Café & Preparos

Casal leva cultura dos cafés especiais para Presidente Prudente (SP) através de cafeteria itinerante

“Isso mesmo, montamos a tenda na rua e servimos cafés de qualidade”. Esse é o propósito da Birzenech Cafés Especiais, uma cafeteria itinerante comandada pela enfermeira Deborah Veneziano e por seu marido, o jornalista Laércio Guidio. Apaixonados por este universo, o casal entrou de cabeça no ramo, se profissionalizou no barismo e hoje aquece a cena de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Quem encontrar a tenda nas ruas do município, poderá experimentar bebidas feitas a partir de grãos cultivados e torrados no Sul de Minas, inclusive do famoso café do Jacu. “Moramos por cinco anos em São Lourenço (MG) e conhecemos bem os cafés da região. A maioria dos pequenos cafeicultores que trabalhamos são premiados”, conta Laércio. Ele e Deborah preparam tudo na hora, ao ar livre, nos métodos hario v60, woodskull, chemex, clever, aeropress, koar e vietnamita.

Ele comenta que o trabalho ao longo desses oito meses de funcionamento é de formiguinha, uma vez que grande parte da comunidade local nem sabia que existia outro tipo de café além do tradicional das prateleiras dos supermercados. “Aproveitamos a oportunidade para conversar com as pessoas sobre cafés especiais. Explicamos sobre o sensorial, tipos de métodos de preparo, diferentes moagens. Uma breve troca de experiência com cada pessoa que passa pela nossa tenda, essa é a nossa forma de propagar a cultura do bom café”, conta o barista.

Além das ruas, a tenda de Deborah e Laércio também marca presença em eventos da região, como o Dia da Feira, iniciativa que leva diferentes culturas gastronômicas para dentro de condomínios em Presidente Prudente. “Onde chamam a gente vai e leva café especial, não importa o horário. Mesmo no período da noite, quando mais acontecem os eventos e quando menos tem cafeterias abertas, a gente não perde a oportunidade de participar e levar nossos cafés. Adaptamos nosso cardápio e servimos opções de cafés gelados”, explica ele, que prepara drinques cafeinados com laranja e sodas italianas, cappuccino gelado e irish coffee.

Apesar de estar nos planos abrir uma cafeteria fixa, o casal não pretende abrir mão da experiência itinerante. “Mesmo com a cafeteria física, a tenda vai continuar. É um jeito gostoso que achamos de ir até as pessoas, de levar café de qualidade para as praças e condomínios, praticamente no quintal das casas”.

Quer conhecer mais sobre o trabalho de Deborah e Laércio? Confira o Instagram da Birzenech Cafés Especiais!

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário