encontre uma receita

Receitas

Bolo de tangerina integral

Ingredientes

– 3 tangerinas
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de óleo de girassol
– 4 ovos
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
– 10 g de fermento químico

Preparo

Coloque as tangerinas em uma panela para ferver e depois dê um choque térmico nelas. Corte-as e retire só a fibra do meio. Bata as tangerinas no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar. Peneire a farinha e a incorpore à mistura, mexendo bem. Finalize com o fermento químico. Leve a massa ao forno em 170 ºC e deixe assar por 40 minutos.

Rende em torno de 6 fatias

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Jeanine Vieira

Receitas

Pão Alemão – Estilo Rugbrød

Ingredientes

– 500 g de farinha integral
– 500 g de água
– 25 g de mel
– 100 g de levain (fermento natural para pães)
– 10 g de sal
– 300 g de trigo ou centeio em grãos, demolhados por 12 horas ou germinados
– 150 g de grãos variados (pode ser chia, linhaça, gergelim, quinoa) 

Preparo

Deixe os grãos de molho, lave bem, escorra e deixe secar. Com exceção dos grãos, misture os demais ingredientes. Quando a massa estiver bem homogênea, adicione os grãos. Unte uma forma e coloque a mistura, que será bem pastosa, uniformize a massa, e deixe-a fermentar na geladeira por 24 horas. Antes de assar, passe o óleo vegetal na superfície e faça pequenos furos até a base para que o vapor saia. Asse em forno preaquecido a 180 oC por 1 hora. Espere a focaccia esfriar e deixe-a descansar por 24 horas até cortar.

Rende Aproximadamente 1 kg

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Izabela Tavares, da Iza Padaria Artesanal

Receitas

Musse de doce de leite

Ingredientes

– 3 claras
– 45 g de açúcar refinado
– 200 ml de creme de leite fresco
– 400 g de doce de leite
– 15 g de gelatina em pó sem sabor

Preparo

Primeiro, hidrate a gelatina em pó em 20 ml de água fria e reserve. Bata o creme de leite até ficar em ponto de chantili e reserve. Aqueça as claras e o açúcar em banho-maria, sempre mexendo, até que a mistura fique em temperatura morna e os grãos de açúcar derretam. Muito cuidado para não cozinhar as claras em temperaturas muito altas. Em seguida, bata essa mistura aquecida (as claras e o açúcar) até formar um merengue branco e leve. Com a ajuda de um batedor de arame (fouet), adicione o doce de leite sem perder o ar da mistura. O próximo passo é ativar a gelatina hidratada, aquecendo-a em banho-maria até que fique líquida. Adicione a gelatina à mistura de claras e doce de leite. Finalize a musse colocando na mistura o creme de leite batido em ponto de chantili até que todos os ingredientes estejam homogeneizados, sempre com cuidado para não perder o ar dos ingredientes. Isso faz com que a musse fique leve e fofa. Disponha o doce em taças e leve-as à geladeira por 4 horas antes de servir.

Rende 4 porções

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Fernanda Ribeiro

Receitas

Molho de salada agridoce

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de mel de Apis
– 2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
– 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
– Sal a gosto
– 3 colheres (sopa) de azeite

Preparo

Misture os ingredientes, emulsionando bem, provando para acertar o equilíbrio de sabores e gosto. O aceto pode ser substituído por limão, e outros tipos de mostarda também funcionam. Prepare em quantidades maiores, guarde em um vidro e deixe pronto na geladeira. Dura bem 20 dias ou mais. Sirva sobre saladas de folhas.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia

Receitas

Torta banoffee

Ingredientes

Torta
– 150 g de bolachas integrais de aveia
– 75 g de manteiga sem sal

Recheio
– 2 ou 3 bananas cortadas em rodelas
– 300 g de creme de leite fresco
– 400 g de doce de leite
– 10 g de açúcar refinado
– 5 g de cacau em pó 

Preparo 

Primeiro, faça a massa da torta triturando as bolachas em um processador ou liquidificador até se formar uma farofa, e a transfira para uma tigela. Derreta a manteiga e misture aos poucos no farelo de bolacha, mexendo com as mãos até dar liga aos ingredientes. Distribua essa farofa numa forma e leve-a ao freezer. Enquanto isso, prepare o recheio: bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantili. Retire a forma da geladeira e, na sequência, passe o doce de leite sobre a massa da torta, procurando formar uma camada homogênea. Disponha as rodelas de banana sobre o doce e cubra com o chantili. Polvilhe um pouco de cacau para finalizar. Obs: caso prefira, exclua o açúcar do chantili, batendo somente o creme de leite até que ele fique firme.

Rende 1 torta média

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Fernanda Ribeiro

Receitas

Pão vegano sem queijo

Ingredientes

– 2 unidades de batata-doce roxa
– 2 xícaras (chá) de goma de tapioca ou polvilho azedo
– 2 colheres (sopa) de semente de chia (opcional)
– 1 colher (café) de sal
– 8 colheres (sopa) de azeite
– 1 colher (sopa) de orégano seco
– 1 colher (copa) de água

Preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas grossas. Coloque-as em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar até que elas fiquem macias. Descarte a água e junte as batatas a todos os outros ingredientes para bater no processador até a massa se tornar uma pasta uniforme. Caso misture na mão, amasse antes a batata com um garfo até que ela fique  com a consistência de um purê, e misture os outros ingredientes até que a massa fique bem homogênea. Enrole em bolinhas do tamanho que desejar, coloque-as em uma assadeira com pelo menos 2 centímetros de distância uma da outra e leve ao forno preaquecido a 180 ºC, com cuidado para não assar demais (os pãezinhos ficam duros se passam do ponto).

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Ana Carolina Lima @para2porfavor

Receitas

Torta chocolate Brazil Callebaut com caramelo de café e flor de sal

Ingredientes

Massa
– 225 g de farinha de trigo peneirada
– 25 g de farinha de amêndoas
– 100 g de manteiga gelada sem sal em cubos
– 1 ovo
– 100 g de açúcar cristal

Caramelo de café
– 100 g de açúcar refinado
– 100 g de água
– 10 g de café solúvel
– 80 g de creme de leite fresco
– 20 g de manteiga sem sal

Ganache de chocolate Brazil Callebaut
– 250 g de chocolate Callebaut 66% Brazil
– 200 g de creme de leite fresco

Preparo

Massa
Na batedeira, junte a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, a manteiga e bata com uma raquete em velocidade baixa até o ponto de areia. Numa tigela separada, misture o açúcar e o ovo e despeje na tigela da batedeira. Misture lentamente até a massa ficar homogênea. Faça um quadrado com a massa, envolva-a em filme plástico e leve para refrigerar por pelo menos 1 hora. Com um rolo e um pouco de farinha, abra a massa e forre o fundo de uma forma de 20 cm. Fure o fundo com a ajuda de um garfo e leve a massa para assar a 155 °C por aproximadamente 25 minutos ou até que fique dourada. Reserve.

Caramelo
Leve ao fogo o creme de leite e o café solúvel. Quando levantar fervura, desligue o fogo e reserve. Numa outra panela, coloque o açúcar, a água e a manteiga. Leve ao fogo sem misturar até atingir 170 °C ou até obter a coloração âmbar. Tire do fogo e despeje sobre essa mistura o creme de leite aos poucos até o caramelo ficar homogêneo. Reserve.

Ganache
Junte o creme de leite fresco ao chocolate e deixe a mistura ferver até ficar lisa e cremosa. Agora, monte a torta: despeje o caramelo em toda a circunferência da base e leve ao refrigerador para que fique firme.  Depois, despeje o ganache ainda líquido sobre a torta e leve novamente ao refrigerador. Assim que estiver firme, coloque algumas pitadas de flor de sal sobre a torta e sirva.

Rende de 6 a 8 porções

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Vivianne Wakuda

Receitas

Pudim de tofu

Ingredientes

Pudim
– 100 ml de água fervente
– 4 folhas de gelatina
– 175 g de tofu soft (temperatura ambiente)
– 5 colheres (sopa) de mel de jataí
– 350 ml de leite de soja sem açúcar, ou outro leite vegetal (temperatura ambiente)
– 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Molho
– 1 bandeja pequena de morangos cortados em cubos
– 1 colher (sopa) de mel de mandaçaia
– Suco de meio limão (cravo, siciliano ou taiti)
– Folhas de hortelã para decorar

Preparo

Misture a água quente com as folhas de gelatina numa cumbuca até que as folhas estejam dissolvidas. Corte o tofu em cubos e coloque-os no liquidificador. Adicione o mel e o leite vegetal e bata até a mistura se tornar um creme liso. Adicione a gelatina dissolvida (já em temperatura ambiente) e o extrato de baunilha, e bata por mais 2 minutos. Passe a mistura por uma peneira com a ajuda de uma espátula, assim seu pudim vai ficar mais liso e sedoso. Coloque o creme em cumbuquinhas ou formas fundas de empadinha levemente pinceladas com óleo vegetal, cubra com um filme plástico e leve-as à geladeira por 1 hora. Enquanto o pudim firma, faça o molho de morango. Amasse os morangos com um garfo ou amassador de batatas. Adicione o mel e o suco de limão. Reserve. Quando o pudim ganhar consistência, desenforme-o num prato, despeje o molho de morango sobre ele e decore com as folhas de hortelã.

Rende 5 unidades

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia Singular

Receitas

Focaccia

Ingredientes

– 500 g de farinha de trigo
– 350 g de água
– 12 g de sal
– 50 g de azeite
– 150 g de levain (fermento natural para pães)

Preparo

Misture a farinha com a água e deixe essa mistura descansar por 1 hora. Adicione o sal e misture. Em seguida, ponha 40 g do azeite e mexa até a massa ficar homogênea. Deixe-a descansar por 3 horas, dobrando-a a cada 30 minutos. Em uma assadeira, coloque o azeite restante e a massa, e deixe-a fermentar por aproximadamente 6 horas, até que ela dobre de volume. Coloque a cobertura da sua preferência. Nesta receita foi usado azeitonas, mas valem tomatinhos, alecrim ou até mesmo somente azeite e sal grosso. Asse em forno preaquecido a 220 ºC por 35 minutos.

Rende aproximadamente 1 kg

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Izabela Tavares, da Iza Padaria Artesanal

Receitas

Pão de queijo com farinha de milho

Ingredientes

– 1 kg de polvilho azedo
– 2 ovos
– 500 g de queijo artesanal ralado
– 2 copos americanos cheios de farinha de milho, fubá ou flocão
– 2 copos americanos de água para hidratar a farinha de milho
– 1 copo americano de manteiga fermentada, derretida até ficar líquida (ou óleo)
– 1 copo americano de leite
– Sal

Preparo

Hidrate a farinha de milho, salgue, coloque o polvilho por cima, depois os ovos, o queijo ralado (pode usar mais se quiser), o copo de óleo ou manteiga e o leite. Misture bem até que a massa fique lisa, brilhante e macia, ponto clássico do pão de queijo (consistente, mas grudento). Faça as bolas do tamanho que quiser e leve ao forno a 180 ºC até que os pães fiquem dourados.

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Bruno Venga