Por meio do programa Global Community Impact Grants, da Starbucks Foundation, e em comemoração ao 12º Mês Global do Bem da Starbucks, a SouthRock, operadora licenciada da marca no Brasil, apoia organizações sem fins lucrativos no País. Através deste projeto exclusivo, a companhia elegeu as instituições Casa 1, Inglês para Nossa Gente e a Rede Gerando Falcões para promover impacto relevante na comunidade local. Os subsídios concedidos têm como foco a criação de oportunidades equitativas e de empregabilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de projetos que oferecem preparação, desenvolvimento e qualificação para quem busca ingressar no mercado de trabalho.
“No Brasil e no mundo, a Starbucks promove uma jornada de inclusão, diversidade e equidade, implementando políticas, programas e iniciativas importantes para a sociedade local. Atuamos para fortalecer nossas comunidades ouvindo, apoiando, investindo e promovendo de forma significativa as regiões que recebem nossas lojas”, comenta Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e responsabilidade social da SouthRock. “Essas refletem as causas que acreditamos e criam oportunidades iguais para todos, fomentando a inclusão em tudo o que fazemos”.
Tendo a qualificação e inclusão de profissionais no mercado de trabalho como foco de atuação, as organizações Casa 1, Inglês Para Nossa Gente e a Rede Gerando Falcões desenvolvem projetos pelo Brasil, formando e desenvolvendo profissionais de populações vulneráveis e comunidades carentes para o mercado formal de trabalho, uma forma de proporcionar dignidade e a abertura de oportunidades para melhorar seus meios de subsistência.
“Ações como as de parceiros como a SouthRock são essenciais para que a Gerando Falcões continue promovendo programas de transformação sistêmica em territórios de favelas. A união de forças entre poder público, segundo e terceiro setores é essencial para continuarmos fazendo a diferença e mudarmos a história do nosso País. Essa é uma das formas de derrubar muros, construindo pontes para cumprir a nossa missão de transformar a pobreza da favela em peça de museu”, destaca Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.
Anunciado em março de 2022, a iniciativa Global Community Impact Grants, da Starbucks Foundation, investirá US$ 30 milhões até 2030 em projetos que geram impacto positivo em diversas áreas sociais, como o empoderamento de jovens, inclusão e diversidade, serviços sociais, combate à fome, projetos que geram oportunidades econômicas e no apoio às comunidades produtoras de café, chá e cacau.
Com mais de 50 doações concedidas em 30 mercados nesta primeira edição, o programa representa a missão da Starbucks em promover impacto positivo para as pessoas e melhorar o bem-estar de todos aqueles ao redor da Starbucks. O programa se baseia em outras iniciativas da Starbucks Foundation, entre eles o Neighborhood Grants, Origin Grants e Disaster Response Grants – que se concentram em apoiar e elevar comunidades afetadas por desastres. No início de 2022, a Starbucks Foundation anunciou uma doação para apoiar comunidades cafeeiras na Bahia e Minas Gerais, melhorando o acesso a soluções domésticas de água e saneamento.
“Desde o início, a Starbucks tem sido mais do que uma empresa de café. Somos uma empresa de pessoas, impulsionada por nossa missão de inspirar e nutrir o espírito humano de todos aqueles que entram em contato com a Starbucks”, comenta Michael Conway, presidente do grupo de Desenvolvimento Internacional e de Canais da Starbucks e membro do conselho da Starbucks Foundation. “Nossos parceiros conhecem suas comunidades melhor do que ninguém e estamos orgulhosos em trabalhar ao lado de nossos parceiros de negócios licenciados em todo o mundo para aprofundar nosso impacto coletivo e investir de maneiras significativas que ajudarão pessoas e comunidades a prosperar”.
Esta primeira edição de doações marca o 12º Mês Global do Bem da Starbucks, uma iniciativa anual que reúne colaboradores e clientes para ajudar a fortalecer as comunidades durante um mês. Celebrando esta ação anual, a SouthRock ofereceu autonomia para cada uma de suas lojas realizar ações sociais voluntárias. A iniciativa envolveu 95 lojas e mais de 250 partners no Brasil, que participaram de 110 ações diferentes para combater à fome no país, apoiar moradores de rua, crianças em situação de vulnerabilidade e membros da comunidade LGBTQIA+ e promover a sustentabilidade e a educação. As atividades impactaram mais de 1200 pessoas, durante o mês de abril.
Mais informações: https://stories.starbucks.com/stories/global-community-impact-grants/
TEXTO Redação • FOTO Engin Akyurt