Mercado

Coca-Cola no universo do café

Na última semana a Coca-Cola realizou uma ação inesperada e concretizou a compra da rede de cafés europeia Costa Coffee pelo valor de 3,9 bilhões de libras, aproximadamente US $ 5,1 bilhões. O valor da transação multiplica em 16 vezes o lucro da rede britânica para o ano de 2018.

A Costa Coffee tem mais de 3 mil unidades ao redor do mundo, mas nenhuma nos Estados Unidos. Após a compra, a marca de refrigerantes vai usar sua rede de distribuição para aumentar a expansão dos cafés.

O ramo do café é um dos poucos onde a multinacional norte-americana não tem uma marca global. Este acordo evidencia uma disputa das redes de refrigerante no mercado, por conta do afastamento dos consumidores de bebidas gaseificadas e com muito açúcar.

Além disso, a aquisição pode levantar uma disputa entre Coca-Cola e Starbucks. A Costa é a segunda maior rede de cafeterias da China, embora sua presença atualmente seja menor do que as 2.800 lojas da Starbucks. Logo, o acordo não ameaça apenas as operações da Starbucks, mas também o varejo com a venda de cafés gelados e bebidos de café em conveniências ao redor do mundo. No Reino Unido, por exemplo, a Costa opera máquinas de café self-service em lojas e postos de gasolina, algo que pode ser levado para os Estados Unidos.

TEXTO Redação

Mercado

Produtos Starbucks podem ser comprados fora da rede de cafeterias

Foi anunciada, na semana passada, uma parceria que permite a Nestlé comercializar e distribuir produtos da rede Starbucks ao redor do mundo fora das lojas da empresa norte-americana.  A gigante suíça pagou por volta de US$ 7,15 bilhões pelos direitos perpétuos da companhia.

O acordo envolve cafés e chás de marcas como Best Coffee, Reserve e Teavana, além da migração de 500 funcionários para as operações da Nestlé. O acordo não engloba cafeterias da companhia americana.

A Starbucks, que antes comercializava seus produtos em embalagens prontas para beber, após o acordo, trará itens diferentes da marca, como café em grão, café moído e até em cápsulas, para outros estabelecimentos.

A rede afirmou que irá usar os recursos da transação para acelerar o crescimento global com uma empresa conhecida no mercado. A expectativa é um retorno de US$ 20 bilhões aos seus acionistas até o fim do ano fiscal 2020. Para a Nestlé, a principal vantagem é fortalecer os negócios de café na Ásia e, especialmente, nos Estados Unidos, aumentando sua visibilidade onde é pouco conhecida.

TEXTO Redação • FOTO Starbucks Brasil

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Brasil Espresso adiciona chás em cápsulas ao seu portfólio

Rompendo fronteiras e abordando novos mercados, a Brasil Espresso investe em uma novidade voltada para os amantes de outra bebida. Agora, além dos pacotes de cafés moídos, em grãos e em cápsulas, o Astro Cafés Especiais (que pertence ao grupo) lança cinco opções de chás.

“A Brasil Espresso enxerga no mercado de chás em cápsulas uma adjacência complementar ao seu portfólio de cafés premium, com ampla possibilidade de crescimento. Além disso, queremos estender a altíssima qualidade da nossa tecnologia de cápsulas para o pouco servido mercado de chás, trazendo praticidade para os consumidores e reinventando um ritual”, comenta Bruno Antunes, diretor da Brasil Espresso.

Para consumo rápido, a novidade é vendida em cápsulas nos sabores mate, preto, erva doce, camomila e cidreira. Segundo a empresa, o Astro Tea Mate, composto por erva-mate, busca trazer características intensas e estimulantes, enquanto que o Astro Tea Preto, com tom escuro típico da bebida, mostra amargor equilibrado e presença de cafeína.

Já para os consumidores que preferem características mais leves, o Astro Tea Erva Doce possui aroma adocicado e leve sabor cítrico; o Astro Tea Camomila é doce, suave e relaxante; e o Astro Tea Cidreira revela aroma cítrico e final refrescante.

Pronto para beber em qualquer hora do dia, os lançamentos são vendidos em caixas com dez cápsulas do sabor escolhido. Com valor de R$ 18,60, pode ser adquirido no site da Brasil Espresso. As cápsulas são compatíveis com o sistema Nespresso.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Começa nesta sexta-feira o São Lourenço Coffee Music

Durante os dias 17, 18 e 19 de agosto, a cidade mineira de São Lourenço receberá o 17° Campeonato Brasileiro de Barismo. Durante o evento, também será realizado o São Lourenço Coffee Music, que conta com grande programação artística para os visitantes.

O encontro gratuito acontecerá na Praça Brasil e pretende receber pessoas apaixonadas por café e cultura mineira. “O município possui características marcantes em sua história e cultura, fatores que contribuíram positivamente para o sucesso das outras edições”, diz Milton Furtado, diretor da Production Eventos e organizador do encontro. Segundo ele o formato é diversificado e reúne várias atrações e atividades para o público, além de promover a experimentação do café nas mais diversas formas de consumo.

 

Para Helcio Junior, um dos idealizadores do São Lourenço Coffee Music e fundador da Unique Cafés Especiais, o festival visa fomentar o circuito de eventos especializados, aproximando o café especial do grande público. “Por meio de palestras e workshops trazemos conhecimento ao consumidor sobre o produto e quebramos paradigmas de que os cafés especiais são apenas para degustadores profissionais”.

Programação completa

17/08 – Sexta-feira
05h45 – Voo de Balão na Fazenda Sertão
9h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara)
*Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
9h30 – Abertura oficial dos “Campeonatos Brasileiros de Barismo”
Vanúsia Nogueira, diretora executiva da BSCA
10h – Início dos campeonatos e abertura dos estandes
10h – Boas-vindas com Helcio Junior (Unique Cafés)
Tema: “O café especial como única bandeira”.
10h30 – Bate-papo com Luiz Salomão (Bunn) e Eduardo Fernandes (Grancoffee)
Tema: “Soluções em equipamentos para cafeterias”.
Mediadora: Kelly Stein (Podcast Coffea)
14h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara)
*Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
16h – Palestra com Edgard Bressani, autor do livro “Guia do Barista”
Tema: “Café – passado, presente e futuro”.
17h – Bate-papo com Litiene (Cappuccino e Cia)
Tema: “Mídia Digital – possibilidade e oportunidades”
20h – Cerimônia oficial de abertura do São Lourenço Coffee Music
20h – Show Zamat Blues Band
22h – Show Júlio Bittencourt Trio

18/08 – Sábado
05h45 – Voo de Balão na Fazenda Sertão
9h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara)
*Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial|
10h – Início das competições do “Campeonato Brasileiro de Barismo”
10h – Palestra com Conrado Biliero (Mestre em Gado de Leite)
Tema: “O leite e seus diferenciais na qualidade”
11h – Palestra com Fabiana Carvalho (Pós-doutora e Neurocientista)
Tema: “Percepção multissensorial de sabor em cafés”
14h – Workshop com Ana Silvia Valadão (Unique Store – 2° Piso)
Tema: “Brownie e cookie de café”.
14h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara)
*Agendamentos dos passeios e workshops no estande da Rota do Café
16h – Tema: Empreendedorismo
Antônio Alberto – Propósito! Porque você faz o que faz?
Palestra Magma (Sebrae) – Davi Braga
“Aquele menino que criou uma startup aos 13, participou do SharkTank, fez um TED, vencedor do prêmio jovem empreendedor e tem até seu próprio livro”.
20h – Anúncio dos finalistas “Campeonatos Brasileiros de Barismo”
20h30 – Show Savoy Trio Blues
22h – Show Mark Lambert

19/08 – Domingo
05h45 – Voo de Balão na Fazenda Sertão
9h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara)
*Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
10h – Abertura dos estandes
10h30 – Mesa Redonda com Eduardo Simões (Scada Café) e Junior (Grão Raro)
Tema: “Mercado de cafeterias e franquias – desafios e aprendizados”.
Mediadora: Mariana Proença (Revista Espresso)
11h – Final dos “Campeonatos Brasileiros de Barismo”
16h – Palestra Carmocoffees
17h – Palestra Nespresso
18h – Resultado e premiação do “17º Campeonato Brasileiro de Baristas”
19h – Show com a Banda Dino

Mais informações: https://www.facebook.com/CoffeeMusic2018/

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

5 dicas para um dia dos pais cafeinado

O dia dos pais está chegando e vamos comemorar com muito café! Listamos produtos, promoções e programas deliciosos para você aproveitar com o seu pai, afinal, ele merece (e você também). Olha só!

Santo Grão

No domingo (12/8), o Santo Grão oferece para as famílias que forem à matriz da Oscar Freire um ristretto duplo e uma cerveja de trigo durante o almoço e jantar! As unidades do Itaim, Higienópolis e Cidade Jardim também farão a cortesia e aceitarão reservas.

Endereço: Rua Oscar Freire, 413 – Cerqueira César  – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3062-9294

L’occitane

Começar o dia com um café é tudo de bom, né?  A marca pensou nisso e transformou essa parte tão gostosa do nosso cotidiano em aroma, com uma linha exclusiva de produtos feitos de café verde. Loções para o corpo, rosto e cabelos produzidos especialmente para os pais que amam o grão. Você pode comprar e ver mais detalhes sobre a linha no site.

Octavio Café

A casa está distribuindo vouchers que valem um café durante todo o mês de agosto para os seus clientes. A ação incluirá doze métodos! A cafeteria está repaginando o cardápio para esse mês e alguns itens sugerem bebidas que podem ser compartilhadas entre pais e filhos. Tem coisa melhor do que degustar um cafezinho com quem mais ama?

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2996 – Jardim Paulistano – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3074-0110

Bravo Café e Vero Latte Gelato

As marcas se uniram e criaram um sabor novo de gelato! Chamado de Irish Coffee, a novidade é feita de café gourmet com um leve toque de whisky, com recheio de brigadeiro de whisky e por fora leva casquinha de chocolate ao leite e granulados de café torrado. Você encontra na loja da Vero Latte, localizada no Campo Belo, e no quiosque da marca no Shopping Iguatemi.

Endereço: Rua Barão Jaceguai, 1376 – Campo Belo – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2506-9295

Três Corações

Traz uma promoção especial para os papais cafeinados de plantão! Na loja online da marca, você encontra um kit com cafeteira e cápsulas de diversos sabores com 40% de desconto! Aproveite!

TEXTO Victor Ferreira

Mercado

Café Campos Altos chega ao mercado interno

Para ampliar sua participação no mercado de cafés especiais, o Grupo Café Campos Altos, que já tem uma linha de exportação, investiu no lançamento de produtos para o mercado interno.

“Percebendo o movimento do mercado brasileiro, resolvemos manter um pouco dos cafés que eram exportados para o mercado interno. São cafés especiais com 84 pontos acima, que serão comercializados em versões de cápsulas e embalagens de 250g, 500g e 1 kg”, afirma Ronaldo Azzi, diretor de exportação.

Para Ronaldo o objetivo da marca é oferecer aos brasileiros um café que os americanos já tinham acesso, “a torra está semelhante ao que o mercado americano consome”, completa.

José Maria de Oliveira, fundador e diretor presidente do Grupo, conta que o investimento neste segmento ocorreu por causa da mudança no padrão do consumo brasileiro, que começou a se interessar pelos cafés especiais e também pela representatividade de Minas Gerais no mercado cafeeiro.  “O café deixou de ser uma commodity para se tornar um produto gourmet, com sabores e aromas distintos. Além disso, Minas Gerais é o maior estado produtor e possui um mercado expressivo e potencial, por isso, a aposta na torrefação com distribuição para varejo reforça a nossa estratégia de conquistar esse mercado”, destacou.

O café é produzido na Fazenda Serrinha, localizada a uma altitude de mais de 1200 metros, no topo das montanhas da região do Cerrado Mineiro, cujo bioma é reconhecido como o melhor para a produção de cafés especiais no País. Desde 2013, os cafés da Fazenda Serrinha são exportados para diversos públicos. A expectativa da empresa é fechar 2018 com a exportação de 35 a 40 mil sacas.

O café está sendo comercializado na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) – Rod. BR040, Km 688, Setor Verde, Pavilhão O, lojas 3 e 4, Contagem (MG),e na Filial BH – Avenida Joaquim José Diniz, 280, Bairro Fernão Dias, Belo Horizonte (MG), os valores variam entre atacado e varejo. A expectativa é que até o final do ano sejam vendidas cerca de 800 sacas de 60 quilos de café no mercado interno.

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Joselito Cândito

Mercado

Cola-Cola com café, será que pega?

Desenvolvida para agradar o paladar brasileiro, a Coca-Cola lançou mais uma edição com café: a Coca-cola Plus Café Espresso. A novidade chegou ao mercado nesta última quarta-feira, dia 1/8, em latinhas de 220 ml.

Já comercializada em países como Japão, Austrália e Vietnã, a bebida é fruto de diversas pesquisas realizadas pela marca, com objetivo de alcançar o sabor equilibrado do cotidiano das pessoas, em especial os jovens.

“Queremos oferecer um aliado para quem vive em movimento e precisa de um gás, uma inspiração, para continuar seguindo em frente”, diz Selman Careaga, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Possuindo 50% menos açúcar e 40% mais cafeína em relação à versão original, a Coca-Cola Plus Café Espresso fará parte do portfólio fixo da empresa no País, com preço sugerido de R$ 2 a R$ 2,50. E aí, será que a novidade vai pegar?

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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3corações lança microlote premiado no Concurso de Qualidade da ABIC

Ontem, dia 31/7, a 3corações lançou o microlote campeão do 14° Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, da Associação Brasileira da Indústria do Café. O evento aconteceu no BIO, restaurante do chef Alex Atala, localizado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo.

Os cafés premiados são da variedade catuaí e foram cultivados pela jovem Letícia Conceição, de 19 anos, a 1.350 metros de altitude, na Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã (BA). A empresa adquiriu duas sacas no leilão dos lotes finalistas do concurso, pagando R$ 9 mil em cada uma.

No evento, Letícia enfatizou a importância da produção feminina no País. “Nós temos que ter força para lutar contra este preconceito e assumir a igualdade de gênero que todas as mulheres do café são capazes de conquistar”.

Para a 3corações, é importante que o brasileiro redescubra o café e se interesse cada vez mais pelas linhas especiais. “O lançamento deste microlote é uma grande oportunidade para que os consumidores possam viver a experiência de conhecer os cafés de alta qualidade que o Brasil produz”, disse Aline Germano, gerente de marketing da marca.

O café faz parte da linha de cafés especiais da empresa chamada “Rituais” e recebe a assinatura “Rituais Microlotes”. Para degusta-lo, é possível pedir o preparo nos métodos espresso, french press e hario v60 no BIO, no valor de R$ 7 a xícara. Aos interessados em comprar o pacote, o mesmo está à venda no restaurante de Alex Atala no valor de R$ 26 (250 g).

Mais informações: www.3coracoes.com.br

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

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Vale Music Festival reúne música, gastronomia e café em MG

No dia 4 de agosto, a cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí receberá a 6ª edição do Vale Music Festival, que busca fomentar, desenvolver e divulgar os cafés especiais na região do Sul de Minas Gerais de forma gratuita para o público.

Com muito Jazz, Blues, cultura, arte, gastronomia e café, o evento será realizado na praça da cidade. A programação reserva cinco shows diferentes, comidas locais, feira de vinil, teatro infantil e bebidas especiais e artesanais, como cervejas, chops e vinhos.

Aos amantes do café, a edição conta com uma novidade: o Coffee Lounge. O espaço, que terá quatro cafés especiais da cidade, irá dispor de ambiente para torra, venda e degustação da bebida!

Além do evento musical, também será realizada a 2ª Feira do Café da CooperRita no mesmo local. A Cooperativa irá proporcionar aos participantes experiências sensoriais com cafés selecionados entre seus cooperados, valorizando o cultivo do grão e enaltecendo os produtores regionais.

Serviço
6° Vale Music Festival e 2ª Feira do Café da CooperRita
Quando: 4/8
Onde: Praça Central – Santa Rita do Sapucaí (MG)
Mais informações: www.facebook.com/ValeMusicFestival

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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BSCA e Apex-Brasil visam elevar o consumo de cafés brasileiros no exterior

Na manhã de hoje (25/7), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), ao lado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), assinaram a parceria para mais dois anos do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.

Desde 2015 o projeto visa potencializar o segmento de cafés especiais do Brasil, apresentar para o mundo do café todas as histórias de sucesso, um setor que gera riqueza para as famílias produtoras, desde as pequenas e médias propriedades até as grandes fazendas.

Para a presidente da BSCA, Carmem Lúcia, conhecida como “Ucha”, o projeto tem uma grande importância para mostrar ao mundo que nós somos e porque somos a Nação do Café. “Somos três pilares, um pilar é do segmento de quem está no setor individual, pessoal que trabalha, se esforça para produzir o café. Em segundo, a BSCA que organiza e reúne todas as ações individuais e busca fazer algo em prol daquilo que as pessoas estão produzindo e apresentar para o Brasil e para o mundo.  Só que para a BSCA fazer tudo isso, precisava de algum suporte, uma sustentação para voos maiores, assim a Apex chegou como o terceiro pilar, para nos dar toda a base”, afirma Ucha.

Em novembro, o Brasil sediará os campeonatos mundiais durante a Semana Internacional do Café (SIC) em Belo Horizonte. Para Ucha, o evento será de extrema importância para divulgação dos nossos cafés.

Os campeonatos são: World Latte Art Championship, World Coffee in Good Spirits, World Brewers Cup e World Cup Tasters Championship. No total serão mais de 40 competidores campeões que representarão seus países.

O embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex- Brasil, acredita na importância de expandir o consumo de cafés brasileiros na Ásia, em particular na China. “Vimos na feira de importação, que ocorrerá em Xangai, um caminho para ampliar os negócios. A APEX esta aqui para atender todos os setores. A Ásia traz essa oportunidade, por conta do mercado novo, diferente da Europa e América que já possuem marcas consolidadas. Vamos seguir investindo para levar o café brasileiro para diversos lugares”.

Segundo a BSCA, desde o início do “Brazil. The Coffee Nation” as exportações aumentaram cerca de 600%, atingindo uma receita de US$ 2 bilhões no ano passado, mais do que dobrando o número de países-destino do produto e dando suporte a 170 empresas nacionais.

Internamente ainda estimulou o crescimento do consumo da bebida em 21%, para o equivalente a 490 mil sacas, e 23% em valores, com a movimentação de R$ 1,722 bilhão no varejo. Para esta nova fase, a intenção é elevar o consumo para 1,063 milhão de sacas, movimentando R$ 4,7 bilhões no varejo até o ano de 2021.

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Natália Camoleze e Mariana Proença