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Nespresso produz cápsulas com alumínio reciclado

A Nespresso, que desde 2006 está no Brasil com suas linhas de cafés, máquinas e acessórios, anunciou que suas cápsulas serão produzidas com 80% de alumínio reciclado. A mudança ocorrerá de forma gradativa em toda a linha de cafés da companhia.

As primeiras cápsulas a serem adaptadas ao novo modelo serão as da variedade Master Origin Colombia, um dos cafés da linha regular e doméstica da marca. A transformação terá início na Europa a partir do mês de maio e começará no Brasil em julho. A empresa espera que até 2021 toda a sua linha doméstica e a Vertuo, comercializada em mercados como Estados Unidos e Europa, sejam comercializadas no novo formato.

Além das cápsulas, as caixas das máquinas Nespresso também estão sendo produzidas com 95% de material reciclado desde o início de março. “Essa iniciativa mostra como a economia circular está presente em nossa cadeia de produção. Seguimos em uma jornada constante de melhoria de nossos processos para oferecer soluções cada vez mais sustentáveis aos nossos consumidores e essa conquista marca um momento significativo para o nosso negócio no mundo”, aponta Claudia Leite, Gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil.

A Nespresso explica que o alumínio reciclado requer 95% menos energia para a produção do que o alumínio virgem, tornando-se o mais adequado para um modelo de negócios circular, além de colaborar com uma redução significativa na pegada de carbono.

O insumo é considerado um dos recursos mais valiosos do mundo porque pode ser refundido e reutilizado infinitamente, permitindo uma segunda vida aos resíduos gerados. Esse foi um dos fatores que fizeram com que a marca optasse pelo material, além de proteger o frescor, o sabor e o aroma do café.

“Reconhecemos o importante papel das empresas no fortalecimento do mercado de matéria-prima secundária, contribuindo com a geração e a manutenção de valor dos materiais ao longo da cadeia produtiva. Este também é o papel das indústrias: engajar o consumidor promovendo novas atitudes por meio do seu produto”, reforça Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil e idealizadora do Hub de Economia Circular Brasil.

No Brasil, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à sustentabilidade. Desde 2011, atua com um sistema próprio de reciclagem, responsável por separar o pó de café do alumínio. Atualmente, a companhia possui 157 pontos de coleta espalhados pelo País e sua taxa global de reciclagem efetiva no Brasil é de 23%.

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy / Deividi Correa

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