Café & Preparos

Empresa de turismo cria rotas para apresentar cena de cafés especiais em Belo Horizonte (MG)

Quem está ansioso para a Semana Internacional do Café 2021? Para entrar no clima do evento, a Primotur Receptivo criou três rotas turísticas em que o tema principal é o café! Disponíveis entre os dias 10 e 12 de novembro, o destino final de todos os passeios será o Expominas, local onde estará acontecendo a SIC. Confira as programações:

Cafés Especiais – Walking Tour Savassi

Com maior foco na cena de cafés especiais de BH, o roteiro conta com visita interna ao Memorial Minas Gerais Vale e às cafeterias Elisa Café, Café da Rua, Yes Nós Temos Café, Copo Café e OOP Café, onde estão inclusos um café espresso e um filtrado em cada uma delas. Indicado para profissionais do setor, coffee lovers ou para quem deseja aprender mais sobre o assunto, o passeio custa R$ 155 por pessoa.

– 9h20 – Ponto de encontro no Coreto da Praça da Liberdade e Walking Tour Circuito Liberdade.
– 10h – Visita interna ao Memorial Minas Gerais Vale.
– 10h40 – Visita externa Casa Fiat de Cultura e Minas Tênis Clube.
– 11h – Visita às cafeterias.

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Rota Turística Cafeeira de Belo Horizonte – Edição SIC 2021

O roteiro visa apresentar as cafeterias de Belo Horizonte aos participantes do evento! No passeio, os visitantes terão a oportunidade de trocar experiências com Daniel Coli, especialista da Achega/Oficina do Espresso, além de conhecer diferentes casas, onde também estarão inclusos um café espresso e um filtrado em cada uma delas. O valor é de R$ 275 por pessoa.

– 8h – Participantes são pegos em qualquer hotel da região central ou centro-sul de Belo Horizonte.
– Visitas às seguintes cafeterias: Elisa, OOP Café, Academia do Café, Café 104 BH, Mierím Empório e Café, Achega/Oficina do Espresso.
– 13h – Desembarque da região central, centro-sul de Belo Horizonte ou no Expominas.

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Circuito Liberdade – Walking Tour Rua da Bahia

Este roteiro mescla café e cultura e é indicado para pessoas que curtem fazer caminhadas urbanas. Com o objetivo de conhecer os aspectos históricos e arquitetônicos dos prédios que fizeram e fazem a história da capital mineira, o passeio começa pela Praça da Liberdade e segue até a Praça da Estação. O valor de R$ 210 por pessoa.

– Encontro dos participantes no Coreto da Praça da Liberdade.
– Início da caminhada contornando a Praça da Liberdade. Durante o passeio, os participantes receberão informações sobre a construção de cada prédio e terão a oportunidade de conhecer externamente o Memorial Minas Gerais, o Museu Minas e Metal e o Centro Cultural Banco do Brasil.
– Visita externa aos seguintes espaços na Rua da Bahia: Casa Fiat de Cultura, Minas Tênis Clube, Biblioteca Pública Estadual, Centro de Artes Popular da CEMIG, Basílica Nossa Senhora de Lourdes, Academia Mineira de Letras, Memorial Rômulo Paes, Museu Inimá de Paula, Edifício Arcângelo Maletta, Museu da Moda, Hotel Othon Palace, Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Comércio Popular da capital, Praça da Estação, e Espaço CentoeQuatro, onde finaliza com um café especial e um pão de queijo mineiro, além de um convite para conhecer os processos de torrefação e cuidados do cultivo até a xícara.

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TEXTO Redação • FOTO NITRO

Café & Preparos

6º Recife Coffee já tem data marcada e mais de 20 cafeterias participantes

Após um ano sem Recife Coffee, por conta da pandemia de Covid-19, o evento gastronômico volta a acontecer entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro. Nesta 6ª edição, 25 cafeterias de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina marcam presença no roteiro.

Cada estabelecimento irá oferecer uma “sugestão do barista”, que consiste em um combo composto por um café + um salgado + uma sobremesa, por R$ 32,90. As opções de bebida são feitas com café especial, podendo ser espresso, coado ou cold brew.

As cafeterias já confirmadas no Recife Coffee 2021 são:

Jaboatão dos Guararapes

Fridda Café @friddacafe

Olinda

Xêro Café e Arte @xerocafe
Olinda Café @olindacafe_
Zoco Café @cafezoco

Petrolina

Café de Bule @cafedebule

Recife

Aurora Café @auroracafe.recife
Palatsi Convenience Coffee Shop @palatsirecife
Café com Dengo @cafecomdengo
Café Mais Prosa @cafemaisprosa
Castigliani Cafés @castigliani
Coffee Cube @coffeecubebr
Contém Café @contem.cafe
Ernest Café Bistrô @ernestcafebistro
Grãocheff Cafés Especiais @graocheffcafes
Lalá Café e Cozinha Afetiva @lala.cafe
Livraria da Praça de Casa Forte @livrariadapraca
Santa Clara – Parnamirim @santaclararecife
Santa Clara – Graças @santaclararecife
Tokyo’s Café @tokyosrecife
Versado Cafés Especiais – Graças @versadocafe

“Certamente o festival vem para ajudar a reaquecer o setor das cafeterias especiais. Será presencial, mas seguindo os protocolos sanitários e de saúde”, comenta Daniel Oliveira, presidente da Associação das Cafeterias de Café Especial de Pernambuco (Ascape).

A 6ª edição do Recife Coffee conta com o patrocínio da Koar e Coffee Bar, apoio do Sebrae e parceria com as torrefações Selen Café, Kaffe Torrefação, Café do Brejo, Santa Clara e Versado.

Mais informações: www.instagram.com/recifecoffeeoficial

TEXTO Redação • FOTO Felipe Ramos

Café & Preparos

Campeões comentam sobre os Campeonatos de Barismo em 21º episódio da websérie da BSCA

Na quarta-feira (13) acontece o lançamento do 21º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo da vez explica sobre os Campeonatos de Barismo (Barista, Brewers, Cup Tasters, Latte Art, Coffee in Good Spirits e Torra). Além de nomes importantes, os atuais campeões brasileiros das categorias contam como funcionam as disputas, as regras, a preparação para as competições e o reconhecimento.

Os convidados do episódio foram: Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA; Daniel Coli, da Achega/Oficina do Espresso; Boram Um, da Um Coffee Co. e atual Campeão Brasileiro de Barista; Julia Fortini, da Academia do Café e atual Campeã Brasileira de Brewers; Jonathan Piazarolo, da Trentino Cafés Especiais a atual Campeão Brasileiro de Torra; Phelippe Nascimento, da CarmoCoffees e atual Campeão Brasileiro de Cup Tasters; Tiago Gonçalves da Rocha, atual campeão de Latte Art; e Emerson Nascimento, do Coffee Five e atual campeão brasileiro de Coffee in Good Spirits.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados todas as quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Marcus Desimoni / NITRO

Café & Preparos

Aeropress: Conheça o método de preparar café sob pressão!

O mais engraçado dessa história é que a aeropress não foi criada por um barista nem por uma empresa do setor, mas sim por um fabricante de brinquedos norte-americano

Foto: William Moreland

Em 2005, Alan Adler dava vida a um dos métodos de preparo mais versáteis do mercado. Com a aeropress é possível testar diferentes proporções de água, pó de café, moagem e tempo. O resultado na xícara é uma bebida com características de doçura e corpo ressaltadas.

Lembrando uma grande seringa, este método tem 29 cm de altura e é composto por sete peças: base, porta-filtro, êmbolo, funil, armazenador de filtro extra, dosador e mexedor. O filtro usado costuma ser o descartável de papel, circular e plano, mas existe uma versão de metal chamada “able”.

A versatilidade também é em relação a como você pode extrair o seu café: do jeito invertido ou tradicional. Para fazer no invertido, basta encaixar as duas partes, deixando o êmbolo embaixo. Em cima, coloque o pó, a água e misture. Fixe o filtro com o porta-filtro e vire-a de cabeça para baixo, apoiando-a sobre uma caneca. Desça o êmbolo!

Já no modo tradicional, encaixe o filtro com o porta-filtro e posicione a aeropress em cima de uma caneca. Coloque o pó de café, a água e mexa. Encaixe o êmbolo e faça pressão para que ocorra a extração.

Foto: William Moreland

Por ser leve e compacta, é uma boa opção para levar em viagens! O café que a aeropress produz pode ser considerado intermediário entre o espresso e o filtrado, pois sua extração mescla três técnicas: a infusão, com o pó de café em contato com a água; a pressão do ar, feita quando o êmbolo é abaixado; e a filtragem, devido ao uso do filtro.

Na xícara, é possível notar os óleos essenciais do grão, que é rico em polifenóis, substâncias oxidantes. Apesar disso, quando comparada com a french press, por exemplo, a aeropress apresenta uma bebida mais limpa, sem resíduos, resultado do filtro utilizado.

Sabor, doçura e corpo são características que sobressaem na bebida, mas é importante lembrar que o resultado final varia de acordo com o café utilizado. Prefira cafés especiais, com rastreabilidade!

É tão importante que existe até campeonato!

Tanto a competição nacional quanto a mundial buscam avaliar e premiar o melhor café extraído no método. Aqui no Brasil, entre agosto e setembro deste ano, foi realizada a 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress! Clique aqui e veja os resultados da disputa.

O grande vencedor de 2021 foi o barista Matheus Filagrana, da cafeteria Blum’s Kaffee, de Blumenau (SC). Ele preparou a bebida utilizando o modo invertido da aeropress! Que tal tentar reproduzir a receita campeã em casa? Confira o passo a passo:

Escalde o filtro de papel, a aeropress e a caneca. Moa 18 g de café na moagem média grossa. No método, coloque o café moído e 150 ml de água a 83ºC. Mexa o café dez vezes para frente e para trás, com turbulência, usando o mexedor. Tampe a aeropress imediatamente. Este processo completo deve ser feito em 35 segundos.

Deixe em infusão por até 1 minuto e 15 segundos. Inverta a aeropress e pressione com força média de até 1 minuto e 25 segundos. Espere 5 segundos sem fazer força e termina de pressionar com força até 1 minuto e 45 segundos (parar quando der o barulho características de espuma, quando acabar o líquido de cima). Adicione 40 ml de água a 73ºC diretamente na bebida final. Está pronto! A dica do Matheus é provar a bebida aos poucos até esfriar, uma vez que a percepção sensorial muda conforme o café esfria.

Quer uma aeropress para chamar de sua? O método está à venda no site da Café Store!

TEXTO Gabriela Kaneto

Café & PreparosMercado

Pesquisa revela que a pandemia alterou a forma como o brasileiro consome café

Foto: Esteban Benites

Este ano, o Instituto Axxus realizou uma pesquisa intitulada “Hábitos e preferências dos consumidores de café no Brasil, em 2021, comparados com 2019”. O estudo contou com a participação de 4.200 pessoas, sendo 52% dos entrevistados da Região Sudeste, 18% da Região Sul, 13% da Região Nordeste, 10% da Região Centro-Oeste e 7% da Região Norte. Do total, 4.074 afirmaram gostar de café.

Aumento no consumo de café

O consumo diário registrou crescimento em relação ao último ano da pesquisa: 30% dos entrevistados afirmaram tomar mais de 6 xícaras de café por dia (29% em 2019), 45% disseram tomar entre 3 e 5 xícaras por dia (44% em 2019), 10% tomam até 2 xícaras por dia (8% em 2019) e 12% bebem até 1 xícara diária (11% em 2019).

Do total de entrevistados que tomam café (4.074), quando questionados em relação ao horário de consumo, 98% afirmaram tomar a bebida ao acordar, 89% durante a manhã, 79% durante o almoço, 64% durante a tarde e 38% à noite. Em relação a 2019, houve um aumento no consumo em todos os horários.

De acordo com a pesquisa, na pandemia o café deixou de ser uma oportunidade de interação com as pessoas e passou a ser uma pausa na rotina. 57% dos entrevistados que gostam de café afirmaram que a bebida melhora o humor e a disposição, 39% que o hábito é um ritual de prazer e bem estar, 37% disseram ser um momento de pausa e reflexão, 3% degustam e saboreiam a bebida, e 3% relatam ser uma oportunidade de interação com pessoas.

Mudança no local de consumo

Outro dado importante é em relação ao local de consumo, que, quando comparado com 2019, deixou de ser no trabalho e passou a ser em casa: a maioria toma café no lar, seguido de na casa de parentes e amigos, no trabalho e, por último, nas cafeterias, bares e restaurantes. Mesmo com a mudança na rotina, 49% relataram ter aumentado o consumo de café em 2021, enquanto que 46% mantiveram e 5% reduziram.

Foto: Karl Fredrickson

Com o hábito de tomar café migrando para dentro de casa, mudou-se também a forma de preparar a bebida. Isso também foi sentido no estudo: 59% fazem o café no coador de pano, 42% na cafeteira elétrica com coador de papel, 35% no coador de papel, 13% na cafeteira italiana ou moka, 11% na máquina de sachê ou cápsula, 9% na espresso de máquina, 6% na prensa francesa, 6% faz café solúvel e 1% responderam que utilizam outros métodos.

Sobre a ida as cafeterias, em 2019, 48% dos entrevistados haviam dito que frequentavam cafeterias com frequência, enquanto que 52% disseram que não frequentavam. Já em 2021, por conta da pandemia, o cenário é outro: 9% disseram que frequentam com frequência e 91% relataram que não estão frequentando (desses, 28% disseram que não frequentarão as cafeterias com a mesma frequência de antes da pandemia).

Critérios de escolha na hora da compra

A pesquisa relatou que em 2021, os consumidores foram mais sensíveis quanto aos preços, promoções e ofertas. Na hora de escolher o café, 39% escolhem a marca de menor valor dentre as que preferem; 21% compram a marca mais barata; 15% priorizam qualquer uma dentre as marcas que preferem; 12% compram a marca favorita independente do preço; 11% escolhem o que está na promoção; 1% não têm critério de escolha; e 1% não souberam responder.

Os selos de qualidade presentes nas embalagens também foram instrumentos do estudo: 81% dos entrevistados disseram que acreditam que o produto com selo é melhor, enquanto que 5% acreditam que não há diferença, 8% desconhecem ou nunca repararam nos selos e 6% não souberam responder. 94% das pessoas relataram que diante de um produto com selo e outro sem selo, com preços iguais, preferem levar o com selo.

Visitas a fazendas de café

O turismo rural é um assunto que vem crescendo no setor, com grandes chances de virar uma tendência no pós-pandemia. Do total de entrevistados (4.200), 91% afirmaram que gostariam de visitar, conhecer, degustar e se hospedar em uma fazenda produtora. O número apresentou crescimento de 4% quando comparado com 2019 (87%).

TEXTO Redação

Café & Preparos

Conheça mais sobre o trabalho do mestre de torra no 20º episódio da websérie da BSCA

Na quarta-feira (6) acontece o lançamento do 20º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo da vez explica sobre a profissão do mestre de torra e a sua importância para o setor dos cafés especiais. Para falar sobre o assunto, foram convidados: Daniela Capuano, da Capuano Coffee; Jonathan Piazarolo, da Trentino Cafés Especiais e Ivan Totti, da Academia do Café.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados todas as quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação

Café & Preparos

Nestlé Professional anuncia programa de capacitação e desenvolvimento de jovens na gastronomia

A Nestlé, por meio da Nestlé Professional, anuncia a realização de mais uma edição do Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil, programa que tem como objetivo fomentar a inclusão de jovens estudantes em situação de vulnerabilidade entre 18 e 26 anos no mercado de trabalho.

Com a participação de 30 jovens, serão realizadas três ondas de capacitação (10 pessoas em cada) durante os meses de outubro e novembro, na cozinha da Nestlé em São Paulo, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. O programa, que é uma extensão do Young Culinary Talents (YOCUTA), está presente em diversos países da América Latina.

Além de aprenderem sobre técnicas culinárias, nutrição e produtos, eles também são capacitados pelo RH para se prepararem para entrevistas e para o primeiro contato com empregadores. Para esta edição, o programa conta com a parceria de renomados profissionais, como a chef Carole Crema, que participa pela primeira vez do projeto, além do premiado chef francês Laurent Suaudeau e do confeiteiro Flávio Federico, que já participaram em edições anteriores do programa.

O Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil foi criado para revelar talentos da culinária nacional e reforçar o compromisso da Nestlé em apoiar talentos das novas gerações em diversas áreas de atuação, na transição entre a fase de estudos para o primeiro emprego.

Criado pela Nestlé Professional, o programa é parte do projeto global Nestlé Global Youth Initiative, lançado em 2013, na Europa, para contribuir com o combate ao desemprego e a capacitação entre os jovens.

TEXTO Redação • FOTO Sebastian Coman

Café & PreparosCafezal

Segunda temporada do programa No Pé do Café estreia no dia 2 de outubro

A EPTV Sul de Minas – emissora afiliada à Rede Globo no interior de São Paulo e Sul de Minas, apresenta a segunda temporada do programa No Pé do Café, com estreia marcada para o próximo sábado (2). Com nove episódios, o conteúdo será transmitido para toda a área de cobertura do Grupo EP, conglomerado de mídia com atuação em 317 municípios, nas regiões de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Sul de Minas (MG).

O programa é apresentado pelo engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, que atua como cafeicultor, consultor e professor universitário. Além do conteúdo técnico, os episódios trarão outros assuntos relacionados ao café, apresentados pela jornalista Mariana Migliorini, bem como: consumo, experiências com a bebida, culinária, histórias das fazendas e seus moradores, tudo isso tendo a música como complemento para harmonizar o especial.

Richard Aguiar, diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, comemora a realização da segunda temporada do especial: “O café é uma paixão nacional, que diz muito da cultura do nosso telespectador. Na primeira temporada, no Sul de Minas, nós trabalhamos um conceito muito técnico do agronegócio, focando mais no produtor rural. Agora, abrimos o leque de possibilidades, com um programa voltado também para o consumo, culinária, turismo cafeeiro e pautas do universo dos cosméticos, mostrando a aplicabilidade do café em produtos”.

Serviço
2ª temporada do programa No Pé do Café
Quando:
aos sábados, de 2 de outubro a 27 de novembro de 2021 (9 episódios inéditos)
Horário:
6h50
Exibição na EPTV

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

BaristaCafé & Preparos

Matheus Filagrana é o grande campeão de Aeropress 2021

Nossa diretora de conteúdo Mariana Proença e a editora-assistente Natália Camoleze pegaram a estrada, na última sexta-feira (24/09), rumo a Santo Antônio do Amparo. O motivo? Acompanhar a final do Campeonato Brasileiro de Aeropress.

Devidamente testados em relação a covid-19, a organização do campeonato, participantes e nossa equipe, se reuniram na Fazenda Cachoeira, que foi sede para as apresentações finais. Os 9 competidores classificados para essa fase, em Belo Horizonte, foram divididos em 3 chaves. Saiba como foi a primeira etapa aqui.

Depois de uma manhã de treinos e ajustes, os competidores se apresentaram, durante 8 minutos, em um cenário montado na Fazenda Cachoeira ao ar livre. Os juízes desta etapa foram Eystein Veflingstad – 3ª Onda Consultoria em Cafés; Miriam Aguiar – da Fazenda Cachoeira e Tiago Damasceno – Cofundador do Oop Café.

A final foi recheada de emoções. Com a aproximação da chuva os competidores tiveram que preparar o café e aguardar ansiosos pela prova dos juízes, que segundo eles os cafés estavam ótimos e bem difícil de decidir. O grande campeão foi Matheus Filagrana, da Blum’s Kaffee, de Blumenau (SC). O segundo lugar ficou com Amanda Lobo, da Subverso Coffee, de Goiânia (GO) e em terceiro Pamela França, também da Blum’s Kaffee. leia mais…

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Mariana Proença/ Natália Camoleze/ Café Editora

Café & Preparos

BSCA destaca a importância dos cursos sobre café em 18º episódio de websérie

Na quarta-feira (22) acontece o lançamento do 18º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo da vez explica sobre a importância dos cursos em diferentes áreas do café, como produção, torra, sensorial e preparo da bebida, para o crescimento profissional de quem busca se aprofundar na área.

Para falar sobre o assunto, foram convidados: Rashid Yasin, da Ranan Treinamentos e Cursos/Chancelado BSCA; Luiz Eduardo Melo, da Supernova Coffee Roasters; Adriana Valinhas, do Language Café/ Instrutora SCA e BSCA School; Joel Shuler, da Café Brasil/Instrutor CQI em parceria com a BSCA; Douglas Cal Martins, da Minasul/Instrutor BSCA School; e Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados todas as quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Café Editora