Mercado •
De olhos nos especiais, Coca-Cola lança Café Leão em grãos e dois tipos de torra

A Coca-Cola Brasil lança no mercado brasileiro, em 6 de agosto, o Café Leão, produto com grãos 100% arábica, cultivados, torrados e embalados no País, com o objetivo de ampliar o acesso do consumidor à categoria de cafés especiais. O Café Leão marca a entrada da Coca-Cola Brasil no segmento de cafés, por meio da Leão, uma marca de origem brasileira com 115 anos de no segmento de chás e bem aceita pelo consumidor nacional, segundo a empresa. O slogan será “Exportado do Brasil para os Brasileiros” com o objetivo de fazer uma menção aos melhores cafés que ficarão no Brasil e não serão mais só exportados.
Com blend de grãos do Cerrado Mineiro e das Montanhas do Espírito Santo, a produção do Café Leão envolverá uma rede de pequenos e médios cafeicultores das duas regiões. O produto estará disponível em duas torras e, de acordo com a marca, a versão escura apresenta bebida encorpada e equilibrada com aroma e sabor intensos; e a torra média tem aroma e sabor balanceados com dulçor marcante. O Café Leão será o primeiro da companhia no mundo para o consumo em casa, que busca valorizar o ritual do preparo do café. Os cafés serão torrados pela Real Café, um braço do grupo capixaba Tristão.
“O café brasileiro é reconhecido como um dos melhores do mundo. No entanto, combinações de grãos tipo arábica, nossa melhor e mais valorizada espécie de café, dificilmente chegam às casas dos brasileiros porque são em grande parte direcionados ao mercado externo. Leão quer levar para o brasileiro o melhor do café que é produzido aqui”, diz o vice-presidente de Novos Negócios da Coca-Cola Brasil, Sandor Hagen.
Inicialmente, o Café Leão será encontrado no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, com a previsão de chegar aos principais pontos de venda de todo o País a partir de janeiro de 2017. Em setembro, os consumidores brasileiros também poderão adquirir o Café Leão em canais de e-commerce.
“Ao entrarmos nesse mercado, estimulamos o debate sobre o café tipo exportação. A Leão quer expandir a disponibilidade de café de alta qualidade no mercado, aumentando o acesso do consumidor brasileiro a esse tipo de produto, para que esse segmento possa se desenvolver e ajudar no crescimento da categoria no Brasil”, afirma Sandor Hagen.

O produto está disponível em quatro embalagens: 500g em grãos de torra média, 500g em grãos de torra escura (preço sugerido de R$ 25 cada), 250g moído de torra média e 250g moído de torra escura (preço sugerido de R$ 9,50 cada).
De acordo com Renato Fukuhara, diretor de Marketing de Novas Categorias da Coca-Cola Brasil: “O Grupo Tristão através da Real Café, uma empresa brasileira tradicional no ramo de café com 85 anos de experiência, é nosso parceiro e quem realiza a compra do café diretamente desses produtores, além de ser responsável pela torrefação e envase do Café Leão. Contudo, o blend foi 100% desenvolvido pelo time da Coca-Cola Brasil.”
A divulgação do novo Café Leão está baseada em promover a experimentação do produto. Por isso, em agosto, serão realizadas ações itinerantes em pontos de venda e nas Olimpíadas do Rio serão instaladas máquinas no Parque Olímpico e outras áreas que irão moer café na hora para os frequentadores. A campanha de comunicação – que inclui design das embalagens, experiências de degustação, plataforma on-line, mídia digital e materiais de pontos de venda – foi desenvolvida pela agência Pharus.
“Vamos investir em uma plataforma online para mostrar ao brasileiro como consumir o café especial e a valorizar a experiência do preparo do café, de moer os grãos etc. Além disso, estão previstas ações de distribuição de amostras dos produtos para que os consumidores tenham a possibilidade de experimentar um café de alta qualidade”, antecipa o diretor Renato Fukuhara.
Segmento ampliado
Com o novo lançamento, a Coca-Cola Brasil soma o café à sua linha de cerca de 140 produtos. A companhia já atua nos segmentos de águas, chás, refrigerantes, néctares, sucos, energéticos e bebidas esportivas, entre sabores regulares e versões de baixa ou zero caloria.
Dentro do processo de diversificação, o Sistema Coca-Cola Brasil está concluindo a compra da Laticínios Verde Campo, de Lavras (MG) – e com isso fará sua estreia no segmento de lácteos no país.

O café de qualidade está se espalhando pelo interior do Brasil com mais rapidez. Aquela ideia de que só era possível tomar café bem extraído nas grandes cidades, nas cafeterias especializadas dos centros urbanos, já vem mudando de figura. É também nas cidades do interior que profissionais e apaixonados por café vêm movimentando a cena do interior.
Barra Bonita (SP) Café dos Brothers Animal 2 Segunda edição do evento com café colonial onde servem bolos, pães, quitutes, sucos, chás e cinco tipos de cafés especiais. O evento é uma iniciativa de Roberto Pimentel com amigos que tem como objetivo arrecadar fundos que serão 100% destinados a Associação Amigos dos Animais de Barra Bonita. Data: 16 de julho (sábado), a partir das 15h Investimento: R$ 10,00 Local: Salão de Festas da Igreja Santo Antônio – Barra Bonita (SP) Inscrições: (14) 99795-1197, com Beto
São Paulo (SP) Curso de Métodos da True Coffee Brasil Curso de métodos para preparo caseiro de café, com o Barista Ton Rodrigues da True Coffee Brasil. Destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender como preparar café em casa. Conteúdo: História do Café, Regiões Produtoras, Moagens e Moedores, Água, Qualidade do Café, Análise Sensorial e Leite Cremoso. Métodos: Hario V60, French Press, Aeropress, Chemex, Clever, Ibrik, Siphon, Moka (Cafeteira Italiana) Data: 16 de julho (sábado), das 9h às 14h Investimento: R$ 160,00 Local: Brooklin – São Paulo (SP) 








Dias 25 e 26 de junho, São Paulo recebe o
Produtos regionais estarão presentes como Biscoitos holandeses, da Bolachas Jonker (Palmeira, PR); Cacau e chocolate, da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA); Cachaça, da Cachaça Tabúa (Salinas, MG); Cajuína e produtos de caju, da Cajuespi (Teresina, PI); Flor de sal, da Cimsal (Mossoró, RN); Goiabadas, da Goiabada da Zélia (Ponte Nova, MG); Molhos especiais, da Chefn’Boss (São Sebastião das Águas Claras, MG); Pé de moleque, da Barraca Vermelha (Piranguinho, MG); Queijo canastra, da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Região do Queijo Canastra, MG); Queijos de cabra, do Capril do Bosque (Joanópolis, SP) e Sorvetes especiais, da Alento Sorvetes Artesanais (Belo Horizonte, MG). Entre as atrações, o visitante poderá provar pratos de chefs de diversos estados do País: Leonardo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG), trará para o festival seu prato Barriga de porco glaciada com teriaki de cachaça e farofa crocante; Wanderson Meideiros, do Picuí (Maceió, AL), servirá o Arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo coalho; Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea (João Pessoa, PB), fará seu famoso Baião de dois. Representando o estado de São Paulo, Tássia Magalhães, do Pomodori, servirá o Fusilli com ragu de linguiça, pancetta e polvo.
Serão 130 profissionais de gastronomia, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, em 75 atrações gastronômicas, como palestras, cursos com degustações, aulas práticas e cozinha ao vivo. Dentre as várias atrações musicais, destaque para Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários convidam Elza Soares (RJ) e Curumin canta Stevie Wonder. Café, todo mundo quer A barista Isabela Raposeiras, do
Serviço Festival Fartura São Paulo Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim – São Paulo – SP Quando: 25/6 (sábado), das 12h às 22h e 26/6 (domingo), das 12h às 20h Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) Venda antecipada: Loja Saraiva – Shopping Eldorado ou no 

A maior cafeteria da América Latina, Octavio Café, inaugurou a primeira loja em 2007, em um dos corações empresariais de São Paulo, a Avenida Faria Lima. Nove anos depois a marca projeta grande expansão e já começa com três novas unidades próprias: uma no Shopping Eldorado, em São Paulo, e duas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A loja do Shopping Eldorado está localizada no primeiro piso do empreendimento e já apresenta o novo design da loja, que será aplicado nas próximas. Com cores claras, mescla de madeiras e azulejos brancos, o conceito acompanha o lançamento da nova marca Octavio. O menu mais enxuto que a matriz terá os vinte itens mais pedidos na loja da Faria Lima e quatro opções de preparo manuais de café: french press, aeropress, filtrado tradicional e hario v60, além, claro, do espresso. 

Serviço Octavio Café – Shopping Eldorado – 1º Piso Avenida Rebouças, 3.970 – Pinheiros De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 13h às 21h Octavio Café – Viracopos (Embarque e Desembarque) Rodovia Santos Dumont, km 66 – Campinas De domingo a domingo, das 7h às 22h





Segundo Boram o fato de estarem no Bom Retiro, onde nasceram, é com o “objetivo de elevar o nível do café de região, que recebe muitos estrangeiros que vêm comprar roupas e tecidos por aqui”. Por isso o funcionamento será de segunda à sexta, das 7h às 17h.
Ambos os lugares valem muito a visita e a inclusão no roteiro de novas cafeterias paulistanas. Que tal?


