Mercado

Confira os cafés do Coffee of The Year 2017

Com base nas provas da Associação de Cafés Especiais (SCA) e as notas de qualidade do Instituto de Qualidade do Café (CQI), 150 amostras de cafés acima de 80 pontos foram selecionadas para participar da Sala de Cupping&Negócios, programação que acontece durante a Semana Internacional do Café, feira realizada em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro.

Desta primeira filtragem, obtida de mais de 230 amostras, os dez melhores cafés especiais concorrerão ao Coffee of The Year 2017. Na feira, os “Top 10” estarão disponíveis sem identificação para uma degustação às cegas realizada pelo público visitante do evento, que votará na bebida favorita. O resultado será divulgado no último dia da SIC.

Para entrar neste ranking, os cafés indicados pelos produtores precisaram atingir uma classificação mínima de 80 pontos. A avaliação sensorial levou itens como aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. Na sala, os cafeicultores selecionados farão a promoção de seus cafés a compradores e outros provadores.

Para a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, uma das organizadoras da feira, o evento é uma ótima oportunidade para divulgar o produto e realizar negócios. “O Coffee of The Year é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café, mostra a qualidade da região e também uma tendência de mercado”, diz.

Confira a lista dos 150 escolhidos aqui.

Melhores do Brasil
Em 2016, o produtor Afonso Lacerda, da Dores do Rio Preto, região do Caparaó (ES/MG), foi o grande vencedor na modalidade arábica. Já na modalidade conilon, quem levou a melhor foi o produtor José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia (ES).

Para o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó, vencedor do concurso nos anos de 2014 e 2015, a visibilidade proporcionada pela premiação é muito significativa para o desenvolvimento da produção.

(Texto publicado originalmente no site CaféPoint)

TEXTO Camila Cechinel • FOTO Bruno Lavorato e Vitor Macedo

Mercado

Palestras e oficinas ajudam a montar sua própria cafeteria

Durante os dias 25, 26 e 27/10, a Cafeteria Modelo, evento que acontece durante a Semana Internacional do Café, funcionará como um espaço direcionado para o mercado de food service. Com programação gratuita e paga, as oficinas e palestras focam na capacitação técnica e na orientação em planejamento de negócios, ajudando quem pretende montar sua própria cafeteria.

As palestras gratuitas, que possuem os temas “Café e Pessoas – A Importância Do Bom Atendimento”, “Oficina de Qualidade da Água” e “Franquia ou Loja Própria? Aprenda com quem Empreende”, serão dadas no dia 25/10 por profissionais como Leonardo Gonçalves, barista e vencedor do Campeonato Brasileiro de Aeropress 2017; Luis Ponciano, da Everpure Pentair; Deiverson Migliatti, proprietário do Sterna Café e Bruno Gomes, gerente de operações.

Também sem custos, as oficinas serão realizadas no dia 26/10 e ministradas por nomes como Camila Arcanjo, da Sindicafé, SP; Mônica Pinto, da ABIC; Guilherme Amado, da Nespresso; Felipe Brazza, da Café da Semana e Alan Cavalcanti, Gabriel Diniz e Lidiane Souza, representantes do Recife Coffee.

A programação paga, que acontece no dia 27/10, conta com as palestras de Paula Dulgheroff, do Mundo Café, e Regina Machado, do Coffee Lab. Respectivamente, cada barista falará dos temas “Quais são os melhores métodos de preparo de café para o seu negócio?” e “Água: a base de um bom café”. Com investimento de R$ 150 e R$ 450, cada curso possui dez vagas disponíveis.

A programação é indicada para iniciantes, apreciadores, produtores de café, torrefadores, traders de café, classificadores, empresários, proprietários de cafeterias, baristas, donos e gerentes de bares e restaurantes e gerentes de hotéis.

Mais informações: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=1150

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Vitor Macedo

Mercado

Torra do café será tema de Simpósio durante a SIC

Pela segunda vez no Brasil, a World Coffee Events (WCE), evento da Specialty Coffee Association (SCA), realizará durante a Semana Internacional do Café o Re:Verb: Simpósio de Cafés Especiais.

Com objetivo de inspirar a comunidade de profissionais de café, o Re:Verb contará com palestras com temas relacionados à torra do grão, buscando desenvolver um diálogo sobre as tendências atuais no mundo e explorar o papel do Brasil no mercado de cafés especiais atualmente e no futuro.

Tendo como público-alvo proprietários de cafeterias, torrefadores, traders de café, cooperativas, baristas e apreciadores, os tópicos mencionados no Simpósio serão “O Negócio de Torrar”, “A Arte e a Ciência da Torra” e “Torra: Desafios e Benefícios de Incorporar a Torrefação em sua Empresa”.

Nomes como Emílio Lopez Diaz, fundador da Topeca Coffee Roasters; Talor Browne, co-fundadora e mestre de torra da Talor&Jorgen and Fryd; Isabela Raposeiras, Q-Grader, SCAA Cupping Judge e fundadora do Coffee Lab; e Joanna Alm, diretora da Drop Coffee Roasters, Felipe Croce, fundador do Isso é Café, ministrarão as palestras da programação.

Com vagas limitadas, o Re:Verb acontecerá durante o último dia da SIC, em 27/10, das 8h30 às 16h. O valor total do Simpósio é de R$ 290 durante o primeiro lote.

Serviço
Re:Verb: Simpósio de Cafés Especiais
Quando: 27/10, das 8h30 às 16h
Onde: Semana Internacional do Café – Expominas, Belo Horizonte (MG)
Preço: R$ 290
Mais informações: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=2585

TEXTO Redação • FOTO Alexia Santi/Agência Ophelia

Mercado

Starbucks anuncia nova bebida para a criançada

Em comemoração ao Dia das Crianças, a rede de cafeterias Starbucks está lançando uma novidade feita especialmente para os pequenos: o Happy Frappuccino.

A bebida, que não leva café, é feita de mocha branco, choco chips e uma base de creme, tudo isso batido com gelo. Para finalizar a composição, chantilly da marca, calda de brigadeiro e granulados coloridos com formato de letrinhas são adicionados por cima para agradar a criançada.

O Happy Frappuccino estará disponível em todas as lojas Starbucks espalhadas pelo Brasil a partir do dia 6/10. Porém, por ser uma novidade limitada, constará no cardápio até o feriado, dia 12/10.

O lançamento será comercializado em três tamanhos, 300 ml (Tall), 400 ml (Grande) e 500 ml (Venti), e contará com preços a partir de R$ 15,90.

Mais informações: www.starbucks.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Workshop sobre a água e o café acontece na SIC

O cafezinho que nós tomamos praticamente todo dia é bom não só pela qualidade dos grãos que escolhemos utilizar (sim, isso também é um fator importantíssimo), mas também pela água que usamos em seu preparo.

Ela exerce um papel muito mais importante do que a gente pensa. A água precisa estar na temperatura ideal e ficar em contato com o café por um determinado tempo para que a bebida saia perfeita. Fatores como cloro e impurezas também podem alterar o sabor no resultado final.

Para aprender as técnicas e os detalhes sobre este assunto, a Semana Internacional do Café (SIC) terá o conteúdo “Água: a base de um bom café”, no dia 27/10. O workshop contará com degustação às cegas de um único café onde a variável será a água, permitindo que os participantes exercitem a percepção da influência de cada tipo de água em sua xícara.

Realizada dentro da Cafeteria Modelo, o workshop será ministrado pela barista Regina Machado, do Coffee Lab, como palestrante e instrutora. O valor para participar é de R$ 450 e apenas 10 vagas estão disponíveis.

Serviço
“Água: a base de um bom café”
Onde: Semana Internacional do Café – Expominas, Belo Horizonte (MG)
Quando: 27/10
Valor: R$ 450
Mais informações: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=1150

TEXTO Redação • FOTO Lucas Albin/ Agência Ophelia

Mercado

Orfeu anuncia duas iniciativas no mês de outubro

Em comemoração ao Dia Internacional do Café, que aconteceu no dia 1º de outubro, o Orfeu Cafés Especiais se juntou com a Casa Santa Luzia para realizar uma degustação aberta aos apreciadores. Além da celebração, a ação tem como objetivo promover o consumo do café especial.

O projeto, que acontece no mezanino da Casa Santa Luzia durante todo o mês de outubro, conta com produtos da marca disponíveis para venda e degustação. As versões Intenso, Clássico, Suave, Descafeinado e Orgânico estão acessíveis em grãos ou para moagem feita no próprio local.

A segunda iniciativa também começou este mês. Depois de pesquisas e investimentos, a marca lançou sua cápsula biodegradável feita de bioplástico compostável. O material, que possui as certificações necessárias, é preparado a partir de fontes renováveis e é livre de alumínio.

Para tornar sustentável o consumo e o descarte, desde o dia 1/10 todas as cápsulas produzidas já são feitas do novo material, que se degrada em quatro meses e se transforma em adubo.

Porém vale lembrar que além do produto, o descarte feito pelos consumidores também é algo importante para que o ciclo seja concluído de maneira correta. As cápsulas podem ser descartadas em coleta seletiva, composteira termofílica e composteira elétrica.

Serviço
Degustação Orfeu Cafés Especiais e Casa Santa Luzia
Quando:
1º a 31/10, de seg a sáb, das 8h às 20h45
Onde: Casa Santa Luzia – Alameda Lorena, 1471 – São Paulo (SP)
Mais informações: http://bit.ly/2ylDfjB

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Mercado

App que permite avaliar cafés já está disponível

No dia 26/9, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), durante o evento Melhores da Qualidade ABIC 2017, lançou o aplicativo “De Olho No Café”.

O serviço, que funciona através do escaneamento do código de barras da embalagem, faz com que os consumidores verifiquem, em tempo real, se os cafés vendidos nos supermercados ou varejos em geral possuem certificações da ABIC ou estão fazendo o uso indevido de algum selo.

Além disso, a novidade também permite que os usuários enviem comentários, opiniões e avaliem os produtos em uma escala de até cinco estrelas. Os dados coletados serão compilados e informados às empresas associadas por meio de relatórios periódicos.

Segundo o diretor-executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz, o app ainda está em fase inicial: “É uma forma de trazer mais detalhes aos consumidores, sem precisar acrescentar informações nas embalagens. O app receberá atualizações contínuas para facilitar a ligação entre os produtos e o mundo virtual”.

Gratuito, o “De Olho No Café” está disponível para os sistemas iOS e Android.

Mais informações: www.abic.com.br

TEXTO Redação • FOTO Alexia Santi/Agência Ophelia

Mercado

Franca recebe evento sobre cafés especiais

Esta semana, durante os dias 27 e 28/9, na cidade de Franca (SP), acontecerá o Micro Coffee Festival, evento sobre café promovido pelo Perfect Daily Grind, um dos maiores produtores de conteúdo sobre o assunto.

Com educadores internacionais de mais de dez países e profissionais de diversas partes do mundo, o objetivo do festival é incentivar o comércio de cafés especiais na região e discutir assuntos, como tendências, produção, comércio, indústria sustentável e qualidade.

Abordando temas como o avanço dos cafés especiais na Europa, questões de gênero na Ásia, diferenças entre Q-Grading e Cacao Evaluation, técnicas pós-colheita, entre outros, os dois dias de evento contarão com palestras educativas, workshops liderados por profissionais e painéis de discussão. Atividades como cupping de cafés nacionais e importados, degustações de cerveja, competições e interações entre grupos também fazem parte da programação.

Ano passado, o Micro Coffee Festival ocorreu na cidade de El Salvador, onde os participantes puderam discutir tópicos relacionados tanto a produção como também ao consumo final do café e a cada ano ele é realizado em um país produtor.

Em Franca, o evento será no Hotel Dan Inn. Os ingressos custam US$ 155 e US$ 200.

Serviço
Micro Coffee Festival
Valor: US$ 155 e US$ 200
Onde: Hotel Dan Inn – Rua Alfredo Tosi, 1088 – Núcleo Agrícola Alpha – Franca (SP)
Mais informações: http://bit.ly/2h5Hfxu

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Circuito Café da Semana terá lançamento em BH

Este ano, a 3ª edição da Café da Semana, circuito que reúne cafeterias e apaixonados por café na cidade de Belo Horizonte, terá seu lançamento no dia 26/9, no Museu Minas e Metal e contará com 19 casas participantes.

O circuito tem como objetivo divulgar a Semana Internacional do Café (SIC) e os estabelecimentos da região, envolver a cidade neste conceito de café de qualidade e desenvolver um novo olhar sobre a cultura cafeeira.

Com grãos cultivados em cinco regiões produtoras do estado de Minas Gerais, Chapada de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas e Sul de Minas, casas irão oferecer aos visitantes diferentes métodos de preparo da bebida e apresentar a SIC para o público. Confira a lista de cafeterias participantes:

Cerrado Mineiro
A Pão de Queijaria
Academia do Café
Asa de Papel Café&Arte
Braga Pão de Queijo
Café 104
Cafeteria Will Coffee

Chapada de Minas
Casa Café
Copo Café

Mantiqueira de Minas
Amora Café
Cappuccini
Lullo Gelato
Mind The Coffee
OOP Coffee
Roça Capital
Slow Coffee

Sul de Minas
Café Américo
Noete Café Clube

Matas de Minas
Dolcicaffè
Empório du Carmo

Para Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora e uma das organizadoras do evento, o circuito é muito importante para o cenário do café: “Os amantes da bebida terão a oportunidade de desfrutar, durante todo o mês, de uma experiência sensorial diferenciada, com harmonizações exclusivas e especialidades das casas”.

O lançamento da Café da Semana será realizado das 9h às 11h. A Semana Internacional do Café acontecerá entre os dias 25 e 27/10, também na capital mineira.

Serviço
Lançamento da Café da Semana
Quando: 26/9, das 9h às 11h
Onde: Praça da Liberdade – Museu Minas e Metal

Semana Internacional do Café
Quando: 25, 26 e 27/10
Onde: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Mariana Proença

Mercado

Com nova variedade, marca lança microlote especial

O Orfeu Cafés Especiais está lançando uma novidade que visa representar a fauna e a flora brasileira. Chamado de Beija-Flor, o microlote premiado foi feito a partir de um cruzamento natural entre as variedades Catuaí Vermelho e Icatu, de origem nacional.

Os grãos 100% arábica foram cultivados na própria fazenda da marca, localizada na região do Sul de Minas, a 1.100 metros de altitude. Os frutos passaram pelo processo de cereja descascado e a torra pode ser classificada como média-clara.

Para definir alguns detalhes do café como ponto de torra, sabor e aroma, a marca chamou a chef Morena Leite, do Capim Santo, para dar um toque tropical e brasileiro nos cafés. “Sou apaixonada pelo Brasil e pelo o que ele oferece. Fiquei muito contente em fazer parte da criação de um café que foi desenvolvido e cultivado aqui e que poderá ser apreciado pelo brasileiro”, disse.

Com a ajuda de seu próprio mestre de torra, Wagner Trevisan, o Orfeu define que a bebida possui características como doçura elevada, corpo médio, acidez baixa e notas de acerola e pitanga.

Certificado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a edição limitada pode ser encontrada nas versões cápsula (10 unidades por R$ 22,90), torrado e moído (250 g por R$ 22,90), grãos (250 g por R$ 22,90) e em um kit assinado pela chef que contém duas xícaras, uma caixa de cápsulas e um pacote de café torrado e moído (R$ 99).

Os produtos estão disponíveis no site do Orfeu. O kit é vendido exclusivamente no e-commerce da marca.

Mais informações: www.cafeorfeu.com.br

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação