Mercado

Em meio aos tempos difíceis, ainda há boas ações!

Ultimamente estamos sendo bombardeados de informações negativas em decorrência da pandemia de coronavírus que atinge todo o mundo. Mas calma! Apesar do tempo difícil, ainda é possível achar ações positivas que deixam o nosso coração um pouco mais quentinho.

Um exemplo disso é a doação feita pelo Orfeu Cafés Especiais para os restaurantes parceiros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A marca doou mais de 5 mil unidades de drip coffee – aquele saquinho que você coloca na xícara e coa na hora – para que os estabelecimentos enviem junto aos pedidos feitos através do delivery. Além da comidinha, os clientes também podem degustar o café de um jeito prático e rápido.

Lá em Florianópolis (SC), a boa ação foi feita pelo Café Cultura. A rede lançou a campanha “Café do Bem”, onde irá distribuir 100 quilos de café para hospitais e outras unidades de saúde da capital catarinense. O volume é equivalente a 400 pacotes de 250 gramas! Com o objetivo de presentear e homenagear os profissionais da área, que tem sido peças fundamentais na nossa sociedade, a distribuição começou no dia 30 de março, no Hospital Nereu Ramos. Você pode ajudar com o crescimento da campanha: a cada pacote de House Blend ou Summer Blend de 500 gramas comprado no site, outro será doado pelo Café Cultura!

Também com o intuito de parabenizar e dar suporte aos médicos, enfermeiros e voluntários, a Fazenda Recanto, de Machado (MG), realizou a doação de 5 quilos de café para o Hospital Eduardo de Menezes, localizado em Belo Horizonte (MG), e mais 5 quilos para o Hospital leia mais…

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

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Sterna Café abre unidade dentro de supermercado em São Paulo (SP)

Na última quinta-feira (2), a rede de franquias Sterna Café inaugurou sua nova unidade dentro do supermercado Extra Brigadeiro, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo (SP). A loja pôde ser aberta por estar dentro de um local considerado “serviço essencial”.

Levando em consideração todas as medidas de segurança sugeridas pelos órgãos de saúde por conta da pandemia de coronavírus, a cafeteria conta com vidros separando os clientes do caixa, marcação no chão para delimitar o espaçamento necessário de distanciamento e álcool gel disponível.

Segundo Deiverson Migliatti, fundador da marca, essa foi uma decisão crucial para manter os empregos que haviam sido contratados antes da quarentena. “Abrir essa unidade em maio à pandemia foi importante para o franqueado e isso fez com que o planejamento econômico dele continuasse girando. Em tempos assim é preciso mais do que nunca unir forças. É um ajudando o outro e espero que sirva de aprendizado para todos nós”, explica.

No momento, a nova unidade do Sterna Café funciona com sistema compre e leve ou a operação “to go”, onde o cliente encomenda e só passa para retirar.

Serviço
Nova unidade Sterna Café
Onde: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2013 – Bela Vista – São Paulo (SP)
Mais informações: www.sternacafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Comunicado oficial de adiamento do São Paulo Coffee Festival

Mensagem importante para toda a comunidade do café devido à pandemia da COVID-19

Nesses últimos 17 anos, a Revista Espresso tem o privilégio e a alegria de participar ativamente do crescimento do mercado de café especial no Brasil e de colaborar com essa cadeia que movimenta milhões de trabalhadores no mundo.

Durante esse tempo vimos muitas crises nos colocarem em situações de reinventar negócios, modelos e o conteúdo que chega ao consumidor. No entanto, acho que nenhum de nós poderia prever uma crise na escala e magnitude que a pandemia da COVID-19 apresenta hoje. Estamos vivendo em um território desconhecido.

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TEXTO Caio Alonso Fontes, Marcos Racy Haddad, Mariana Proença e Jeffrey Young • FOTO Divulgação

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Movimento #VIVACAFE quer ajudar a fortalecer a cadeia de café e juntos atravessarem a crise da COVID-19

Com a crise sem precedentes da COVID-19, cafeterias e micro-torrefações tiveram que paralisar as atividades em todo o Brasil. Com as portas fechadas, o impacto nos negócios é enorme. Para ajudar a enfrentar essa realidade nasceu o movimento #VIVACAFE.

A iniciativa começou com uma executiva brasileira que trabalha em uma multinacional, apaixonada por café, que mora atualmente nos Estados Unidos e atua, há 20 anos, no varejo, além da experiência em consultoria e já tendo sido sócia de cafeteria. Frequentadora de cafeterias e consumidora de cafés especiais, ela liderou a ideia de apresentar soluções para os pequenos e médios negócios com o intuito de atravessarem a crise com menos impactos possíveis.

“Queremos ajudar as cafeterias com um melhor entendimento da crise, trazendo informações e conteúdo relevante ao negócio, mitigando o impacto, como possíveis demissões ou até o fechamento de cafeterias, além de fortalecer o ecossistema com uma voz única e mais unida”, explica a executiva que prefere não se identificar. O anonimato da ação tem o propósito de que o movimento seja abraçado por toda a cadeia do café especial e não uma iniciativa individual. leia mais…

TEXTO Redação

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Sem concorrência: Plataformas ajudam marcas de café em momento de crise

Em tempos onde o essencial é ficar em casa sempre que possível, muitos produtores, cafeterias e torrefações estão tendo dificuldade em se conectar novamente com o seu público. Pensando em facilitar esse processo – e não deixar com que os negócios de café sejam tão prejudicados neste momento difícil – alguns e-commerces estão se unindo com outras marcas para os produtos nas plataformas online. Confira!

Café Store

Em conjunto com nós da Espresso, a plataforma conhecida por vender cafés, métodos e utensílios está com um projeto chamado Cafeterias Vivas. Através da ação, outras marcas que usualmente não estão na Café Store podem colocar seus cafés para vender na plataforma. Além de economizar no processo burocrático de abrir um site ou se cadastrar em algum aplicativo de entrega, acaba se beneficiando do alcance que a loja online já tem em todo Brasil!

Se interessou em comercializar seu café na ação? Entre em contato através do WhatsApp (11) 99890-3337! Está a fim de tomar um café especial? Fique ligado no site que as opções estarão disponíveis em breve! Ajude uma cafeteria e receba em qualquer lugar do País!

Isso É Café

Através da ação TQT – Tem que Ter Café, a marca busca ajudar cafeterias a se manterem de pé (além de fazer com que você não fique sem o seu café preferido daquela cafeteria que leia mais…

TEXTO Redação

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Starbucks fecha mais de 8 mil lojas nos Estados Unidos

Em meio à pandemia do covid-19 (coronavírus), a Starbucks optou por fechar as 8.870 lojas nos Estados Unidos a partir do próximo sábado (28). Segundo a empresa, que tem sede em Seattle, apenas os serviços de entrega e drive-thru continuarão funcionando, além de alguns cafés que atendem a hospitais, que decidirão sobre as suas próprias operações.

A Starbucks havia limitado a possibilidade de consumo dos produtos nas lojas, mas os cafés continuavam abertos para a compra, expondo os funcionários da empresa ao contato com o público.

“Nossos cafés estão enfrentando tráfego intenso em algumas áreas e precisamos fazer mais para impedir a propagação desse vírus”, afirmou a presidente das operações da empresa nos EUA e no Canadá, Rossann Williams.

A Starbucks disse que pagará aos trabalhadores por 30 dias, independentemente de estarem nos seus postos ou não.

TEXTO As informações são do Dow Jones Newswires, por Estadão Conteúdo

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Anote na agenda: Novas datas dos eventos cafeeiros no Brasil e no mundo

Com a notícia do covid-19 (coronavírus), muitos eventos que aconteceriam no primeiro semestre de 2020 foram adiados. Alguns contam com novas datas e outros ainda sem confirmação. Confira a lista:

Agrishow

A feira que anualmente reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser palco de lançamentos, tendências e inovações para o agronegócio, aconteceria de 27 de abril a 1º de maio, mas foi adiada e ainda não tem uma nova data definida.

Mais informações: www.agrishow.com.br

Apas Show

O evento seria de 18 a 21 de maio, ainda não tem nova data.

Mais informações: www.portalapas.org.br

Epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) informa que todos os eventos organizados pela instituição previstos para os próximos 30 dias estão suspensos.

Mais informações: www.epamig.br

Encoffee

Encontro de cafeicultores que aconteceria nos dias 14 e 15 de abril foi cancelado, sem nova data.

Mais informações: www.gpoconecta.com.br

Expocafé

A 23ª edição da feira seria realizada entre os dias 19 e 22 de maio, foi transferida para 15 e 17 de julho.

Mais informações: www.expocafeoficial.com.br

Fenicafé

A Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que comemora 25 anos, estava marcada leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Semana Internacional do Café anuncia data para 2020

A Semana Internacional do Café (SIC) 2020 teve a data de realização confirmada para este ano. A maior feira brasileira do setor irá acontecer entre os dias 18 e 20 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

A mudança se deu por conta do sucesso registrado em 2019. “Devido ao grande público da última edição, tivemos que crescer o evento, por isso foi preciso realizar a mudança de data no pavilhão”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras da SIC.

A feira é o maior ponto de encontro do setor cafeeiro nacional e uma das cinco maiores feiras mundiais, uma vez que reúne desde produtores até cafeterias e baristas. Referência na troca de experiências e negociações, a SIC conta com workshops, palestras e exposições em sua programação.

Serviço
Semana Internacional do Café 2020
Quando: 18 a 20 de novembro
Onde: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO NITRO

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Parceria entre Ditta Artigianale e Simonelli lança Escola de Café na Itália

Foto: Rubens Nemitz Jr.

A torrefadora italiana Ditta Artigianale e o fabricante Simonelli Group se uniram em parceria para lançar a La Scuola Del Caffé (Escola de Café), uma academia de treinamento com o objetivo de expandir o café especial na Itália.

O projeto é um centro educacional onde as pessoas podem se unir e interpolar na indústria do café especial, expandindo seu conhecimento e a cultura do café italiano de qualidade. “No Simonelli Group, usamos a tecnologia para superar o pico do conhecimento e olhar para o futuro, mas essa não é a única aspiração”, disse Fabio Ceccarani, CEO da empresa. “Uma empresa de sucesso precisa pensar no meio ambiente, na sociedade e nas pessoas. A cooperação com a Escola do Café está perfeitamente alinhada com a missão da empresa e com o nosso compromisso diário com o crescimento sustentável tecnológico, ambiental e cultural”, completou.

Para Ceccarani, é importante que haja uma base sólida de conhecimento técnico e experiência pessoal para expandir a cultura do café. “Essa é a grande força e singularidade da parceria entre as duas empresas. O profundo conhecimento e experiência do torrefador sobre café, combinado com nossa experiência científica e técnica, cria a combinação perfeita para cursos educacionais e enriquecedores completos. Quem frequenta a Escola do Café certamente alcançará uma base sólida com uma compreensão de 360° do café, tecnologia de extração e diferentes aspectos da pesquisa”, afirmou.

Foto: Vitor Macedo

Segundo o CEO, o Grupo Simonelli continuará a se dedicar a programas educacionais. “Outro elemento valioso que determina esse projeto é a colaboração exclusiva com a Coffee Science Foundation, da Associação de Cafés Especiais, e nosso centro de pesquisa”, disse Ceccarani. A Escola do Café oferece cursos de treinamento, tecnologia e pesquisa, reconhecendo conhecimentos, estruturas, laboratórios e especialistas fornecidos por suas empresas fundadoras.

Marco Feliziani, vice-presidente e diretor comercial do Grupo Simonelli, considera Florença o local ideal para iniciar esse ambicioso projeto. “É um prazer retornar a esta bela cidade e oferecer, depois de quase 100 anos, um novo projeto. Na década de 1930, uma única máquina de café Victoria Arduino [marca do Grupo Simonelli] foi instalada no antigo estádio da Fiorentina: uma máquina com 24 grupos de distribuição, arquitetônica e tecnologicamente avançada para a época, era uma obra de arte excelente e inspiradora. Hoje, selando a união com a Ditta Artigianale, homenageamos Florença e contribuímos para o crescimento da cultura cafeeira italiana”, contou.

O calendário de cursos da Escola de Café estará disponível a partir de junho de 2020, enquanto as aulas terão início em janeiro de 2021.

Mais informações: www.simonelli-group.com

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

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3corações anuncia compra da operação de torrado e moído da Mitsui Alimentos

O Grupo 3corações, empresa no segmento de café do Brasil, anunciou hoje (17) a compra da operação de café torrado e moído da Mitsui Alimentos. A aquisição, realizada por R$ 210 milhões, engloba todas as marcas e ativos, incluindo o Café Brasileiro, e faz parte do plano de expansão da companhia no Brasil, agora com foco no Centro-Oeste do País.

De acordo com Pedro Lima, presidente da 3corações, a compra consolida a posição da companhia no mercado brasileiro. “Essa é a maior aquisição já realizada pelo Grupo 3corações e é um importante passo para a consolidação da nossa posição no segmento de café torrado e moído, principalmente na região Centro-Oeste e no estado de São Paulo”, disse. O negócio de exportação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob responsabilidade da Mitsui & Co Ltd.

No último dia 6, o Grupo também havia anunciado um acordo com a Positive Brands, plataforma que tem como principais marcas a A Tal da Castanha, líder no mercado de bebidas de origem vegetal, e a Jungle, primeiro isotônico natural e orgânico do Brasil. Agora, a 3corações passa a ter 50% do capital total da empresa, além de dividir também a composição do Conselho de Administração.

A Positive Brands continua sob liderança dos irmãos fundadores Felipe e Rodrigo Carvalho, mas, a partir de agora, conta com a experiência do Grupo 3corações e seus 28 centros de distribuição, que alcançam mais de 400 mil pontos de venda em todo o País.

“Além da força que o Grupo 3corações possui, compartilhamos a paixão por empreender e valorizamos a simplicidade, assim como eles. A joint venture foi um caminho natural e vai ajudar a acelerar não só a nossa capilaridade, mas também nosso pipeline de lançamento de produtos, contribuindo para a formação de uma plataforma de marcas autênticas e naturais em categorias que necessitam de uma chacoalhada”, comentou Felipe Carvalho, cofundador da empresa.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora