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Um ovo, dois ovos, três ovos assim: 11 sabores para você explorar nesta Páscoa

A Páscoa é uma das datas mais esperadas por todos anualmente. A prática da troca de chocolates e gostosuras impulsiona criações inovadoras. Selecionamos alguns ovos como sugestão para a data, com marcas que apresentam novas combinações e despertam curiosidade. Confira!

Chocolate com cerveja, da La Vie en Douce
Fugindo do convencional, os cervejeiros resolveram se unir aos doceiros para criar um ovo com cerveja. A casca é recheada por ganache de chocolate combinada com Sa’si, cerveja escura da Cervejaria Nacional, que resulta na harmonização entre doçura e amargor. A edição é limitada e os ovos podem e ser encontrados na Cervejaria Nacional ou na loja La Vie en Douce. Preço: R$ 48 (300 gramas). Onde encontrar: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros – São Paulo (SP). Mais informações: (11) 3088-7172; (11) 4305-9368 ou www.lavieendouce.com.br

CERVEJARIA NACIONAL

Romeu e Julieta, da Jelly Bread
Criadas pela chef Amanda Lopes, as gostosuras da loja vêm com tudo esse ano. Feito de chocolate branco belga, brigadeiro branco de queijo, goiabada e crumble de amêndoas, o ovo aposta numa versão moderna do doce tradicional (queijo e goiabada). O ovo é comercializado em uma bela caixinha para presentear. Preço: R$ 67 (500g) e R$ 97 (1kg). Onde encontrar: Av. Cidade Jardim, 56 / 60 – Jardim Europa, São Paulo – SP. Mais informações: www.jellybread.com.br/home

www.tbfoto.com.brJELLYBREAD - SP/SP - 03/02/2015Foto: Tadeu Br

Ganache de manjericão com amêndoas laminadas, da Chococrie
A Chococrie, que permite personalizar seus chocolates, lança um ovo feito à base de chocolate 70% cacau e ganache de manjericão, prometendo frescor e suavidade. As lascas de amêndoa dão ao recheio uma textura crocante, sendo o toque final na combinação. Preço: R$ 46,55 (300g) e R$ 83,85 (590g). Mais informações: www.chococrie.com.br

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Figo seco com ganache de chocolate branco e champagne, da Confeitaria Dama
Destacando-se por sua técnica artesanal de produção, a doceria resolveu apostar no chocolate branco. A saborosa mistura entre chocolate meio amargo, figo seco, ganache de chocolate branco e champagne promete deixar todos com água na boca. O ovo pode ser encontrado nas lojas da marca. Preço: R$ 89 (250g). Mais informações: www.confeitariadama.com.br ou (11) 5182-5088; (11) 3661-5852.

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Bolo de Cenoura com Brigadeiro de Nutella, da Madame Formiga
Tem aspecto cremoso e é preparado com chocolate belga Callebaut, 70% cacau. A embalagem personalizada acompanha uma colher de madeira. Preço: R$ 94 Onde encontrar: Rua Doutor Carlos Guimarães, 418 – Cambuí, Campinas – SP. Mais informações: (19) 3255-5984 ou www.madameformiga.com.br/
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Corte de paçoca, da Amor aos Pedaços
A marca apresenta o ovo de chocolate ao leite recheado com camadas de creme de paçoca e wafer. A delícia faz parte da linha Ovos de Corte, perfeita para presentear. Disponível até o dia 6 de abril nas lojas Amor aos Pedaços. Preço: R$ 72. Mais informações: (11) 4094-5877 ou www.amoraospedacos.com.br/lojas.php

AMOR AOS PEDAÇOS

Licor Cherry, da Munik
A marca trás para este ano o ovo recheado com bombons de licor de cereja. A embalagem é elegante e também boa opção de presente. Preço: R$ 35 (250g). Mais informações: (11) 2281-0000 ou chocolatesmunik.com.br

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Rendado de chocolate belga ao leite, da Xan Xan Chocolate
O ovo com decoração sofisticada é inteiramente folhado com Pailleté Feuilletine, massa folhada francesa de flocos finos, que traz uma textura crocante para o produto. Preço: R$ 75 (200g). Mais informações: xanxan.com.br

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Cacau de Páscoa, da Amma Chocolate
O ovo é apresentado em quatro opções diferentes: 100% e 60% cacau orgânico, sabor Gula Merah (açúcar de coco) com 70% cacau e ingredientes orgânicos e o 45% ao leite. Preço sugerido: R$ 80 (250g). Mais informações: (11) 3032-5346 ou www.ammachocolate.com.br

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Sensação, da Mesa Nena
Tradicional mas sempre um dos mais pedidos, o ovo de Páscoa Sensação é recheado por brigadeiro tradicional e brigadeiro rosa e conta com raspinhas de morango na cobertura. Todas as guloseimas da loja são produzidas artesanalmente pela chef Maria Fernanda Chueiri. Preço: R$ 60 (800g). Onde encontrar: R. Dr. José Áureo Bustamante nº 55 – Chácara Santo Antônio – São Paulo. Mais informações: (11) 5182-6362 ou www.mesadanena.com.br

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Miniovos, da Starbucks
A loja dispõe de ovinhos em três sabores: caramelo com flor de sal, ao leite e avelã. Os ovos podem ser encontrados em qualquer loja da marca. Preço: R$ 9,90 (55g) Mais informações: www.starbucks.com.br

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CURSOS DE PÁSCOA
Na Páscoa, a vontade por chocolates é dobrada. Com todos aqueles ovos deliciosos nas prateleiras dos supermercados e docerias não dá mesmo para resistir. Mas preparar o seu próprio em casa pode ser ainda mais gostoso. Confira dicas de cursos e aprimore os seus dotes culinários.

Cursos Chocolates Garoto
Inscrições: as inscrições são feitas diretamente nos pontos de vendas em que as aulas ocorrem. As informações devem ser obtidas diretamente com as lojas.
Quem pode se inscrever: sem restrições
Data de início: Unidades da Chocolândia (centro culinário e sede dos cursos Chocolates Garoto)
Unidade Lapa: 23/03 – 14h e 18h30 e 09/04 – 14h e 18h30. Telefone: (11) 3123-3968
Unidade Guarulhos: 24/03 – 9h, 17/04 – 9h e 20/04 – 14h. Telefone: (11) 4574-7620
Unidade Santo Amaro: 07/04 – 9h e 14h. Telefone: (11) 5698-4450
Unidade Tatuapé: 08/04 – 18h30. Telefone: (11) 3388-2120
Unidade Ipiranga: 08/04 – 9h e 15/04 – 9h. Telefone: (11) 2889-7600
Unidade Sto. André: 10/04 – 9h e 14h. Telefone: (11) 4427-9311 ou (11) 4433-6330
Custo: De R$ 10 a R$ 350
Mais informações: sacgaroto@garoto.com.br

Cursos Chocolate Academy
Inscrições: podem ser feitas pelo site e permanecem abertas até lotação de turmas
Quem pode se inscrever: sem restrições
Datas de início: confira calendário no site
Custo: De R$ 90 a R$ 1.900
Endereço: Av Paulista, 1,048, 12° andar – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2123-7955

Cursos Chocoleste
Inscrições: por telefone ou na própria loja
Quem pode se inscrever: somente acima de 12 anos
Data de início: conferir calendário no site
Custo: – Cursos gratuitos – Cursos bônus: o cliente retira produtos da loja Chocoleste no valor pago estipulado – Cursos pagos (de R$ 10,00 a R$ 350)
Endereço: Rua Guaiaúna, 54 – Penha – SP Telefone: (11) 2296-3433 / (11) 3589-7777

TEXTO Stephanie Schmiegelow • FOTO Divulgação

Mercado

Nespresso lança cápsula de café indiano

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A Nespresso começa a vender a partir do dia 6 de abril a nova cápsula Monsoon Malabar.

O blend é o primeiro Grand Cru Edição Limitada do ano. Trata-se, segundo a marca, de um café indiano exposto a ventos de monções tropicais, armazenado perto do mar na costa de Malabar.

Especiarias, madeira e um toque salgado dão o tom deste blend.

O sleeve (embalagem com 10 cápsulas) custa R$ 25 e pode ser adquirido nas lojas Nespresso.

Mais informações: www.nespresso.com

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Nespresso

Cafeteria & AfinsMercado

ABIC celebra 42 anos com foco em aumento de 3% no consumo de café

Café torrado e moído

Café torrado e moído

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) completou 42 anos nesta semana. Com o lema Café: não basta ser puro, tem que ter qualidade a entidade tem como foco integrar indústrias, varejo e pontos de consumo. A ABIC nasceu em 1973, em uma época que havia uma grande queda no consumo de café, ocorrida entre as décadas de 70 e 80. O setor, que em 1965 industrializava 8,15 milhões de saca/ano, chegou a processar apenas 6,5 milhões de sacas em 1985. Até 1986, o Brasil consumia 6,7 milhões de sacas de 60 Kg de café. Em 2004, o consumo subiu para 14,9 milhões de sacas. Atualmente o brasileiro consome mais do que duas vezes a bebida desde a implantação, em 1989, do Selo de Pureza ABIC. Os dados de 2014 mostram recuperação da demanda e aumento de 1,24%, chegando a 20,333 milhões de sacas. O consumo per capita aumentou ligeiramente, passando a 4,89 kg/habitante/ano de café torrado e moído (6,12 kg de café verde em grão), o equivalente a 81 litros/habitante.ano. A ABIC estima que o consumo de café volte a crescer de forma mais intensa em 2015, alcançando os 21 milhões de sacas no ano, o que corresponde a um aumento de 3%.

TEXTO Da redação • FOTO Alexia Santi/Café Editora

CafezalMercado

Leilão de cafés naturais chega a mais de R$ 9.000 por saca

foto_bsca_naturals A Revista Espresso acompanhou o leilão dos 23 lotes vencedores do 4º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil ‘Cup of Excellence Late Harvest 2014’, realizado nesta quarta-feira (4/3), através da internet. O leilão terminou a pouco e chegou ao preço de US$ 3.148 a saca do campeão Sítio Baixadão, em Cristina, região da Mantiqueira de Minas Gerais, dos irmãos Antônio Márcio e Sebastião Afonso da Silva. Ano passado o maior lance pela saca vencedora foi de US$ 15,60 por libra-peso. Este ano o valor aumentou 52% e chegou a US$ 23,80 por libra-peso. Convertendo em reais na cotação de hoje, o valor chega a R$ 9.384 a saca de 60 kg. Durante o concurso, em janeiro, o lote bateu o recorde de pontuação de naturais ao obter 95,18 pontos. Além disso, os quatro primeiros colocados tiveram notas superiores a 90 pontos, sendo considerados presidenciais pelos jurados internacionais. Outro lote que chamou atenção no leilão foi o segundo lugar, que recebeu o valor de 23,60 por libra-peso, também uma média de mais de R$ 8.500 por saca. O produtor do Sítio Sertãozinho, Elson Benedito Daniel, também é de Cristina (MG). Todos os cafés foram negociados e geraram uma receita total na ordem de US$ 375.481,00. Vamos aguardar agora o anúncio de quem são os compradores. Veja abaixo como foram os outros lotes do leilão. Os melhores cafés naturais brasileiros da safra 2014 foram adquiridos por empresas oriundas de França, Suíça, Noruega, Bélgica, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Austrália, envolvendo os continentes da Europa, Ásia e Oceania. A Starbucks arrematou o café campeão do Cup, do produtor Sebastião Afonso da Silva. O Cup of Excellence é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Sebrae. Clique na imagem para ampliar: resultado_naturals_cupofexcellence * Dólar a R$ 2,981, conforme fechamento de 4 de março  

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação

CafezalMercado

Melhores cafés naturais do Brasil são leiloados nesta quarta-feira

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Nesta quarta-feira (4/3) o mundo do café voltará ainda mais seus olhos ao Brasil, com foco no leilão dos 23 vencedores do Cup of Excellence Naturals 2014, concurso que premia os melhores de cafés naturais – colhidos e secos com casca –, inscritos no certame.

Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), realizadora do concurso, mesmo diante das fortes oscilações do mercado cafeeiro, a expectativa é grande para a obtenção de bons preços no leilão, já que o café campeão do concurso, produzido pelos irmãos Antônio Márcio e Sebastião Afonso da Silva, no Sítio Baixadão, em Cristina, região da Mantiqueira de Minas Gerais, bateu o recorde ao obter 95,18 pontos. Além disso, os quatro primeiros colocados tiveram notas superiores a 90 pontos, sendo considerados “presidenciais” pelos jurados internacionais.

O presidente da BSCA, Silvio Leite, está otimista com a possibilidade de serem registrados bons lances no leilão. “Todos os cafés que serão ofertados são fantásticos, revelando ao mundo a qualidade do produto natural brasileiro. É complicado prever algo quando pensamos em um leilão, mas o fato de o vencedor ter quebrado o recorde da competição e termos outros três cafés acima de 90 pontos nos deixa esperançosos”, revela.

Participando pela primeira vez de um concurso Cup of Excellence no mundo, a trader de cafés especiais da Starbucks Coffee Trading Company, Ann Traumann, comenta que teve uma experiência incrível durante a fase internacional realizada em Araxá (MG) e que se encantou com o produto nacional. “Descobri muitos lotes de cafés naturais maravilhosos. Os produtores brasileiros mostraram e me provaram que o Brasil é um país de cafés especiais”, anota.

O leilão será online, realizado através de uma plataforma na internet criada pela Alliance for Coffee Excellence (ACE), com início previsto para as 11h (horário de Brasília). Os interessados poderão acompanhar o pregão acessando o site da entidade, através do link http://www.allianceforcoffeeexcellence.org/en/.

O concurso Cup of Excellence Naturals é realizado pela BSCA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ACE e o Sebrae.

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Guilherme Gomes

Mercado

Restaurante de Jamie Oliver no Brasil terá café Santo Grão

Santo Grão_James Italian A cafeteria Santo Grão será a fornecedora de cafés do empreendimento do chef Jamie Oliver no Brasil, o Jamie’s Italian. A novidade, anunciada pelo restaurante, foi comemorada pela equipe do novo estabelecimento. “Diariamente, os grãos são torrados na unidade da Oscar Freire e chegarão fresquinhos ao nosso restaurante”, disse a nota. Mais detalhes sobre o café e os métodos que serão servidos ainda não foram divulgados. Em janeiro, a equipe do Jamie’s Italian participou de um treinamento na cafeteria para entender mais sobre o grão, preparos e serviço. O restaurante, localizado na Avenida Horácio Lafer, 61, no bairro Itaim Bibi, ainda não tem data confirmada de abertura.

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Jamie's Italian Brasil

BaristaMercado

Evento de café foca em curso para apaixonados pela bebida

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Um novo evento de café acontecerá no mês que vem: o Jamboree Brasil Café. Focado para o consumidor, o fórum será formado por mesas-redondas e workshops com informações teóricas e práticas. O projeto foi criado pelo especialista em café Ensei Neto, em parceria com o Clube do Café, comunidade de apaixonados pela bebida.

Com duração de um dia, em 21 de março (sábado), o Jamboree oferecerá 120 vagas e terá uma programação extensa, das 8h às 18h30. Pela manhã os painéis teóricos trarão especialistas sobre os temas Territórios, Ciência da Torra e Avaliação Sensorial. Os convidados serão confirmados em breve.

Aos participantes não será necessário conhecimento prévio de café. No período da tarde a ideia é testar equipamentos diversos, como moinhos e máquinas de espresso e colocar a mão na massa também na parte sensorial, com degustações.

Ensei nos explicou que a ideia do evento surgiu há algum tempo, mas que agora encontraram um bom espaço para realizar. O local é o showroom da marca alemã Zwilling Henckels, especializada, entre outros produtos, em facas profissionais de cozinha. Durante os workshops, os equipamentos poderão ser mexidos e testados pelos participantes, que serão divididos em grupos menores e poderão circular pelas estações montadas com diferentes métodos de preparo e acessórios.

Para Ensei o foco no público de coffee lovers e coffee geeks tem o intuito de ensinar e trocar mais com este público de forma prática e direta: “Cada vez que o consumidor tiver mais informação, ele exigirá mais da cadeia do produto”. O objetivo ao compartilhar conhecimento também será o de trazer “novas perspectivas ao mercado de café e inovação, a palavra que está nos guiando nesse projeto”.

Atrações internacionais estão sendo cogitadas, assim como profissionais de outras áreas, para que possam trazer visões de outros mercados aos participantes. Porém pelo perfil do organizador, uma das principais ênfases será mesmo nas experiências sensoriais do café e em como as regiões e processamentos, e também a torra, influenciam nas características aromáticas e de sabor do produto. Vamos aguardar!

Serviço
Data: 21 de março de 2015
Horário: 8h às 18h30
Investimento: R$ 380
Onde: Rua Oscar Freire, 578, Jardins, São Paulo (SP)
Inscrição: enseineto@gmail.com
Site e inscrições: www.jamboreebrasil.coffee

TEXTO Mariana Proença • FOTO Divulgação

BaristaMercado

Barista do Irã tem visto negado para o mundial nos EUA

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Após realizar o primeiro Campeonato Iraniano de Barista, entre os dias 30/1 e 1/2, com a participação de 34 baristas, número maior do que no Brasil, o campeão Mehran Mohammad Nezhad, da Yasi Café, não poderá representar o país no Campeonato Mundial de Barista, em abril, em Seattle, Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos negou o pedido de visto ao barista. De acordo com a campeã norte-americana, Laila Ghambari, que foi uma das organizadoras do evento no Irã, “estamos todos incrivelmente tristes mas ao mesmo tempo o que realizamos foi extraordinário: o primeiro barista campeão do Irã”.

A comunidade do café em todo o mundo está se solidarizando com o barista e sua equipe, que já tinha vários patrocínios para se apresentar nos Estados Unidos. Porém é remota a chance de reverter a decisão. Atualmente não existem relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irã. Não há embaixadores nos países e há embargo do comércio entre eles.

Leia mais sobre o crescimento do café na Ásia.

Café & PreparosMercado

Pernambuco aumenta a venda de café

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Em 2014, o estado de Pernambuco registrou um aumento de 75% na venda de café. De olho neste crescimento, a Casa dos Frios, tradicional empório de Recife que produz os famosos bolos de rolo, fechou parceria com a Baggio Café, empresa centenária no cultivo de grãos.

Fundada em 1957, a Casa dos Frios é a mais antiga importadora e delicatessen da cidade. Mesmo Recife sendo uma cidade de altas temperaturas, o consumo de café é elevado. Contudo, a participação do gourmet ainda é pequena. “Há um grande potencial para esse mercado. Muitos pernambucanos ainda não tiveram a oportunidade de experimentar cafés especiais. Queremos proporcionar isso a eles”, afirma Liana Baggio Ometto, diretora comercial.

A capital pernambucana também conta com opções de cafeterias em shoppings como o Rio Mar e Recife. É o caso do Feito a Grão, cafeteria com origem em Salvador (BA), mas que já conquistou a clientela em Recife com variados métodos de preparo de café. Outra sugestão é a Bogart Café, no bairro de Santo Amaro, que oferece drinques como o Cup Coffee, café com cupuaçu. Ainda no mesmo bairro, o Café Miró atrai os apaixonados por espresso com raspas de limão e o Café Espumone (espresso, creme de leite, leite condensado e vaporizado).

Serviço
Recife (PE)

Casa dos Frios (Avenida Rui Barbosa, 412, Graças)
www.casadosfrios.com.br

Feito a Grão
Shopping Rio Mar (Avenida República do Líbano, 251, Pina)
Shopping Recife (Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem)
www.feitoagrao.com.br

Bogart Café (Rua Afonso Pena, 96, Santo Amaro)
facebook.com/bogartcafe2011

Café Miró (Rua Afonso Pena, 165, Santo Amaro)
www.cafemiro.com.br

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Sorelle

Café & PreparosMercado

Lavazza pode confirmar a aquisição das cápsulas L’Or

lavazza-girl_1600x1200_94085Após a fusão monstro da Mondelez com a D.E Master Blenders 1753 (divisão de cafés) para criar a nova empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE), com sede na Holanda, as leis de competição da Europa forçaram a nova companhia a vender suas marcas de café L’Or e Grand’Mère. Após meses de interesse de empresas de private equity, bem como da companhia de café de Israel, Strauss Group, a mais nova informação é de que a torrefadora italiana Lavazza parece ser a companhia com mais chances de adquirir ambas as marcas. Essa compra rapidamente tornará a L’Or uma parte vital do crescimento contínuo da Lavazza em mercados de café fora da Itália – e dá à companhia uma verdadeira participação na categoria de cápsulas de café compatíveis ao sistema Nespresso. Já posicionada como uma marca de espresso de qualidade, a Lavazza deve ser capaz de expandir as vendas da L’Or atrás de um modelo de preços e produtos que focam em cápsulas para o sistema Nespresso, bem como cápsulas para suas próprias máquinas de espresso, Lavazza Blue. Estratégia e antimonopólio Nesse cenário, a venda das marcas L’Or e Grand’Mère parece ser um efeito direto das leis antitruste/antimonopólio da Europa – uma perda necessária para avançar com a aprovação da nova companhia JDE. Entretanto, a JDE pode simplesmente estar de olho no prêmio maior. A Nestlé e a Keurig estão firmemente envolvidas no mercado de cápsulas. A Keurig obteve sucesso através de uma estratégia de licenciamento com parceiros nos Estados Unidos, enquanto a Nestlé confiou totalmente em suas patentes o modelo exclusivo de vendas para atrair consumidores com poder aquisitivo. Ao invés de competir diretamente com essas companhias, sair do modelo de cápsulas pode demonstrar o compromisso da JDE com seus sachês de café, bem como o foco em mercados emergentes onde os sistemas Nespresso e Keurig podem ser caros para muitos consumidores. Nesse meio tempo, a Lavazza se torna um competidor mais forte para a Nespresso. Embora a JDE traga a concorrência para Ásia Pacífico e América Latina, essa venda à Lavazza cria outro oponente para a Nestlé na região de alto poder aquisitivo da Europa Ocidental. leia mais…

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Lavazza