois lançamentos foram apresentados oficialmente em um evento exclusivo no Dela Café, em São Paulo, no mês de outubro. A Espresso pôde degustar o NotMilk em três tipos de bebidas (cappuccino, com matchá e uma bebida gelada) e, ainda, colocar a mão na massa e participar de um TNT para testar as habilidades e a consistência do produto.

De acordo com Vanessa Giangiacomo, Head de Marketing da NotCo, a ideia da apresentação era provar aos baristas que o leite vegetal pode ser um protagonista nos cardápios das cafeterias. “A degustação e o desafio de latte art foram amostras de que estamos do lado dessa classe de especialistas, seja estimulando o aprendizado de novas técnicas com o clube ou lançando novidades que supram as suas demandas”, diz. 

A executiva ainda reforça que o café é uma paixão nacional e, uma vez que o mercado plant-based está em crescimento constante, esses profissionais são essenciais para garantir um futuro inovador e delicioso ao público. “Eles são os tomadores de decisão no momento de criar opções à base de plantas maravilhosas e trazer uma boa diversidade de alternativas aos amantes dessa bebida tão querida no Brasil, além de ajudarem as pessoas a incluir produtos sem ingredientes de origem animal no dia a dia”, conclui.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Barista

Rubens Vuolo, de Cuiabá (MT), leva a melhor no campeonato nacional de café filtrado

Pódio do Campeonato Brasileiro de Brewers, da esquerda para a direita: Tiago de Mello (3º colocado), Rubens Vuolo (campeão) e Daniel Vaz (vice-campeão) – Foto: Gabriela Kaneto

A cidade de Curitiba ficou pequena para o time de peso que disputou o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup deste ano. A competição, que elege o melhor café preparado em um método filtrado, foi realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), de 12 a 14 de outubro, na Supernova Factory, e contou com a participação de 20 baristas de diferentes estados brasileiros.

Na fase classificatória, realizada nos dois primeiros dias, cada competidor teve dez minutos para se apresentar aos juízes e entregar três xícaras preparadas no mesmo equipamento. Além do sensorial, os avaliadores julgam a apresentação e a técnica de cada barista. Destes, dez foram classificados para a próxima etapa, chamada de compulsório, que foi novidade nesta edição da competição brasileira, mas que já acontece no Mundial da categoria.

O compulsório consiste em avaliar individualmente a técnica de cada barista. Aqui, a organização entrega o café oficial do campeonato, a torre de água e o mesmo moedor para cada classificado, que, a partir disso, elabora a melhor receita no método escolhido para apresentar aos juízes. O café utilizado foi o da Fazenda Califórnia, do Norte Pioneiro do Paraná, e a torre de água e o moedor foram da empresa Bunn. Renan Dantas, Tiago de Mello, Rubens Vuolo, Daniel Vaz, Edson Maisonnette e Leo Moço levaram a melhor e passaram para a final, que aconteceu no sábado (14). 

Na última fase, Rubens Vuolo, sócio da Amado Grão, de Cuiabá (MT), conquistou o lugar mais alto do pódio! O barista apresentou aos juízes um blend das variedades bourbon rosa e laurina. Cultivado no Sul de Minas pela Fazenda Um, o bourbon rosa foi fermentado por 48 horas, o que evidenciou notas de ameixa seca. Já o laurina, produzido pela Fazenda Daterra no Cerrado Mineiro, possui um baixo teor de cafeína e foi fermentado por 96 horas, ressaltando notas florais e acidez málica. 

Apresentação de Rubens Vuolo na final do Campeonato Brasileiro de Brewers – Foto: Gabriela Kaneto

No preparo, Rubens utilizou o MK Dripper, um método de porcelana e fundo plano, que permite uma distribuição mais homogênea da água no café. Com uma extração dividida em três ataques, totalizando 2 minutos e 20 segundos, a bebida foi composta por 15 gramas de café (sendo 9 g de bourbon rosa e 6 g de laurina) para 240 ml de água.

O segundo lugar ficou com Daniel Vaz, do Rio de Janeiro (RJ), que escolheu um catuaí amarelo natural do Espírito Santo para entregar aos juízes uma xícara com mais corpo e complexidade sensorial. Já a terceira posição foi para Tiago de Mello, de São Paulo (SP), que preparou o seu café a partir do blend de dois geishas: um cultivado no Cerrado Mineiro e outro produzido na Mantiqueira de Minas. 

Confira a ordem final:

Rubens Vuolo – Amado Grão – Cuiabá (MT)
Daniel Vaz –  Five Roasters – Rio de Janeiro (RJ)
Tiago de Mello – Pato Rei – São Paulo (SP)
Leo Moço – Fazenda O Cafezal – Curitiba (PR)
Edson Maisonnette – Niterói (RJ)
Renan Dantas – Oficina do Barista – São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de Brewers Cup deste ano teve patrocínio prata da empresa Nude e café oficial da Fazenda Califórnia. Os equipamentos da competição foram fornecidos pela Bunn. O brew bar contou com o patrocínio de marcas como Lucca Cafés Especiais, Pressca, Rituá Café, Pasquali Máquinas e Moka Clube. O apoio técnico foi da Achega Café e o anfitrião da etapa foi a Supernova Coffee. A Espresso foi a mídia oficial.

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Gabriela Kaneto

Barista

Curitiba (PR) sedia pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Brewers

Entre os dias 12 e 14 de outubro, a cidade de Curitiba (PR) sediará o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.

Na competição, 20 baristas colocarão em prática suas técnicas e habilidades para saber quem extrai o melhor café pelo método filtrado e manual (coado). Cada competidor terá 10 minutos para apresentar a bebida, o método filtrado escolhido e entregar três xícaras, que serão avaliadas pelos juízes. 

Confira os competidores:

  • Aline Camila Paes de Farias (PR)
  • Anderson Corrêa (SP)
  • Andréia Braga Inácio Sarmento (MG)
  • Daniel Souza Vaz (RJ)
  • Edson Maisonnette Junior (SP)
  • Gabriel Agrelli Moreira (SP)
  • Gleiziele Ferreira Oliveira Santos (BA)
  • Jarlam Silva de Oliveira Kepe (SP)
  • Laís Matos de Queiroz (DF)
  • Leonardo Moço Ribeiro (PR)
  • Leonardo Pires Araújo (PR)
  • Mauricio Henrique Maciel (MG)
  • Renan Dantas de Brito (SP)
  • Renato Cipriani da Rosa (SP)
  • Rubens Vuolo Neto (MT)
  • Thais Borsa Das Graças (PR)
  • Thiago Aparecido Sabino (SP)
  • Tiago de Mello Felipe (SP)
  • Túlio Fernando De Souza (PB)
  • Walter Salgueiro Júnior (SP)

As disputas começam às 14h nos dias 12 e 13. A final, com os seis melhores classificados, ocorrerá no sábado (14), a partir das 15h30. O anúncio do novo campeão brasileiro, que representará o país no mundial da categoria em abril de 2024, na Specialty Coffee Expo, em Chicago (EUA), será às 19h.

“A realização do campeonato em Curitiba é um reconhecimento da maturidade do mercado local para os cafés especiais. A expectativa é que tenhamos excelentes apresentações e baristas competindo em um dos palcos mais importantes para o cenário brasileiro”, comenta Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.

O evento é gratuito ao público e ocorrerá na Supernova Factory, no Batel. O espaço será aberto a partir das 10h para que os presentes possam conhecer e acompanhar as novidades das marcas presentes no espaço Coffee Factory, que trará degustações e experiências para os apreciadores de café e palestras sobre hospitalidade, cafés e suas combinações na gastronomia, além da presença de baristas campeões nos anos anteriores, que compartilharão suas experiências.

Esta edição do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup conta com patrocínio prata da empresa Nude. Os equipamentos oficiais da competição serão fornecidos pela Bunn. Já o brew bar tem o Lucca Cafés Especiais, Pressca, Rituá Café e Pasquali Máquinas como patrocinadores. O apoio técnico será da Achega Café e o anfitrião da etapa é a Supernova Coffee. A Espresso é a mídia oficial.

Serviço
Campeonato Brasileiro de Brewers Cup
Quando: 12 a 14 de outubro de 2023
Horário: abertura do espaço e palestras às 10h. Competições começam a partir das 14h
Onde: Supernova Factory – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 695 – Batel – Curitiba (PR)
Ingressos gratuitos: clique aqui

TEXTO Redação • FOTO Gustavo Baxter / NITRO

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8ª edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress acontece em Campinas (SP)

O Campeonato Brasileiro de Aeropress (CBA) deste ano está marcado para acontecer entre os dias 28 e 29 de outubro, a partir das 9h, na cidade de Campinas (SP). Com conteúdo e espaço para troca de experiências com pequenos produtores, torrefações e cafeterias, é um programa ideal para quem quer aprender mais sobre a bebida e fazer conexões com o mercado.

O evento aberto ao público (gratuito) será realizado no CIS Guanabara e contará com convidados internacionais e também com a primeira barista indígenas do Brasil, Celesty Suruí. Além disso, temas como “plantar água”, agricultura regenerativa e Amazônia estão na programação.

“Celebrar o café e fazer festa é ótimo, mas aprender e ajudar a comunidade cafeeira crescer é melhor ainda. O principal objetivo é ir além da competição, e, com certeza, fortalecer a comunidade do café no Brasil.”, afirma Kelly Stein, jornalista e empreendedora responsável pelo CBA Brasil. 

Como funciona o Campeonato de Aeropress?

Os competidores não precisam ser profissionais do café para participar, basta gostar da bebida e ousar em receitas usando o mesmo método de extração: a Aeropress. Uma parte curiosa é o fato de que todos os competidores recebem o mesmo café e vão usar a mesma água.

O vencedor de cada rodada precisa agradar o paladar da comissão julgadora, sem discursos ou apresentações elaboradas, como é comum em competições do mundo do café. O objetivo é apenas surpreender no perfil sensorial da bebida servida. Ao todo serão 10 juízes e, entre eles, estão importantes nomes, como: Marco de la Roche, Maria Mion, Karina Barreto, o norte-americano Joel Eastlick, etc. 

No estilo “mata-mata”, o competidor passa para a próxima rodada quando convencer o paladar dos juízes. “Além de desafiar as habilidades técnicas dos competidores, queremos trazer diversão e leveza na competição. Então, todo o público em geral – mesmo quem não entende de café – está convidado para animar nossa competição”, convida Kelly.

Premiação

O campeão ou campeã representará o Brasil no World AeroPress Championship, em 2023, em Melbourne, na Austrália, com passagem aérea e hotel com café da manhã pago por 3 dias. Além disso, leva uma viagem para Colômbia com patrocínio de Know Where Coffee e COFFEA Trips, uma chaleira Bonavita e um moedor Comandante.

Já o segundo e o terceiro lugares ganham uma experiência COFFEA Trips na cidade de Campinas ou São Paulo, uma chaleira Bonavita e um moedor Comandante.

Serviço
Campeonato Brasileiro de Aeropress
Onde: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas (SP)
Quando: 28 e 29 de outubro (sábado e domingo)
Horário: a partir das 9h
Mais informações: https://www.campeonatodeaeropress.com/
Entrada gratuita

TEXTO Redação

BaristaCafezal

Dionatan Almeida leva a melhor no Campeonato Brasileiro de Cup Tasters

O último domingo foi de emoção com a descoberta do atual Campeão Brasileiro de Cup Tasters! Entre muitas provas e rodadas, a competição contou com 43 participantes e aconteceu de 22 a 24 de setembro, na sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em Varginha (MG). 

O objetivo principal da disputa é identificar, através do sensorial, as amostras diferenciadas em um menor tempo possível. Cada competidor recebe oito trios de café, sendo que, em cada um, há uma amostra diferente das demais. O tempo limite das provas é de 8 minutos.

As rodadas classificatórias aconteceram durante toda a sexta-feira (22) e continuaram pela manhã do sábado (23). Desta etapa passaram, para a próxima fase, os 16 competidores que identificaram corretamente a maior quantidade de amostras em menos tempo. Ainda no sábado, foram realizadas as quartas de final, onde continuaram na disputa os 8 melhores:

José Augusto Naves – 7 acertos em 5:43
Dionatan Almeida – 7 acertos em 7:23
Marcos Dominguito – 6 acertos em 4:06
Alessandro Hervaz – 6 acertos em 5:04
Fernando Silva – 6 acertos em 5:59
Carolina Pereira – 6 acertos em 7:32
Edimilson Generoso – 6 acertos em 7:52
Ruhan Corrêa – 5 acertos em 4:21

No domingo, último dia de competição, foram realizadas a semifinal e a final. Dividida em duas rodadas, a semifinal classificou Dionatan Almeida (8 acertos em 4:45), Edimilson Generoso (8 acertos em 5:51), Marcos Dominguito (6 acertos em 3:44) e José Augusto Naves (6 acertos em 3:45), que disputaram a final logo na sequência. Com 7 acertos em um tempo incrível de 3:47, Dionatan Almeida, das Fazendas Caxambu e Aracaçu, levou a melhor e consagrou-se Campeão Brasileiro de Cup Tasters! Confira o pódio:

1º Dionatan Almeida – 7 acertos em 3:47
2º José Augusto Naves – 6 acertos em 5:00
3º Edimilson Generoso – 6 acertos em 5:37
4º Marcos Dominguito – 4 acertos em 3:38

“Foi uma honra ser campeão disputando com tantos campeões. O nível dos profissionais e dos cafés estava muito alto. Quero agradecer demais a BSCA e a ApexBrasil por todo apoio, por toda estrutura que montaram aqui. Estou muito feliz e muito grato. Agora é focar e me preparar para o Mundial, pegando algumas dicas com nossos campeões para tentar trazer esse título para o Brasil”, celebrou o campeão. Dionatan representará o Brasil no Campeonato Mundial de Cup Tasters, marcado para abril de 2024, em Chicago, nos Estados Unidos. A Equipe Espresso deseja boa sorte e está na torcida! 

O Campeonato Brasileiro de Cup Tasters foi realizado pela BSCA e pela ApexBrasil como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. A edição de 2023 contou com o patrocínio do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e apoio da BUNN e da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Café (ABCD). A Revista Espresso foi a mídia oficial.

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Gabriela Kaneto

Barista

Projeto forma na profissão barista jovens em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de apoiar a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Da Vinci Gourmet, marca da multinacional de nutrição sustentável Kerry, realiza o projeto Gerando Baristas. A proposta é oferecer formação básica de barista para jovens, em sua maioria negros e moradores de favelas, e permitir que tenham experiências com todos os elos da cadeia, da colheita à xícara.

O curso oferece aulas teóricas e práticas diárias com especialistas renomados do setor, como Thiago dos Santos (Nêgo), mixologista da Kerry. A última edição foi realizada em parceria com a ONG Gerando Falcões. Na próxima, que já está sendo preparada, a ideia é que o número de vagas seja ampliado e conte com mais parceiros com foco na empregabilidade.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, realizada em 2022 e divulgada neste ano, mostram que o acesso a vagas ainda é desigual entre diferentes grupos da população. Das 49 milhões de pessoas de 15 a 29 anos, 20% estavam na situação “nem-nem” — nem estudavam, nem trabalhavam, em 2022. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking da “geração nem-nem” e há alta desistência dos estudos entre mulheres que são mães, mais jovens e com baixa escolaridade.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

BaristaMercado

Da origem ao café perfeito: Edgard Bressani lança 6ª edição do Guia do Barista

A nova edição do Guia do Barista: Da Origem ao Café Perfeito foi pré-lançada durante o São Paulo Coffee Festival e já está disponível no site da Café Store, com valor promocional de R$ 70, e nas livrarias. 

A sexta edição traz um conteúdo revisado e ampliado aos fãs da bebida. De forma leve e linguagem prática, aborda todo o processo pelo qual passa o café: do grão ao barista, até chegar à xícara. Por isso, a mudança no nome: Da Origem ao Café Perfeito. 

A etapa da torra ganha uma discussão mais ampla, tanto em relação aos procedimentos técnicos, quanto à entrada de novos aparatos, como os torradores portáteis. Os cafés filtrados recebem um capítulo inteiramente dedicado a eles, além de páginas com conhecimentos em torno da análise sensorial da bebida, o passo a passo do cupping, a prática da fermentação, entre outros assuntos. 

Apreciadores de café e profissionais do setor têm em mãos informações ainda mais completas sobre o tema. O livro traz, ainda, conteúdo de cafés de diferentes regiões do mundo, produção mundial, classificação, competições, métodos de preparo, dicas para quem quer empreender no setor e muito mais. 

A obra, direcionada a atender o novo profissional do café e acompanhar o crescimento do mercado interno da bebida no país, teve seu primeiro exemplar lançado em 2007, com a abordagem de temas referentes à preparação de espresso, trazendo dados sobre a produção da bebida, dicas e a demonstração de drinques à base do fruto.

Sobre o autor

Edgard Bressani é graduado em Direito e em Administração pela Universidade de São Paulo, com preparação para a carreira diplomática. Paulista de Ribeirão Preto, Edgard é o fundador e CEO da exportadora Latitudes Brazilian Coffees, única empresa que trabalha nas 34 regiões produtoras do País, e conselheiro e presidente da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC). Q-Grader e Cafeólogo pelo Coffee Consulate de Mannheim, na Alemanha, é Embaixador dos Robustas Amazônicos e Embaixador da Região de Yunnan (China). O executivo, que passa 180 dias viajando pelo mundo promovendo os cafés especiais brasileiros, foi convidado para trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil) até 2004.

Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), tendo sido conselheiro da mesma por 4 anos e vice-presidente. Foi CEO da divisão agropecuária do Grupo Sol Panamby. Foi o primeiro brasileiro a ser certificado internacionalmente para fazer parte do corpo de juízes do World Barista Championship (WBC). Foi conselheiro do World Coffee Events, indicado pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Foi membro do Conselho de Relações Internacionais da SCAA, coordenador do Chapter Brasileiro da Associação Europeia de Cafés Especiais (SCAE), e, ainda, membro do Comitê de Treinamento, do Comitê de Normas e do Comitê de Suporte Nacional da entidade. Por dois mandatos foi também presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e esteve envolvido com o movimento do barismo desde o início no Brasil em 2002, organizando os campeonatos, julgando e criando programas de certificação para a profissão.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

BaristaCafezal

Projeto apoiado pela Nescafé capacita jovens na profissão barista e na produção de cafés

O Fazedores de Café é um programa criado pelo Sofá Café e realizado em parceria com a Nescafé. Inicialmente desenvolvido para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista, desde 2019 o projeto amplificou a ação para além da cidade, a fim de suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar. Neste ano, mais de 50 jovens serão impactados pela iniciativa nas versões Campo e Cidade, mas, desde a sua primeira edição, o programa já beneficiou outros 221 jovens.  

A edição Fazedores de Café Cidade, que começa nesta semana, será formada por uma turma de sete jovens selecionados por ONGs parceiras, entre eles três estrangeiros, com uma programação de três meses de aulas realizadas no Sofá Café, em São Paulo (SP). Por meio de uma formação técnica, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, os participantes têm a oportunidade de obter uma base sólida em habilidades de barista e empreendedorismo no universo do café. Durante as aulas, os alunos aprenderão desde funções mais simples como extração de café e preparo de bebidas clássicas, até atividades como análise sensorial do grão e química relacionada ao leite. Ao longo de 10 anos do programa, 58 profissionais formaram-se baristas, com uma taxa de empregabilidade de 90%.  

Na semana seguinte, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, jovens agricultores se reúnem em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais, para uma programação intensa de cinco dias com aulas ministradas por especialistas do setor, na qual serão abordados temas que vão desde conhecimento técnicos de cultivo até análise multissensorial dos grãos, passando também por técnicas de barismo. Para além de uma capacitação tradicional, a edição Fazedores de Café Campo promove ações para um cultivo de café mais sustentável e de máxima qualidade, além de auxiliar na manutenção produtiva, proporcionando mais competitividade e consolidação do mercado, além de preparar os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades, melhorando o cenário de sucessão familiar. Desde sua primeira edição, a iniciativa já formou 163 jovens agricultores em Linhares, no Espírito Santo, e na Chapada Diamantina, na Bahia. 

“Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional que abrangem toda a cadeia, do grão à xícara. Por meio do Fazedores de Café, conseguimos conectar jovens e fazer com que eles entendam todas as possibilidades dentro da cadeia do café, além de inspirar novas gerações que transformam suas comunidades e propagam a paixão e a excelência no preparo do café”, explica Taissara Martins, gerente de sustentabilidade para Cafés da Nestlé.  

O programa Fazedores de Café, Campo e Cidade, integra a iniciativa global Nestlé Needs Youth, que, em 2023, completa 10 anos e tem como compromisso global, até 2030, ajudar 100 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, oferece programas que visam aumentar a empregabilidade e capacitação desse público e, até o ano passado, mais de 145 mil jovens foram impactados por meio de ferramentas de desenvolvimento, capacitação e empregabilidade. 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação