Mercado

2ª Maratona Empreendedora – Hub do Café Experience acontece neste sábado

No dia 4 de julho, das 9h às 15h, acontece a 2ª edição da Maratona Empreendedora – Hub do Café Experience, que promoverá a conexão de empreendedores e/ou futuros empresários com palestrantes de diversas áreas de atuação e histórias de sucesso.

Serão dez palestras em videoconferência via plataforma Sympla Streaming, com dicas, desafios e tendências de mercado, especialmente para o mundo pós Covid-19 e a nova Economia de Baixo Contato.

O valor é de R$ 72,73. Alunos do Hub do Café que já realizaram algum curso, workshop ou webinário com Alan Cavalcanti possuem desconto de 50%. Para se inscrever, clique aqui.

Confira programação completa:

9h Abertura com Alan Cavalcanti – empreendedor – sócio fundador Malakoff Café, consultor em planejamento e gestão estratégica

9h30 Investidor Anjo – Como captar investimento para meu negócio – Cláudio Castro – empresário, empreendedor e investidor anjo-sócio proprietário da Pitang – representante da plataforma de ensino Google for Education no NE.

10h Os desafios do cenário econômico para o mercado de café – Patrícia Azevedo – Mestre em ciências e economia do café – empresária e barista. leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Costa Coffee reabre mais de mil lojas no Reino Unido

A Costa Coffee anunciou que mais de 1.100 de suas lojas serão reabertas em todo o Reino Unido até o final de junho. Segundo a empresa, as unidades estão seguras e acolhedoras para clientes e funcionários. Cada loja foi equipada com equipamentos de proteção, estações de higienização para as mãos e continuará a operar com pagamento sem contato.

Telas de acrílico foram instaladas em todos os balcões das lojas take away e placas de dois metros foram cuidadosamente colocadas para seguir as diretrizes de distanciamento social. Haverá também o sistema drive-thru para garantir que os clientes possam receber seus pedidos sem contato.

A ideia da abertura foi resultado de uma pesquisa da Market Measures, que revelou que 45% dos consumidores deixaram de visitar sua cafeteria local mais do que pubs, bares e restaurantes de fast-food durante a quarentena. De todas as marcas pesquisadas, mais de um quarto dos consumidores afirmaram que o Costa Coffee era um local que sentiam falta.

“Estamos felizes em poder compartilhar as notícias de que até o final de junho mais de 1.100 de nossas lojas serão reabertas para retirada ou entrega. Ficamos impressionados com o feedback positivo que recebemos de nossos clientes e temos o prazer de poder servir novamente nosso café artesanal de assinatura”, diz Jill McDonald, CEO da Costa Coffee.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Briana Tozour

Mercado

Starbucks deve fechar 200 lojas no Canadá

Na última semana, a rede Starbucks anunciou que, nos próximos anos, planeja fechar até 200 lojas no Canadá. Segundo o comunicado, o setor cafeeiro, como muitos outros, esteve efetivamente em pausa durante a pandemia da covid-19 e a ideia da empresa é começar a olhar para o futuro e como será o negócio em longo prazo.

A Starbucks afirma que planeja abrir mais lojas em todo o mundo, mas terá uma menor presença em muitos mercados, como nos Estados Unidos e no Canadá. A ideia é adicionar cerca de 300 novas lojas na América ainda esse ano, abaixo das 600 esperadas anteriormente. Mas, enquanto algumas lojas serão abertas, outras antigas serão fechadas.

“Esse reposicionamento incluirá o fechamento de até 400 lojas operadas pela empresa nos próximos 18 meses”, afirmou a rede. Por conta da pandemia, a Starbucks aponta um prejuízo de cerca de US$ 3,2 bilhões em suas vendas.

A empresa normalmente fecha cerca de 100 lojas por ano, levando em consideração os contratos que expiram e os desempenhos individuais de cada unidade. Mas, no Canadá, o cenário é diferente leia mais…

TEXTO As informações são da CBC / Tradução Juliana Santin • FOTO Divulgação

Mercado

Fala Café #9 aborda desafios do varejo em tempos de pandemia

A última terça-feira (9) contou com mais um episódio do programa Fala Café. O tema Tendências de mercado e novas estratégias para o varejo de café foi debatido por cinco profissionais do setor, entre eles Marcos Djinishian, executivo da Nespresso desde 2017 e head de marketing da companhia; Tina Cação, diretora de marketing da JDE Brasil, empresa multinacional de origem holandesa especializada em cafés e presente em todas as categorias no País; Bruna Caselato, sócia-diretora do Suplicy Cafés Especiais, empresa pioneira na venda de cafés especiais no Brasil; Caio Alonso Fontes, sócio-fundador do e-commerce Café Store, com atuação na venda de produtos desde 2010, e da Café Editora, presente no setor cafeeiro desde 2003; e Eliana Relvas, engenheira de alimentos com especialização em administração industrial, Q-grader e consultora de varejo desde 2004.

O primeiro bloco contou com uma introdução de cada convidado abordando o cenário atual do varejo em meio à pandemia.

Mariana Proença: Eliana, quero dar início com você que está há 24 anos nesse mercado de varejo já tendo passado por diversos grandes grupos. Como você enxerga o crescimento do mercado de café de qualidade antes da pandemia? Quais eram nossos principais desafios e também pontos positivos no mercado brasileiro?

Eliana Relvas: Tínhamos uma previsão para 2020 super positiva para o crescimento dos especiais, que seria em torno de 19%. As cápsulas já puxavam os números mais alto e as mono doses (drips), trouxe um diferencial para o consumidor que buscava novos sabores e de maneira prática. Também tivemos a entrada dos solúveis de excelência e microlotes no varejo, além de um público jovem, mais moderno, atraído pela bebida. O principal desafio da cadeia do café especial sempre foi a educação do consumidor, hoje há uma humanização dentro do café. As pessoas começaram a comprar os grãos por conta da origem, a conhecer cada vez mais sobre produção. A expectativa, portanto, para 2020 era esse reforço de todas as entradas e novidades no mercado.

Mariana Proença: Marcos, obrigada pela presença. Nós da Revista Espresso acompanhamos de muito perto a chegada da Nespresso ao Brasil. Em 2006 quando a marca suíça começou a realizar seus primeiros trabalhos aqui, o café de qualidade não era uma realidade de consumo. Como a Nespresso avalia esse percurso até aqui e qual é a importância do Brasil para a marca?

Marcos Djinishian: A Nespresso tem papel de protagonista na cena de cafés global. Os ensaios da empresa começaram na década de 70, em 86 foi lançado pela primeira vez em cápsula na Europa e chegou no brasil apenas em 2006, inaugurando a categoria, e trazendo um café de qualidade e sustentável para o consumidor. A Nespresso contribui para a formação do consumidor ao falar de um café especial. O Brasil é um produtor importante para nós a nível global. Aqui estamos em 1200 fazendas, sendo que 30% são de pequeno porte onde a gente entende que contribuímos na produção, modificamos leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Associação Mulheres de Paraisópolis receberá gratuitamente café da illycaffè

A Associação Mulheres de Paraisópolis é um centro de distribuição, ajuda, controle e capacitação profissional que serve aos mais de 100 mil habitantes da comunidade paulistana. Ela organiza a preparação e entrega de marmitas a partir de alimentos doados, faz a transferência para as Casas de Recolhimento, fabrica máscaras de proteção para distribuição local e também revenda, possui centro médico com ambulâncias para atendimentos e encaminhamentos de emergência, entre muitas outras atividades.

No dia 4 de junho, a entidade ganhou uma máquina de café instantâneo da empresa italiana illycaffè e passará a receber gratuitamente o café solúvel da marca para consumo local e abastecimento das “Casas de Recolhimento”, residências utilizadas para moradores que tenham contraído o coronavírus.

Roberto Calderini, Felipe Rodrigues, Frederico Canepa e a presidente da Associação, Elizandra Cerqueira

A entrega oficial da máquina Bunn + illy Instant contou com a participação do chef Felipe Rodrigues, do Palácio Tangará, que já realiza ação social para a Associação através da doação de refeições para a população mais carente. O chef é parceiro da illycaffè no programa illy Chef Ambassador, criando leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Café & PreparosMercado

Fala Café #9 apresenta debate sobre mercado e novas estratégias para varejo de café

Nesta terça-feira (9), o projeto Fala Café apresenta seu nono episódio, dessa vez com o tema Tendências de Mercado e Novas Estratégias para o Varejo de Café. Convidados irão debater sobre as mudanças que ocorreram durante a pandemia de covid-19 (coronavírus), pontos positivos e negativos e como será o cenário pós coronavírus.

O encontro acontecerá às 18h, no YouTube. Clique aqui para assistir. Também já está disponível uma playlist com todos os vídeos anteriores do Fala Café, onde foram discutidos temas como desafios e realidades no campo, mulheres na cafeicultura, melhorias na produção e mercado pós covid-19. Clique aqui para acessar.

O Fala Café é um projeto criado pela Revista Espresso em parceria com o site de notícias CaféPoint.

9/6, às 18h – Tendências de Mercado e Novas Estratégias para o Varejo de Café

Convidados:

– Marcos Djinishian – Head de Marketing da Nespresso Brasil
– Tina Cação
– Diretora de Marketing da JDE no Brasil
– Bruna Caselato
– COO da Suplicy Cafés Especiais
– Eliana Relvas
– Consultora de cafés
​​​​​​​- Caio Alonso Fontes
– Sócio-fundador da Café Store

Moderação: Mariana Proença, diretora de conteúdo da Revista Espresso e do CaféPoint

Conheça mais sobre os convidados do episódio:

Marcos Djinishian possui experiência na área de cafés e entrou para o time da Nespresso em 2017, assumindo o cargo de Head de Marketing da companhia. Liderou importantes campanhas como Master Origin, On Ice e Nespresso Summer Day e Cafezinho do Brasil.  Anteriormente, atuou por quase 20 anos no Marketing da Nestlé em diferentes países, incluindo a Suíça e os Estados Unidos. O executivo é formado em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com mestrado em Business Administration pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação e MBAs também em Business pelo IBMEC e em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Tina Cação é uma executiva com vasta experiência em Marketing e Trade e forte atuação na indústria de alimentos. Atualmente é Diretora de Marketing da JDE Brasil, empresa multinacional de origem holandesa especializada em cafés e presente em todas as categorias no país. Ao longo de seus mais de 20 anos de carreira, Tina acumulou passagens em empresas internacionais como Cadbury Adams e Mondelez.

Bruna Caselato conta com 17 anos de experiências profissionais em empresas start ups, se especializando em tirar ideias do papel e criar cases de sucesso. É COO desde 2017 do Suplicy Cafés, empresa pioneira na venda de cafés especiais no Brasil, onde atua como co-idealizadora do reposicionamento da marca. Seus anos com ampla experiência em e-commerce foram um dos destaques entre suas habilidades que reforçaram o sentido de sua contribuição para que a marca se adaptasse aos novos tempos no universo online.

Eliana Relvas é engenheira de alimentos com especialização em administração industrial pela Universidade de São Paulo (SP). Também é Q-grader, autora do livro “Café com Design” e consultora do varejo desde 2004.

Caio Alonso Fontes é sócio-fundador da Café Store e atua há mais de 15 anos no mercado de café. Em 2003 fundou a Café Editora e lançou a Revista Espresso, principal publicação do setor, junto com seu sócio Marcos Racy Haddad. Em 2006, iniciaram uma feira de cafés especiais em São Paulo que deu origem, em 2013, a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, hoje a maior feira de café da América Latina. A Café Store, criada em 2010, é um e-commerce especializado em café que oferece variedade de produtos de alta qualidade, incentiva o consumo de cafés especiais e, por consequência, o crescimento do setor no Brasil.

TEXTO Redação • FOTO Lucas Albin / Agência Ophelia

Café & PreparosMercado

Cursos online sobre café para fazer em casa

Mesmo sem poder realizar as aulas presencialmente, algumas cafeterias têm se organizado para trazer os ensinamentos ao mundo virtual. Que tal aproveitar este tempo em casa para aprender algum assunto novo ou se aperfeiçoar naquele que já começou? Selecionamos alguns cursos online para você se inscrever!

Museu do Café

Aula de introdução ao barismo
Quando: 22 de junho
Valor: gratuito

Mais informações: inscricao@museudocafe.org.br

Academia do Café

Métodos de extração
Quando: 8 a 17 de junho
Valor: R$ 355 a R$ 395

Torra
Quando: 9 a 19 de junho
Valor: R$ 298 a R$ 330

Mais informações: https://bit.ly/3ePjWAi

Coffee Lab

Gestão de cafeterias
Quando: 6 e 7/6, 24 e 26/6, 4 e 11/7, 21 e 23/7
Valor: R$ 250

Café em casa
Quando: gravado, dúvidas ao vivo
Valor: R$ 220

Ofício: Barista – Fundamentos para um bom profissional do café
Quando: gravado, dúvidas ao vivo
Valor: R$ 250 leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Nespresso lança cafés sazonais com intuito de resgatar economia cafeeira de alguns países

A Nespresso traz ao mercado brasileiro a linha Reviving Origins, composta por três cafés sazonais. A novidade nasceu a partir do projeto homônimo que tem como objetivo resgatar a economia cafeeira em áreas afetadas por adversidades, como conflitos, dificuldades econômicas e desastres ambientais. Homenageando suas respectivas origens no nome, AMAHA awe UGANDA, TAMUKA mu ZIMBABWE e ESPERANZA de COLOMBIA, representam uma oportunidade para os produtores beneficiados.

Segundo Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, a marca visa valorizar todas as frentes da produção de café, do grão à xícara. “Por isso, investimentos constantemente em soluções que possam melhorar as práticas no campo e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que ali atuam. O Reviving Origin faz parte dos pilares do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance e o Imaflora, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e que também contribuam com a qualidade de vida”, explica.

Já foram investidos cerca de 10 milhões de francos suíços em capacitação e recursos que possam melhorar os lucros dessas famílias de cafeicultores. Essa é a primeira vez que as leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy / Divulgação

Mercado

Bebidas funcionais à base de café: inovação como ferramenta de resiliência do setor cafeeiro

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, com destaque para países como Estados Unidos, Brasil, nações pertencentes à União Europeia, e crescentemente, algumas regiões asiáticas como China, Japão e Índia, e possui um mercado avaliado em mais de 27 bilhões de dólares e projeções de crescimento anual em torno de 6,7% até 2023. No ano de 2019, o ciclo de produção 2018/2019 chegou a aproximadamente 174,5 milhões de sacas de 60 kg de café no mundo, com preço avaliado em média de US$ 100,47 por saca. Contudo, com a chegada da covid-19 nos países ocidentais, fez-se necessária a restrição da circulação de pessoas em diversos destes, e como consequência o fechamento de estabelecimentos comerciais, observando queda nos mercados globais, assim como uma baixa no consumo geral da população em quase todos os países. Este impacto econômico, segundo o Fundo Monetário Internacional, poderá levar a retração de 3% do PIB mundial neste ano.

Como consequência das incertezas do mercado global, o mercado do café sofreu impacto logo no início da pandemia com a diminuição de 3,9 % das exportações nos primeiros 6 meses do ano cafeeiro de 2019/2020 (19/10 a 20/03). O preço da saca de café também tem apresentado alta volatilidade no mercado de commodities, após ter atingido uma baixa próxima aos US$ 96 no começo de fevereiro, conseguiu uma recuperação ao final de março, cujo valor chegou aos US$ 130, seguido por uma nova queda, ao valor próximo a US$ 102, no final de maio. Com a situação econômica conturbada, estudos da Organização Internacional do Café (OIC) estimam que uma queda de um ponto percentual no crescimento do PIB é associada a leia mais…

TEXTO Por Paula Thaís S. Soares, Yasmin J. D. Sales; Fernando J. B. Correa; Mariana T. C. Machado; Mônica M. Pagani; Erick A. Esmerino • FOTO Felipe Gombossy / Café Editora

CafezalMercado

Cerrado Mineiro apresenta pesquisas de cultivares em parceria com projeto Fala Café

Nos dias 3 e 4 de junho, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, por meio da Fundaccer e em parceria com a Epamig e Embrapa, realizará as apresentações dos resultados de produtividade da segunda safra do projeto Unidades Demonstrativas de cultivares de café – Região do Cerrado Mineiro.

Por conta da pandemia, o evento ocorrerá no formato digital, desta forma produtores, técnicos e pesquisadores poderão participar deste encontro na segurança e comodidade de suas casas, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A transmissão é através do Fala Café, projeto criado em conjunto pela Revista Espresso e pelo portal de notícias CaféPoint, que apresenta conteúdos e debates relevantes para ajudar na tomada de decisão dos profissionais do mercado durante a pandemia.

O projeto Unidades Demonstrativas tem como objetivo validação, difusão e recomendação de cultivares de café desenvolvidas pelo programa de melhoramento da Epamig, com adaptação de produção e qualidade superior de bebida para a região do Cerrado Mineiro. Estão sendo testadas 12 cultivares em 26 propriedades distribuídas em 12 municípios da região.

Para assistir as apresentações, basta clicar aqui para acessar o canal no YouTube.

Confira a programação digital completa:

3 de junho (quarta-feira)

19h às 19h10: Abertura

19h10min às 19h30: Estação 1 – Unidade Demonstrativa Fazenda Londrina – Monte Carmelo – Proprietário César Jordão

Apresentação – Diego Júnior leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora