Café & Preparos

Tomar café faz bem para o fígado?

O café não só é delicioso, mas pode fornecer um impulso de energia necessário pela manhã ou durante uma tarde sonolenta. Ele também é conhecido por reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes. O que algumas pessoas podem não perceber, porém, é que o café também pode melhorar a saúde do fígado.

A pesquisa mostrou continuamente que o café pode ter um efeito hepatoprotetor, o que significa que pode ajudar a proteger o fígado contra danos. Isso é o oposto do álcool, por exemplo, que pode levar à hepatotoxicidade (lesão no fígado) se consumido com muita frequência.

1) O café pode protegê-lo da fibrose hepática

A fibrose hepática é um problema sério causado pelo acúmulo de tecido cicatricial em excesso no fígado. Com o tempo, isso pode afetar a função do órgão, mas estágios leves de fibrose geralmente podem ser revertidos por meio de mudanças no estilo de vida e medicamentos.

Um estudo do The Journal of Hepatology descobriu que beber café (e chá) regularmente pode ajudar a reduzir o risco de fibrose hepática. Uma das maneiras de testar a fibrose é medindo a rigidez do fígado, e este estudo mostrou que o consumo de café foi associado a isso.

2) O café pode ajudá-lo a controlar os níveis de enzimas hepáticas

Seu fígado contém enzimas que aceleram certos processos em seu corpo, como a quebra de toxinas, produção de bile e o combate a infecções. Se o seu corpo produzir muitas dessas enzimas, elas podem vazar na corrente sanguínea, o que pode ser um sinal de doença ou dano hepático.

A pesquisa mostrou que beber café pode diminuir as concentrações de enzimas hepáticas, especificamente em pessoas que consomem grandes quantidades de álcool. Também foi encontrado que o café diminui essas enzimas em pessoas com maior risco de doença hepática.

3) O café pode reduzir o risco de cirrose

A cirrose hepática é o estágio posterior e mais grave da cicatrização do fígado que foi mencionado anteriormente. Infelizmente, a cirrose geralmente não pode ser revertida como a fibrose, e pode levar a muitas complicações graves de saúde.

Felizmente, o consumo de café tem sido associado a ajudar a reduzir a doença. Mais especificamente, a pesquisa mostrou que o café também pode ajudar a reduzir o risco de cirrose alcoólica (estágio posterior da doença hepática alcoólica), bem como reduzir o risco de mortalidade causada pela cirrose alcoólica.

4) O café pode ajudar a reduzir o risco de câncer de fígado e doenças

Como você pode ver, o consumo de café pode fazer maravilhas para a saúde do fígado. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), beber esta deliciosa bebida também pode reduzir o risco de câncer de fígado.

Outros estudos mostraram também que o café não só tem o potencial de reduzir o risco de câncer de fígado, mas também pode retardar a progressão da doença hepática em algumas pessoas.

TEXTO As informações são do Eat This, not that! / Tradução Juliana Santin

Deixe seu comentário