Mercado

Abic lança aplicativo para consumidor conferir a qualidade do café no momento da compra

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) acaba de lançar o aplicativo ABICAFÉ. Desenvolvido pela própria Associação, a novidade permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra para saber se o produto que ele irá adquirir é certificado e atende aos padrões Abic de pureza e qualidade.

Através da leitura do QR-Code da embalagem com o próprio celular, será possível conhecer os programas de certificação da Abic, como Pureza, Qualidade, Sustentabilidade, Cápsula. Além disso, estarão disponíveis informações sobre o perfil de sabor, que descreve atributos como aroma, bebida, torra e corpo, e informações a respeito das categorias de qualidade, que são Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet.

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS e ajudará no combate às fraudes de quem poderia usar indevidamente os Selos Abic. “O aplicativo promoverá segurança para o consumidor, que poderá confirmar a qualidade do café. O usuário também poderá ter acesso às informações sobre a Associação, enviar sugestões e dúvidas, e encontrar informações relevantes sobre a bebida e as ações da entidade”, destaca Celírio Inácio da Silva, diretor-executivo da Abic.

Para o presidente da Associação, Ricardo Silveira, o consumidor terá a oportunidade de conhecer mais sobre o café que irá comprar e até mandar sugestões do que achar confuso ou de alguma informação que possa faltar na embalagem.

Entenda os selos Abic

A Associação criou Programas de Certificação focados na Pureza, Qualidade e Sustentabilidade do Café, com o intuito de oferecer ao consumidor mais qualidade e segurança alimentar.

Programa Permanente de Controle da Pureza do Café – Selo de Pureza: criado em 1989, certifica que o produto é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança alimentar e qualidade.

Programa de Qualidade do Café: criado em 2004, certifica a qualidade do produto final (café já torrado) através de análise sensorial. Ele classifica e diferencia os cafés em quatro categorias:  Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet. A empresa, ainda, é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização.

Programa Cafés Sustentáveis do Brasil: o selo é para aqueles cafés que são produzidos com os grãos de fazendas certificadas quanto à sua produção sustentável, que preservam o meio ambiente e respeitam o produtor. O processo de industrialização é auditado quanto as boas práticas de fabricação e os produtos classificados em categorias, através de uma análise sensorial como: Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Programa de Certificação de Cápsula: atesta a intensidade da bebida que é o grau de persistência do aftertaste (retrogosto), utilizando uma metodologia de avaliação sensorial desenvolvida pela Abic, numa escala de 0 a 10 (do mais suave ao mais forte), e serve de orientação ao consumidor. O programa oferece a empresa uma avaliação do seu produto, como as características da crema (cor, brilho, persistência, consistência), os atributos da bebida, como amargor, adstringência, corpo e sabor, características físicas, como peso do café, ponto de torra, granulometria entre outros.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário