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Pernambuco Café Show reúne especialistas e coffee lovers em Recife

Entre os dias 28 e 30 de julho, a cidade de Recife (PE) recebe a primeira edição do Pernambuco Café Show, realizado na Livraria Jaqueira – Unidade Recife Antigo. Com uma programação gratuita que inclui palestras, debates, atividades especiais, preparos de cafés e demonstrações de torra do grão, o evento traz nomes e marcas locais e nacionais, do café e da gastronomia.

Durante a realização, a Livraria Jaqueira será dividida em arenas, com ativações especiais no auditório para 110 pessoas, galeria para exposições e, também, uma área de torrefação industrial integrada a uma operação de café ao estilo to-go, para quem quiser levar os cafés torrados na hora para casa. Confira detalhes:

Arena Café Show
Espaço destinado a apresentações ao vivo de baristas e mestres de torra, com demonstrações e degustações guiadas de café. Contará com o Torra Show, onde mestres de torra explicarão sobre os processos de uma torrefação de café; as Oficinas de Cafés Filtrados, em que baristas ensinarão técnicas de extração de café, por meio de diferentes métodos de preparo; e o Papo de Café, espaço para bate-papo com baristas, empreendedores e profissionais especializados.

Arena Cantinho do Café Decor
Local reservado para demonstrações e bate-papos sobre como montar ambientes cafeinados integrados com a ambientação. Dicas e tendências apresentadas por arquitetos e designers de interiores.

Arena Beer Coffee
Cervejas artesanais feitas com café terão destaque na programação. Serão realizadas palestras e degustações guiadas sobre beer coffees, além de um Happy Hour oficial do Pernambuco Café Show, na Babylon Station Recife Antigo, com programação musical e promoções para os participantes.

Arena Desafio Barista
Espaço destinado a competições de baristas profissionais e amadores, que irão preparar cafés especiais no método Koar. A organização da disputa, jurados e toda a estrutura está sob responsabilidade da Koar.

Flash Tattoo Coffee
Espaço para um bate-papo sobre tatuagens e life style do café, coordenado pelo tatuador Renato Mousinho. Contará com apresentação de desenhos e sorteio de tattoos.

Auditório/Palestras
Com especialistas de diversas áreas da cadeia produtiva do café, o auditório da Livraria Jaqueira receberá palestrantes de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Um dos pontos altos desta programação será uma Palestra com Pocket Show de Dudu Alves e Marcelo Melo, do Quinteto Violado, do projeto Café com Quinteto Violado, disco com músicas gravadas em cafeterias do Recife. 

Alan Cavalcanti, barista, mestre de torra, consultor e empreendedor em negócios de café,  é o responsável pela coordenação e curadoria do Pernambuco Café Show. “Este evento é a consolidação do projeto ancorado pelo Rolê do Barista, que deu os primeiros passos no programa de rádio Conexão Café. A ideia central é que o café conecta as pessoas e é isto que queremos, conectar pessoas em torno do café”, descreveu.

Além da parceria com a Livraria Jaqueira, o evento conta com o Apoio Institucional do Sebrae Pernambuco, que comandará uma área de inovação e gestão de negócios direcionada para empreendedores do segmento e ou participantes que estão planejando abrir negócios com café.

A abertura do Pernambuco Café Show acontecerá na sexta-feira (28), com uma Mesa Solene de autoridades e instituições ligados ao segmento, a exemplo das Associações de Produtores de Café de Taquaritinga do Norte e Triunfo, Sebrae, Associação de Cafeterias de Especialidade de Pernambuco, Prefeituras e Governo de Pernambuco.

Mais informações: www.instagram.com/roledobarista

TEXTO Redação

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Melitta oferece diferentes bebidas durante evento de café na Bienal do Ibirapuera

Foto: Agência Ophelia

A Melitta é presença confirmada na 2ª edição do São Paulo Coffee Festival, que acontece de 23 a 25 de junho, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Para oferecer bons cafés, a marca preparou uma série de ativações para interagir com o público.

Aqueles que passarem pelo estande da Melitta poderão desfrutar de cafés torrados e moídos da linha gourmet Regiões Brasileiras e das linhas de especiais Sugestão do Barista e Compagnia Dell’Arabica, além das novas cápsulas Melitta em alumínio. Como parte do cardápio, haverá também opções de bebidas quentes e geladas, e drinques alcoólicos, como o Melitta Tropical.

Acessórios exclusivos para o preparo de café, disponíveis no e-commerce da marca, serão divulgados no evento e poderão ser comprados com cupom de desconto pelas pessoas que passarem no estande da marca.

Além do estande, a Melitta é patrocinadora da Copa Barista, competição que premia os melhores baristas na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados. Na disputa, os participantes terão de preparar os cafés utilizando os filtros e suportes da marca e serão avaliados por juízes técnicos, que verificarão a performance na preparação, e juízes sensoriais, que irão comparar às cegas as xícaras dos competidores.

Outra atração será a ativação artística da Melitta em um mural com 5 metros de largura, onde a artista e designer Andréia Mariano irá expor pinturas e desenhos feitos nos filtros de papel Melitta. Os visitantes poderão interagir e criar sua própria obra de arte no filtro para incluir na exposição.

O São Paulo Coffee Festival irá oferecer workshops durante toda a programação e, no espaço Sensory Experience, o barista Anderson Meireles ensinará sobre os principais métodos de preparo do café, além de apresentar os diversos acessórios da Melitta. Clique aqui e confira a programação do Sensory Experience.

Jonatas Rocha, diretor de Marketing da Melitta, explica a importância de participar e apoiar um evento como esse: “O São Paulo Coffee Festival traz muita informação e curiosidades sobre o universo do café, fomentando cada vez mais o tema e essa bebida tão amada pelos brasileiros. Por isso, preparamos muitas ativações para entreter o público, levar informação e, claro, oferecer a degustação de nossos cafés fresquinhos, passados na hora”.

Serviço
São Paulo Coffee Festival 2023
Quando: 23, 24 e 25 de junho
Horário: 23/6 (das 14h às 21h) e 24 e 25/6 (das 10h às 18h)
Onde: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
Mais informações e ingressos: www.saopaulocoffeefestival.com.br 

TEXTO Redação

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São Paulo Coffee Festival: Conheça as atrações musicais de 2023

Ei, galera de São Paulo! Já reservou os dias 23, 24 e 25 de junho para visitar o São Paulo Coffee Festival? Em sua segunda edição, o evento reúne gastronomia, arte e muitos cafés nos estandes das marcas participantes e nas palestras e workshops da grade de programação.

Para deixar o clima ainda mais gostoso, atrações musicais se apresentam durante os três dias de SPCF! A curadoria foi feita por Lucio Ribeiro (@lucioribeiro), jornalista de cultura pop e curador de shows e festivais. Confira quem são e os horários de apresentação:

Sexta (23/6)
14h às 16h – Playlist
16h às 18h – DJ Mexicano
18h às 18h40 – Marina Gasolina
18h40 às 21h – DJ Fiervo

Sábado (24/6)
10h às 12h – Playlist
12h às 12h30 – Isabel Lenza
12h30 às 14h30 – DJ Mexicano
14h30 às 15h10 – Nina Maia
15h10 às 18h – DJ Mexicano

Domingo (25/6)
10h às 12h – Playlist
12h às 12h30 – Ultraviolet
12h30 às 14h30 – DJ Fiervo
14h30 às 15h10 – Papisa
15h10 às 18h – DJ Fiervo

Saiba mais sobre cada artista!

DJ Mexicano
Também conhecido como Mex, iniciou sua jornada no mundo musical nos anos 90, tocando numa banda do circuito underground paulista, porém foi nas picapes que ele se encontrou! Com o projeto Roots Rock Revolution, explorou a mistura de electro, rock, bass music e hip hop. Esteve na linha de frente de diversas festas e eventos de São Paulo e outros estados do Brasil. Mex harmoniza novidades e clássicos para fazer as pessoas dançarem! Instagram @mexicano.

Foto: Natasha Durski

Marina Gasolina
Compositora, cantora, professora, artista visual e escritora. Em 2005, ao lado de Rodrigo Gorky, fundou o Bonde do Rolê, banda que alcançou reconhecimento internacional ao fechar contratos com gravadoras de renome e realizar turnês em diferentes países. Em 2022, lançou o álbum Dispopia. Já neste ano, a artista tem feito shows nas capitais de diversos estados brasileiros. Instagram @monstervello.

Foto: Gabriela Batista

Isabel Lenza
Paulistana com dois álbuns autorais e independentes lançados. Em 2019, mergulhou em novo processo de composição, onde misturou sonoridades com teclados etéreos e beats. Em 2021, apresentou seu álbum “Véspera”. Seu primeiro single estreou no segundo lugar do top 50 da Cena Popload e na playlist editorial Fresh Finds, do Spotify. Instagram @isabellenza.

DJ Fiervo
Com um som que vai além do espectro da disco e do indie-dance, mistura influências de electro, brazil, techno, RnB, funk, afro e rock, com um recorte mais underground. Busca apresentar tanto um caminho mais sintético e de beats retos das pistas dos clubs, até uma seleção mais orgânica, melódica e eclética de festas vespertinas. Instagram @fiervo.

Nina Maia
Cantora, compositora, instrumentista e produtora de 20 anos. Já colaborou em trilhas sonoras de seis longa-metragens e lançou alguns singles de 2021 para cá. Marca presença em bares e festivais de São Paulo, com sua música que caminha entre mpb, jazz contemporâneo e pop. Atualmente está em processo de produção de seu novo projeto solo. Instagram @mninamaia.

Ultraviolet
A banda combina elementos de trip hop e indie pop e é liderada pela cantora Irina Gatsalova e pelo produtor Cello Nascimento. Com guitarras atmosféricas, violões melódicos, pianos elétricos e batidas hipnotizantes, a banda cria uma paisagem sonora que leva os ouvintes a uma jornada emocional. Instagram @_violet_ultra_.

Foto: Guillermo Calvin

Papisa
Cantora, compositora e produtora, integrou as bandas Cabana Café e Parati até apostar em trabalhos solos a partir de 2016. Seu som flerta com rock alternativo, indie rock e dream pop, com pitadas de brasilidade. Para o SPCF, prepara uma apresentação com arranjos intimistas, acompanhados de batidas eletrônicas e loops. Instagram @papisa_.

TEXTO Redação

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Abics forma primeiros profissionais para avaliação sensorial do café solúvel

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) realizou, entre os dias 29 e 31 de maio, em Campinas (SP), no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o primeiro curso de formação de Instant Coffee Graders (IC Graders), denominação dada a provadores profissionais especializados em café solúvel, capacitados com base na metodologia de análise sensorial do produto, desenvolvida pela entidade em parceria com o Ital.

Conforme a consultora da Abics, Eliana Relvas, os IC Graders, como provadores profissionais qualificados e agora certificados, contribuirão com as estratégias de reescrever uma nova história ao café solúvel nos mercados nacional e internacional, com uma identificação clara da categoria e dos atributos dos diferentes tipos de solúvel, para as diversas aplicações e gostos dos consumidores.

“Esse curso foi o marco inicial para a releitura dos cafés solúveis com as suas qualidades, um novo olhar para esses produtos. Neste primeiro curso de formação, contamos com provadores das empresas Nestlé, Cocam, JDE e Native. Todos tiveram desempenho excelente e foram aprovados com base nos critérios da nova metodologia de avaliação sensorial, baseada na intensidade dos atributos percebidos”, destaca.

A “Metodologia do protocolo de análise sensorial do café solúvel” foi desenvolvida pela Abics e pelo Ital ao longo de três anos e lançada, mundialmente, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em 2022, na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), contando com a participação de convidados internacionais, como jornalistas, formadores de opinião e representantes de entidades mundiais do setor.

Eliana revela que a metodologia inovadora avalia a qualidade pela intensidade dos atributos e não por pontuações. A classificação obtida através da compreensão das características identificadas auxilia a comunicação entre profissionais das indústrias e pode ser transmitida aos consumidores de maneira mais clara e objetiva, de forma a facilitar a escolha dos cafés solúveis existentes no mercado.

“Com base nos principais atributos diferenciadores que detectamos em nossas avaliações, desenvolvemos um léxico sensorial para café solúvel e, através de um algoritmo, calcula-se este peso da intensidade das características, que indicará a categoria de cada produto”, explica a consultora.

Ela informa que, após a construção desse “glossário sensorial” de atributos descritivos-chave, foram criadas três principais categorias de classificação ao produto: Clássico, Premium e Excelência. “Os cursos de formação dos IC Graders são desenvolvidos com base nesse portfólio, de forma que possamos calibrar os provadores no emprego da metodologia e evoluirmos com o objetivo de torná-la global”, comenta Eliana.

O diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, completa que, nesse primeiro momento, a intenção é formar os profissionais das indústrias brasileiras de solúvel e das empresas das principais marcas do mercado.

Com esse foco, mais dois cursos estão programados, com inscrições abertas no site da Abics, para a realização de 27 a 29 de junho de 2023, no Senai da Barra Funda, em São Paulo (SP), e de 18 a 20 de julho de 2023, no Iapar, em Londrina (PR), ambos com 12 vagas disponíveis cada. Em uma segunda etapa, pretende-se estender a calibração aos importadores de café solúvel brasileiro e, por fim, aos baristas e demais profissionais do setor cafeeiro.

“Com esse avanço gradativo e paulatino, provavelmente conseguiremos implantar a metodologia de avaliação do café solúvel em todo o mundo, pois também a compartilharemos com empresas, especialistas e entidades internacionais, além de clientes da Abics em mais de 120 países. Isso fará com que chegue ao consumidor global uma identificação clara da categoria e dos atributos dos produtos para que possa escolher o que mais deseja para consumo puro ou que se adapte às suas necessidades na gastronomia ou na elaboração de bebidas e drinks à base de café”, projeta.

Assim que os profissionais da indústria estiverem totalmente calibrados e os IC Graders certificados, a Associação iniciará a implementação do programa de “Selos de Qualidade Abics”, que será outra novidade no mercado nacional. O selo será aplicado nas embalagens dos produtos para facilitar o entendimento dos consumidores quanto aos atributos de qualidade e às melhores aplicações.

Exportações e consumo de café solúvel

O diretor da Abics aponta que um dos reflexos dos investimentos das indústrias do setor e do trabalho de capacitação e promoção do produto começa a ser notado nas exportações de café solúvel do Brasil, único segmento da cadeia produtiva a ter desempenho positivo no acumulado de 2023.

De janeiro ao fim de maio, o país embarcou o equivalente a 1,567 milhão de sacas de 60 kg de solúvel, volume que corresponde a 11,5% de todo o café exportado pelo Brasil até o momento e que supera em 2,5% o 1,528 milhão de sacas remetido ao exterior nos cinco primeiros meses de 2022. Em valores, a performance é ainda melhor, com a receita cambial atual avançando 11,7% sobre o ano passado ao alcançar US$ 288,8 milhões.

Outro ponto positivo observado é o desempenho no mercado nacional. Até o fim de maio de 2023, os brasileiros consumiram o equivalente a 390.141 sacas do produto, o que implica um crescimento de 3,1% frente às 378.536 sacas registradas em 2022. “Chama a atenção o fato de que o volume de solúveis importados caiu 41,2% nessa mesma época, o que evidencia que o café solúvel ‘made in Brazil’ conquista, a cada dia, mais consumidores”, conclui Lima.

Os números completos das exportações de café solúvel do Brasil, até maio de 2023, estão disponíveis aqui.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Nescafé Dolce Gusto realiza visitas ao centro de reciclagem de cápsulas

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Nescafé Dolce Gusto anuncia a abertura ao público do centro de reciclagem em Osasco (SP) e convida as pessoas a embarcarem na jornada de conscientização da reciclagem. O objetivo é incentivar os consumidores a realizarem a destinação correta dos materiais, fortalecendo, assim, a cadeia sustentável e contribuindo para um futuro mais verde. 

O espaço conta com tecnologias para separar e processar os materiais das cápsulas, como a borra de café e os resíduos orgânicos (que são convertidos em adubo e são compostados) e o plástico (que passa por reciclagem e é transformado em matéria-prima novamente).

“Desde 2019, as cápsulas de Nescafé Dolce Gusto são recicladas no centro e, abrir esse espaço ao público, é um passo importante na jornada da marca e do consumidor em direção a um futuro mais sustentável. Trabalhamos para reduzir o impacto ambiental em todas as etapas de produção dos nossos produtos, desde a fazenda, com o cuidado com o cultivo dos alimentos, passando pela forma como desenhamos as embalagens, até chegar no pós-consumo, quando oferecemos uma solução para a reciclagem”, afirma Taissara Martins, Head de ESG de Cafés e Bebidas na Nestlé. 

Na visita, que terá inscrições abertas até o final do mês por meio do site, o público verá de perto as etapas da transformação das cápsulas e poderá entender como elas são separadas, processadas e transformadas em novos materiais, contribuindo para a conscientização sobre a importância da reciclagem e do consumo responsável. O plástico recebe um novo destino sustentável e borra do café e outros resíduos são devidamente aproveitados, dando um passo importante rumo à economia circular e à redução do impacto ambiental. “Acreditamos que essa iniciativa ajudará a inspirar e educar as pessoas sobre as práticas sustentáveis e a importância de cada indivíduo fazer a sua parte na preservação do meio ambiente’’, complementa a executiva.  

Para facilitar a participação dos consumidores na reciclagem, a empresa conta com 322 pontos de coleta distribuídos por diferentes estados do Brasil. Os endereços estão disponíveis no site, neste link. A marca ainda tem parceria com mais de 110 cooperativas, garantindo a separação e o destino correto das cápsulas para a reciclagem, além de contribuir com a receita das cooperativas e gerar demanda por um material que anteriormente era visto como rejeito. 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Gaggia apresenta super automática que prepara diferentes receitas com café

O novo lançamento da italiana Gaggia é a Gaggia Accademia, uma super automática que prepara 19 receitas, desde o espresso até outras mais elaboradas. Os preparos também podem ser modificados e customizados conforme a preferência da quantidade de café, leite e água, sendo possível também ajustar a configuração de moagem do grão e de características da bebida, como aroma, corpo, crema e espuma do leite.

O painel de controle é multissensorial, com comandos acionados por botão giratório e soft touch. A novidade também dispõe de aquecedor de xícaras, vaporizador pannarello profissional e jarra de leite integrada. O bico de saída é ajustável para acomodar diferentes tipos de xícaras e copos, de 11 cm (4,33 polegadas) a 15,5 cm (6,10 polegadas). A navegação acontece em uma tela de 5 polegadas e, através de um QRCode, é possível acessar e baixar o manual do usuário.

Aqui no Brasil, a Gaggia Accademia pode ser adquirida pela loja oficial da marca ou no Máquinas e Café. Além do ambiente doméstico, o lançamento também pode ser indicado para locais corporativos, como escritórios e salas de espera.

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Livro comemorativo de 50 anos da ABIC traz ilustrações feitas pela artista Valéria Vidigal

Em 2023, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) completa 50 anos e, para celebrar, será lançado um livro comemorativo. A obra contará com ilustrações da artista plástica Valéria Vidigal, que há mais de 20 anos se dedica a retratar o setor cafeeiro em suas telas.

A relação de Valéria com o grão vem desde cedo. “Meu pai teve uma importância muito grande no desenvolvimento da cadeia do café. Ele era professor na Universidade Federal de Viçosa, engenheiro agrônomo e fitopatologista, e foi o responsável por trazer a variedade do café catimor para o Brasil”, destaca. O talento de pintar também é uma herança familiar, já que sua mãe era artista plástica. “Foi aos 11 anos que comecei a pintar em tela. De lá para cá, nunca parei”, comenta. Além de pintora, Valéria também é cafeicultora e comercializa o Café Vidigal, cujas embalagens contam com suas artes.

Diversas entidades do setor encomendam suas pinturas. Desde 2003, ela ilustra os anais do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras do Procafé, e, em 2022, o Sebrae lançou o livro “Café com Arte, criar o futuro é fazer história”, comemorativo aos 50 Anos da organização, também com ilustrações da artista. Sobre o livro da ABIC, ela afirma ser uma enorme honra: “Foi um dos maiores marcos na minha carreira de artista, pois eu amo o café e a história da ABIC tem tudo a ver com a minha vida. É uma trajetória nobre que tive a oportunidade de pintar nas obras”. 

Cada capítulo da publicação contará com uma ilustração feita por Valéria, que destaca uma em especial, a intitulada Presidentes: “Me inspirei no quadro Operários, de Tarsila do Amaral. Estou ansiosa para que todos possam ver o resultado”. O livro comemorativo será lançado durante o 29ª Encontro Nacional do Café (Encafé), marcado para os dias 15 a 19 de novembro, no Resort Vila Galé, em Alagoas.

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Orfeu Cafés Especiais lança microlote em comemoração aos 75 anos do MAM Rio

Em comemoração aos 75 anos do MAM Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Orfeu Cafés Especiais lança um café de edição limitada. Em versões torrado & moído e de cápsulas compatíveis Nespresso, o Microlote Orfeu MAM 75 anos já está disponível para venda no e-commerce da marca e no próprio MAM Rio.

Orfeu e MAM Rio carregam similaridades: 1948 foi o ano do primeiro talhão da fazenda Sertãozinho e da inauguração do Museu. Para a criação do Microlote, a marca refletiu sobre a trajetória da instituição e em tantos artistas modernos e contemporâneos que fizeram parte do Museu, como Candido Portinari, Lygia Clark, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Andy Warhol, entre outros.

O Microlote Orfeu MAM 75 anos é um café arábica da variedade catucaí, cultivado a mais de 1.000 metros de altitude, no sul de Minas Gerais. Após seleção, os grãos receberam uma torra média, resultando em uma bebida doce e ácida, aveludada e pungente, com notas de caramelo e chocolate.

Onde comprar?
No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro) ou no www.cafeorfeu.com.br

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9º Coffee Dinner & Summit debate melhorias para cafeicultura

Na última sexta-feira (26), foi realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em São Paulo (SP), o 9º Coffee Dinner & Summit. Com tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, o evento reuniu líderes e interessados no segmento da cafeicultura em um dia recheado de palestras e conversas em busca de melhorias no setor.

O deputado Evair de Melo destacou as atenções necessárias para o sistema tributário e melhorias na comunicação. “Temos que somar esforços para o desenvolvimento do país, remunerar melhor os trabalhadores para que o Brasil possa liderar as plataformas internacionais’’, apontou. 

Na sequência, Marco Aurelio, diretor-presidente do Sicoob, realizou uma apresentação em que destacou os pontos da política monetária do Brasil e a expectativa da nova safra do café, que volta a se recuperar e um aumento no consumo. 

A palestra sobre Mercado Global de Café iniciou com a apresentação de Albert Scalla, da StoneX. Ele afirmou que precisamos promover agressivamente o consumo do café nos países consumidores, mas igualmente nos países produtores. “É importante que ele tenha o poder da escolha, acesso a várias possibilidades e que tenha uma experiência prazerosa em casa’’, explicou Albert. Já Cyrille Janet, vice-presidente da SCTA, detalhou pontos trabalhados da empresa com o café e das opções oferecidas ao consumidor. 

Bill Murray, presidente e CEO da NCA, explicou sobre pesquisas realizadas duas vezes ao ano para entenderem o comportamento do consumidor. Em 1950, 80% dos americanos bebiam café uma vez por dia. A bebida era deixada em uma cafeteira e poderia ser reaquecida na parte da tarde. Já em 2004, as pessoas bebiam o café com mais frequência, um aumento de 23% em relação a 1950. 

“O café é a primeira bebida para os americanos, eles entram no mercado de trabalho e bebem mais café, o que aumenta o consumo em nível per capita e as pessoas mais velhas buscam por inovação nessa área. É pouco provável que tenhamos mais pessoas bebendo café, não vamos conseguir converter isso. Às vezes ela não gosta, mas as que bebem aumentam o consumo, essa é a oportunidade’’, completou. 

Bill apontou que os americanos preparam predominantemente café em casa, com pouco menos de um terço consumindo a bebida fora de casa e 62% já associam o grão ao Brasil, país que fica em terceiro lugar no ranking de qualidade pela visão dos americanos, atrás da Colômbia e da Costa Rica. 

Pavel Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que completa 50 anos, destacou os programas de qualidade desenvolvidos ao longo dos anos, respeitando toda a cadeia. “Apenas 4,7 milhões de sacas separam o consumo do Brasil dos Estados Unidos, consumimos cerca de 1.350 xícaras per capita, com crescimento sazonal em maio e junho. A relação do brasileiro com café é emocional, união, reunião entre amigos e família”, pontuou. 

Para fechar, Rodrigo Mattos, analista sênior de bebidas alcoólicas, café e cannabis da Euromonitor, apresentou sobre o mercado asiático, que tem descoberto os cafés especiais em um mercado baseado no uso do solúvel. “As três tendências que podemos avaliar é a tecnologia, com aplicativos de entrega, avanços em máquinas de venda automática; portabilidade, com aumento dos drinques prontos para beber e os métodos de preparo individual como sachês de café gelado e café instantâneo especializado; e a atenção pós-pandemia, com horários de trabalho flexíveis, aumento do uso de aplicativos, preferência por experiências digitais rápidas. Além disso, é importante olhar o café como ingrediente e não só bebida final’’, explicou Rodrigo. 

A sequência do evento foi com o “Painel Associações Globais de Café” e contou com a participação de Eileen Gordon, Secretária Executiva ECF; Michael von Luehrte, Secretário geral SCTA; Bill Murray, Presidente e CEO NCA; Cyrille Janet, Vice-presidente SCTA; Marcos Matos, CEO do Cecafé; Hannelore Beerlandt, Conselheira do Café EC DG INTPA  sistemas alimentares resilientes e sustentáveis; e Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da OIC. O debate foi em torno da legislação europeia, que, segundo Hannelore, busca manter as florestas e os negócios sustentáveis. “O texto original diz que a legislação não é para impedir o desflorestamento, mas, sim, contribuir para sua diminuição’’.  

Vanusia Nogueira destacou que a OIC tem buscado trabalhar cada vez mais com a casa da diplomacia do setor de café especial. “Buscamos o equilíbrio entre os dois processos, trabalhando como uma força-tarefa trazendo processos com principais problemas, soluções e desafios, com o intuito de levar os países que estão longe do campo a conhecer mais a realidade e o que pode ser feito’’, explicou. 

A diretora executiva da OIC apontou que o consumidor está cada vez mais engajado e que busca conhecer sobre rastreabilidade e sustentabilidade, mas isso não é a realidade de muitos consumidores que compram o café por preço. “E aí que precisamos nos unir para explicar para essa cadeia sobre o que é o café especial’’, completou. 

Eileen Gordon pontuou a importância de acompanhar como será feita a implantação desse acordo da União Europeia e Michael Von completou dizendo que são muitos aspectos e direções até 2030. “É uma pauta muito complexa no legislativo europeu. Temos que ter regras claras de importação, os produtores precisam estar em conformidade com tudo que deverá ser entregue. Nosso papel como associação é levar para empresas e membros ferramentas para estar em conformidade com tudo isso’’, completou Michael. 

O Coffee Dinner & Summit contou, ainda, com um painel logístico de exportação de café e de sustentabilidade. Representantes do Vale da Grama apresentaram produtos da região aos participantes no estande do Sebrae, onde foram realizadas degustação e promoção dos cafés especiais da região. Segundo o gestor de Agronegócio da entidade, Junior Correia, há vários anos essa origem produtora se destaca pela produção e pela comercialização de cafés especiais, em uma área muito próspera para a cafeicultura.

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Gabriela Kaneto

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Baobá Cafés aposta na verticalização para expandir negócios no mercado de cafés especiais

Com o objetivo de proporcionar uma experiência de fazenda através de seus produtos, o Grupo Baobá aposta na integração total da operação, do campo ao consumo. A ideia é contemplar o acompanhamento e a rastreabilidade em todo o processo para a garantia da qualidade, englobando todos os aspectos humanos, recursos e tecnologias desde os pés de café, passando pela torrefação, chegando às quatro cafeterias da marca e à mesa dos consumidores.

Hoje, os cafés especiais da Baobá são validados por Q-Graders, especialistas nos protocolos da Specialty Coffee Association (SCA), órgão que define padrões internacionais de avaliação. Além disso, a marca leva o selo “Rainforest Alliance”, que indica a responsabilidade ambiental, igualdade social e viabilidade econômica das comunidades agrícolas, e o selo “Eu Reciclo”, que garante compromisso com a compensação ambiental por meio de contribuição financeira.

Além da verticalização das operações, a Baobá também iniciou em 2021 um movimento de negócio internacional com a inauguração de uma loja em Portugal. Com o investimento, a marca reforça o objetivo de levar para outros países a excelência dos cafés brasileiros. “Globalmente já somos reconhecidos como o país que mais produz e exporta café verde. Em Portugal, chegamos com a proposta de levar ao consumidor a experiência completa, com torra e cafeteria em um mesmo local”, explica a CEO, Monna Brandão.

No último mês de abril, a Baobá deu sequência ao seu plano de expansão com a inauguração da terceira cafeteria no estado de São Paulo, a unidade localizada no Shopping Iguatemi, em Campinas. As outras unidades estão situadas no Shopping Higienópolis, inaugurada em 2022, e na Avenida Paulista, também na capital.

Mais informações: www.fazendabaoba.com.br 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação