encontre uma receita

Receitas

Focaccia

Ingredientes

– 500 g de farinha de trigo
– 350 g de água
– 12 g de sal
– 50 g de azeite
– 150 g de levain (fermento natural para pães)

Preparo

Misture a farinha com a água e deixe essa mistura descansar por 1 hora. Adicione o sal e misture. Em seguida, ponha 40 g do azeite e mexa até a massa ficar homogênea. Deixe-a descansar por 3 horas, dobrando-a a cada 30 minutos. Em uma assadeira, coloque o azeite restante e a massa, e deixe-a fermentar por aproximadamente 6 horas, até que ela dobre de volume. Coloque a cobertura da sua preferência. Nesta receita foi usado azeitonas, mas valem tomatinhos, alecrim ou até mesmo somente azeite e sal grosso. Asse em forno preaquecido a 220 ºC por 35 minutos.

Rende aproximadamente 1 kg

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Izabela Tavares, da Iza Padaria Artesanal

Receitas

Pão de queijo com farinha de milho

Ingredientes

– 1 kg de polvilho azedo
– 2 ovos
– 500 g de queijo artesanal ralado
– 2 copos americanos cheios de farinha de milho, fubá ou flocão
– 2 copos americanos de água para hidratar a farinha de milho
– 1 copo americano de manteiga fermentada, derretida até ficar líquida (ou óleo)
– 1 copo americano de leite
– Sal

Preparo

Hidrate a farinha de milho, salgue, coloque o polvilho por cima, depois os ovos, o queijo ralado (pode usar mais se quiser), o copo de óleo ou manteiga e o leite. Misture bem até que a massa fique lisa, brilhante e macia, ponto clássico do pão de queijo (consistente, mas grudento). Faça as bolas do tamanho que quiser e leve ao forno a 180 ºC até que os pães fiquem dourados.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Bruno Venga

Receitas

Hambúrguer de feijão-preto

Ingredientes

– 100 g de feijão-preto cozido
– 3 dentes de alho
– 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
– 1 cebola
– 2 tomates
– 1 xícara (chá) de farinha de arroz integral
– 1 talo de coentro
– 1 colher (sopa) de páprica defumada
– 1 pimenta dedo-de-moça picada
– Sal

Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o tomate picado e o feijão. Junte a pimenta, a páprica, o coentro picado e ajuste o sal. Bata tudo no processador e junte a farinha de arroz para obter uma massa possível de ser modelada. Deixe-a descansar por 20 minutos, depois molde os bolinhos e leve-os para assar em forno preaquecido a 200 oC. É possível também usar a massa para fazer rocambole.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Thiago Medeiros

Receitas

Bolo castella ou kasutera

O bolo tipo esponja leva só quatro ingredientes, mas tem um modo de fazer especial e delicado. Quem conta sua história é o confeiteiro Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia Singular, que herdou a receita de sua obaachan (avó), Ritsu Ozeki, que aprendeu a fazê-lo na década de 1930, antes de imigrar para o Brasil. “O bolo castella ou kasutera é um dos mais populares do Japão e sua origem está ligada à chegada dos mercadores portugueses no século XVI à região de Nagasaki, onde até hoje a presença do doce é mais marcante”.

Ingredientes

Massa
– 6 ovos grandes (em temperatura ambiente)
– 200 g de açúcar
– 200 g de farinha de trigo peneirada duas vezes
– 80 ml de mel de jataí
– 2 e ½ colheres (sopa) de água morna

Cobertura
– 1 colher (sopa) de mel de mandaçaia
– ½ colher (sopa) de água morna 

Preparo

Forre duas formas de bolo inglês com papel-manteiga recortado no tamanho certo de cada uma e preaqueça o forno a 160 °C. Dilua o mel de jataí na água morna e reserve. Na batedeira, coloque os ovos e bata em velocidade alta até que eles estejam bem integrados. Adicione o açúcar e bata, ainda em velocidade alta, por 5 minutos. O volume deve triplicar ou quadruplicar, a cor deve ser um amarelo pálido e a textura deve estar em ponto de fita. Adicione a mistura do mel à de ovos e bata em velocidade baixa por 30 segundos. Divida a farinha em três partes e adicione com a batedeira em velocidade baixa, batendo no máximo 1 minuto a cada leva de farinha. Divida a massa entre as assadeiras até preencher ¾ da forma. Com um hashi, faça um movimento de 8 na massa para retirar possíveis bolhas, e, em seguida, dê duas batidinhas com a forma na mesa para alinhar a massa. Asse por 40 minutos.

Misture o mel de mandaçaia com a água morna da cobertura e umedeça a superfície do bolo ainda quente. Retire com cuidado o papel manteiga e embrulhe o bolo em plástico filme. (é importante vedar bem o bolo). Guarde-o em uma forma num lugar seco e arejado por 24 horas. No dia seguinte, retire o filme plástico, coloque o bolo sobre uma tábua besuntada com mel e corte-o em pedaços de cerca de 2 dedos.

Rende 2 formas de bolo inglês

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia Singular

Receitas

Para qualquer hora: 3 combinações com iogurte para você se deliciar

Iogurte é um ingrediente versátil que combina com muitos acompanhamentos: frutas, granola, sucrilhos, geleias… Separamos 3 ideias deliciosas e saudáveis para você curtir!

Iogurte com granola

Ingredientes
– 1 ½ xícara (chá) de aveia
– 2/3 xícaras (chá) de nozes picadas
– 1/4 xícara (chá) de sementes de girassol
– 1/4 xícara (chá) de cranberry seco
– 1/3 xícara (chá) de coco em flocos
– 1 colher (chá) de canela
– 1 colher (sopa) de óleo de girassol
– 3 colheres (sopa) de mel
– 1 pitada de sal marinho

Preparo
Coloque em uma tigela os ingredientes secos (aveia, nozes, girassol, cranberry, coco, canela e o sal), depois junte os molhados (óleo de girassol e mel) e misture bem. Espalhe essa mistura sobre uma assadeira grande untada com óleo ou forrada com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 180ºC (a gás) ou 160ºC (elétrico) e deixe assar em torno de 40 minutos até a granola ficar dourada, mexendo, às vezes, para ficar assada por igual. Deixe esfriar, guarde em um pote e prepare seu café da manhã ou lanche da tarde misturando uma porção generosa de granola com iogurte.

Rende 500 g

Iogurte com frutas

Ingredientes
– 1 ou 2 bananas-nanicas
– Colheradas (a gosto) de iogurte grego (preferencialmente)
– Amêndoas laminadas torradas (a gosto)

Preparo
Primeiro, coloque as amêndoas laminadas em um frigideira (sem manteiga ou outra gordura) e leve ao fogo para tostar. Cuidado para não queimar, pois as lascas ficam douradas rapidamente. Depois, corte as bananas em rodelas, coloque-as em uma tigelinha e cubra com o iogurte e as amêndoas. Se preferir, intercale esses ingredientes em camadas. Finalize com um pouco de mel. A receita é um curinga para as manhãs ou lanche saudável da tarde.

Rende 2 porções

Iogurte com geleia

Ingredientes
– 1 kg de morango (lavado, sem o cabinho verde e cortado em pedaços)
– 300 g de açúcar*
– 1 fava de baunilha**
– Suco de um limão-siciliano
– Raspas de um limão-siciliano
– Iogurte

Preparo
Junte em uma panela de fundo grosso os morangos, o açúcar, o suco e as raspas de limão, e deixe descansar por uma hora. Leve a panela ao fogo baixo, coloque a fava de baunilha (abra a vagem, raspe as sementes e acrescente à mistura, além da própria vagem aberta) e cozinhe até a geleia atingir uma consistência espessa. Faça o teste do ponto: coloque um prato no congelador, espere gelar e derrame uma colher de geleia sobre ele. O ideal é que ela esteja mais firme do que líquida. Quando estiver no ponto desejado, retire a fava de baunilha e coloque a geleia em um pote***. Sirva com iogurte natural.

Rende 300 g

*Aumente ou diminua a quantidade de açúcar a gosto

** Fava de baunilha é um ingrediente caro. Por isso, reaproveite ao máximo. Lave-a assim que retirar da panela e deixe secar em lugar arejado da cozinha. Depois de seca, ela é ideal para aromatizar açúcar que, por sinal, pode ser usado na receita das panquecas.

***Depois de cheio com geleia, o pote precisa passar por uma pasteurização para o produto não estragar. Forre o fundo de uma panela com um pano, coloque o pote bem fechado e cubra com 3/4 de água. A água tem que estar na mesma temperatura dos potes: se a geleia estiver quente, a água também precisará estar aquecida.  Abaixe o fogo da água depois que ela ferver e deixe entre 20 e 30 minutos. Retire o pote da panela, vire-o de ponta cabeça em uma tábua e deixe esfriar.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz

Receitas

Torta de frutas frescas

Ingredientes

Massa (Pâte sucrée)
– 225 g de farinha de trigo peneirada
– 25 g de farinha de amêndoas
– 100 g de manteiga gelada sem sal em cubos
– 1 ovo
– 100 g de açúcar cristal

Creme Patissière 
– 250 ml de leite integral
– 60 g de açúcar refinado
– 30 g amido de milho
– 2 gemas
– 1 ovo
– Meia fava de baunilha ou extrato de baunilha

Preparo

Massa
Na batedeira, junte a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, a manteiga e bata com uma raquete em velocidade baixa até o ponto de areia. Numa tigela separada, misture o açúcar e o ovo e despeje na tigela da batedeira. Misture lentamente até a massa ficar homogênea. Faça um quadrado com a massa, envolva-a em filme plástico e leve para refrigerar por pelo menos 1 hora. Com um rolo e um pouco de farinha, abra a massa e forre o fundo de uma forma de 20 cm. Fure o fundo com a ajuda de um garfo e leve a massa para assar a 155 °C por aproximadamente 25 minutos ou até que fique dourada. Reserve.

Creme
Coloque o leite com a baunilha em uma panela de inox e ferva. Em uma tigela, coloque o ovo, as gemas, o açúcar e o amido e misture com um fouet. Despeje metade do leite sobre essa massa da tigela, misture bem e volte tudo para a panela. Em fogo médio, bata energicamente por pelo menos 5 minutos. Despeje a mistura sobre uma assadeira e cubra com filme plástico em contato direto com o creme. Deixe esfriar um pouco e refrigere. Assim que essa massa esfriar por completo, leve-a à batedeira e bata com a raquete até obter um creme liso. Coloque o creme sobre a massa e use a frutas de sua preferência para decorar, como manga, kiwi, frutas vermelhas e melão. 

Rende de 6 a 8 porções

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Vivianne Wakuda

Receitas

Cheesecake de goiabada

Ingredientes 

Massa
– 150 g de bolacha cream cracker
– 90 g de manteiga

Recheio
– 300 g de cream cheese
– 90 g de açúcar
– 185 g de creme de leite
– 80 g de iogurte natural integral
– Suco de 1 limão
– 10 gotas de essência de baunilha
– 2 ovos
– Sal

Cobertura de goiabada
– 100 g de goiabada
– 600 ml de suco de laranja

Preparo

Massa
Comece derretendo a manteiga com cuidado para não queimar. Enquanto isso, triture as bolachas até se formar uma areia de textura grossa. Misture bem a bolacha triturada à manteiga e espalhe uniformemente sobre uma forma de fundo falso de 20 cm de diâmetro. Com a ajuda do fundo de um copo, compacte bem a massa, formando a base da cheesecake. Leve à geladeira.

Recheio
Em uma batedeira, bata devagar o cream cheese com o açúcar até dissolver todos os grãos. Acrescente o creme de leite e o iogurte e, quando estiver homogêneo, junte o suco do limão, as gotas de baunilha e o sal, e continue batendo devagar. Tire da batedeira e, com uma espátula, incorpore os ovos, um de cada vez.

Despeje a mistura sobre a base que já deve estar firme na geladeira. Deixe descansar na geladeira enquanto preaquece o forno a 180 °C. Envolva a forma com papel alumínio e coloque-a dentro de uma assadeira. Quando estiver no forno, encha a assadeira com um dedo de água quente e deixe assar por 30 minutos ou até que a superfície esteja douradinha, mas ainda bem cremosa.

Calda
Leve ao fogo baixo a goiabada e o suco de laranja até que a goiabada se dissolva e a mistura vire um creme grosso. Espere esfriar e espalhe sobre a cheesecake. Leve para a geladeira e sirva gelada.

Rende 6 fatias

RECEITA Hepa Gastronomia

Receitas

Quiche de cebola e bacon

Ingredientes

Massa
– 200 g de farinha de trigo 
– 100 g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
– 1 colher (chá) de sal 
– 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco ou água gelada

Recheio
– 500 ml de creme de leite fresco
– 4 ovos
– 800 g de cebolas
– 450 g de bacon
– 1 colher (sopa) de mel
– 2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
– 4 colheres (sopa) de tomilho
– Azeite
– Sal
– Pimenta-do-reino

Preparo

Massa
Comece a preparação pela massa. Misture a farinha e o sal com a manteiga, usando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida, ainda com alguns pedacinhos da manteiga. Acrescente a água gelada até a massa ficar uniforme, sem sovar nem mexer muito. Faça uma bola e aperte até formar um disco. Coloque a massa em plástico filme ou em um saquinho de congelar e deixe-a na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois desse tempo, em uma superfície lisa e enfarinhada, coloque o disco de massa, polvilhe mais farinha e abra a massa com um rolo, também enfarinhado, até a espessura de 3 milímetros. Use uma forma de fundo falso de 22 cm a 25 cm. Cubra o fundo da forma com a massa aberta e, com cuidado, forre a lateral, deixando uma sobra dobrada para fora da borda para que ela não encolha ao assar. Fure a massa com um garfo e leve-a ao congelador por 15 minutos. Asse logo depois em forno preaquecido a 180 °C (médio) por 15 minutos, até que ela esteja levemente dourada. Espere esfriar e retire a sobra da borda com uma faca. 

Recheio
Depois da massa pronta, coloque os ovos em uma tigela e bata levemente. Junte o creme de leite, o sal, a pimenta e misture tudo. Leve a mistura à geladeira. Corte as cebolas em fatias finas e o bacon em tiras finas, mas não muito pequenas. Em uma frigideira grande, esquente um fio de azeite e coloque o bacon para dourar bem. Junte as cebolas e tempere com sal, pimenta-do-reino e metade do tomilho. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo sempre até que a cebola fique levemente caramelizada. Coloque o mel e o aceto balsâmico, e mexa por 3 minutos. Espere esfriar. Depois de frio, preaqueça o forno a 180 °C. Espalhe o recheio na massa assada, acrescente o creme de ovos gelado até quase encher a forma e asse por 30 a 40 minutos até dourar e firmar o creme. Salpique tomilho fresco e sirva.

Rende 4 unidades

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Depois de Paris

Receitas

Bolachinhas de linhaça dourada com chocolate 70%

Ingredientes

– 2 colheres (sopa) de Linhaça Dourada Herbal Nutrition, batida em farinha
– 6 colheres (sopa) de água
– 50 g de manteiga ou óleo de coco
– 70 g de xiltiol/demerara ou açúcar de coco
– 50 g de farinha de aveia
– 50 g de aveia em flocos finos
– 50 g de farinha de arroz
– 1 colher (café) de fermento em pó

Cobertura
– 70 g de chocolate 70% meio amargo ou vegano

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180⁰. Comece misturando a farinha de linhaça com a água e deixe descansar por 20 min. Na sequência transfira para batedeira e adicione a manteiga ou o óleo de coco e o açúcar/adoçante e bata por 1 minuto. Adicione as farinhas e ligue a batedeira apenas para misturar. Finalize com o fermento. Unte uma forma com manteiga/óleo de coco. Faça as bolinhas e achate com um garfo e coloque na forma untada para assar. Asse até dourar.

Cobertura
Derreta em banho maria e mergulhe a bolacha. Deixe esfriar bem.

FOTO Divulgação • RECEITA Herbal Nutrition e Maviane Chiappetta (@fit.comsabor)

Receitas

3 opções de café com especiarias para você experimentar!

Junto com o café, as especiarias têm o poder de trazer para a xícara sensações picantes e uma vasta gama de aromas e sabores. Algumas especiarias possuem poder termogênico, antioxidante e até erótico! 

Café Canelinha

Ingredientes
– 20 ml de café espresso
– 30 ml de leite integral pasteurizado
– canela em pó

Preparo

Em uma xícara, despeje 20 ml de café espresso feito em uma máquina própria. Para vaporizar o leite, coloque-o em uma chaleira e leve ao fogo baixo, quando começar o processo de fervura, desligue. Não ferver o leite. Com um mixer, bata de 10 a 20 segundos, formando uma espécie de creme. Para saber se a vaporização está correta, utilize uma colher e veja se a consistência está firme. Acrescente o leite vaporizado em cima do espresso. Para finalizar, polvilhe a espuma com canela em pó a gosto.

Café Turco

Ingredientes
– 100 ml de água filtrada
– 1 semente de cardamomo
– 10 g de café moído bem fino

Preparo
Em uma Ibrik, recipiente turco de preparo de café, ou em uma caçarola pequena, coloque 10 g de café, 100 ml de água fria e filtrada, o cardamomo e misture. Coloque no fogo e espere ferver. Após a primeira fervura, despeje metade do conteúdo em uma xícara. Ferva o resto de novo e adicione à mesma xícara. Tampe-a e aguarde 4 minutos.

Café com gengibre, cravo e canela

Ingredientes
– 1 colher de chá gengibre ralado
– 5 cravos da índia
– 1 pau de canela
– café coado

Preparo
Ferva 500 ml de água filtrada com o gengibre ralado, os cravos e o pau de canela. Prepare um café coado bem suave. Para finalizar, adicione, em medidas iguais, a água com os ingredientes ao café já pronto.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz