Mercado

Descubra como funciona a campanha de reciclagem das cápsulas Dolce Gusto

Já parou para pensar quanto tempo uma cápsula demora para se decompor se não for destinada para a reciclagem? Recentemente publicamos uma matéria sobre a iniciativa da marca Dolce Gusto, que busca aumentar o número de opções de descarte para cápsulas usadas.

Conversamos com a Gerente de Marketing e Sustentabilidade Nestlé, Taissara Martins, que explicou sobre o projeto de reciclagem, que nasceu do desejo de fazer a mudança e regenerar o meio ambiente. “As bebidas em cápsula nos permitem ter, ao toque de um botão, uma infinidade de cafés e bebidas lácteas diferentes, dando a possibilidade de saborear e enaltecer diferentes regiões e segmentos. E há um outro ponto muito importante: evitam, de forma drástica o desperdício, que sabemos que é um ponto muito crítico no setor de cafés. Porém, essas vantagens nos levam a uma desvantagem importante, que são as embalagens porcionadas, e nós queremos falar abertamente com o nosso consumidor sobre isso”, explica.

Segundo Taissara, existem diferentes opções e meios de reciclar as cápsulas: “Sabemos que muitas pessoas não fazem ideia de que a nossa cápsula é sequer reciclável. A campanha ‘Desfrute Com Dolce, Recicle com Gusto’ vem pra embarcar o consumidor nessa jornada e mostrar as diferentes opções de meios de se descartar corretamente a cápsula, dando uma nova vida à ela”.

Parceiros

  • Cooperativas de reciclagem e catadores autônomos: a marca investe no treinamento e apoio a esses profissionais, que separam as cápsulas dentre os demais resíduos recicláveis. Essas cápsulas, que vieram do simples ato de descartá-las no lixo reciclável de casa, são então direcionadas a um reciclador que transforma essa resina plástica, que mais tarde se tornará um novo produto. São mais de 80 cooperativas distribuídas em 40 municípios.
  • Startups: testam diferentes modelos que partem da premissa de um descarte de cápsulas descomplicado. Algumas delas ajudam a chegar até a coleta de diferentes cidades do Brasil, como por exemplo o Cataki e a Startup Yattó. Outras apoiam a Nestlé trazendo locais de descarte em pontos de alto fluxo como metrôs e shoppings, que é o caso do Click e Retire.
  • Pontos extras em supermercados parceiros: existem lojas varejistas que são pontos de descarte de cápsulas. Mais informações no site.

Como funciona a coleta?

Taissara explica que após o descarte em lixos recicláveis, as cápsulas são levadas aos recicladores parceiros que fazem a separação do material: a matéria orgânica presente nas cápsulas é encaminhada para a compostagem e se transforma em adubo; o plástico da cápsula, por sua vez, é transformado em resina plástica que, depois, é utilizada pra diferentes materiais, como cestos de frutas, utensílios plásticos, peças de carro, etc.

“A nossa grande ambição é triplicar o volume de cápsulas recicladas, e que em 2021 já foi o triplo de 2020. Além disso, até 2025 pretendemos reciclar todo o plástico utilizado em nossos produtos, e não somente das cápsulas”, destaca Taissara.

Curiosidades sobre a Dolce Gusto

Os cafés utilizados nas cápsulas vêm de uma parceria com a Coffee Assurance Services (CAS), que garante que o grão seja adquirido de forma responsável e em conformidade com o código 4C, reconhecido para a produção de café sustentável. “Em 2021, o nosso programa Cultivado com Respeito, que assegura que 100% do café que utilizamos nas nossas cápsulas é certificado, rastreado e de origem sustentável, completou 10 anos. Durante essa década, milhares de famílias produtoras de café foram apoiadas na jornada de se produzir um café de qualidade superior e em equilíbrio com o meio ambiente”, destaca a Gerente de Marketing e Sustentabilidade da Nestlé.

Para 2022, a Dolce Gusto trará mais de 5 novidades divididas entre os pilares de inovação da marca: “indulgência”, “reinventando o dia a dia” e “bom pra você e pro planeta”. Os novos sabores serão adicionais aos mais de 35 sabores, entre cafés, chás, chocolates e lattes.

Mais informações: www.nescafe-dolcegusto.com.br

TEXTO Natália Camoleze

Mercado

Vanusia Nogueira é a nova diretora executiva da Organização Internacional do Café

Entre os dias 9 e 10 de fevereiro, países-membros da Organização Internacional do Café (OIC) realizaram a votação sobre o cargo de diretor executivo, durante a 131ª Sessão do Conselho Internacional do Café.

Vanusia Nogueira foi a candidata eleita, embasada consensualmente pelos setores público e privado do país, que contou com apoio da diplomacia do Brasil durante a campanha. A eleição de Vanusia é resultado dos trabalhos desenvolvidos, principalmente, como diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e em diversos fóruns internacionais, como Specialty Coffee Association (SCA), World Coffee Producers Forum (WCPF), Rainforest Alliance, Alliance for Coffee Excellence (ACE), entre outros.

“Foi uma honra ver o reconhecimento do trabalho e ter minha candidatura referendada, tanto pelo setor privado, quanto pelos órgãos do governo brasileiro. Estou ciente do grande desafio que assumo a partir de hoje, que é conduzir a reestruturação e a modernização da OIC”, comenta a nova executiva.

Segundo Vanusia, a condução do principal organismo mundial do café também envolverá a apresentação de um novo direcionamento para toda a cafeicultura global. Ela acredita que a expertise absorvida em sua vida pessoal e profissional com café, principalmente nas mais de duas décadas de lida com cafés especiais, será fundamental.

“Buscaremos coordenação setorial para trabalhar questões prioritárias, como renda próspera e de bem-estar para cobrir custos e possibilitar uma vida decente aos produtores; ampliar a transparência de mercado; propor e implantar políticas e mecanismos de financiamento globais; e gerar foco em produção e abastecimento sustentáveis, bem como no consumo responsável”, revela.

Carreira

Vanusia Nogueira promoveu os cafés do Brasil no país e no exterior ao longo de 15 anos como diretora da BSCA, destacando a qualidade e a sustentabilidade da produção, contribuindo para a consolidação do produto nacional em parceiros tradicionais e para a abertura de novos mercados aos grãos brasileiros.

Ela também conduziu os trabalhos para a implementação, em 2008, do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que tem foco na promoção comercial do café brasileiro no mercado externo.

TEXTO Redação • FOTO Semana Internacional do Café

Mercado

Café Orfeu homenageia poeta Vinícius de Moraes com microlote da variedade Arara

Abraçando a arte e a cultura, a Cafés Orfeu decidiu homenagear um dos maiores nomes do Brasil, o poeta Vinícius de Moraes. “Tivemos a honra de idealizar e definir cada nuance com a própria família do Vinícius, representada por suas filhas, Georgiana de Moraes e Maria Gurjão. Falamos sobre a personalidade do Vinícius e sobre quais eram as principais características que definiam o poeta, e ficou muito claro que ele era uma pessoa muito doce, carinhosa e fácil de conviver, mas que ao mesmo tempo era genial, dono de um talento fora do comum”, comenta Fábio Gianetti, Head de Marketing da empresa.

O primeiro desafio do projeto foi buscar nas fazendas da marca, dentre mais de 20 variedades plantadas, um café cujas características sensoriais se assemelhassem à personalidade de Vinícius de Moraes. O café escolhido foi da variedade Arara, de um microlote localizado na Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama, região da Mogiana de São Paulo. Muito doce e com acidez macia, mas com inesperadas notas de frutas tropicais, que trouxeram brilhantismo e originalidade à bebida.

Outro desafio foi a definição da embalagem, pois era preciso representar uma personalidade tão grande em embalagens tão pequenas. “O designer Pedro Capeletti, responsável pela criação das icônicas embalagens atuais dos cafés Orfeu, ficou a cargo de dar vida à edição especial, transformando as prateleiras dos supermercados em um grande mural de poemas. Em parceria com a família do poeta, escolhemos 12 maravilhosos trechos de seus poemas e espalhamos pelas embalagens do microlote. Até mesmo as cápsulas, embaladas individualmente, apresentam frases variadas”, esclarece o executivo.

A Camargo Embalagens foi a responsável pela produção das embalagens flexíveis do microlote em quatro formatos: sanfonado, flowpack e sachê (acondicionando as cápsulas compatíveis com Nespresso), torrado e moído, drip coffee e grãos.

A escolha da impressão digital se deu por dois motivos: o primeiro deles é o fato de se tratar de um microlote, ou seja, uma quantidade muito limitada de produtos; e o segundo, foi o tempo reduzido para a entrega das embalagens para a Orfeu. “A impressão digital se mostrou mais eficiente para atender às nossas necessidades, ao mesmo tempo em que entrega uma excelente qualidade de impressão”, ressalta Gianetti.

“O microlote Vinícius de Moraes foi lançado em novembro de 2021 e a recepção por parte dos consumidores está sendo incrível. Recebemos diariamente, em nossos canais de comunicação, elogios e agradecimentos emocionados de nossos consumidores, que se dizem encantados com a sensibilidade do projeto e com a beleza das embalagens. Muitos deles estão inclusive colecionando as embalagens ou até mesmo dando de presente para pessoas especiais”, conclui o Head de Marketing.

O microlote Vinícius de Moraes está à venda no e-commerce da marca por R$ 29,20.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Dolce Gusto realiza parcerias para incentivar a reciclagem de cápsulas usadas

Com foco em reciclagem e soluções sustentáveis para os consumidores, a Dolce Gusto busca aumentar o número de opções de descarte para cápsulas usadas, expandir os pontos de entrega e firmar parcerias com cooperativas nos bairros que existe coleta seletiva. Para isso, fez conexão com algumas startaups que se dedicam a buscar mais alternativas de cuidado e resgate ambiental, como é o caso da Residuall.

A empresa aplica tecnologia e serviços especializados na construção de soluções inovadoras em logística reversa. No piloto com a Dolce Gusto, que começa em 11 cidades do interior de São Paulo, a ideia é amplificar ainda mais a rede de coleta das cápsulas, se aliando às cooperativas e catadores, que são remunerados pelo serviço, e ajudam a garantir que as cápsulas ganhem uma nova vida.

Outra parceria é com a Clique Retire, rede de smart lockers que “guardam” produtos. As caixas permitem que clientes possam retirar ou depositar objetos que compraram em lojas virtuais em um endereço diferente do de suas residências. No piloto com a Dolce Gusto, já são 50 pontos espalhados entre São Paulo e Rio de Janeiro, localizados nas principais linhas de metrô, como estação Luz e Pinheiros na capital paulista e Flamengo e Pavuna no estado carioca, além de 5 shoppings.

Dando sequência ao objetivo de inovar e colaborar para reciclar mais, a Dolce Gusto continua com a parceria com o aplicativo CATAKI, que conecta catadores de recicláveis com pessoas que querem dar um destino correto aos seus resíduos. Este é mais um aliado neste desejo de fincar a bandeira da reciclabilidade em cada vez mais destinos brasileiros.

Para ajudar a educar os consumidores em relação ao assunto, a marca lançou, em setembro de 2021, a campanha “Desfrute com Dolce, Recicle com Gusto”, que dá dicas de como reciclar e deixa claro o destino das cápsulas após a reciclagem. De acordo com a pesquisa “Vida saudável e sustentável”, do Instituto Akatu com o Globe Scan de 2021, 86% dos brasileiros declaram concordar em reduzir o impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.

TEXTO Redação • FOTO @felipepelaquim

Mercado

PCDs utilizam robôs para atender clientes em cafeteria de Tóquio

Com o avanço significativo da tecnologia e da engenharia no mundo, o medo de que as máquinas substituam as pessoas no mercado de trabalho se tornou comum no século XXI. Porém, um exemplo que vem de longe nos mostra como esse pensamento está equivocado.

A cafeteria DAWN – Avatar Robot Café (Diverse Avatar Working Network), inaugurada em 2021, em Tóquio, capital do Japão, inovou ao utilizar garçons robôs controlados remotamente por PCDs (pessoas com deficiência). Sem sair de casa, os 50 colaboradores conseguem comandá-los através de dispositivos eletrônicos ou apenas com o movimento dos olhos.

Conhecidos como robôs Ory, as máquinas foram desenvolvidas pela startup Ory Lab, cujo objetivo é ajudar no desenvolvimento humano através da comunicação tecnológica. Além da cafeteria, eles também são encontrados em lojas de departamento e em estações de transporte, onde auxiliam os clientes e consumidores com dúvidas e orientações.

No ano passado, a inovação venceu o prêmio Good Design Award 2021. Confira abaixo um vídeo, publicado pelo jornal The Japan Times, que mostra como funciona a dinâmica no café DAWN:

TEXTO Redação • FOTO Ory Lab

Mercado

Melitta oferece degustações de café aos visitantes do Rio Open 2022

O Rio Open 2022, maior torneio de tênis da América do Sul, acontece entre os dias 12 e 20 de fevereiro. Durante o evento, a Melitta oferecerá ao público quatro espaços diferentes com cardápio diversificado e degustações de café.

A cafeteria oficial da competição ficará no Boulevard Leblon, onde os visitantes encontrarão drinques gelados feitos por baristas. No Boulevard, a marca disponibilizará diferentes tipos de cafés, cappuccinos e utensílios do e-commerce. Para participar das degustações e evitar aglomerações, os interessados poderão retirar senhas em totens da marca que estarão distribuídos no espaço do Rio Open 2022.

Jornalistas e atletas terão um espaço exclusivo em suas salas e poderão degustar as cápsulas biodegradáveis e compostáveis Melitta. A área VIP, no Corcovado Club, contará com os cafés tradicionais e especiais, além de produtos exclusivos do e-commerce da marca.

“Apoiamos o Rio Open há três anos e é sempre gratificante proporcionar experiências sensoriais e estimular o público de uma forma que só um café fresquinho Melitta pode fazer. Queremos incentivar nossos consumidores a sentirem mais a vida e aproveitarem cada momento de forma única”, diz Jonatas Rocha, Diretor de Marketing da Melitta. A Melitta também irá premiar alguns convidados com kits exclusivos, além de contar com um espaço interativo para o engajamento do público.

A marca ressalta seu compromisso em seguir todos os protocolos sanitários de segurança, higiene e distanciamento devido à pandemia de Covid-19 exigidos pela organizadora do evento Rio Open 2022.

Serviço
Melitta no Rio Open 2022
Quando: de 12 a 20 de fevereiro de 2022
Onde: Sede Social do Jockey Club Brasileiro do Rio de Janeiro – Rua Mário Ribeiro, 410 – Lagoa, Rio de Janeiro (RJ)

TEXTO Redação • FOTO Ben Kolde

Mercado

Indústria brasileira de café solúvel registra aumento nas exportações em 2021

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) destaca que ocorreram problemas na hora de distribuir produtos, como a falta de contêineres e de navios e a elevação dos fretes. Mas, apesar disso, o segmento de solúvel do Brasil se mostrou resiliente e, com investimentos das indústrias, bateu recordes em exportação e consumo interno.

O setor exportou o equivalente a 4,09 milhões de sacas de 60 kg de café solúvel para 98 países, o que representou um novo recorde ao avançar 0,6% na comparação com as 4,07 milhões de sacas registradas em 2020, até então o maior volume. Em receita cambial, o Brasil obteve US$ 566,2 milhões, superando em 6,1% as divisas alcançadas no ano passado (US$ 533,6 milhões).

Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics, destaca que os resultados de 2021 foram positivos diante de um cenário “surreal” de entraves logísticos e da disparada nos preços da matéria-prima. “O desempenho evidencia a capacidade de produção do café solúvel brasileiro, com nossas indústrias demonstrando resiliência. O crescimento de 0,6% é discreto, mas resultou no terceiro ano consecutivo de recorde histórico do volume exportado”, comenta.

No mercado interno, o segmento também teve desempenho expressivo, com o consumo equivalente a 985,3 mil sacas, ou o melhor desempenho das estatísticas da Abics, que adotou nova metodologia de coleta de informações mensais junto às indústrias nacionais. Esse montante implicou elevação de 5,9% na comparação com as 930,2 mil sacas consumidas em 2020.

“Internamente, o crescimento vigoroso foi proporcionado por uma maior percepção, por parte dos consumidores brasileiros, das qualidades e da versatilidade do café solúvel, que resultam do abraço das indústrias nacionais e das detentoras das grandes marcas à campanha ‘Descubra Café Solúvel’, coordenada pela Abics, nas redes sociais e junto a profissionais de barismo e cafeterias”, revela.

O diretor da Abics recorda que 2021 foi um ano marcado por grandes investimentos tecnológicos para modernização e ampliação do parque produtivo das indústrias brasileiras. Novas unidades de processamento começaram a operar nos estados do Espírito Santo e Paraná, além da previsão para o início das atividades, também em solo capixaba, de mais uma unidade no início de 2023.

“Esses investimentos, somados, ultrapassam R$ 1 bilhão e geram centenas de empregos, contribuindo com o social e a economia nesses Estados. Quando todas essas unidades estiverem em pleno funcionamento, no ano que vem, a capacidade de produção brasileira crescerá 18%, o que consolidará, ainda mais, o país como o maior parque industrial do mundo”, conclui Aguinaldo Lima.

O relatório completo está disponível aqui.

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

Mercado

Vai uma geleia de café aí?

A parceria entre a Mermeleia Geleias Artesanais e o Café Campo Místico resultou em uma geleia de café ideal para harmonizar com sorvetes, bolacha de nata, queijos e pães. Foram cerca de dois anos de estudos e testes até chegar ao equilíbrio ideal entre textura, sabor e doçura.

Livre de conservantes, o produto artesanal é feito com grãos das variedades mundo novo e catuaí vermelho cultivados na Fazenda Campo Místico, em Bueno Brandão, no Sul de Minas. A torra do café também é feita pela microtorrefação da Campo Místico, em São Paulo.

O pote com 150 g da geleia de café pode ser encontrado no site das duas empresas por R$ 28.

Mais informações: mermeleia.com.br e campomistico.com.br 

TEXTO Redação • FOTO Carlos Cubi

Mercado

Pudding Pie e Amandha Barista se unem para comemorar os 468 anos de São Paulo

Para celebrar o aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro, a Pudding Pie e a Amandha Barista presentearão todos os clientes que comprarem o pudim da Pudding Pie, durante o período de 24 a 30 de janeiro, com um pacote de café especial.

O café da promoção é um blend composto por grãos da variedade catuaí amarelo, produzidos no Espírito Santo, e da variedade obatã vermelho, cultivados na Alta Mogiana. Na xícara, a bebida traz notas de frutas secas, baunilha e açúcar mascavo.

Os pudins estão disponíveis nos sabores: tradicional, dadinho, pistache e nozes caramelizadas. Também entra na lista o pudim zero açúcar, feito com calda de mel. É possível pedi-los nos tamanhos individual, médio, grande e em formato de coração.

Serviço
Pudding Pie
Delivery: de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 17h.
Retiradas: de segunda a sexta – Rua Alvorada, Vila Olímpia – São Paulo (SP)
Mais informações: @thepuddingpie e @amandhabarista

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Nespresso apresenta linha de cafés gelados para refrescar o verão

A Nespresso traz de volta ao Brasil sua linha de cafés para serem consumidos com gelo. Além dos sabores Freddo Delicato e Freddo Intenso, a linha Barista Creations For Ice vem com o lançamento Coconut Flavour.

“Com a edição limitada Barista Creations For Ice, voltada para o consumidor final, queremos transportar o nosso público para uma experiência de verão. Essa é uma tendência de consumo divertida que tem tudo a ver com o brasileiro. Acreditamos no potencial do consumo com gelo em um mercado tão apaixonado pelo calor e pelo café como o Brasil”, ressalta Monica Lopes, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.

Na xícara, o Freddo Delicato apresenta notas frutadas de cafés do Quênia e da Indonésia, que ficam ressaltadas quando extraído com gelo. Já o Freddo Intenso traz a potência de grãos do Peru e da Indonésia, destacando notas amadeiradas e de cereal torrado em sua versão gelada.

O lançamento Coconut Flavour conta com aroma de coco e toque de baunilha. Ideal para ser consumido gelado, a dica da marca é extrai-lo na medida espresso (40 ml) e acrescentar quatro pedras de gelo + 90 ml de água ou leite gelado.

A linha Barista Creations For Ice é uma edição limitada. As três cápsulas podem ser encontradas no e-commerce da Nespresso por R$ 3,30 a unidade.

Mais informações: www.nespresso.com/

TEXTO Redação • FOTO Divulgação