Great Coffee – Aarhus (Dinamarca)

É possível uma cafeteria sobreviver no mercado sem oferecer cardápio de almoço nem comidinhas para acompanhar a bebida? A resposta do barista e torrefador Søren Stiller é “sim”. Søren costumava dar consultoria a pequenas e médias empresas sobre como otimizar e estruturar as relações de trabalho, focando o produto e a qualidade. Foi com esse conhecimento que teve a ideia da Great Coffee. “Eu queria mostrar que não é impossível montar um coffee bar sem vender croissants nem bolos, sendo bom no seu trabalho. Pareceu muito natural incorporar técnicas de preparo e também a torrefação se eu quisesse convencer os meus consumidores a fazer um ótimo café”, conta ele.

Inaugurada em 2012, a cafeteria é onde Søren explora, visualmente, o conceito em que acredita e tenta inspirar o público a provar o café elaborado das mais diferentes formas. A implantação da torra também foi primordial para o negócio. Os aromas do grão recém-torrado e o processo artesanal envolvido no trabalho fizeram com que os clientes se interessassem ainda mais pela bebida.

De Origem
A busca por cafés em diferentes países produtores no mundo também torna a experiência na Great Coffee única. Geralmente, cerca de vinte cafés distintos são disponibilizados com torra para espresso e filtrados. Para Søren, viajar pelas regiões cafeeiras e desenvolver processamentos em conjunto com o agricultor são pontos vitais.

Cafés de El Salvador, Etiópia, Honduras, Peru, Nicarágua e Colômbia são apenas alguns dos que já passaram pela cafeteria. As bebidas são preparadas no sifão, na Chemex, na Hario e na Clever, além, é claro, do espresso. O latte e o cappuccino também aparecem no cardápio, mas não mais que isso. “Eu sirvo apenas café em minha cafeteria. Sem açúcar e sem leite para os filtrados. Meus clientes entenderam que só assim é possível diferenciar uma xícara da outra e eu quero que eles apreciem o café e o trabalho por trás disso.”
(Texto originalmente publicado na edição impressa da revista Espresso, referente aos meses de setembro, outubro e novembro de 2015. Sugerimos consultar o lugar para horários de funcionamento e mais informações)
Informações sobre a Cafeteria
| Endereço | Klostergade, 32 H |
|---|---|
| Bairro | St. (gården) |
| Cidade | Aarhus |
| País | Dinamarca |
| Website | http://www.greatcoffee.dk |
| Telefone | (+45) 2849 8323 |
| Horário de Atendimento | De segunda a sexta, das 9h às 17h30; sábado, das 10h às 16h |











A loja virtual Café Store acaba de lançar a série Coleção. O projeto é uma parceria da loja com microtorrefadores e produtores para oferecer aos clientes cafés exclusivos no site e de edição limitada e numerada. O primeiro café a integrar a série é o bicampeão do Coffee of the Year 2014/2015, da Fazenda Ninho da Águia, Alto do Caparaó (MG), do produtor Clayton Barrossa Monteiro. O café foi torrado pelo produtor da Ninho da Águia, que possui um torrador Atilla.
Segundo o diretor da Café Store, Caio Alonso Fontes, o objetivo da série Coleção Café Store é trazer novos sabores ao consumidor, complementando o cardápio de opções de cafés. A cada dois meses novos microlotes serão lançados, oferecendo aos clientes cada vez mais grãos especiais e exclusivos, aproximando o produtor do apreciador de café.
A Fazenda Ninho da Águia está localizada na região das Matas de Minas. Os cafés são cultivados entre 1.300 e 1.400 metros de altitude. Com um terreno de aproximadamente 111 hectares, 25 deles são de plantação de cafés especiais. O microlote foi numerado e selecionado para a Coleção da Café Store e é resultado de um processo de pós-colheita conhecido como natural (colhido e seco com casca). O grão passou por torra média e o resultado na bebida é de aroma frutado, sabor doce, lembrando garapa, caramelo e mel, e finalização limpa e equilibrada. O lote apresentou a média de 90,83 pontos, na metodologia da SCAA (Specialty Coffee Association of America).
O pacote com 250g custa R$ 44,90. Atualização: O primeiro lote da Ninho da Águia esgotou uma semana após o lançamento. Um segundo lote está sendo preparado pelo produtor. Já a segunda Coleção da Café Store será o café de Álvaro Antônio Pereira Coli, do Sítio da Torre, torrado por Pereira Villela. Serviço Mais informações:


Entre os dias 4 e 5 de março, o primeiro encontro Women Connect by Coffee pretende reunir mulheres de todo o Brasil, que trabalham com cafés especiais, para difundir conhecimento, promover a troca de experiências e aprimorar ainda mais a atuação feminina no setor por meio da informação. O evento, organizado por Estela Cotes, barista vencedora do 5º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café e sócia da cafeteria Barista Coffee Bar, será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba, e contará com palestras com profissionais da área e mesa de cupping. Estão confirmadas as participações de Brígida Salgado, presidente da International Women Coffee Association (IWCA), Marcia Yoko, QGrader e especialista em exportação de café, Julia Fortini, da Academia do Café, e Leo Moço, bicampeão brasileiro de Barista e proprietário do Barista Coffee Bar. Serviço Women Connect by Coffee Data: 4 e 5 de março Local: Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza , 5300, Bloco Azul, Cidade Industrial – Curitiba (PR) Valor: R$ 280 Mais informações: 


