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Espresso Design: inscrições abertas para concurso que premia embalagens de café

Você tem uma marca de café? Então não perca tempo e inscreva a sua embalagem na 4ª edição da Espresso Design, competição criada pela Espresso para julgar e premiar as melhores embalagens do setor cafeeiro!

Para participar é fácil! Basta preencher o formulário de participação – que pode ser acessado clicando aqui – e enviar a embalagem inscrita para o nosso escritório. O prazo de inscrição e recebimento das embalagens é 30 de outubro.

Serão aceitas embalagens criadas até o final de 2020 (que estejam em circulação ou que serão lançadas e tenham um protótipo para avaliação). Embalagens e/ou coleções limitadas produzidas em 2019/2020 e que não circulam mais no mercado podem participar também. Clique aqui para conferir o regulamento completo.

Após isso, ocorre a avaliação dos pacotes. O júri é composto pela nossa equipe + especialistas em design + convidados que atuam no mercado de café. Com o objetivo de mostrar as tendências e os elementos essenciais, os critérios de avaliação serão: visual/identidade, criatividade, originalidade, eficiência e conceito.

As 20 melhores avaliadas serão expostas na Semana Internacional do Café, que este ano acontece de maneira 100% digital e gratuita, e estarão disponíveis para voto popular na plataforma do evento. A embalagem que receber um maior número de votos será a grande campeã da edição!

Campeãs 2019!

A 3ª edição do concurso foi um sucesso! Recebemos mais de 140 embalagens e as melhores ficaram expostas na SIC 2019, em Belo Horizonte (MG). A vencedora do concurso foi a Cooperativa Cafesul, com a embalagem Casario, que conquistou 3.310 votos. O segundo lugar foi para Black Tucano Coffee Roasters e o terceiro ficou com o pessoal da Mokado Lab de Cafés!

Serviço
Semana Internacional do Café 2020 – 100% digital
Quando: 18 a 20 de novembro
Onde: em qualquer lugar!
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Nespresso anuncia que todas as xícaras da marca serão livres de carbono até 2022

Na última quinta-feira (17), a empresa assumiu o compromisso global de compensar toda a sua cadeira de suprimentos e ciclo de vida de produto. Isso significa que, em 27 meses, tudo que for produzido e comercializado pela companhia será calculado em créditos de carbono e os impactos ambientes inerentes gerados pela atividade industrial serão minimizados totalmente.

“A mudança climática é uma realidade e o nosso futuro depende de irmos além e de forma rápida em relação aos compromissos com a sustentabilidade. É por isso que estamos agilizando nossos compromissos de oferecer aos consumidores uma maneira de degustar uma xícara de café neutra em carbono em 2022. Realmente acredito que tanto o nosso negócio quanto a indústria do café em si podem ser uma força mundial para o bem ao lidar com esta questão”, afirma Guillaume Le Cunff, CEO global da Nespresso.

A empresa divulgou que, para atingir a neutralidade em emissões de carbono, buscará algumas iniciativas, como a descarbonização de sua cadeia de valor com foco na eficiência energética em todas as operações da Nespresso, incluindo uma mudança para 100% de energia renovável em todas as boutiques e aumento do uso de biogás no processo de fabricação. Além disso, aumentará a circularidade dos produtos e embalagens, priorizando o uso de plástico reciclado nas máquinas e o uso de alumínio virgem de baixo carbono e reciclado nas cápsulas de café.

A Nespresso também informou que fará o plantio de árvore nas fazendas das quais a marca adquire café e em seus arredores, investirá em projetos para apoiar a conservação e restauração de florestas e implementará soluções de energia limpa em comunidades agrícolas. No Brasil, a empresa já conduz ações que se conectam a meta global, como as entregas verdes, avanços em reciclagem e plantio de árvores.

TEXTO Redação • FOTO Mihai Varga

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Pesquisa aponta que estadunidenses devem consumir cada vez mais cafés em casa

Foto: Goran Ivos

A agência de inteligência de mercado Mintel realizou uma pesquisa e chegou à conclusão que o mercado doméstico de café dos Estados Unidos deve crescer 4,9% neste ano, chegando a US$ 15,6 bilhões, em comparação com um crescimento total de 3,9% registrado entre 2015 e 2019. A pesquisa também mostra que até dois em cada cinco (39%) americanos estão dispostos a pagar mais para ter um café especial em casa, focando claramente na qualidade da bebida.

Segundo a Mintel, os cafés mais vendidos são de marcas como Starbucks, Caribou e Peet’s. Desta forma, os estadunidenses tentam ter cafés que estavam acostumados a consumir nas cafeterias, só que agora em casa. “Com as pessoas trabalhando em casa e incapazes de visitar seus cafés favoritos por causa da pandemia, elas têm aprimorado suas habilidades de barista para conseguir sua bebida no lar. Elas também estão comprando café com as marcas das cafeterias para recriar aquela experiência autêntica dos lugares”, afirmou Caleb Bryant, diretor associado de alimentos e bebidas da Mintel.

“Apesar do fato de que muitas pessoas estão enfrentando incertezas econômicas, os cafés premium e de marcas de food service têm a oportunidade de se comercializar como artigos de leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

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Nova loja virtual Coffee ++ busca oferecer cafés premiados de forma acessível

“Nosso propósito é falar de cafés especiais produzidos por pessoas especiais”. Este é o objetivo principal da Coffee ++, uma loja virtual que tem como intuito fazer com que grandes cafés produzidos aqui no Brasil – e que muitas vezes são exportados – cheguem até os apreciadores brasileiros de forma fácil e acessível.

O projeto nasceu em novembro de 2019 e é fruto da parceria entre o CEO do Grupo Montesanto Tavares, Leonardo Montesanto Tavares, e os produtores da Serra da Canastra, Pedro Brás e Rafael Terra. A ideia é contar as histórias dos personagens que produzem essas joias, aproximando-os dos consumidores.

Os sócios Rafael Terra, Leonardo Montesanto Tavares e Pedro Brás – Foto: Leca Novo

Os cafés selecionados

De acordo com Leonardo, a iniciativa trabalhará apenas com grãos especiais acima de 84 pontos, cuja torra será feira pela Coffee ++. “Queremos oferecer aos consumidores cafés maravilhosos que temos no Brasil”, conta o mineiro de Belo Horizonte, filho e neto de cafeicultores.

Mesmo com data de lançamento prevista para o dia 6 de outubro, os primeiros produtores que farão parte do portfólio já foram divulgados. São eles: Luiz Paulo Dias Pereira Filho, da Fazenda Santuário Sul, Mantiqueira de Minas; Gabriel Nunes, da Fazenda Bom Jardim, Cerrado Mineiro; e Ricardo Tavares, da Fazenda Primavera, Chapada de Minas.

Além dessas opções premiadas (as três fazendas acima já foram campeãs no concurso Cup of Excellence – Brazil!), o catálogo também conta com os chamados “cafés da casa”, que são o Clássico e o Geisha, uma das variedades mais famosas de café do mundo. “No futuro, vamos buscar outros produtores no Brasil todo, pessoalmente, fazendo visitas e conhecendo o processo de produção dos cafés”, explica o sócio.

Na plataforma, os consumidores poderão escolher entre as alternativas acima e adquiri-las nas versões pacotinho de 250 g em grãos ou torrado e moído, drip coffee e cápsulas de alumínio compatíveis com sistema Nespresso. Os preços irão variar entre R$ 18 e R$ 57. “O mundo inteiro admira os cafés brasileiros, então a gente quer deixar essas joias agora no Brasil para todo mundo poder beber café bom”, afirma Leonardo.

Mais informações: www.coffeemais.com e www.instagram.com/coffeemais

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

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Selecionados a dedo: curadoria apresenta diferentes cafés aos consumidores

O engenheiro mecatrônico Erick Petta Marinho foi se apaixonar pelo café justamente na época da faculdade, que cursava em São Paulo. “Como todo estudante, eu precisava da maravilhosa cafeína, pois era o início da faculdade e eu estudava noite adentro”, conta.

Nesta época Erick nem tinha ideia sobre o café especial e consumia as opções do mercado. Foi em 2005 que comprou uma máquina de cápsulas e começou a experimentar diferentes tipos de café. “Lembro que essa paixão nasceu pelo prazer em descobrir e experimentar novas bebidas desde aquela época. Em 2010 fui estudar na Alemanha e lá experimentei alguns cafés e notei diferenças marcantes. Guardo até hoje os sabores, eram cafés menos intensos. Acredito que foi ali que tomei meu primeiro café especial, mesmo sem saber que eram especiais e tampouco sem saber o conceito desse universo”, comenta.

Durante esta viagem ele encontrou cafés diferentes e muitas opções em grãos no supermercado, o que chamou a atenção e o fez voltar para o Brasil decidido a explorar ainda mais a bebida. Assim, começou a frequentar as cafeterias por São Paulo.

Realizou uma viagem, ao lado da sua esposa Aline Alves de Souza Marinho, para Carmo de Minas e realizou a rota do café, que incluía um curso de barismo na Unique Cafés, com o barista Gabriel Guimarães. “Com tantas opções de café na região, voltei para casa com cerca de 15 kg de café. A qualidade e variedade me chamava leia mais…

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Divulgação

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Porteira para fora: 6 invenções brasileiras no café

Santo de casa faz milagre, sim! Ciência, tecnologia e muita criatividade mudaram os rumos do café no Brasil e no mundo. A Espresso traz  o destaque para diversas criações que contribuem até hoje para que o País seja referência no setor.

Z, de coador

Foto: Divulgação

Feito de cerâmica e com design funcional, o Coador Z é o resultado da busca intensa por melhores cafés pelo barista taiwanês, que vive no Brasil desde os 15 anos, Tony Chen. Depois de muito tempo de imersão e estudo dos métodos de preparo atuais, nascia um coador com linhas retas e de material que ajuda a manter a temperatura.

Por ser um projeto independente e artesanal, ele só foi possível graças ao financiamento coletivo de diversos amantes do café em todo o País. Ou seja, para o produto ser desenvolvido e comercializado, seu idealizador precisava de R$ 60 mil. Assim, ele lançou uma campanha digital para levantar esse investimento. Resultado: o amor pelo café venceu e o produto já está no mercado.

Eu assovio, tu assovias

Foto: Bruno Lavorato

Na verdade, não se sabe quando e onde o assovio durante degustações e cuppings começou. O que se sabe é que a prática é comum no momento de sorver o café para misturar com oxigênio e maximizar a percepção de sabores. Ao puxar o ar juntamente com a bebida com a ajuda de uma colher, diversos tipos de assovios podem ser ouvidos.

Tímidos, estridentes, baixinhos e escandalosos – há todo tipo de som para cada degustador. Alguns sons chegam a ser tão altos que curiosos já mediram sua intensidade em decibéis.

Não tem como ignorar essa prática tão peculiar, tanto que ela ganhou um concurso bem-humorado aqui no Brasil para eleger o melhor assovio, o Campeonato Mundial leia mais…

TEXTO Kelly Stein

CafezalMercado

Sebrae realiza ações sobre marketing digital para produtores de café e para quem é MEI

O Sebrae conta com um projeto intitulado Up Digital Sebrae, que é uma jornada on-line de dez dias, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até 15 empresas em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhado por especialistas. O produto é voltado para os pequenos negócios que querem dar um up em sua empresa rumo à transformação digital, de forma ágil, prática e colaborativa nos temas de marketing digital, para alavancar suas vendas.

Buscando fortalecer os negócios produtores de café do País, o projeto estreia nesta segunda-feira (14) o Up Digital, voltado para associações gestoras das Indicações Geográficas registradas e depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O Inpi tem duas modalidades para reconhecer a Identificação Geográfica (IG) de produtores do País. A Indicação de Procedência (IP) valoriza a tradição da fabricação e o reconhecimento público de que o produto de uma determinada região possui qualidade diferenciada. Já a Denominação de Origem (DO) agrega um diferencial ao leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Participe da 5ª Corrida e Caminhada do Café de qualquer lugar

As inscrições para a 5ª Corrida e Caminhada do Café estão abertas. O evento faz parte do Projeto Campinas Café Festival e sempre foi realizada na histórica Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Este ano, por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus), a organização pensou em algo diferenciado.

Os participantes poderão correr ou caminhar quando e onde quiser, dentro do período estipulado pela organização, na distância de 3 km, 5 km, 7 km, 10 km, 15 km ou 21 km, de acordo com a sua preferência e condição física.

Como vai funcionar

Após a confirmação de pagamento, o participante deverá enviar o registro da corrida na plataforma do evento, que será avaliado e confirmado pela organização. Em seguida, o kit completo será enviado ao inscrito no endereço de escolha.

Todo o processo de leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Matt Hoffman

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Maior feira do setor de cafés especiais tem data de realização alterada em 2021

Na última quarta-feira (9), a Specialty Coffee Association (SCA) anunciou uma nova mudança na data de realização da Specialty Coffee Expo, importante feira do setor de cafés especiais que estava marcada para acontecer em abril de 2021, na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

“Temos certeza de que isso desapontará muitos, no entanto, o consenso era de que o adiamento seria uma opção mais segura e prudente, e permitiria que nossa comunidade e as empresas participantes tivessem mais tempo para se recuperarem da pandemia”, escreveu a organização em comunicado.

Com a alteração, o evento passa a acontecer entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2021. “Entendemos o impacto que o adiamento da feira pode ter nos negócios de nossos expositores, e como é importante encontrarmos maneiras significativas de nos mantermos conectados e informados com as tendências e inovações do mercado”, comentou Yannis Apostolopoulos, diretor executivo da SCA.

Sobre o Re:Co Symposium, que também estava marcado para acontecer em abril de 2021, a SCA informou que está considerando as melhores opções e que planeja fazer um anúncio nas próximas semanas.

Mais informações: www.coffeeexpo.org

TEXTO Redação • FOTO Wherda Arsianto

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Reino Unido: haverá mudanças no consumo de café pós-pandemia?

Foto: Matt Hoffman

O Reino Unido conta com uma cultura forte de cafeterias, com cerca de 26 mil em todo o país. Porém, com a chegada da pandemia de Covid-19 na reta final de março, muitas foram fechadas ou abertas apenas para entrega. Estima-se que até 92% das cafeterias tenham fechado em algum momento durante o bloqueio, uma vez que não era viável, ou possível, continuar apenas para viagem.

Em setembro de 2020, muitas cafeterias foram reabertas, mas cerca de um terço ainda permanece sem funcionar, com algumas nunca podendo reabrir. O esquema Eat Out To Help Out, que deu grandes descontos aos clientes, impulsionou as vendas em agosto. Mas o valor consumido em cafeterias continua significativamente reduzido, com gastos com bebidas quentes para viagem ainda em 50% dos níveis de 2019.

Os cafés se tornaram lugares importantes na vida de muitas pessoas. Para alguns, um espaço para obter um café no caminho para o trabalho, para outros, um lugar para se reunir, encontrar amigos ou até mesmo trabalhar. A pandemia forçou os cafés a fechar ou mudar seus negócios para um foco maior nas vendas para viagem e on-line. Os consumidores, com muito mais tempo em casa, também mudaram seus padrões de consumo.

Beber café durante o bloqueio

Estão sendo realizadas algumas pesquisas com consumidores para descobrir como seus padrões de consumo mudaram ao longo do bloqueio. Até agora, uma pesquisa com leia mais…

TEXTO As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin