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Trajetória do café brasileiro é contada pelo Museu do Café durante evento no Chile

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, aterrissa em Santiago com uma nova exposição itinerante intitulada Cafés do Brasil: Patrimônio Mundial, resultado de uma parceria com a Embaixada do Brasil no Chile. 

A abertura da mostra durante a Expo Chile Agrícola, que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, juntamente com a palestra sobre as atividades realizadas pela instituição ministrada pela diretora executiva, Alessandra Almeida, marcam o início dos projetos relacionados à internacionalização do Museu do Café em 2023.  

A mostra estará dividida em sete temas e estará localizada ao lado do estande da Embaixada. O primeiro trará um pouco da história do Museu do Café e de seu edifício-sede, a antiga Bolsa Oficial de Café, localizado em Santos (SP) e construído em 1922, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. O prédio é considerado patrimônio histórico desde 2009 por sua representativa arquitetura no âmbito cultural nacional. 

Os dois próximos temas abordados pela exposição são relacionados à trajetória do café no mundo e no Brasil. O público poderá descobrir a origem da planta, o histórico da propagação e comercialização da bebida pelos continentes, de que forma o fruto começou a ser produzido no Brasil e como se deu a expansão de seu cultivo, tornando-se o pilar da economia nacional com impacto nos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do País.

Produção, exportação e consumo são as temáticas atuais que serão abordadas na exposição. O Brasil produz uma a cada três xícaras de café consumidas no planeta. Em 2020, o País produziu a safra recorde de 63,1 milhões de sacas, sendo Minas Gerais o maior estado produtor. A exportação recorde foi registrada em 2020, com o volume de 44,7 milhões de sacas de café, pouco mais de 5 milhões da registrada em 2022, quando o volume exportado foi de 39,4 milhões de sacas, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Já em relação ao consumo, serão apresentados também dados per capita, hábitos e tendências de métodos de preparo.

A exposição finaliza trazendo um debate atual e de relevância sobre o papel das mulheres na cadeia produtiva, ontem e hoje. Depois de muitos anos vivenciando apenas os “bastidores” atualmente, cada vez mais as mulheres do café vêm conquistando reconhecimento dentro do setor. Mais do que nunca, elas estão à frente das fazendas, integrando todo o processo: do campo à xícara.

Os visitantes que forem ao espaço do Museu do Café encontrarão, ainda, um vídeo que trata das relações sociais e do lado humano por trás da produção do grão e um espaço interativo, no qual será possível deixar uma mensagem respondendo ao questionamento: O que o café te faz lembrar?

A exposição ficará em cartaz durante os dois dias de Expo Chile Agrícola, com a possibilidade de itinerância para outros destinos no Chile. A mostra conta com o patrocínio do Cecafé, da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) e da Unicafé.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Espresso Design: Concurso que premia embalagens de café está com inscrições abertas!

Que tal ter a embalagem do seu café divulgada por nós da Espresso e pela Semana Internacional do Café? Então inscreva-se para a Espresso Design! Em sua 5ª edição, a competição tem como objetivo julgar a criatividade, a originalidade e a eficiência das embalagens de café disponíveis atualmente no mercado, fortalecendo o setor e direcionando a atenção para a importância do design para a promoção da marca e do produto final. 

Após a inscrição e o envio do pacote, o concurso é dividido em duas etapas. A primeira consiste na avaliação pela comissão julgadora, composta pela equipe da Espresso e convidados. Os critérios levados em consideração nesta fase são: visual/identidade, eficiência, conceito, originalidade e criatividade.

As 20 mais bem pontuadas serão expostas durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Nesta segunda etapa, o público presente terá os dois primeiros dias de SIC (8 e 9 de novembro) para escolher e votar em sua embalagem favorita. A votação ocorrerá no próprio local. As três embalagens mais votadas serão anunciadas no dia 10 de novembro, último dia de evento, e serão premiadas com o troféu da edição.

Quem pode se inscrever?

A embalagem precisa existir como um produto, não sendo válido protótipos ou futuros projetos a serem lançados. Podem participar qualquer embalagem vigente que esteja disponível no mercado. Embalagens e/ou coleções limitadas que foram produzidas em 2023 e não circulam mais no mercado também podem participar, desde que comprovem a circulação em 2023.

As embalagens vencedoras ou que foram expostas nos anos anteriores não podem participar novamente. Já as embalagens enviadas nas últimas edições, e que não foram classificadas, podem participar novamente.

Bora participar? Clique aqui para inscrever gratuitamente a sua embalagem/coleção! O prazo para inscrição e recebimento das embalagens é dia 13 de outubro. Confira aqui o regulamento completo.

Serviço
Semana Internacional do Café 2023
Quando: 8 a 10 de novembro
Onde: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

TEXTO Redação

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Dia Mundial do Leite Vegetal: Dicas de como a sua cafeteria pode impulsionar o consumo da bebida à base de plantas

Você sabia que em 22 de agosto é comemorado o Dia Mundial do Leite Vegetal? Queridinho de muita gente, o produto vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de bebidas, tanto em cafeterias, quanto em preparos diversos em casa. 

Prova disso é o relatório “Plant-Based Foods Poised for Explosive Growth”, da Bloomberg, que aponta que o setor cresceu praticamente a duplo dígito no varejo nos últimos anos. O documento mostra que o segmento de lácteos alternativos deve atingir quase US$ 67 bilhões globalmente até 2031. 

Para Henrique Pin, barista da NotCo no Brasil, esses estabelecimentos cada vez mais precisam adaptar os seus cardápios à nova demanda, de forma que os cafés não percam sua essência, tanto na qualidade como no sabor. “O consumidor que opta por tomar leite vegetal em casa, seja por intolerância ou estilo de vida, também quer poder ter essa opção de escolha fora dela. Portanto, a oferta desse produto se torna um verdadeiro diferencial para o cliente, que passa a priorizar aquela cafeteria na sua rotina”, diz.

O especialista em café também reforça que há alguns desafios nessa transição, o que pede por alternativas que não prejudiquem o gosto, a aparência e a textura da bebida, como o próprio NotMilk, linha de leites vegetais da foodtech. “É um exemplo que atende tanto os clientes que possuem uma restrição alimentar, quanto aqueles que querem seguir uma dieta flexitariana ou plant-based por escolha. O principal motivo disso é a sua semelhança com o leite de origem animal em sabor, performance e atributos nutricionais. Isso ajuda no seu armazenamento e na sua utilização em si, seja para os clássicos, ou para novidades do menu”, ressalta.

Levando esses fatores em consideração, Henrique separou 5 dicas para as cafeterias impulsionarem o consumo do leite à base de plantas e atualizarem seus cardápios de acordo com essa forte tendência:

Tenha bons fornecedores

Uma cafeteria não precisa ficar presa a um único fornecedor de leite vegetal, mas sim escolher aqueles que fazem sentido para o negócio. Atualmente, é comum ver estabelecimentos que oferecem mais de uma opção de leite vegetal, seja para preparo de bebidas à base de café, ou até mesmo na cozinha e confeitaria. 

Para o barista, essa diversificação é importante para oferecer opções ao cliente e, até mesmo, para  trazer uma transição gradual à alimentação plant-based. “Gosto de pensar que ainda é tudo muito novo e, por termos novas gerações que já nascem nessa popularização dos leites à base de plantas, isso significa que os estabelecimentos precisam se adaptar às suas maneiras, independente de grandes decisões. Olhar para o mercado com amplitude e de forma criteriosa é uma escolha que acelera essa adequação própria sem muitos empecilhos”, destaca.

Harmonize sabores da forma certa

A harmonização de sabores é fundamental para combinar o leite vegetal com o cardápio da cafeteria, sempre dentro de uma proposta que faça sentido para o dono. Uma entrada mais natural e facilitada do produto pode ajudar os funcionários em bebidas onde o café é protagonista, como um cappuccino ou um latte. 

Além disso, no momento de testar a alternativa plant-based em possíveis combinações mais inusitadas, não se corre o risco de mascarar o sabor do grão caso ele também seja o elemento principal, algo que acontece com opções que possuem um sabor muito predominante da base ou aromatizantes fortes de baunilha.

Controle a temperatura 

Com certeza uma das primeiras barreiras no preparo de bebidas com café e leites vegetais é a vaporização na máquina de espresso. Os leites de vaca já têm suas peculiaridades, mas quando falamos dos substitutos à base de plantas, as diferenças são ainda mais notáveis, podendo exigir uma temperatura ou uma introdução de ar diferente, e muitas vezes os dois. 

“Nesse sentido, exemplos como o NotMilk são ótimos por promoverem uma vaporização tranquila e crescimento rápido. E, controlando a temperatura para ele não ferver – cuidado comum para qualquer processo desse tipo -, essa parte da produção não terá problemas”, explica.

Preste atenção nos outros ingredientes

O leite vegetal precisa entrar no cardápio de qualquer cafeteria com a mesma importância que outros insumos. O produto não é só um simples substituto de leite animal, mas uma porta de entrada para tornar o menu mais conciso, agradável e saboroso aos clientes que o consomem. Dessa forma, se ele não estiver em sintonia e combinar com outros ingredientes de qualidade, a pessoa pode culpar a sua performance de uma maneira injusta e simplista.

Faça bebidas diferenciadas 

Adotar o leite vegetal no cardápio é uma oportunidade para testar proporções e bebidas novas que combinam com aquele produto, como matchá, chai, frapê, bubble tea. Para Henrique, há todo um universo de opções que podem ser exploradas, inclusive alcoólicas. “O café é um mundo à parte e podemos encontrar certas combinações inusitadas todos os dias. Atualmente, tenho explorado bastante cafés de torra média ou escura, com perfis de sabor puxando para um frutado ou caramelo e doçura alta, assim como aqueles que têm menos acidez para gerar melhores harmonizações. Dentro dessa lógica, o NotMilk também traz uma grande vantagem pelo seu sabor mais neutro e cor branca, fazendo com que a construção de bebidas autorais seja um processo menos complicado”, conclui.

TEXTO Redação • FOTO Chevanon Photography

BaristaMercado

Da origem ao café perfeito: Edgard Bressani lança 6ª edição do Guia do Barista

A nova edição do Guia do Barista: Da Origem ao Café Perfeito foi pré-lançada durante o São Paulo Coffee Festival e já está disponível no site da Café Store, com valor promocional de R$ 70, e nas livrarias. 

A sexta edição traz um conteúdo revisado e ampliado aos fãs da bebida. De forma leve e linguagem prática, aborda todo o processo pelo qual passa o café: do grão ao barista, até chegar à xícara. Por isso, a mudança no nome: Da Origem ao Café Perfeito. 

A etapa da torra ganha uma discussão mais ampla, tanto em relação aos procedimentos técnicos, quanto à entrada de novos aparatos, como os torradores portáteis. Os cafés filtrados recebem um capítulo inteiramente dedicado a eles, além de páginas com conhecimentos em torno da análise sensorial da bebida, o passo a passo do cupping, a prática da fermentação, entre outros assuntos. 

Apreciadores de café e profissionais do setor têm em mãos informações ainda mais completas sobre o tema. O livro traz, ainda, conteúdo de cafés de diferentes regiões do mundo, produção mundial, classificação, competições, métodos de preparo, dicas para quem quer empreender no setor e muito mais. 

A obra, direcionada a atender o novo profissional do café e acompanhar o crescimento do mercado interno da bebida no país, teve seu primeiro exemplar lançado em 2007, com a abordagem de temas referentes à preparação de espresso, trazendo dados sobre a produção da bebida, dicas e a demonstração de drinques à base do fruto.

Sobre o autor

Edgard Bressani é graduado em Direito e em Administração pela Universidade de São Paulo, com preparação para a carreira diplomática. Paulista de Ribeirão Preto, Edgard é o fundador e CEO da exportadora Latitudes Brazilian Coffees, única empresa que trabalha nas 34 regiões produtoras do País, e conselheiro e presidente da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC). Q-Grader e Cafeólogo pelo Coffee Consulate de Mannheim, na Alemanha, é Embaixador dos Robustas Amazônicos e Embaixador da Região de Yunnan (China). O executivo, que passa 180 dias viajando pelo mundo promovendo os cafés especiais brasileiros, foi convidado para trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil) até 2004.

Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), tendo sido conselheiro da mesma por 4 anos e vice-presidente. Foi CEO da divisão agropecuária do Grupo Sol Panamby. Foi o primeiro brasileiro a ser certificado internacionalmente para fazer parte do corpo de juízes do World Barista Championship (WBC). Foi conselheiro do World Coffee Events, indicado pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Foi membro do Conselho de Relações Internacionais da SCAA, coordenador do Chapter Brasileiro da Associação Europeia de Cafés Especiais (SCAE), e, ainda, membro do Comitê de Treinamento, do Comitê de Normas e do Comitê de Suporte Nacional da entidade. Por dois mandatos foi também presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e esteve envolvido com o movimento do barismo desde o início no Brasil em 2002, organizando os campeonatos, julgando e criando programas de certificação para a profissão.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Sabores do terroir brasileiro é o tema do Bean to Bar Chocolate Week

Começa hoje (14) a 3ª edição da Bean to Bar Chocolate Week, evento realizado pela Associação Bean to Bar Brasil, formada por 58 produtores de chocolate especial no país, com apoio do governo do estado de São Paulo e do Sebrae.

Até o dia 18 de agosto, o evento reúne importantes atores da cadeia de cacau e chocolates nacionais em painéis, palestras e cursos pautados no tema “Sabores do terroir brasileiro”. Tendências do mercado, torra, temperagem, fermentação, construção de marca, sustentabilidade do cacau à barra, experiência sensorial e exportação serão abordados pelos especialistas, como os produtores Juliana Aquino (Baianí Chocolates) e Rogério Kamei (Mestiço Chocolates) e o especialista em cafés Ensei Neto. As atividades acontecem no Sebrae Centro (Rua 24 de Maio, 32 – Centro Histórico de São Paulo) e a programação completa está no site (atividades pagas).

Já nos dias 19 e 20 de agosto, acontece a Feira Exclusiva de Produtores de Chocolate Bean do Bar, no Instituto Biológico de São Paulo. O público apreciador poderá provar e adquirir chocolate de 25 marcas premiadas diretamente com seus produtores. A entrada é gratuita.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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São Lourenço Coffee Music realiza 5ª edição no Sul de Minas

Reunindo música, passeios, exposições, degustações, workshops e palestras, a 5ª edição do São Lourenço Coffee Music está marcada para acontecer entre os dias 18 e 20 de agosto, na cidade de São Lourenço, no Sul de Minas.

Com expectativa de atrair mais de 5 mil visitantes durante os três dias, o evento incrementa o turismo de São Lourenço, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil, e que faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

Este ano a novidade é o Desafio Brasil de Baristas, um torneio que busca promover a cadeia do café especial e a profissão barista. Para isso, a organização convidou dez baristas para disputar um prêmio de R$ 7 mil. A competição começa no dia sábado (19), às 10h, e tem a final prevista para o domingo (20), às 10h

O São Lourenço Coffee Music tem em sua programação, ainda, uma feira de negócios, um espaço com cafés cultivados na região, área gastronômica com comidas típicas, grade de palestras e workshops, e shows ao vivo. Para participar, é necessário realizar a inscrição antecipada. Confira a programação:

18 de agosto (sexta-feira)

5h30 Voo de balão em São Lourenço – Agendamentos aqui
8h30 Rota do Café Especial – Do pé à xícara – Agendamentos aqui
9h30 Abertura oficial do Desafio Brasil de Barista
10h Início dos treinos dos baristas
14h Abertura dos estandes
14h Rota do Café Especial – Do pé à xícara – Agendamentos aqui
19h30 Show com a Banda Intrepido Blues Quarteto
22h Show com Apollo 6 Banda Show

19 de agosto (sábado)

5h30 Voo de balão em São Lourenço – Agendamentos aqui
8h30 Rota do Café Especial – Do pé à xícara – Agendamentos aqui
8h45 Início dos treinos do Desafio Brasil de Baristas
10h Abertura dos estandes
10h Início do Desafio Brasil de Baristas
10h Palestra “Mulheres do Café: Café de qualidade e gestão do negócio”, com Mariana Proença
13h30 Workshop “Improvisação para guitarra na prática e ritmo do blues ao jazz”, com Abrhaan Noronha de Assis
14h Rota do Café Especial – Do pé à xícara – Agendamentos aqui
14h Campeonato de Arremesso de Sacas de Café – “Coffee Bean Bag Toss” – Vagas limitadas e inscrições no evento
14h30 Encerramento dos treinos do Desafio Brasil de Barista
15h Workshop “Viola caipira – Das origens aos ritmos do cancioneiro”, com Gustavo Costa
16h Show sertanejo com Rhuan Ramos
19h30 Show com a Orquestra de Violeiros de São Lourenço
22h Show sertanejo com Mayron Ribeiro

20 de agosto (domingo)

5h30 Voo de balão em São Lourenço – Agendamentos aqui
8h30 Rota do Café Especial – Do pé à xícara – Agendamentos aqui
10h Abertura dos estandes
10h10 Final do Desafio Brasil de Barista
14h Show sertanejo com Denny Lopes
16h30 Show com a Banda Dino
19h Encerramento

Serviço
5º São Lourenço Coffee Music
Quando: 18 a 20 de agosto
Onde: Praça João Lage – São Lourenço (MG)
Mais informações: www.productioneventos.com.br e WhatsApp (31) 99151-0525
Inscrições aqui. Entrada gratuita.

TEXTO Redação

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Café é tema de dança contemporânea

O café também virou tema de espetáculo de dança. Café não é só uma xícara” é o novo trabalho do Grupo Tápias, companhia de dança contemporânea franco-brasileira que realiza uma turnê por cidades brasileiras no segundo semestre do ano. 

A narrativa apresenta os movimentos da dança em comunhão com a obra de Sebastião Salgado, que inspirou a coreógrafa e bailarina Flávia Tápias a idealizar e colocar em cena sentimentos e sensações vindos da pesquisa realizada sobre o café, uma bebida tão presente na vida dos brasileiros!

O projeto, patrocinado pela Brasilcap, está inserido no Festival Dança em Trânsito 2023 e já passou por Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belo Horizonte e Coronel Fabriciano (MG), Rio de Janeiro, Brasília (DF), e segue agora para São Paulo (SP) no dia 15 de agosto, Salvador (BA) no dia 18 de agosto, e voltará ao Rio de Janeiro no dia 1 de outubro, em Volta Redonda (RJ), e 3 de outubro, em Mangaratiba (RJ).

O espetáculo de dança contemporânea acerca do café no que diz respeito ao corpo do homem comum que, onde quer que esteja, partilha sensações similares. Dentro de todas as possibilidades do corpo de resgatar os registros do fotógrafo Sebastião Salgado, a coreógrafa coloca em cena um trabalho que brinca esteticamente com o instante eternizado pela pesquisa realizada em torno da fotografia. Café não é só uma xícara. Café é plantio, colheita, moagem, cheiro bom pela casa quentinha da memória. 

“Muitos encontros são permeados pela presença do café. Café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro. Neste espetáculo, apresentamos uma obra sensorial, um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade”, diz Flávia Tápias, que assina a direção artística do espetáculo com a mãe, Giselle Tápias.

O elenco é formado pelos bailarinos Hugo Lopes, Dilo Paulo, Samuel Samways, Letícia Xavier, Clara da Costa, Marina Cervo e Flávia Tápias.

Serviço
Café não é só uma xícara, com o Grupo Tápias
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

15/8 – São Paulo (SP), às 19h30, no Centro Cultural Fiesp 
Avenida Paulista, 1.313 – Bela Vista, São Paulo – Em frente a estação Trianon-Masp do Metrô
Gratuito – Retirada de ingresso uma semana antes do evento

18/8Salvador (BA), às 19h, no Sesc Pelourinho 
Largo do Pelourinho, 19 – Centro Histórico de Salvador
Inteira R$ 10/Meia R$ 5

 1/10Volta Redonda (RJ), na GACEMSS (horário a definir)
Gen. Oswaldo Pinto da Veiga, 315 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda (RJ) – a confirmar

3/10Mangaratiba (RJ) – a confirmar

TEXTO Redação • FOTO Fernanda Valois

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Nespresso lança café em cápsula enriquecido com vitamina B12

A Nespresso lançou o Vivida, seu primeiro café enriquecido com vitamina B12. Em edição limitada e compatível com o sistema Vertuo para a medida 230 ml, a marca apresenta uma opção aos consumidores que estão procurando mais disposição para as atividades do cotidiano. 

A vitamina B12 atua em diversas funções metabólicas, como formação dos glóbulos vermelhos, síntese de neurotransmissores, síntese de DNA e metabolismo proteico, e por isso é um suporte fundamental ao sistema imunológico. Além de ajudar na manutenção e no desenvolvimento das funções do sistema nervoso central, contribui para boa disposição mental e física. Uma cápsula do novo Vivida tem 0,26µg de vitamina B12, equivalente a 20% da ingestão diária recomendada.

“Na Nespresso valorizamos a qualidade e toda cadeia do café, com uma preocupação especial com a inovação e com as pessoas. É por isso que criamos uma linha de café que integrasse bem-estar e bom gosto nos momentos de café. Estamos muito felizes em trazer ao Brasil o primeiro café Nespresso enriquecido com vitamina B12, acrescentando ao nosso portfólio uma opção que também tem uma preocupação com o bem-estar”, comenta Monica Lopes, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.

A edição limitada do Vivida foi feita especialmente para o sistema Vertuo. Esse novo café é uma combinação de notas doces, biscoitos e cereais, com o sabor suave dos arábicas latino-americanos, combinados com o complemento da vitamina B12. A novidade já está disponível on-line e nas Boutiques Nespresso. 

Mais informações: www.nespresso.com/br/pt/ 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Oster lança cafeteira com medidor de pressão para um espresso bem extraído em casa

Pensando nos a coffee lovers, a Oster desenvolveu a nova Cafeteira Espresso Compacta Perfect Brew, a primeira da companhia a contar com um medidor de pressão analógico, que oferece precisão na extração do café.

O modelo conta com 15 bar de pressão, funcionalidade que regula a força que a água exerce sobre o grão moído para se extrair as substâncias aromáticas da bebida. Com um design moderno e compacto em aço inox, a cafeteira permite o preparo de cappuccinos e até dois espressos ao mesmo tempo.

Indo ao encontro da proposta gourmet em casa, a novidade conta também com espumador de leite e termômetro – para controlar e alcançar a textura desejada das bebidas cremosas – e um integrado sistema de dois aquecedores independentes, sob a tecnologia Thermoblock, que garante um aquecimento rápido e na temperatura ideal para a melhor extração do café e do creme. Além disso, contempla um reservatório de água com capacidade para um litro e vem acompanhada de acessórios.

Mais informações: www.oster.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação/Oster

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Café fresco e design moderno: Faema lança máquina profissional ideal para pequenos negócios

Sinônimo de design e alta qualidade, a Faemina é uma máquina de café produzida pela Faema, marca pertencente ao Grupo Cimbali, conhecido como um dos principais fabricantes de máquinas profissionais de espresso, além de outros equipamentos para cafeteria. 

A novidade também pode ser usada em casa, mas é indicada para pequenos negócios onde o café é um item importante, mas não o principal, como boutiques, bistrôs, escritórios e salas de espera de alto padrão. Com a Faemina, você reduz o impacto ambiental através da diminuição do uso de cápsulas e garante sempre um café fresco e bem tirado como nas cafeterias.

Disponível em dois designs produzidos pela ItalDesign – o Urban Color e o Classy – seus detalhes técnicos incorporam tecnologia de ponta. A qualidade da bebida é resultado de um filtro de água integrado ao reservatório da máquina, que garante o correto processo de descalcificação e permite a adequada manutenção do equipamento e sua durabilidade a longo prazo. De acordo com a Faema, uma água de boa qualidade não só oferece um café de primeira classe, mas também destaca todas as outras bebidas à base de espresso.

Outros diferenciais são a opção de um tanque de drenagem removível (que também conta com display automático de notificação da necessidade de esvaziá-lo), o sistema Up&Down (ajustável de acordo com vários tamanhos de xícara), o tubo de vapor automático (que espuma o leite de maneira automática) e o sistema avançado de economia de energia (que fornece o café apenas 5 minutos depois do início e modo stand-by após 10 minutos de inatividade).

Com um toque, a Faemina pode criar com consistência suas receitas favoritas quantas vezes quiser. Essa interação com a máquina é bem simples e se dá através do reconhecimento de voz pelo aplicativo “Be Faema”, que também permite configurar remotamente as variáveis de extração.

Saiba mais detalhes sobre a Faemina no site: www.faema.com

TEXTO Redação • FOTO Divulgação