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Confira as 10 principais tendências globais de consumo da Euromonitor

A empresa global de pesquisa de mercado, Euromonitor International, lançou o relatório “As 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022”, que define as tendências que vão motivar o comportamento dos consumidores e desafiar estratégias de negócios no próximo ano.

Segundo a pesquisa, mudanças radicais no estilo de vida motivaram os consumidores a tomarem decisões de forma intencional, consciente e ambiciosa em 2021. Agora, eles estão colocando os planos em ação, se aventurando e aproveitando o momento. As empresas precisam evoluir tão rápido quanto as mudanças de comportamento do consumidor.

Sempre com um plano B

Os consumidores encontram soluções criativas para comprar seus produtos desejados ou pesquisar as próximas melhores opções diante da grande escassez causada por interrupções das cadeias de abastecimento.

Agentes do clima

A eco ansiedade e a emergência climática promovem o ativismo ambiental para uma economia “net zero”. Em 2021, 35% dos consumidores no mundo reduziram ativamente suas emissões de carbono. leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Alphacolor

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Fundação Ernesto Illy e illycaffè lançam 11º Mestrado em Economia e Ciência do Café na Itália

Na última segunda-feira (10) começou o 11º Ano Acadêmico do Mestrado em Economia e Ciências do Café – Ernesto Illy, com o objetivo de oferecer aos alunos formados em economia, engenharia e ciências agrícolas uma formação aprofundada sobre a cultura do café, da planta à xícara, no valor social do consumo do café e na cultura dos países produtores.

O Mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy conta com um conjunto de professores de instituições como a Universidade de Trieste, Universidade de Udine, Drexel University, Kedge Business School, MIB Trieste School of Management, Universidade de Pádua, Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Trento, Universidade do Norte do Colorado, Universidade de Copenhagen e o World Coffee Research. Os parceiros que apoiam o Mestrado são a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine e a SISSA – Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati di Trieste (Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste). A Fundação Ernesto Illy contribuiu com 11 apoios econômicos e quatro parciais para estudantes vindos de países produtores de café. A Fundação Friuli confirmou para este ano letivo uma bolsa de estudos para um aluno da área de Udine.

Este ano letivo conta com 23 alunos matriculados de 16 países: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Grécia, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Moçambique, Nicarágua, Estados Unidos, Ucrânia e Uganda. Entre os 206 estudantes vindos de 33 países que se formaram nas 10 edições anteriores, 88% deles continuam ativos no mundo do café e melhoraram sua posição profissional após terem feito o Mestrado.

Pela primeira vez nos nove módulos, o curso será ministrado na modalidade híbrida e se estenderá ao longo de doze meses – de janeiro a dezembro de 2022 – tanto por meio de aulas on-line quanto com atividades laboratoriais no período de setembro e outubro, a serem realizadas na sede da illycaffè, em Trieste, na Itália, proporcionando aos alunos que trabalham a possibilidade de cursar o Mestrado.

Os diretores do Mestrado são Furio Suggi Liverani, nomeado pela illycaffè; Andrea Tracogna, nomeado pela Universidade de Trieste; e Pietro Romano, nomeado pela Universidade de Udine.

TEXTO Redação

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Sustentabilidade e remuneração justa: As principais tendências de consumo para 2022

Foto: Felipe Gombossy

A Fairtrade America lançou cinco tendências principais que terão efeito sobre como as marcas trabalham e impactam as pessoas e o planeta em 2022. De acordo com os dados, os consumidores procuram cada vez mais produtos de origem ética.

Mais da metade dos entrevistados do relatório bienal Fairtrade Consumer Insights, conduzido pela GlobeScan, confirmaram que mudaram suas opções de compra no ano passado para fazer a diferença em questões econômicas, sociais, ambientais ou políticas.

“Estamos entusiasmados com a forma como os consumidores estão demonstrando disposição para defender as pessoas e o planeta por meio de suas próprias escolhas diárias”, disse Peg Willingham, diretor-executivo da Fairtrade America. “Na Fairtrade America, continuaremos a fazer parcerias e apoiar empresas que desejam equilibrar o poder do comércio global para beneficiar os agricultores e trabalhadores por trás de nossos produtos favoritos. Estou ansioso para ver como as marcas assumirão esta causa em 2022”, afirmou.

A Fairtrade America prevê que os consumidores continuarão exigindo que as empresas se concentrem mais na sustentabilidade. Mais de um quarto dos entrevistados dizem que sempre ou geralmente baseiam suas compras em produtos de origem e produção sustentáveis.

Foto: Agência Ophelia

Os dados também preveem a defesa dos direitos humanos e salários justos. Em 2021, 73% dos compradores da Fairtrade estavam dispostos a pagar mais por um produto para garantir que os agricultores e produtores recebessem um preço justo.

Enquanto o mundo está reabrindo lentamente em meio à pandemia, a Covid-19 levou mais consumidores dos Estados Unidos a fazerem compras on-line, e essa é uma tendência que continuará em 2022.

A Fairtrade Australia também prevê que os compradores procurarão organizações e empresas que promovam a igualdade de gênero. Compradores frequentes da Fairtrade se preocupam mais do que a média com as causas das mulheres, de acordo com dados da pesquisa GlobeScan.

O relatório diz que há um desejo claro do consumidor de apoiar marcas que não apenas cuidam de suas próprias equipes e fornecedores, mas também contribuem para tornar o mundo um lugar melhor. 70% dos consumidores indicaram que a rastreabilidade é muito importante para eles e que estão dispostos a pagar pelas marcas que a fornecem.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

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Henrique Cambraia assume a presidência da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)

Pelo próximo ciclo de 12 meses, Henrique Dias Cambraia será o presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Conforme eleição do Conselho Diretor da entidade, ele sucede Guilherme Salgado Rezende e terá, como vice-presidente, Carmem Lucia Chaves de Brito (Ucha).

Para o novo presidente da BSCA, o grande desafio de sua gestão é dar continuidade à consolidação da imagem da cadeia de cafés especiais do Brasil e, cada vez mais, posicionar o país como um dos melhores produtores e exportadores com certificações de sustentabilidade do mundo.

“Os produtores brasileiros conquistaram grande espaço no mercado de cafés especiais ao longo dos últimos 30 anos, refletindo todo o trabalho que a BSCA faz desde sua fundação, em 1991. Agora, temos o objetivo de subir ainda mais a régua das qualidades, aromas e da consistência que o Brasil tem a oferecer ao mercado internacional, assim como aos consumidores brasileiros”, revela.

Carmem Lucia, vice-presidente, e Henrique Cambraia, novo presidente da BSCA

Diante da elevação de padrões internacional pretendida, Cambraia afirma que, para o mercado externo, a Associação tem o desafio e a oportunidade de mostrar ao mundo nossa diversidade, consistência de entrega, com altíssimos padrões de qualidade. “Nossos produtores, a cada dia, produzem qualidades que agradam ao mundo consumidor, de maneira sustentável, sempre envolvendo o respeito ao meio ambiente e à responsabilidade social, que são importantíssimos em tempos de mudanças climáticas e grandes desafios sociais”, comenta.

Já para o mercado interno, ele aponta que é preciso consolidar ainda mais a posição da BSCA como entidade que traz confiança e credibilidade nas certificações de cafés especiais. “Consumir um café com certificado BSCA é ter a garantia de saborear um produto realmente especial, de altíssima qualidade”, assegura. “Vamos enaltecer os trabalhos da Associação com foco em certificação e formação e educação de pessoas afins ao mundo dos cafés especiais, o que permite a conexão entre produtor e consumidor, de maneira transparente, com total rastreabilidade”, completa.

Cambraia destaca, ainda, a gestão de seu antecessor e celebra o fato de contar com Carmem Lucia a seu lado. “O Guilherme merece um agradecimento todo especial pela forma como conduziu a leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Guia de Cafés #12: dicas do que estamos tomando

Acabou o ano! Mas antes dele terminar, não podemos ficar sem os nossos cafés para as festas e para iniciar o ano de forma doce e saborosa. Recebemos dezenas de cafés nos últimos meses e neste Guia de Cafés recomendamos aqueles que foram recebidos pela nossa equipe e aprovados. A proposta é que possamos “assinar embaixo” de produtos com rastreabilidade e qualidade.

Aqui na redação da Espresso ainda estamos trabalhando todos de casa devido à pandemia do Coronavírus, faz 22 meses. Conte para nós que cafés está tomando e experimente essas novidades! As dicas de mais de 20 cafés desta leva da Espresso são grãos super variados. Quer nos enviar? Saiba como no fim desta matéria. Veja o que separamos para você:

Bom Retiro Café – Pau-Brasil

Produzido por: Fazenda Bom Retiro
Produtor: Gustavo Sturm
Região: Extremo Sul da Bahia
Espécie: canéfora
Variedade: conilon
Mais informações: Fazenda campeã do Coffee of The Year 2020 – Categoria Canéfora
Outros cafés da marca: Jacarandá-da-Baía
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Café Rock Star

Produzido por: Sítio Grãos de Ouro
Produtor: Luiz Claudio de Souza
Região: Muqui (ES) – Sul do Espírito Santo
Espécie: canéfora
Variedade: conilon
Torrado por: Cafesul
Processamento: natural
Sensorial do café: marcante, vinho, caramelo e frutas vermelhas
Mais informações: Fazenda tricampeã do Coffee of The Year 2018/2019/2021 – Categoria Canéfora
Preço: R$ 39,90 (250 g) – Grão ou moído
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Don Bento – Robusta Amazônico

Produzido em: Sítio Rio Limão
Produtor: Família Bento
Região: Cacoal (RO) – Matas de Rondônia
Variedade: robusta amazônico
Espécie: canéfora
Processamento: fermentação controlada
Torrado por: Don Bento
Sensorial do café: sabor de castanhas, caramelo e cacau. Corpo aveludado e acidez equilibrada
Compre aqui. leia mais…

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Home office ou híbrido? Pesquisa destaca tendências sobre novo cenário de trabalho

Foto: Andrew Neel

A Nespresso Professional, segmento da companhia responsável por soluções para escritórios, hotéis, restaurantes e cafeterias, traz a Pesquisa Nespresso Professional: O Futuro do Ambiente de Trabalho no Cenário Pós Pandemia, que busca compreender as tendências sobre o futuro do ambiente de trabalho neste momento de volta para os escritórios.

A pesquisa foi desenvolvido em parceria com os institutos de pesquisa Nestlé C.Lab, Ginger Strategic Research e Innova.La, com o propósito de fomentar diálogos por meio de conteúdo de relevância para o mercado brasileiro, principalmente com o cenário de retomada.

“O estudo da Nespresso Professional surgiu como uma consequência da série de questionamentos que temos visto sobre o futuro do trabalho, devido ao movimento de volta aos escritórios. Tal inquietude nos motivou a aterrissar essas dúvidas em algo tangível, como uma pesquisa, que pode nos guiar e inspirar durante o processo de retomada das atividades presenciais”, afirma Ignacio Marini, CEO da Nespresso Brasil.

A pesquisa analisa diversas esferas, como os novos modelos de trabalho, os escritórios e espaços, interação entre colaboradores e líderes, além de aspectos como produtividade, saúde mental e bem-estar, a partir de seis principais insights sobre o tema:

O brasileiro é sociável e o escritório promove essa comunicabilidade

No cenário pós-pandemia, as empresas precisarão adaptar seus escritórios pensando em ressignificar as relações entre os colaboradores. As perdas trazidas pela pandemia são claras. Se antes o espaço de trabalho trazia uma sensação de coletivo e contato próximo, agora o funcionário se sente distante e sozinho. Porém, o trabalho em casa também trouxe uma maior flexibilidade e mais tempo para ficar com a família.

Na pesquisa alguns dos problemas citados foram:

  • Diminuição de oportunidades de convivência com a equipe (72%)
  • Dificuldade de comunicação (31%)
  • Relacionamento mais impessoal (13%)

Isso mostra que, nessa retomada híbrida, que intercala o modelo presencial e remoto, os funcionários buscarão mais oportunidades de descontração e conversa com os colegas quando estiverem presencialmente no escritório, deixando as tarefas individuais para os dias que estiverem trabalhando de casa.

Desencontro entre visão dos gestores e colaboradores

Se por um lado os gestores acreditam que o home office pode melhorar o bem-estar dos colaboradores e permitir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, por outro a pandemia intensificou problemas relacionados à saúde mental. A maioria dos gestores sabe que é um tema que precisa ser discutido, mas será que estão ouvindo seus colaboradores e investindo em ações que realmente farão a diferença?

De modo geral, percebe-se uma unicidade na opinião dos gestores entrevistados. Porém, o paradoxo está relacionado às divergências encontradas na comparação entre essas respostas e as dadas pelos leia mais…

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Vanusia Nogueira é homenageada em último episódio da websérie da BSCA

Na quarta-feira (15) acontece o lançamento do 30º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

Além das imagens de bastidores, o último vídeo da produção é uma homenagem à Vanusia Nogueira, diretora-executiva da BSCA e indicada do Brasil ao cargo de diretora-executiva da Organização Internacional do Café. Fizeram parte da homenagem: Carlos Henrique Brando, da P&A Marketing; Henrique Cambraia, da Cambraia Cafés; Javier Faus, da Bourbon Specialty Coffees; Daniela Capuano, da Capuano Coffee; Marcelo Weyland Barbosa Vieira, da Fazenda Lagoa – Alfenas Agrícola; Carmem Lucia Brito, das Fazendas Caxambu e Aracaçu; José Francisco Pereira, da Cia Agropecuária Monte Alegre; Susie Spindler, da Alliance for Coffee Excellence; José Edgard Pinto Paiva, da Fundação Procafé; Ubion Terra, da O’Coffee; Henrique Sloper, da Camocim Organic; Mariana Proença, da Revista Espresso; Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees/Fazenda Santuário Sul; Silvio Leite e Giovana Leite, da Silvio Leite Café; e Chris Allen, Lyvia Camargo, Paulo André Kawasaki, Teresa Costa, Thainara Kalli, Viviane Bueno e Henrique Fernandes, da BSCA.

Movimento da xícara ao grão

Com episódios disponibilizados no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto teve como objetivo levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Aproximando as pontas do setor, a websérie contou com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Semana Internacional do Café

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Que tal receber em casa os melhores cafés do Coffee of The Year? Conheça o SIC IN THE BOX

A Semana Internacional do Café acaba de lançar um novo projeto: o SIC IN THE BOX. Compradores de cafeterias, torrefações, traders, provadores e outros interessados em provar e comprar os melhores cafés da edição do prêmio podem participar. As caixas são limitadas e as amostras seguem para os interessados em pacotes separados de acordo com o perfil do comprador.

Através de um questionário, a equipe da SIC irá entender o perfil de compra e enviará as amostras de café que atendam a esse interesse específico. Após os compradores receberem, torrarem e provarem esses cafés, a organização colocará eles em contato com os produtores para negociação.

São poucas unidades de cada amostra, que seguem cruas – sem torra – para os compradores e interessados. Cada caixa atende ao perfil de pontuação e as quatros categorias do Coffee of The Year: arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora.

O comprador pode escolher se quer receber cafés de diferentes categorias e também indicar um intervalo de pontuação que procura. Na caixa são enviadas seis amostras de café. O valor de investimento para adquirir a SIC IN THE BOX é de R$ 160. Para participar, basta preencher o formulário e seguir o passo a passo.

O objetivo do projeto é oportunizar que mais compradores possam ter acesso aos cafés campeões e que as torrefações e cafeterias do Brasil ofereçam grãos de diferentes produtores e também de espécies e processamentos variados. Os 45 melhores cafés do Brasil alcançaram pontuações altas e são cafés complexos que agradaram a mais de 30 provadores durante a seleção do Coffee of The Year. 

Premiados de 2021

O prêmio Coffee of The Year tem diversidade de regiões que participam e, nesse ano, os quatro primeiros lugares foram de diferentes origens. O grande vencedor na categoria arábica foi Elmiro Alves do Nascimento, da Fazenda Santiago, no Cerrado Mineiro. Na categoria arábica fermentação Induzida, a grande vencedora foi Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, em Matas de Minas.

Nos cafés canéfora, Luiz Claudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, no Sul do Espírito Santo, levou o prêmio e é tricampeão da categoria. Já na categoria canéfora fermentação induzida, os três primeiros lugares ficaram com o estado de Rondônia, sendo o primeiro deles com Poliana Perrut, da Chácara Paraná, nas Matas de Rondônia. Para saber mais, clique aqui.

Sobre o Coffee of The Year Brasil

Criado em 2012, o Prêmio Coffee of The Year Brasil tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café em salas de prova.

Destas amostras classificadas, as 21 melhores vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) e são escolhidas e votadas pelo público. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

TEXTO Redação • FOTO Alessandro Carvalho/Semana Internacional do Café

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Expocaccer lança edições especiais de cafés vencedores de concursos de qualidade

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) lançará uma edição especial com os cinco melhores cafés do Cerrado Mineiro, que foram vencedores dos primeiros lugares do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro, do Cup of Excellence e do Coffee of The Year.

Produzidos pelos cooperados da Expocaccer, os cafés serão apresentados nesta terça-feira (14), às 16h, em evento na cafeteria da cooperativa, a Dulcerrado, em Patrocínio (MG).

Para cada bebida foi elaborado um tipo de método e harmonização que melhor ressaltou o sabor e as qualidades sensoriais dos cafés. Tudo ficará à disposição gratuitamente para o público.

O lançamento dos campeões contará com a participação dos produtores premiados, que farão uma apresentação dos seus cafés e dos processos de produção realizados, e da jornalista, organizadora da Semana Internacional do Café (SIC) e diretora de conteúdo da Revista Espresso, Mariana Proença, que compartilhará um pouco da sua experiência e da importância dos concursos de qualidade para promoção dos cafés especiais brasileiros.

O evento integra a semana comemorativa do aniversário de 7 anos de funcionamento da Cafeteria Dulcerrado, que será celebrado entre os dias 12 e 18 de dezembro e foi organizado por meio de seu Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer, como uma oportunidade de apresentação e promoção dos cafés.

O lançamento será marcado ainda pela entrega de cheques simbólicos aos produtores que tiveram seus cafés arrematados no Leilão do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro e também à Escola Estadual Irmã Gislene, instituição indicada pela Expocaccer, que concorreu ao Troféu Escola de Atitude do prêmio.

Produtores e cafés campeões

Ao todo, serão apresentados cafés nas variedades natural, fermentação induzida e cereja descascado, esta última com a primeira produção orgânica premiada na história da Região do Cerrado Mineiro, do produtor Ricardo Bartholo.

Bartholo é cooperado e ex-presidente da Expocaccer. Sempre engajado nas práticas sustentáveis, há 4 anos decidiu inovar e se dedicar a produção de cafés orgânicos, com alto rigor de qualidade. O resultado da leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Tyler Nix

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Para os fãs de cafés em cápsula: Grupo Utam lança dois novos blends

O Grupo Utam acaba de lançar, para o mercado nacional, mais dois blends da linha Utam de cafés especiais em cápsulas: o Utam Gourmet Nero e Utam Uno D´oro. Compatíveis com sistema Nespresso, as novidades são edições especial e limitada.

O Utam Gourmet Nero conta com um blend exclusivo de grãos arábica com certificações da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da Rainforest Alliance, que garantem que o produto é sustentável. Com torra média, apresenta um corpo denso e cremoso na xícara, destacando notas de chocolate.

Já o Utam Uno D’oro, também composto por um blend de café arábica, serve uma bebida adocicada e suave. Com torra média, resulta em um corpo denso e cremoso, acidez média baixa e finalização prolongada.  A novidade está disponibilizada em latas com 25 cápsulas.

“Temos observado constantemente o comportamento de nossos consumidores e, por meio de pesquisas e levantamentos executados, projetamos uma cartela de blends para todos os tipos de gostos e expectativas. A meta do grupo é aprimorar de forma contínua o portfólio Utam, para que as pessoas tenham cada vez novas experiências com sabores e aromas de cafés especiais”, explica Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora executiva do Grupo Utam.

As duas novas cápsulas monodoses podem ser encontradas na loja on-line do Grupo Utam por R$ 21,90 (caixa com 10 cápsulas do Utam Gourmet Nero) e R$ 39,90 (lata com 25 cápsulas do Utam Uno D’oro).

TEXTO Redação • FOTO Divulgação