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Café paranaense finaliza pratos de restaurante japonês em SP

Um blend, composto por grãos Sumatra e Mundo Novo, produzidos no centro-norte do Paraná e desenvolvido pela curitibana Café do Moço, empresa de torrefação artesanal, foi escolhido para finalizar os pratos do Ryo Gastronomia.

O restaurante da capital paulistana é especializado no estilo “kaiseki-ryori”, ritual que surgiu com a cerimônia do chá em que os japoneses promovem banquetes com produtos rigorosamente selecionados e servidos em micro porções.

O “kaiseki-ryori” é uma forma de celebrar as novidades oferecidas pela natureza, valorizando sabores e formas diversas da estação da época. É comum o prato ser apresentado com flores e plantas, e as iguarias ganharem a forma desses enfeites.

Preparado no método Clever, o café equilibra acidez e doçura em aromas que passam pelo caramelo e pela baunilha. A degustadora Márcia Yoko indica que a melhor forma de saborear a bebida é colocá-la aos poucos na boca e deixar que o líquido deslize lentamente pela língua, passando por sensores do paladar, ativando um a um. “O cliente pode ter no café uma viagem de sabores tão inigualável como a proporcionada ao longo do banquete que o precede”, afirma a degustadora.

O Ryo tem um cardápio que segue a filosofia budista de gratidão a todos os elementos presentes no preparo de um alimento, desde seu cultivo até sua apresentação à mesa. Os pratos percorrem todos os sabores da curva gustativa, indo do doce ao ápice do umami, palavra de origem japonesa que significa gosto saboroso e agradável.

Serviço
Ryo Gastronomia
Onde: Rua Pedroso Alvarenga, 665, Itaim Bibi – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3881-8110
Mais informações: www.ryogastronomia.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Cafeteria brasileira torra e vende café nacional nos EUA

A loja do Sofá Café, aberta recentemente em Framingham, nos Estados Unidos, está torrando cafés do mundo todo, inclusive do Brasil. A ideia é divulgar o café brasileiro no exterior.

Com a torra em solo americano, o Sofá Café dá destaque ao café especial brasileiro fora do Brasil e permite que dentro de suas lojas, em território nacional, o público possa experimentar cafés especiais de diversas regiões produtoras do mundo.

Na cafeteria dos Estados Unidos, são torrados cafés de Minas Gerais, São Paulo, Colômbia, México, El Salvador, Etiópia e Honduras. A capacidade de torra mensal é de 700 kg. A sala de torra é cercada de vidros, permitindo ao público visualizar toda a produção.

“Os cafés serão distribuídos para todas as unidades do Sofá Café nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro”, explica Diego Gonzales, barista e idealizador da rede. Nas gôndolas das lojas eles estarão à venda com preço médio de R$ 34 (150gr), sempre sinalizando a origem dos grãos e as notas sensoriais.

Da cozinha da cafeteria nos Estados Unidos saem receitas brasileiras, como tapioca e bolos caseiros. A carta de café segue os mesmos moldes do Brasil, servido em volumes maiores para adaptar ao estilo americano.

A unidade internacional é a sétima loja do grupo. O local foi escolhido pela concentração de brasileiros que moram por lá e o interesse da cidade em renovar a região, trazendo novos negócios para a cidade.

Mais informações: www.sofacafeusa.com 

TEXTO Redação • FOTO Gui Gomes

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Nota de Pesar

Foi com bastante pesar que recebemos a triste notícia da morte da jornalista Marília Moreira, no último dia 29. A jornalista era responsável pelo Jornal do Café e cuidou da comunicação e assessoria de imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) por quase 30 anos.

“Marília foi uma excelente profissional e desde o início da Café Editora nos apoiou com informações precisas sobre o mercado de café. Uma grande perda de uma pessoa comprometida com o bom jornalismo e incentivadora de novas iniciativas na área”, diz Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora.

Já Ricardo de Sousa Silveira, presidente da ABIC, disse em nota: “Marília, sempre estimada e querida por todos que a conheceram, foi uma colaboradora comprometida com a boa imagem da indústria de café e da ABIC, ajudando nos contatos dos profissionais de imprensa, na construção do conceito da importância da qualidade do café. Foi fundamental na realização de eventos e na organização do Encontro Nacional das Indústrias de Café (Encafé)”.

O velório foi realizado no dia 30 de março, no cemitério do Araçá, e a cremação na Vila Alpina.

Respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Equipe Café Editora

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Em Recife, Malakoff Café oferece rodízio de café

Pague R$ 15,90 e beba café à vontade! De terça à sexta, das 14h às 17h, a recém-inaugurada unidade Jaqueira do Malakoff Café, na rua Xavier Marques, 237, vai oferecer cafés especiais preparados em diferentes métodos.

Os baristas vão orientar os clientes quanto às características dos grãos e do tipo de método utilizado. São cerca de 20 opções de bebidas nos métodos espresso, aeropress, hario v60, prensa francesa, kalita e presca, extraídas de grãos do Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais. Entre as variedades dos grãos, estão catuaí amarelo, bourbon amarelo, catuaí vermelho e mundo novo.

“A proposta da ação é educativa. Queremos proporcionar a oportunidade de experiências sensoriais com a bebida, entendendo o que mais agrada o paladar e o que interfere no sabor final. Faremos uma degustação guiada para análises sensoriais de nuances e torras”, explica o sócio e barista-chefe do Malakoff, Alan Cavalcanti.

A unidade Jaqueira servirá como teste da iniciativa para depois o rodízio ser ampliado para as outras duas lojas, no Prado e no Paço do Frevo, no Recife Antigo.

O Malakoff Café completou três anos em março com o funcionamento da unidade do Prado. A primeira filial foi a unidade do hall do museu Paço do Frevo, na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo. Há apenas dois meses, a marca chegou à zona norte com a loja Jaqueira.

TEXTO Redação • FOTO Giselli Carvalho

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Orfeu é o novo café do Fasano

O grupo de cinco hotéis e vinte restaurantes da marca Fasano agora tem o Orfeu Cafés Especiais em seus cardápios. O café, que no fim de 2016 relançou a marca, também tem parcerias com o Grand Mercure, Copacabana Palace, Amor aos Pedaços e Benjamin a Padaria, entre outros.

“Todas essas novas parcerias contribuem com a nossa missão de manter os melhores grãos de café que produzimos em nossas fazendas aqui no Brasil e aumentar a visibilidade da categoria de cafés especiais”, comenta a diretora geral da marca, Amanda Capucho.

O café é cultivado no Sul de Minas e na Mogiana, nas cidades de Botelhos (MG), Poços de Caldas (MG) e São Sebastião da Grama (SP). Tem como símbolo o Jequitibá Rosa de 1.500 anos localizado na Fazenda Sertãozinho. Certificada na categoria de cafés especiais, a marca conquistou diversos prêmios e os primeiros lugares do Cup of Excellence, do Coffee of the Year e do Aroma BSCA.

Orfeu é plantado, colhido, torrado, embalado e entregue pelas Fazendas Sertãozinho. A área plantada é de 1 mil hectares com 3 milhões de pés de café arábica. A marca apresenta cinco blends na linha permanente e está disponível nas versões grãos, torrado e moído, cápsulas e sachês.

As cápsulas de Orfeu, compatíveis com máquinas Nespresso, são biodegradáveis, podem se tornar adubo e recebem o Rótulo Ecológico ABNT.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Vai uma cerveja stout com café?

Tomar cerveja já é bom, agora imagine juntar com outra paixão e tomar uma cerveja stout feita com café especial? Pensando em produzir uma cerveja com café de origem e variedade únicas, as paulistanas Trilha Cervejaria e a cafeteria Um Coffee Co. criaram a cerveja Mundo Novo – Fazenda Um.

A cerveja forte e escura tem nuance, acidez, doçura e não esconde as características do grão Mundo Novo, da Fazenda Um, do sul de Minas Gerais. “As notas do café casam bem com a torra do malte”, explica Eduardo Sato, da Trilha Cervejaria. Com 225 ml e 10,7% de álcool, o copo da cerveja custa R$ 20. Há também a opção em lata de um litro que custa R$ 85.

A Trilha já oferecia a Paulicéia Macchiato, uma parceria com a Cervejaria Dogma. A milk stout é produzida com grãos da variedade mundo novo do Wolff Café, cacau e possui 6% de teor alcoólico. O copo com 225 ml custa R$ 16.

Além da Paulicéia Macchiato, a Cervejaria Dogma oferece a Modern Dogma, uma cerveja encorpada com aromas de torrefação, caramelo, frutas secas, adição de cacau, café da variedade catuaí vermelho do Wolff Café e possui 9% de teor alcoólico. A garrafa de 300 ml custa R$ 27.

Serviço
Trilha Cervejaria
Onde: Rua Apinajés, 137 – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 17h às 23h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h.

Cervejaria Dogma
Onde: Rua Fortunato, 236 – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: De quarta a sexta, das 17h às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 14h às 21h e feriados, das 17h às 23h.

TEXTO Daniela Quitanilha • FOTO Divulgação

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Já pensou em pedir o seu café em um totem?

Buscando misturar a simplicidade, o minimalismo e a perfeição do Japão com os bons cafés do Brasil, os irmãos Alexandre, Carlos e Luis Fertonani montaram em Curitiba o The Coffee, uma cafeteria bem pequenininha dentro de um restaurante.

Além do tamanho, o que mais chama a atenção dos frequentadores é o sistema utilizado para fazer os pedidos. Diferente das cafeterias comuns, onde se encontra uma pessoa no balcão e outras no preparo dos métodos, no The Coffee só existe uma barista.

Você deve está se perguntando: mas e os pedidos? Aí que está! Estes são feitos pelos próprios clientes em um totem de autoatendimento. Apesar de já está presente em redes de fast food no País, a tecnologia ainda é novidade nas cafeterias.

Sobre a experiência digital, Luis Fertonani comenta que o totem virou uma atração, chamando a atenção dos fãs de cafés e de atendimento rápido. “Além da economia, percebemos que o totem acaba sendo o atrativo da casa”.

E aí, você acha que as cafeterias vão aderir a esta nova forma de atendimento?

Serviço
The Coffee
Onde: Al. Prudente de Moraes, 1.227, Centro – Curitiba (PR)
Horário de funcionamento: seg a sex, das 11h30 às 18h; sábado, das 12h30 às 16h30
Mais informações: www.thecoffee.jp

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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MECA abre espaço para cafés especiais em SP

Conhecida por seus festivais de música, a plataforma multicultural MECA possui, desde 2016, um ponto fixo na região de Pinheiros, em São Paulo. Reinaugurado no dia 17/3, após reforma, o MECASpot está com programação diversificada, atuando como um misto de bar, espaço para eventos e local de trabalho.

Além da música, arte e conhecimento, a novidade é que neste sábado, 24/3, será inaugurado o MECACafé, um projeto dedicado ao universo dos cafés especiais, no mesmo local. Realizando curadorias, o local também contará com exposições de produtores locais e cardápio de pães e doces artesanais produzidos na cidade.

O espaço será aberto para iniciativas de produção de café, conteúdo e educação dentro do assunto. A cada mês, a plataforma receberá uma iniciativa diferente, sendo a de estreia o COFFEA, primeiro podcast brasileiro dedicado ao café.

Trazendo o tema “Cafés especiais no contexto urbano”, o evento será moderado por sua fundadora e jornalista Kelly Stein, que ministrará uma série de conversas sobre diferentes contextos e realidades do mercado cafeeiro no Brasil. A programação conta com a participação de Felipe Croce, da cafeteria Isso É Café, e Cauã Sperling, do coffee truck Fora da Lei.

Após a inauguração, o MECACafé irá funcionar de segunda a sábado, das 11h às 17h. Com entrada gratuita, a abertura do espaço e as palestras começarão às 15h30 e serão realizadas até às 17h.

Serviço
Inauguração MECACafé
Quando: 24/3
Onde: Rua Artur de Azevedo, 499 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Mais informações: www.meca.love

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

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Terminam amanhã as inscrições para vivência profissional da UFLA

Encerra nesta sexta-feira, 16/3, o prazo para as inscrições do processo seletivo para vivência profissional na Cafeteria Escola CafEsal, projeto da Agência de Desenvolvimento do Café da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

As aulas acontecerão entre os dias 19 de março e 4 de maio, com aproximadamente 8 horas semanais. Serão incluídos um treinamento inicial de 20 horas e atividades dentro da própria cafeteria durante o horário de funcionamento. O curso vai passar pela organização e higienização do ambiente, preparo de cafés especiais e de bebidas como cappuccinos, além da gestão de uma cafeteria.

Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ter algum vínculo com a UFLA, como estudantes de qualquer grau acadêmico, professores e servidores. Não é necessário ter vivência anterior com café, mas estar disposto a executar as atividades propostas.

Aos interessados, enviar para cafesalcafeteria@gmail.com um termo de compromisso preenchido e assinado, currículo resumido, disponibilidade de horários e um texto de até 500 caracteres respondendo à pergunta “o que você espera vivenciar na Cafeteria Escola CafEsal?”. A seleção será feita por meio de análise dos documentos enviados.

Mais informações: (31) 3829-9723

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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Preparação de barista para Campeonato Mundial pode virar documentário

A preparação de Thiago Sabino, atual campeão brasileiro de barista, para o Campeonato Mundial de Barista e sua relação com o café podem virar documentário. Uma equipe de quatro produtores audiovisuais tem acompanhado as atividades de Thiago, que irá disputar o Mundial entre os dias 20 e 23 de junho, em Amsterdã, na Holanda.

“Já produzimos algumas séries de forma independente. Estamos em busca de patrocínio para acompanhar o Thiago até Amsterdã”, disse Kyo Silva, responsável pelo projeto.

No momento, o barista está escolhendo o grão que usará no café espresso e pensando no drinque de assinatura. De 30 amostras de grãos, quatro foram selecionadas. Um grupo de dez pessoas ajudará o campeão nessa escolha, avaliando corpo, doçura, acidez e notas sensoriais. Após definir o grão, Thiago visitará a fazenda do produtor.

“Quero ficar lá uns três dias estudando tudo sobre a produção, região, como foi desenvolvido e o que foi feito de diferente”, disse o barista. Todas as atividades serão gravadas pelo time de produtores de vídeos. Nos próximos dias, Thiago terá encontros com profissionais do setor para começar a definir o drinque de assinatura.

Thiago foi campeão brasileiro pela segunda vez. O primeiro título foi em 2015. No ano passado, ele ficou em terceiro, atrás dos baristas Martha Grill, vice-campeã, e Léo Moço, campeão em 2017.

TEXTO Redação • FOTO Giulianna Iannaco