Mercado

Está no ar a campanha: Já comprou seu café especial hoje?

Desde a chegada da pandemia da Covid-19 o mundo precisou estacionar. No Brasil os compositores Raul Seixas e Cláudio Roberto já haviam cantado essa sensação de apocalipse em: O Dia em que a Terra Parou, de 1977.

Que loucura tudo o que estamos vivendo. Um misto de sensações, a principal delas a incerteza de como será o “novo normal”. Eventos de cafés adiados pelo mundo e a nossa conexão entre os diversos setores, paralisada. O que nos salva é a conexão virtual entre os profissionais e que nos permite agir!

Nesta mesma década em que Raul e Cláudio compuseram essa canção, do outro lado do mundo, a norueguesa que vivia nos Estados Unidos, Erna Knutsen, falava pela primeira vez o termo “café especial” para o Tea & Coffee Trade Journal. Ela se referia aos diamantes que selecionava em mesas de provas de café durante seu trabalho em uma exportadora.

Erna, já muito interessada no setor, recebeu do chefe a missão de cuidar de um pequeno nicho da empresa, pequenos lotes que não enchiam um contêiner e chegavam a, no máximo, 250 sacas. Isso não era uma realidade de mercado naquela época. Apesar de serem quebras de outras importações, esses grãos de “sobra” eram de altíssima qualidade. Por causa disso, Erna passou a comercializá-los em microtorrefações da Costa da Califórnia que começavam a pipocar na região. A ideia deu muito certo.

Depois de quase 50 anos, antes da pandemia chegar há alguns meses, as empresas de café especial cresciam até dois dígitos pelo mundo. Em alguns países com mais força e em outros ainda engatinhando, mas todos com a perspectiva de crescimento no consumo.

De repente, estamos diante de uma situação sem precedentes de um vírus que está matando pessoas rapidamente. Diante dessa realidade, milhões de cafeterias precisaram fechar as portas. Restaurantes, bares e confeitarias, dentre outros estabelecimentos de alimentos que também servem bons cafés, pararam. No máximo a opção do delivery para continuar. E a entrega não é permitida em todas as cidades pelo mundo, dependendo das leis locais.

O que fazer com tantos cafés da atual safra, já comprados, muitos já torrados e embalados e outros dentro dos contêineres em navios em alto mar? Profissionais do setor começaram a se questionar. Uma situação totalmente nova e um consumidor que não quer parar de beber café. Pelo mundo as torrefações têm estoque. O que fazer na ausência de 3 mil restaurantes para os quais apenas uma torrefação francesa entregava quilos e quilos de grãos por semana?

No Brasil as torrefações e as cafeterias começaram a precisar falar direto com seus clientes: os consumidores. Ele agora deve ser acessado para conseguir comprar esse produto.

Supermercados – serviços essenciais – continuam abertos em todo o mundo. Os números do Brasil apontam para o crescimento de 30% no consumo de café no mês de março com o intuito único de estocar em casa. Se há um item que não pode faltar é ele.

Mas o fechamento das cafeterias expôs um grande gargalo. Como estávamos falando com esse consumidor? É real esse mercado de café especial no Brasil? Pesquisas futuras dirão se realmente ele é um caminho sem volta. Será que realmente depois disso alguém que passou a tomar bons cafés não irá retornar ao nível anterior de sabor? Queremos adoçar nossos dias, não é mesmo?

Movidos por essa sensação de que precisamos fazer algo e pensando em chegar nesse consumidor e alertar para quão frágil é esse mercado do café especial e por quantas mãos passam o produto para chegar na casa das pessoas, é que a Tomate Maravilha, com o apoio da Revista Espresso, da Black Horse Coffee, da Supernova Coffee Roasters, produziu em tempo recorde esse vídeo para que possamos viralizar aquilo que fazemos melhor: o café!

Se quiser compartilhar o vídeo nas suas mídias sociais: peça para nós o material pela whats app: (11) 99890-3337

CARTA ABERTA PARA O MERCADO DE CAFÉ!

Olá! Você que pertence a essa cadeia produtiva do café especial. Queremos te fazer um pedido.

Precisamos que os consumidores de café conheçam toda a jornada que o grão passa até chegar à xícara. Dessa maneira acreditamos que eles possam comprar mais café especial e valorizar o produto. Os negócios pelo Brasil precisam da nossa ajuda nesse momento!

Nos unimos para produzir um vídeo que representa todas essas etapas de conexão entre essas mãos cafeinadas.

Ajude a “viralizar” essa ideia! Se tem algo que podemos fazer nesse momento de pandemia é criar valor para todos os envolvidos na pesquisa, no cultivo, colheita, classificação, torra, logística, extração, preparo e na compra desse produto que nos emociona tanto como brasileiros! 

Vamos aproveitar essa oportunidade para aproximar novas pessoas e “estourar a bolha” do café de qualidade! 

Abaixo segue o texto de sugestão para acompanhar o vídeo! Aproveite para mostrar ao seu cliente onde ele pode encontrar os melhores cafés e acrescente mais informações para ele!

Esse vídeo teve o apoio de muitas mãos para que pudesse ser produzido em tempo recorde! Vamos juntos! #comprecafeespecial

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Espalhe essa ideia! Poste esse vídeo nas suas mídias sociais! Se quiser compartilhar, ele também está nas mídias da Espresso. Peça para nós o material pela whats app: (11) 99890-3337

JÁ COMPROU SEU CAFÉ ESPECIAL DE HOJE? ☕

O resultado na xícara é a soma de um trabalho de uma cadeia incrível de profissionais que se esforçam para garantir o melhor de cada grão. Cada detalhe e cada cuidado é para que você tenha um momento especial na hora de degustar o seu café! Nessa quarentena valorize, apoie e reconheça essa jornada e caminho que o café trilhou até chegar a você. Compre café especial! || 📸 Paulo Pereira, Dariane Luz e Filippe de Simas. Edição: Paulo Pereira @cademeudiscovoador. Apoio: @supernovacoffee, @blackhorsecoffee, @tomatemaravilhafilmes e @revistaespresso

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TEXTO Mariana Proença • FOTO Paulo Pereira, Dariane Luz e Filippe de Simas. Edição: Paulo Pereira

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