São Paulo Coffee Festival bate recorde de público e prepara expansão para América Latina
4ª edição do evento recebeu mais de 16 mil pessoas e 150 expositores e já tem data para 2026
A Espresso&CO, realizadora do São Paulo Coffee Festival em parceria com a empresa inglesa Allegra Events, anunciou que vai expandir a franquia Coffee Festival para outras capitais na América Latina. A previsão é que os novos países, ainda não divulgados, comecem a receber o festival em 2026. Na capital paulista, o evento já tem data confirmada para o ano que vem – nos dias 26, 27 e 28 de junho.
A 4a edição do evento, que aconteceu entre 27 e 29 de junho, trouxe para o pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera 150 expositores – 15% a mais do que em 2025 – e mais de 16 mil pessoas, um recorde. “O São Paulo Coffee Festival impulsiona o consumo de cafés especiais ao aproximar o público de quem produz e transforma. Ao movimentar a cadeia e ampliar a demanda por qualidade, o festival gera valor para o mercado e fortalece a posição do Brasil como referência global”, analisa Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO.
Além de grandes marcas de cafés, torrefações, acessórios e outros produtos relacionados à bebida, a edição deste ano destacou-se por atrair um número maior de pequenos produtores do grão e de marcas de chocolate bean to bar, além de promover o encontro do público com diversas origens brasileiras do café, celebradas no estande do Sebrae – que compareceu com oito regiões cafeeiras de São Paulo e Minas – e no espaço dedicado às Rotas do Café de SP.
Ao mesmo tempo, o público disputou lugares nas diversas atividades, como workshops e palestras, além de curtir boa música e ter à disposição uma área com diversos restaurantes. No espaço dedicado a experiências sensoriais com café, o destaque foi a atividade “O invisível revelado: uma jornada pelos sentidos do café”, uma dinâmica com duas experiências sensoriais que explorou a diversidade olfativa dos cafés de qualidade e os sabores de uma mesma bebida em diferentes contextos, para mostrar como diferentes situações de consumo podem alterar a percepção da bebida.
O evento também reforçou sua conexão com a arte: o painel de abertura e da rampa da Bienal foram pintados ao vivo por Felipe Risada e Mauro Neri (na foto), artistas urbanos que propuseram um diálogo criativo entre café, cultura e cidade.
O festival ainda apresentou a 9ª edição da Copa Barista, que premiou os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados. Daniel Vaz, da Five Roasters (RJ), foi bicampeão na competição (confira detalhes aqui).
O São Paulo Coffee Festival, realização Allegra Events e Espresso&CO, tem patrocínio café master de 3corações e Café Orfeu, patrocínio Oster e Sebrae, apoio de A Tal da Castanha, Café Store, Nescafé, Nespresso, Philips Walita, Prima Qualitá, Senac e União, água oficial Fonte Platina e apoio Institucional da Prefeitura da cidade de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo.