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Entre janeiro e outubro de 2021, café brasileiro foi exportado para 119 países

Os dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), analisados pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, destaca que, de janeiro a outubro de 2021, os cafés brasileiros foram exportados para 119 países, totalizando um volume físico equivalente a 33,27 milhões de sacas de 60 kg e receita cambial de US$ 4,81 bilhões.

Mesmo com números expressivos, o registro é de uma queda de 6,3% do volume vendido ao exterior. Em contrapartida, existe um acréscimo de 7% na arrecadação da receita no comparativo com o desempenho das exportações da cafeicultura nos mesmos dez primeiros meses do ano anterior.

Neste contexto, um ranking dos cinco maiores importadores dos Cafés do Brasil aponta que os Estados Unidos se mantêm tradicionalmente como principal país importador, por ter adquirido 6,46 milhões de sacas, volume praticamente similar às 6,48 milhões de sacas compradas nos dez primeiros meses do ano anterior. Com esse volume, as compras norte-americanas corresponderam a 19,4% do que foi exportado aos 119 países no período em tela.

Na sequência está a Alemanha, que importou 5,47 milhões de sacas dos Cafés do Brasil e teve seu volume de importação equivalente a 16,5% no período em destaque, apesar de registrar uma queda de 8,2% do número de sacas adquiridas na comparação com o mesmo período no ano passado. Na terceira colocação destaca-se a Itália, com a compra de 2,38 milhões de sacas, cujo volume físico representa uma queda de 7,7%. Bélgica, em quarto, com 2,27 milhões (-22,6%), e Japão, em quinto, com a aquisição de 2,074 milhões de sacas, volume que registrou um acréscimo expressivo de 12,5% na compra dos cafés brasileiros nos períodos comparados.

O café arábica foi o mais exportado nos dez primeiros meses de 2021, com a venda equivalente a 26,77 milhões de sacas, as quais corresponderam a 80,5% do total. Já o canéfora (robusta e conilon) teve 3,25 milhões de sacas embarcadas, o que representou 9,8% do total exportado no período, além dos segmentos do produto na forma de café solúvel, com 3,21 milhões de sacas (9,7%), e café torrado e torrado e moído, com 37.540 sacas (0,1%).

Exclusivamente no mês de outubro de 2021, o relatório do Cecafé ressalta que as exportações brasileiras totais de café atingiram 3,43 milhões de sacas de 60 kg, o que representou uma queda de 23,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Contudo, com relação à receita cambial, essas exportações tiveram um crescimento de 11,3% na mesma comparação, saltando de US$ 564,7 milhões para US$ 628,5 milhões.

Vale destacar que dois países produtores de café também foram destinos importantes das exportações dos Cafés do Brasil, como é o caso da Colômbia, com a aquisição de 945,70 mil sacas entre janeiro e outubro de 2021, performance que representou substancial alta de 56,7% em relação às compras feitas no mesmo período anterior. O México aparece com a importação de 787,48 mil sacas, apesar de representar uma queda de 12,5%, na mesma base comparativa.

O relatório completo está disponível no site do Cecafé.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Nescafé Dolce Gusto lança opções de cápsulas veganas e sem lactose

A ZeroLac e a nova linha de cápsulas veganas da Nescafé Dolce Gusto buscam ampliar as possibilidades de consumo, contemplando consumidores intolerantes à lactose e também aqueles que buscam reduzir ou não consumir produtos de origem animal.

“Dados do Ministério da Saúde indicam que 70% dos brasileiros adultos sofrem de intolerância à lactose em algum grau e, em fevereiro de 2021, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) revelou uma pesquisa, encomendada à Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), que mostra que um terço dos brasileiros busca opções veganas nos cardápios e estabelecimentos, indicando, assim, uma mudança de comportamento diante da alimentação”, conta Tiago Buischi, Gerente Executivo de Marketing de Nescafé Dolce Gusto.

Com o toque de um botão, os amantes de latte poderão aproveitar a cremosidade da espuma da cápsula ZeroLac, creamer Nestlé sem adição láctea – um composto à base do suplemento maltodextrina, carboidrato produzido a partir do amido de vegetais como milho, arroz, batata, mandioca e trigo.

A cápsula é vendida em três formatos: avulsa (R$ 1,62), com Cappuccino (R$ 22,90) ou Latte Machiato (R$ 22,90). A venda é exclusiva no canal de e-commerce da marca e da caixa DGUSTA, onde o consumidor pode adicionar as cápsulas de sua preferência e montá-la do seu jeito (também exclusividade Dolce Gusto). Já a linha vegana conta com três sabores: café com os leites de amêndoa, coco e aveia (R$ 22,90 cada).

TEXTO Redação • FOTO Charisse Kenion

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Recuperação dos preços do café pode ajudar a retomar consumo em níveis pré Covid

Em outubro de 2021, a Organização Internacional do Café (OIC) constatou que os preços do café haviam atingido novos máximos plurianuais, já que a média mensal do preço indicativo composto da OIC aumentou 6,8%, para 181,57 centavos de dólar dos EUA por libra, em comparação com 170,02 centavos por libra em setembro de 2021.

Os níveis alcançados em outubro de 2021 marcam um aumento de 71,5% em comparação com o preço do café de 105,85 centavos de dólar por libra registrado em outubro de 2020. O preço médio registrado em outubro de 2021 é o mais alto registrado desde que fevereiro de 2021 registrou 182,29 centavos de dólar por libra. De acordo com a OIC, esses níveis de preços para o ano cafeeiro de 2020/2021 marcam uma recuperação significativa dos baixos níveis experimentados nos últimos três anos cafeeiros.

O maior aumento ocorreu no preço indicativo do Brazilian Naturals Group, que atingiu 199,98 centavos de dólar dos EUA por libra, um aumento de 8,9% em comparação com 183,72 centavos de dólar dos EUA por libra que foi registrado em setembro de 2021. Ele marca um aumento de 99,2% em relação aos preços de outubro de 2020 e é o nível mais alto alcançado desde fevereiro de 2012.

O preço dos Suaves Colombianos aumentou 7,7%, para 258,87 centavos de dólar dos EUA por libra em outubro de 2021, em comparação com 240,38 centavos de dólar dos EUA por libra em setembro de 2021. Este é o nível mais alto registrado desde setembro de 2011.

Os preços dos Outros Suaves aumentaram 6,9%, para 241,06 centavos de dólar dos EUA por libra em outubro de 2021, em comparação com 225,54 centavos de dólar dos leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Jonas Jacobsson

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Sustentabilidade, protagonismo feminino e diversidade de regiões marcam a SIC 2021

Foto: Leandro Alves/Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café, encerrada na sexta-feira (12), cumpriu a proposta de “retomar, reencontrar, reconectar”, slogan da edição deste ano. A retomada do formato presencial no Expominas, em Belo Horizonte (MG), ganhou o suporte de uma programação digital robusta transmitida direto do pavilhão, encurtando ainda mais a distância entre produtores, marcas, consumidores e as atualizações estratégicas de mercado, incluindo a diversidade de origem dos cafés brasileiros e das políticas sustentáveis no setor.

Em números

Cerca de 10 mil visitantes puderam conferir, seguindo todos os protocolos de segurança, as novidades de 105 marcas expositoras, que ocuparam o espaço físico de um pavilhão e meio. Já na plataforma digital foram mais de 6 mil acessos, garantindo um alcance global ainda maior (25 países), somando o total de 16 mil visitantes híbridos. Na parte de conteúdo, a programação contou com 70 apresentações e 113 palestrantes, incluindo especialistas, produtores, pesquisadores e empresas. Em relação aos negócios, as rodadas nacionais foram muito movimentadas e os números ainda estão sendo compilados.

Com realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a SIC, novamente, consolida sua importância para o desenvolvimento do agronegócio do café, alinhada com as necessidades e movimentos que devem pautar o futuro da indústria.

Conteúdo estratégico e experiências

Enquanto o Fórum da Cafeicultura Sustentável levantou assuntos como aplicação as políticas de ESG na prática do campo, a inclusão de medidas de redução de emissões na cadeia de suprimentos, cafeicultura orgânica e bioinsumos, o Auditório Central e a Streaming Room, as duas principais áreas de transmissão, receberam temas como turismo rural, a diversidade dos cafés da Amazônia, e o nível de preocupação e exigência cada vez mais apurado dos consumidores. Também relacionado às tendências do mundo do café, o MCO Summit 2021, uma iniciativa do Sebrae Minas teve como tema o movimento das origens controladas e a busca pela diferenciação sustentável. Além disso, uma manhã inteira foi dedicada ao protagonismo e avanços fomentados pelo Encontro da Aliança Internacional das Mulheres (IWCA Brasil), que completou 10 anos.

Nos workshops realizados na Cafeteria Modelo, a mistura de teoria, prática e visão de mercado capacitou os participantes sobre cafés fermentados, leites vegetais e latte art, tipos diferentes de café e a importância dos aspectos sensoriais para a experiência de degustação. Ainda no campo prático, muita técnica e criatividade com nomes de referência no Barista Jam.

Foto: Leandro Alves/Semana Internacional do Café

Na Torra Experience, outra atividade bastante demandada, o público pôde conferir a apresentação Como Adaptar os seus perfis de Torra ao seu estoque do café, comandada pela mestre de torra Daniela Capuano, mineira vencedora do concurso Un Des Meilleurs Ouvriers de France, em 2019. Além disso, práticas como a rotina da torrefação e primeiros passos e noções básicas de torra com especialistas.

Tendências, inovação e tecnologia

Na onda dos produtos preocupados com o impacto ambiental, o leite vegetal Naveia foi um dos lançamentos que aconteceram na SIC. No conceito,  a economia de água é de 95%  e menos 70% de CO2 emitidos na atmosfera, entre outras características sustentáveis.

Na mesma toada de cuidado com o planeta, a Ball apresentou o café em lata, que une dois dados relevantes: o fato do Brasil ser o segundo maior consumidor do grão do café no mundo, além do maior produtor, e a liderança mundial do país na reciclagem de alumínio, com uma taxa de 97%.

Já a Bitcoffee chegou com a proposta do café comestível, ou seja, em formato sólido. Apresentado em três sabores: expresso, cappuccino e café com leite, o produto chama a atenção por oferecer um novo jeito de consumir.

A tecnologia também teve bastante espaço na SIC. A empresa Satake, por exemplo, apresentou uma classificadora óptica, a FMSR 01-L, que usa inteligência artificial para separar os grãos por cor, sendo possível também utilizar outros parâmetros, com alta precisão.

Prêmios

Comandada pela jornalista Mariana Proença, Diretora de Conteúdo da Café Editora, a SIC 2021 foi encerrada com a revelação dos melhores cafés do Brasil.

Foto: Alessandro Carvalho/Semana Internacional do Café

No Prêmio Coffee of The Year 2021, o grande vencedor na categoria arábica foi Elmiro Alves do Nascimento, da Fazenda Santiago, em Olegário Mariano (Cerrado Mineiro), com uma pontuação de 90,83 pontos. No segmento arábica fermentado, o primeiro lugar ficou com Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, de Araponga (Matas de Minas), que marcou 89,1 pontos.

Na categoria canéfora, o primeiríssimo lugar ficou com o tricampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui (Sul do Espírito Santo), com 86,06 pontos. Em canéfora fermentado, o prêmio foi para Poliana Perrut de Lima, da Chácara Paraná, Novo Horizonte D´Oeste (Matas de Rondônia), com 84,63 pontos. Saiba mais sobre as colocações do COY 2021 aqui.

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Painel debate certificações e neutralização de carbono durante a Semana Internacional do Café 2021

Na mesma semana em que aconteceu a 26ª Confederação das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), o líder de Programa AAA de qualidade sustentável da Nespresso no Brasil e no Havai, Guilherme Amando, anunciou o compromisso firmado de neutralização do carbono até o próximo ano, na palestra “Como o ESG Impacta Minha Agricultura?”, um dos temas do Fórum da Cafeicultura Sustentável do dia 11 de novembro, realizado dentro da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

“O nosso pilar em sustentabilidade, no depósito de cup, tem a preocupação climática e o grande compromisso que temos firmado é o de neutralização do carbono até 2022. Trabalhamos muito alinhados à ONU, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sempre com a visão de redução no período 2020-2030 e quando recebi a notícia da área global da empresa me surpreendi”, disse o executivo.

É fato que as políticas de ESG (Environmental, Social and Governance) estão impactando todos os setores da economia. No agronegócio não é diferente. Vários representantes da cadeia estão buscando alternativas para adequar os métodos de produção para atender o senso de urgência ambiental e também o novo perfil de consumidores.

“O consumidor está muito mais atento e busca, no grande varejo, marcas e produtos que estão comprometidos com critérios ESG, produtos que tenham histórias para contar. E ele está olhando também para sistemas de selo e de certificações”, afirmou o diretor executivo do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, mediador do painel.

No contexto das certificações, Gustavo Bacci, diretor da 4C,  trouxe ao debate a importância das adequações do setor e destacou pontos importantes na cadeia produtiva que vão do uso de fertilizantes ao transporte para a implementação de ações para reduzir a emissão de carbono, destacando a parceria com a MEO Carbon Solutions no leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Alessandro Carvalho/Semana Internacional do Café

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Brasil soma 311 mil sacas de café solúvel exportadas no mês de outubro de 2021

Segundo levantamento estatístico realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), as exportações brasileiras do produto somaram 310.730 sacas de 60 kg em outubro de 2021, volume que representa aumento de 1,6% na comparação com as 305.787 sacas registradas no mesmo mês do ano passado.

Com o desempenho, a entidade informa que os embarques de solúvel saltaram para 3,273 milhões de sacas no acumulado deste ano, montante 2,5% inferior ao apurado entre janeiro e outubro de 2020 (3,356 milhões de sacas), ano em que foi batido recorde histórico nas remessas.

“Diante de todos os gargalos logísticos no comércio marítimo mundial e da forte elevação dos custos de produção, os cafés solúveis do Brasil demonstram resiliência e mantêm a característica do país de fiel e maior produtor e fornecedor global”, analisa Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics.

Questões logísticas e vendas travadas para 2022 preocupam

Segundo ele, o setor possuía expectativa para a quebra de novos recordes em 2021, mas teve que rever suas projeções devido à elevação nos preços da matéria-prima e aos constantes problemas logísticos de escassez de contêineres e navios, o que gerou dificuldades e aumento nos custos para todo setor exportador brasileiro.

“Os problemas climáticos, como a seca e as altas temperaturas no fim de 2020 e, mais recentemente, as geadas no parque cafeeiro, geram incertezas quanto à safra 2022 e ocasionaram uma disparada dos preços nos mercados físico e internacional, gerando lentidão nas decisões de compras futuras dos clientes internacionais do café solúvel brasileiro”, justifica.

Lima completa que, atualmente, os compradores do produto nacional aguardam uma estabilização das cotações para realizarem suas aquisições. “Isso preocupa o setor, pois afeta as expectativas e o leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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Consumidores de café ao redor do mundo buscam cada vez mais por produtos inovadores e sustentáveis

Devin Avery

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o globo. Mesmo com a pandemia de Covid-19 que afetou os países principalmente entre 2020 e 2021, o grão continuou sendo apreciado por diversas faixas etárias. A mudança significativa foi vista em como as pessoas passaram a degustá-lo.

Este foi um dos assuntos debatidos no primeiro dia de Semana Internacional do Café, principal evento brasileiro do setor que começou na última quarta-feira (10) e acontece até a sexta (12). O painel “O que impactou a pandemia no consumo de café – Mudanças de comportamento” contou a presença de Rodrigo Mattos, analista de bebidas quentes da Euromonitor International, e James McLaughlin, CEO e presidente da Intelligentsia Coffee, dos Estados Unidos. 

Mediado por Vanusia Nogueira, diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o bate-papo começou com James compartilhando suas experiências sobre a mudança de consumo dos norte-americanos. De acordo com ele, com o fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia, o público passou a apreciar a bebida em casa, dando preferência aos métodos mais práticos. “Descobrimos que uma boa alternativa de praticidade era o café pronto para beber”, contou

O empresário também relatou que, antes da pandemia, o forte consumo se dava em bairros empresariais. Hoje, mesmo com as pessoas voltando a frequentar cafeterias e restaurantes, o movimento maior continua sendo nos bairros residenciais. “Cada vez mais consumidores nos Estados Unidos pagam por serviços semanais de entrega de café”, apontou.

Em sua cafeteria, a Intelligentsia Coffee, James apostou em canais de comunicação para educar os consumidores a como preparar e consumir bons cafés em casa durante o período de isolamento. Ele acredita que mesmo com as vendas voltando a crescer semana após semana, o ato de tomar café no lar veio para ficar. 

Aqui no Brasil, o cenário não é muito diferente. Rodrigo Mattos destacou que apesar da retomada, ainda estamos longe de recuperar o que perdemos em 2020. Porém, a boa notícia é que o mercado brasileiro é um dos que possuem maior perspectiva de crescimento nos próximos anos.

O analista de bebidas quentes da Euromonitor International mostrou que a preferência atual do público nacional é por produtos que respondem à necessidade de comodidade. Em sua apresentação, Rodrigo explicou que os cafés solúveis, torrado & moído e, principalmente, o café em grãos apresentam uma tendência de alta para 2022. 

Além da praticidade, outro ponto destacado foi a sustentabilidade. Segundo Rodrigo, o consumidor brasileiro está cada vez mais consciente, optando por produtos que tenham impacto socioambiental, desde a produção até as embalagens. Algumas tendências são as cápsulas biodegradáveis e compostáveis, e as latas de alumínio fáceis de reciclar. “A sustentabilidade tem que ser feita em todos os elos da cadeia”, disse. 

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Devin Avery

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Semana Internacional do Café reúne diferentes marcas em evento presencial e digital

A Semana Internacional do Café começou nesta quarta (10). Nesta primeira edição pós-pandemia, a programação ganhou um tom ainda mais estratégico, inclinado para questões de inovação, sustentabilidade e consumo que devem moldar os próximos passos da indústria.

Com o tema “Retomar, Reencontrar, Reconectar”, a SIC marca, de forma assertiva, o momento de mercado. É hora de unir a cadeia e acelerar negócios, mas, principalmente, de apostar no café como elemento agregador. Tanto que a palestra magna será da atriz Denise Fraga, conhecida por inúmeros papéis memoráveis no teatro, cinema e televisão, garantindo um início de evento emocional, reflexivo, mas de muita positividade.

“O mundo mudou e a forma de consumir também. Isso, claro, trouxe impactos para toda a cadeia, incluindo produção, formas de vender, os modelos das cafeterias no pós-pandemia e até os valores que as pessoas consideram na hora de escolher um produto. É urgente falar de tudo isso”, explica Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

Empreendedorismo

Priscilla Lins, gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas, que também faz parte da organização da SIC, reforça como o momento desafiador fez com que o mercado encontrasse novos caminhos. “Os produtores não pararam e empreenderam como nunca. Interpretaram os desejos dos consumidores, cada dia mais exigentes, e responderam à altura com cafés excepcionais carregados de histórias e significados, apesar da Covid, da seca e da geada. Os pequenos torrefadores tiveram que se reinventar nas redes sociais e no comércio eletrônico. Já para as cafeterias, criatividade e coragem não faltaram e quem tinha controle de gestão conseguiu fazer a diferença”, disse.

Na programação, diversos workshops, apresentações e atrações abordam temas sobre empreender neste novo cenário. A Cafeteria Modelo, repleta de conceitos e tendências para os estabelecimentos, o Espaço Village, área dedicada aos micro e pequenos produtores, e o próprio estande do Sebrae Minas, com uma programação intensa que inclui oficinas de habilidades sensoriais de torra, são alguns exemplos.

Origem Controlada e Sustentabilidade

Um dos pontos mais aguardados da programação da SIC é a realização da terceira edição do Minas Coffee Origins. O evento tem como objetivo debater o conceito de origem controlada. “O Sebrae Minas segue reforçando as tendências globais de sustentabilidade real, transparência radical e impacto verificável. As novas gerações, mais informadas, têm demandado modelos de produção que realmente seguem estas linhas”, completou Priscilla. O Minas Coffee Origins faz parte do Fórum da Cafeicultura Sustentável, que ainda discutirá os temas: “como o ESG impacta a minha agricultura” e “alternativas para a cafeicultura moderna”.

Inovação e tendências

A edição 2021 da SIC conta com mais de 60 expositores. Confira o que algumas marcas estão apresentando no evento:

Ball Corporation: líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, a empresa participou do painel “A tendência do café em lata: praticidade, sabor e sustentabilidade” e destacou o novo formato em cenário onde o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo e a taxa de reciclagem de alumínio no país é de 97%. Saiba mais aqui.

Café Guanabara: apresenta uma ampla linha de produtos e serviços de torra e moagem. Com torrefação localizada no Sul de Minas, conta com estrutura especializada para atendimento dos mais exigentes mercados consumidores de cafés do mundo. Saiba mais aqui.

ICL América do Sul: a empresa busca soluções sustentáveis e inovadoras que otimizem a produção agrícola por meio da nutrição e fisiologia de plantas. Apresenta na SIC a florada do café, tecnologia que traz incremento de 8,8% em produtividade. Saiba mais aqui.

LA Finca Brasil: apresenta o portfólio de cafés especiais produzidos em fazenda localizada na região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo, com altitude entre 980 m e 1080 m. Saiba mais aqui.

Yara: destaca o trabalho dos cafeicultores de todo o Brasil através do concurso “NossoCafé”, marcado para o dia 11 e criado para promover a produção nacional de cafés de qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. Saiba mais aqui.

Formato híbrido

No ano passado, a SIC aconteceu de forma 100% digital por conta das regras de distanciamento da pandemia. Já a edição deste ano é híbrida, com programação presencial e on-line. No pavilhão do Expominas, os visitantes poderão vivenciar a jornada de atualização com diversas atrações e experiências interativas, enquanto quem optar por acompanhar a distância terá acesso a várias sessões transmitidas direto da feira.

“O digital traz muitas possibilidades, mas o formato presencial traz interação, algo mais direto, pois o café aproxima as pessoas. As oportunidades de adquirir conhecimento surgem de todas as partes, além do grande networking”, diz Ana Valentini, Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

“O ano de 2021 foi desafiador para a cafeicultura, mas o mercado reagiu com preços recordes de café no mercado físico e futuro. Outro ponto que merece destaque neste período é a qualidade, que é a grande vertente da SIC”, finaliza José Roberto Simões, Presidente do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob e 3Corações Rituais, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Expominas, em Belo Horizonte (MG), ou na plataforma digital
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Veronica Manevy

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A tendência do café em lata é tema de painel na Semana Internacional do Café 2021

O café em lata em território nacional une dois dados muito relevantes: o fato do Brasil ser o segundo maior consumidor do grão no mundo – além de maior produtor – e a liderança mundial na reciclagem de alumínio, com uma taxa de 97,4%. O novo formato de consumo já é uma realidade e ganha cada vez mais espaço.

Sobre o tema, a Semana Internacional do Café 2021, feira que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, em Belo Horizonte (MG) e na plataforma digital, apresenta o painel “A tendência do café em lata: praticidade, sabor e sustentabilidade” no primeiro dia de evento, a partir das 14h.

Ocupando a liderança mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball Corporation é uma das patrocinadoras da SIC 2021. Durante o evento, a empresa abordará novos hábitos de consumo, com foco na categoria de café em lata. O painel que discute a tendência receberá o Diretor de Marketing, Novos Negócios e Inteligência de Mercado da Ball Corporation na América do Sul, Hugo Magalhães, além de Gabriel Adamo, Cofundador e CMO da Startup de bebidas à base de café Moose, e Rodrigo Mattos, Analista de Pesquisa – Drinks, Tobacco & Cannabis na Euromonitor International.

Para acompanhar da Semana Internacional do Café, tanto presencialmente quanto na plataforma virtual, é necessário realizar o credencimento no site do evento. Confira a grade completa de programação e participe!

Serviço
Painel “A tendência do café em lata: praticidade, sabor e sustentabilidade” na SIC 2021
Quando: 10 de novembro de 2021
Horário: 14h
Local: Expominas, em Belo Horizonte (MG), e na plataforma digital
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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25º episódio da websérie da BSCA: A importância dos eventos internacionais para os cafés brasileiros

Na quarta-feira (10) acontece o lançamento do 25º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo discute a importância dos eventos internacionais para a promoção do café brasileiro em todo o mundo. Para falar sobre o assunto, foram convidados Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA; Stephen Hurst, da Mercanta The Coffee Hunters, do Reino Unido; Humberto Florezi, da Falcafé; Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees/Fazenda Santuário Sul; Henrique Cambraia, da Cambraia Cafés; Thais Staut, da Qualicafex Specialty Coffees; Julia Fortini, da Academia do Café; e Enrique Alves, da Embrapa Rondônia.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados às quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Nitro Histórias Visuais