Mercado

Delivery, take away ou portas abertas? Como algumas cafeterias têm lidado com a reabertura gradual das atividades

A pandemia de Covid-19 (coronavírus) que ainda estamos enfrentando atingiu em cheio o setor de cafés especiais. As cafeterias de diversas cidades brasileiras, por exemplo, tiveram que fechar suas portas e adaptar seus serviços para que seus clientes seguissem comprando e consumindo as comidinhas e os cafés de qualidade, mantendo, assim, o negócio de pé.

Infelizmente, nem todas conseguiram suportar essa nova realidade e chegar ao sétimo mês do ano em funcionamento. Além dos pequenos comércios que optaram pelo fim dos trabalhos, muitos profissionais do setor e clientes ficaram surpresos com o comunicado da rede paulistana Octavio Café, que anunciou, na última quarta-feira (8), em seu perfil no Instagram, o encerramento das operações das cafeterias na Avenida Faria Lima e no Shopping Cidade Jardim.

Reabertura gradual

Em São Paulo, uma das capitais mais movimentadas do País, o setor de restaurantes pôde retomar suas atividades no dia 6 de julho, incluindo as casas de café. Porém, mesmo com a impressão de que as coisas estão “entrando nos eixos”, a prática mostra que essa reabertura não será tão fácil assim.

“Eu abri com uma expectativa alta e foi super frustrante”, conta Diego Gonzales, proprietário do Sofá Café, que voltou com duas de suas unidades – Pinheiros e Atrium – no primeiro dia de liberação, atendendo às recomendações de prevenção e com rotatividade entre seus funcionários.

Ele explica que suas cafeterias dependem muito de um público que ainda está trabalhando em sistema home office. “Temos aberto porque é um movimento crescente, mas não chega a um vigésimo do que a gente fatura normalmente. O dia que melhor faturou, rendeu 10% do que geralmente a gente ganha”, explica o empresário.

Mesmo com as dificuldades, o Sofá Café não demitiu nenhum funcionário. “Como temos uma equipe grande e duas unidades ainda estão paradas, conseguimos montar times de três pessoas por loja. Com isso, eles trabalham apenas um dia e ficam seis dias em casa. Assim, a gente também contribui para segurar um pouco a pandemia”, afirma Diego.

 

Em Curitiba (PR), a conhecida cafeteria Lucca Cafés Especiais havia retomado suas atividades em maio, funcionando apenas com 30% de sua capacidade, cardápio reduzido e novas escalas de trabalho para os funcionários. Porém, por conta de novas restrições do governo do estado, fechou novamente e passou a trabalhar com sistema take away e delivery em junho.

Georgia Franco, proprietária da cafeteria, afirma que o que tem segurado o Lucca de pé são os pacotes de café. “Os nossos cafés de microlotes continuaram a vender na mesma quantidade que a gente vendia anteriormente. Na verdade, foi o que sustentou a loja durante todo esse período. O fato da gente ter uma prateleira com muitas opções fez com que o cliente continuasse a comprar”, relata.

Segundo ela, quando comparado com o funcionamento da cafeteria antes da pandemia, não chega a 5% o número de clientes que buscam pelo take away. Apesar da redução brusca dos lucros, a casa segue com todos os funcionários contratados.

Já em Recife (PE), outra capital bastante consumidora de café especial, a barista Lidiane Santos, proprietária da Kaffe Torrefação e Treinamento, conta que optou pelo delivery desde o início da quarentena. “De cara tivemos que implantar o sistema delivery para que nossos clientes não ficassem sem café. Nosso funcionamento ficou apenas na torrefação, que é um endereço diferente da cafeteria”, relata.

Além das entregas, desde o dia 1º de julho, a casa está funcionando com take away de comidinhas e cafés. “O movimento tem correspondido às expectativas e muitos clientes preferem vir na loja nos ver”, comenta Lidiane. Segundo ela, o faturamento ultimamente tem vindo da venda dos pacotes de grãos e dos utensílios de preparo.

Na capital pernambucana, o setor de restaurantes poderá retomar suas atividades e receber clientes a partir do dia 20 de julho. “Vamos acompanhar o comportamento das pessoas para decidirmos como iremos funcionar nos próximos meses”, pondera a proprietária.

Serviços

Sofá Café – São Paulo (SP)
Unidade Pinheiros: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Unidade Atrium: de segunda a sábado, das 10h às 17h
www.instagram.com/sofacafesp

Lucca Cafés Especiais – Curitiba (PR)
Todos os dias, das 9h às 19h
www.instagram.com/luccacafesespeciais

Kaffe Torrefação e Treinamento – Recife (PE)
De segunda a sábado, das 11h às 19h; domingo, das 14h às 19h
www.instagram.com/kaffe.tt

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário