Mercado

Luckin Coffee e Starbucks disputam mercado de café na China

Visando melhor atender aqueles que buscam um espaço agradável para tomar café e passar um tempo, seja trabalhando ou conversando com amigos, a Starbucks é um dos nomes mais fortes na China, atuando há mais de 20 anos no mercado e possuindo a proposta de abrir uma loja a cada 15 horas.

Porém, de uns tempos pra cá, a gigante americana não tem sido a única. Com espaço mais minimalista, a local Luckin Coffee foca em trabalhadores e estudantes que gostam de pedir o café por celular e apenas passar na cafeteria para retirar, ou receber o pedido em domicílio. Com planos maiores do que a Starbucks, a rede chinesa pretende abrir uma loja a cada 3,5 horas.

Com espaços menores, que dispensam balcões, cadeiras, mesas e caixas registradoras (já que o cliente paga diretamente no celular), a Luckin Coffee tem conseguido se destacar no mercado: essa tática reduz os gastos da cafeteria e, assim, é possível oferecer aos clientes melhores preços do que os da concorrência. Enquanto que nas lojas da Starbucks um café latte custa aproximadamente 31 yuans (R$ 17), na Luckin a mesma bebida não passa de 24 yuans (R$ 14).

Segundo o analista financeiro Yu Qian, um dos pontos positivos da estratégia da local é a rapidez: “É prático. Não há grandes filas de espera e, além disso, você não precisa esperar sentado enquanto preparam o café”.

De acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor, com 3.600 lojas no país, a Starbucks é responsável por 80% do mercado chinês de cafeterias, movimento cerca de US$ 3,4 bilhões (R$ 13 bilhões) ao ano. Já a Luckin Coffee, criada em 2017, anunciou em janeiro do ano passado que até o fim de 2018 pretendia ter um total de 4.500 unidades.

Mesmo a China sendo o segundo maior mercado da americana, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, a Starbucks precisou repensar suas estratégias com a chegada da concorrente. Em julho, a rede se associou ao aplicativo Ele.me, um dos maiores no setor de entregas de comida, além de voltar seu foco ao público mais elitizado, abrindo lojas mais rebuscadas, como a Starbucks Reserve.

Apesar disso, o momento tem sido próspero para a Luckin. A rede chinesa arrecadou cerca de US$ 400 milhões (R$ 1,5 bilhão) em duas rodadas de capitalização e afirma que seu valor de mercado está estimado em US$ 2,2 bilhões (R$ 8,3 bilhões). “É claro que somos concorrentes, mas no final ambos queremos que o mercado cresça”, disse Reinout Schakel, diretor de estratégia da marca.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Resultado do 1° Campeonato Brasileiro de Aram

Foto: Isabela Nishijima

Conhecida em várias partes do mundo, a Aram é o primeiro método brasileiro de fazer café espresso sem a necessidade de usar energia elétrica, filtros de papel ou cápsulas. Ótima opção para levar em viagens, já que com ela é possível tirar bebidas com texturas que variam entre espresso e métodos coados, mudando apenas a moagem do grão.

1° Campeonato Brasileiro de Aram

Foto: Isabela Nishijima

No dia 25 de novembro aconteceu o 1° Campeonato Brasileiro de Aram, na Rause Batel, em Curitiba (PR). Com objetivo de tirar o melhor espresso no equipamento, a competição contou com 16 participantes de todo o País e foi realizada no formato mata-mata.

Foram seis juízes, incluindo Maycon Aram, criador do método, que julgaram elementos visuais (a bebida precisava apresentar crema) e sensoriais (equilíbrio, acidez, corpo, doçura e amargor). O vencedor foi o barista curitibano Pedro Spisla, da The Coffee.

TEXTO Gabriela Kaneto

Mercado

Gaggia Milano traz nova linha de máquinas profissionais

A Evoca é uma empresa com sede na Itália que cuida da fabricação de máquinas de café profissionais, comercializando os produtos através de várias marcas. Gaggia Milano é uma delas.

Fundada em 1938, a Gaggia chegou aos 80 anos com um evento para marcar o retorno da marca no mercado, com uma nova linha de máquinas profissionais que traz a herança da Gaggia Milano e a tecnologia do Grupo Evoca.

A celebração do aniversário teve como cenário o Palazzo Bovara, na cidade de Milão, onde as novas máquinas profissionais Gaggia Milano foram apresentadas. “A apresentação das novas máquinas foi um grande sucesso. Estamos muito satisfeitos por termos tido a oportunidade de compartilhar a visão do Grupo Evoca para o futuro da marca Gaggia Milano: este evento marcou o começo de uma nova história emocionante”, afirma Andrea Zocchi, CEO da Evoca SpA.

Há dois anos, o Grupo Evoca adquiriu a licença da Gaggia Milano com o objetivo de relançar a marca, reafirmando sua presença no mercado profissional. “Trabalhamos há dois anos com uma equipe dedicada para definir a renovação da Gaggia Milano e criar uma nova gama de máquinas profissionais, com foco na tradição do café italiano e na melhor inovação tecnológica do Grupo Evoca”, comenta Andrea.

A máquina premium “La Reale” já está disponível no mercado, enquanto os outros dois modelos,  a automática premium “La Radiosa” e a tradicional “La Giusta”, serão lançadas no segundo semestre.

Mais informações: www.evocagroup.com

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Com novo conceito e formato, Nespresso inaugura boutique em São Paulo

Ontem (17), a Nespresso inaugurou mais uma boutique na capital paulista. Localizada na Rua Oscar Freire, a loja possui novo conceito e formato inovador, visando oferecer uma experiência única aos consumidores.

“Aqui, o cliente será atendido exclusivamente por um especialista, que irá conduzi-lo por uma experiência sensorial em diversos momentos da boutique”, conta Claudia Leite, gerente de cafés e sustentabilidade da marca no Brasil. Segundo ela, com um tablet, o profissional vai anotando todas as escolhas do consumidor, para que ao final da prática os produtos já estejam separados de acordo os gostos de cada um.

No piso inferior, com duração de 20 minutos, acontecerão masterclasses a cada hora, conduzidas sempre pelos especialistas de café. Já no piso superior, chamado de Ateliê, serão realizadas oficinas com duração de 60 minutos, com temas mais aprofundados e conteúdos mais longos.

Serviço
Boutique Nespresso Oscar Freire
Onde: Rua Oscar Freire, 953
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 12h às 18h
Mais informações: www.nespresso.com/br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Bialetti comemora 100 anos com loja virtual no Brasil

Este ano, a tradicional Bialetti está completando 100 anos. Com muitos equipamentos usados em todo o mundo, a marca é conhecida entre os amantes da bebida, sendo uma das paixões a charmosa Moka Express, que foi lançada em 1933 e já superou mais de 200 milhões de peças vendidas.

Para comemorar o aniversário, a empresa inaugura aqui no Brasil sua loja virtual. Agora, é possível adquirir as linhas, produtos e exclusividades da Bialetti e acompanhar as novidades simultâneas com a Europa.

O site disponibilizará mais de 100 itens para compra como: cafeteiras, cremeiras, bules, moedores, entre outros acessórios. As peças estarão à venda em várias cores, incluindo o clássico alumínio.

Mais informações: www.bialettishop.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Programe-se! Próximos eventos de café no Brasil e no mundo

Começou 2019 e o mercado cafeeiro já está voando! Separamos alguns eventos para você conferir, se planejar e participar! Dá uma olhada:

World Coffee Roasting Championship

Mais de 20 competidores de todo o mundo concorrerão ao título de campeão mundial de torrefação de 2018. Produzido pela Specialty Coffee Association (SCA), em parceria com o Italian Exhibition Group, o campeonato acontecerá agora em janeiro durante a feira SIGEP, na Itália. Donieverson dos Santos, da Bourbon Specialty Coffee, de Poços de Caldas (MG) já embarcou para representar o Brasil.

Onde: Rimini, Itália
Quando: de 19 a 23 de janeiro
Mais informações: www.en.sigep.it/events/awards/world-coffee-roasting-championship

Campeonatos Brasileiros de Barismo

Estará no Rio de Janeiro no começo de fevereiro? Então não perca os Campeonatos Brasileiros de Barismo. Além da competição de Barista, ocorrerão também as disputas de Brewers Cup (café filtrado), Latte Art (desenho com leite no café) e Coffee in Good Spirits (drinques alcoólicos com café). Os campeões do de Barista e Brewers Cup representarão o Brasil em Boston (EUA), já os vencedores das categorias de Latte Art e Coffee in Good Spirits, se apresentarão em Berlim (Alemanha).

Onde: Rio de Janeiro
Quando: de 7 a 9 de fevereiro
Mais informações: www.bsca.com.br

Femagri

Prestando serviços ao cafeicultor no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas, a Femagri funciona como uma oportunidade de apresentação de ofertas, tanto para os fornecedores quanto para quem busca facilidade nos trabalhos no campo. Neste ano, o evento trará o tema “Tecnologia digital gerando valor a cafeicultura”.

Onde: Guaxupé (MG)
Quando: 20 a 22 de fevereiro
Mais informações: www.cooxupe.com.br/femagri

Coffee Fest New York 2019

O evento conta com diversos personagens do setor cafeeiro, como baristas, torradores, empresários, distribuidores, proprietários de cafeterias e apaixonados pela bebida. Além de ser uma oportunidade para quem busca conexões e troca de experiências, possui seminários e workshops para aqueles que querem aprender mais.

Onde: Javits Center – Nova York
Quando: de 3 a 5 de março
Mais informações: www.coffeefest.com/venues/details/coffee-fest-new-york-2019

World Barista Championship e World Brewers Cup 2019

Avaliados por juízes técnicos e sensoriais, representantes de diversos países participarão dos campeonatos mundiais de Barista e de Brewers Cup 2019, que acontecerão durante a Global Specialty Coffee Expo, em Boston (EUA). A feira é um grande ponto de encontro entre todos os elos da cadeia cafeeira e apresenta aos visitantes diversas novidades do mercado.

Onde: Boston, Massachusetts (EUA)
Quando: de 11 a 14 de abril
Mais informações: www.coffeeexpo.org

TEXTO Redação • FOTO Vitor Macedo

Mercado

Alterações nos planos da Starbucks

A Starbucks passou por mudanças em seu comando, o fundador e antes CEO, Robert Schultz, deixou a frente da companhia nas mãos de Kevin Johnson, ex CEO da Microsoft que assumiu o cargo em abril de 2017 e gradativamente vem moldando os novos projetos da empresa.

Schultz visava para o futuro da marca algo além das tradicionais cafeterias conhecidas pelos clientes, a fim de ampliar o nome. Kevin, por sua vez, adota uma medida mais cautelosa, buscando maior disciplina financeira para a Starbucks. Seu antecessor tinha como meta a inauguração de mil lojas da “Starbucks Reserve”, onde os baristas fariam cafés mais caros usando técnicas mais modernas, além de 30 mega lojas “Roastery”, onde os funcionários também torrariam o café. Os dois projetos foram barrados pelo atual gestor. Segundo ele, as mil lojas eram apenas uma aspiração.

Apesar da discordância nos projetos, o porta-voz da empresa alegou que Johnson e Schultz se entendem e compartilham o desejo de um futuro próspero para a companhia. “Eles se falam com frequência, e Schultz disse que a empresa está em ótimas mãos sob comando de Kevin”.

Segundo a editora financeira americana, Dow Jones Newswires, a queda no tráfego de clientes nos últimos dois trimestres fez com que a companhia ligasse o sinal de alerta, investindo em novas bebidas, expandindo alcance da marca na China e fortalecendo ainda mais o atendimento ao cliente. As novas providências vêm trazendo resultados, visto que as ações da empresa subiram em 15% no último ano.

TEXTO Redação • FOTO Starbucks Brasil

Mercado

Suplicy Cafés Especiais opera o Work Café Santander

O Suplicy Cafés Especiais já tem novidades em 2019, com o Work Café Santander, que traz um conceito em atendimento bancário e já está de portas abertas em uma unidade em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

O local conta com um espaço de coworking, horário de atendimento estendido, wifi gratuito e ilimitado, salas de reunião, mesas compartilhadas e sofás, além claro, do menu de comidas e blend exclusivo Work Café por Suplicy, servido em diferentes métodos de extração e bebidas à base de café.

Segundo o CEO do Suplicy Cafés, Felipe Braga, o Work Café é uma operação exclusiva, totalmente adaptada às necessidades do negócio, em um projeto que levou cerca de seis meses para ser implementado no Brasil, desde sua aprovação.

Correntistas do Santander terão 30% de desconto nos produtos da cafeteria. O modelo de agência-café deve expandir para mais unidades ao longo do ano.

Ficou curioso? Confira os endereços:

Work Café Santander
São Paulo
Av. Paulista, 2064 – lojas P31 e P32 / Cerqueira Cesar
Serviços de conveniência (cafeteria e salas de reunião): de segunda a sexta das 8h às 20h (dias úteis), sábado das 8h às 17h e domingo das 10h às 17h. Aos finais de semana as salas de reunião não estão disponíveis para reserva.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco, 115 – loja SS Jirau / Centro
Serviços de conveniência (cafeteria e salas de reunião): de segunda a sexta das 8h às 20h (dias úteis).

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Em campanha global, Nespresso lança curta com George Clooney

A fim de mostrar a devida importância de todas as partes do setor cafeeiro, a Nespresso apresentou sua segunda fase da campanha global com o embaixador da marca, o ator George Clooney.

Chamado de “Sério, George?”, o curta conta com a participação de produtores, agrônomos e especialistas de café, visando reforçar a relevância desses profissionais e o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Assista abaixo:

As filmagens aconteceram em Los Angeles, nos Estados Unidos. A campanha já está disponível nas mídias digitais e boutiques da Nespresso desde o dia 5 de novembro. Todos os curtas da marca também estão acessíveis no site.

Mais informações: www.nespresso.com/br/pt/abusca

TEXTO Redação

Mercado

Nova fábrica da Nestlé chega ao México

No último dia 19, a Nestlé anunciou o investimento de US$ 154 milhões em uma nova fábrica de café na cidade de Veracruz, no México. O espaço terá capacidade para processamento de 20 mil toneladas de café verde por ano (cerca de 333 mil sacas de 60 kg).

O crescimento do café nos últimos anos fez com que a empresa buscasse novos investimentos, percebendo no México um grande potencial. De acordo com a editora financeira internacional dos Estados Unidos, Dow Jones Newswires, a nova fábrica empregará inicialmente cerca de 250 funcionários, com o objetivo de alcançar 1.200 pessoas , conforme crescimento. A Nestlé estima que a planta deva gerar de 2.500 a 12 mil empregos em plena atividade.

TEXTO Redação • FOTO Alexia Santi