encontre uma receita

Receitas

Caipirinha de uva e manjericão

Ingredientes

– 30 ml de Leblon Cachaça
– 10 ml de Marie Brizard Anisette Liqueur (licor de anis)
– 10 ml de Marie Brizard Limoncini (licor de limão siciliano)
– 8 uvas Itália frescas
– 5 folhas de manjericão frescas
– Cubos de gelo

Preparo

Em um copo On the Rocks, macere levemente as uvas e as folhas de manjericão. Complete o copo com gelo e acrescente as bebidas. Decore com as folhas de manjericão e sirva com um mexedor

FOTO Rogério Voltan • RECEITA Rabbit

Receitas

Coquetelaria e barismo

Já parou para testar em casa um drinque com licor e café? Pois bem, a marca espanhola Licor 43 realizou a segunda edição do Licor 43 Bartenders e Baristas Challenge – etapa Brasil, campeonato que une bartenders e baristas em um desafio que busca o melhor e o mais novo coquetel que combine o Licor 43 com café. Reunimos aqui as receitas dos três campeões para você conhecer, preparar e se deliciar. 

1º lugar – Tropicália 

Ingredientes

– 50 ml de Licor 43
– 25 ml de café quente
– 20 ml de polpa de maracujá coado
– Gelo
– Folha de manjericão basílico

Preparo

Prepare 20 g de café (Thalita usou um catuaí amarelo da Chapada Diamantina) em 100 ml de água, no método french press, numa infusão de 3 minutos. Em uma coqueteleira, coloque o licor, o café, a polpa de maracujá coada e o gelo. Bata vigorosamente e sirva em taça coupé com coagem dupla, uma bola de gelo e uma folha de manjericão basílico. 

*Bartender Thalita Cacho (@thalitafcacho)
Thalita é sommelière de cervejas, com especialização em mixologia cervejeira e harmonizações. A profissional é mestra em estilos, técnica cervejeira, mixologista, bartender e consultora. Seu drinque foi inspirado no movimento cultural brasileiro Tropicália. Thalita busca redescobrir a coquetelaria do Brasil com um olhar próprio. 

2º lugar – 43 Fizz

Ingredientes

– 50 ml de café espresso
– 10 ml de suco de limão
– 45 ml de Licor 43
– Gelo
– Água tônica
– Casca de limão 

Preparo

Em um copo longo, coloque o café espresso, o suco de limão e o Licor 43. Complete com gelo e água tônica e mexa delicadamente com uma colher bailarina. Decore com uma casca de limão torcida. 

*Bartender Ricardo Takahashi Paulon (@japores)
Formado em Gastronomia, trocou a cozinha pelo balcão. Ricardo ressalta que a criação do drinque dá às pessoas a oportunidade de reproduzi-lo em diferentes locais do mundo, sem necessitar ser um super bartender ou ter equipamentos de bar.

3º lugar – Even Flow 

Ingredientes 

– 30 ml de Licor 43
– 60 ml de Irish Whiskey
– 3 dashes de bitter de laranja
– 2 cubos de gelo de café (a bartender utilizou 30 g de um café mineiro, preparado na french press)

Preparo 

Em um mixing glass coloque gelo, o licor, o Irish Whiskey, o bitter de laranja e misture. Em um copo baixo coloque as duas pedras de gelo de café e adicione a mistura. A bartender decorou uma lateral externa do copo com pó de café. 

*Bartender Bruna Ferreira (@bru_ferreirs)
Formada em Psicologia, ainda na faculdade começou a trabalhar como garçonete para complementar a renda. Depois que se formou, decidiu focar o ramo de bares e restaurantes. O objetivo no campeonato foi criar um coquetel que a representasse, e para isso utilizou os itens de que mais gosta e que são inspirações em sua vida. 

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Daniel Ozana/Studio Oz

Receitas

Casadinhos de doce de leite

Ingredientes

– 125 g de farinha de trigo
– 75 g de manteiga sem sal
– 50 g de açúcar refinado
– 150 g de doce de leite
– 1 gema
– 1 g de fermento em pó
– 1 g de café em pó solúvel (opcional)
– Um pouco de água quente

Preparo

Em uma tigela, misture o açúcar, a farinha, a manteiga e o fermento até obter uma textura de farofa. Adicione a gema e o café em pó diluído em 1 colher (sopa) de água quente. Misture o suficiente até dar liga aos ingredientes, sem sovar a massa. Embale a massa em filme plástico e deixe-a descansar por 5 minutos na geladeira. Feito isso, abra a massa com um rolo na espessura desejada e corte-a com cortadores para bolachas no formato que preferir. Asse em forno médio e preaquecido (180 oC) até as bordas das bolachas começarem a dourar. Deixe-as esfriar e faça “sanduíches” de duas bolachas com o doce de leite. 

Obs: caso queira, é possível decorar as bolachas, polvilhando um pouco de açúcar impalpável (vendido em lojas de produtos para confeitaria) ou banhando-as em chocolate derretido.

Rende cerca de 20 bolachas de tamanho médio

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Fernanda Ribeiro 

Receitas

Panqueca americana tradicional

Ingredientes

– 250 g de farinha de trigo
– 60 g de açúcar
– 18 g de fermento químico em pó
– 4 g de sal
– 200 ml de leite integral
– 100 g de manteiga sem sal derretida
– 2 ovos
– 4 g de pasta de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela. Adicione os líquidos e misture com a ajuda de um fouet. Despeje uma concha da mistura sobre uma frigideira de superfície reta, quente e untada com manteiga. Mantenha em fogo médio-baixo e vire a massa quando começar a se formarem bolhas na superfície. Se for usar máquina de waffle, siga as recomendações de uso do aparelho. Sirva com manteiga, mel, geleia, frutas, caldas, requeijão ou pasta de chocolate e avelã. Aqui optamos pelo mel!

Rende 5 a 6 unidades

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Patrícia Escobar e Silvia Garcia, da Toasty

Receitas

Bolo de tangerina integral

Ingredientes

– 3 tangerinas
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de óleo de girassol
– 4 ovos
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
– 10 g de fermento químico

Preparo

Coloque as tangerinas em uma panela para ferver e depois dê um choque térmico nelas. Corte-as e retire só a fibra do meio. Bata as tangerinas no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar. Peneire a farinha e a incorpore à mistura, mexendo bem. Finalize com o fermento químico. Leve a massa ao forno em 170 ºC e deixe assar por 40 minutos.

Rende em torno de 6 fatias

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Jeanine Vieira

Receitas

Pão Alemão – Estilo Rugbrød

Ingredientes

– 500 g de farinha integral
– 500 g de água
– 25 g de mel
– 100 g de levain (fermento natural para pães)
– 10 g de sal
– 300 g de trigo ou centeio em grãos, demolhados por 12 horas ou germinados
– 150 g de grãos variados (pode ser chia, linhaça, gergelim, quinoa) 

Preparo

Deixe os grãos de molho, lave bem, escorra e deixe secar. Com exceção dos grãos, misture os demais ingredientes. Quando a massa estiver bem homogênea, adicione os grãos. Unte uma forma e coloque a mistura, que será bem pastosa, uniformize a massa, e deixe-a fermentar na geladeira por 24 horas. Antes de assar, passe o óleo vegetal na superfície e faça pequenos furos até a base para que o vapor saia. Asse em forno preaquecido a 180 oC por 1 hora. Espere a focaccia esfriar e deixe-a descansar por 24 horas até cortar.

Rende Aproximadamente 1 kg

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Izabela Tavares, da Iza Padaria Artesanal

Receitas

Musse de doce de leite

Ingredientes

– 3 claras
– 45 g de açúcar refinado
– 200 ml de creme de leite fresco
– 400 g de doce de leite
– 15 g de gelatina em pó sem sabor

Preparo

Primeiro, hidrate a gelatina em pó em 20 ml de água fria e reserve. Bata o creme de leite até ficar em ponto de chantili e reserve. Aqueça as claras e o açúcar em banho-maria, sempre mexendo, até que a mistura fique em temperatura morna e os grãos de açúcar derretam. Muito cuidado para não cozinhar as claras em temperaturas muito altas. Em seguida, bata essa mistura aquecida (as claras e o açúcar) até formar um merengue branco e leve. Com a ajuda de um batedor de arame (fouet), adicione o doce de leite sem perder o ar da mistura. O próximo passo é ativar a gelatina hidratada, aquecendo-a em banho-maria até que fique líquida. Adicione a gelatina à mistura de claras e doce de leite. Finalize a musse colocando na mistura o creme de leite batido em ponto de chantili até que todos os ingredientes estejam homogeneizados, sempre com cuidado para não perder o ar dos ingredientes. Isso faz com que a musse fique leve e fofa. Disponha o doce em taças e leve-as à geladeira por 4 horas antes de servir.

Rende 4 porções

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Fernanda Ribeiro

Receitas

Molho de salada agridoce

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de mel de Apis
– 2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
– 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
– Sal a gosto
– 3 colheres (sopa) de azeite

Preparo

Misture os ingredientes, emulsionando bem, provando para acertar o equilíbrio de sabores e gosto. O aceto pode ser substituído por limão, e outros tipos de mostarda também funcionam. Prepare em quantidades maiores, guarde em um vidro e deixe pronto na geladeira. Dura bem 20 dias ou mais. Sirva sobre saladas de folhas.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia

Receitas

Torta banoffee

Ingredientes

Torta
– 150 g de bolachas integrais de aveia
– 75 g de manteiga sem sal

Recheio
– 2 ou 3 bananas cortadas em rodelas
– 300 g de creme de leite fresco
– 400 g de doce de leite
– 10 g de açúcar refinado
– 5 g de cacau em pó 

Preparo 

Primeiro, faça a massa da torta triturando as bolachas em um processador ou liquidificador até se formar uma farofa, e a transfira para uma tigela. Derreta a manteiga e misture aos poucos no farelo de bolacha, mexendo com as mãos até dar liga aos ingredientes. Distribua essa farofa numa forma e leve-a ao freezer. Enquanto isso, prepare o recheio: bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantili. Retire a forma da geladeira e, na sequência, passe o doce de leite sobre a massa da torta, procurando formar uma camada homogênea. Disponha as rodelas de banana sobre o doce e cubra com o chantili. Polvilhe um pouco de cacau para finalizar. Obs: caso prefira, exclua o açúcar do chantili, batendo somente o creme de leite até que ele fique firme.

Rende 1 torta média

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Fernanda Ribeiro

Receitas

Pão vegano sem queijo

Ingredientes

– 2 unidades de batata-doce roxa
– 2 xícaras (chá) de goma de tapioca ou polvilho azedo
– 2 colheres (sopa) de semente de chia (opcional)
– 1 colher (café) de sal
– 8 colheres (sopa) de azeite
– 1 colher (sopa) de orégano seco
– 1 colher (copa) de água

Preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas grossas. Coloque-as em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar até que elas fiquem macias. Descarte a água e junte as batatas a todos os outros ingredientes para bater no processador até a massa se tornar uma pasta uniforme. Caso misture na mão, amasse antes a batata com um garfo até que ela fique  com a consistência de um purê, e misture os outros ingredientes até que a massa fique bem homogênea. Enrole em bolinhas do tamanho que desejar, coloque-as em uma assadeira com pelo menos 2 centímetros de distância uma da outra e leve ao forno preaquecido a 180 ºC, com cuidado para não assar demais (os pãezinhos ficam duros se passam do ponto).

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Ana Carolina Lima @para2porfavor