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Cafeteria estadunidense cria projeto para apoiar cafeicultores da Guatemala em meio à pandemia

Com os negócios aparentemente indo bem localmente, o coproprietário da cafeteria estadunidense 3-19 Coffee, Mike Vehar, recebeu a notícia de que a pandemia de Covid-19 (coronavírus) atingiu duramente as partes rurais da Guatemala. Com menos demanda e mão de obra reduzida, as famílias que cultivam seus grãos de café por meio de um programa de livre comércio estão lutando para manter o negócio. A área também é muito rural e os suprimentos para ajudar no combate ao coronavírus são escassos.

“Temos muita coisa acontecendo na política aqui nos Estados Unidos, mas quando soube do que está acontecendo lá, vi como a Covid-19 parecia diferente”, aponta ele. Pensando nisso, a cafeteria acaba de lançar uma iniciativa chamada Projeto de Assistência Rural da Guatemala: para cada US$ 20 arrecadados, uma família com alto risco de contrair o vírus recebe alimentos e suprimentos para ficar segura por um mês. Outros beneficiados com o projeto são um grupo de cafeicultoras chamadas Fuerza de Mujeres.

As pessoas podem doar pela através do site ou visitando qualquer uma das unidades, localizadas nos estados de Ohio e California. Ao doar, a pessoa também recebe uma assinatura do 3-19 Coffee, algo que Vehar aponta que beneficia seus produtores. A campanha de arrecadação de fundos dura até o final do mês, mas pode ser expandida se a arrecadação tiver um bom resultado.

TEXTO As informações são do Wkyc Studios / Tradução Juliana Santin • FOTO Café Editora

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Projeto “Adote Uma Micro Torrefação” será lançado em live

Nesta quarta-feira (12), às 19h, em live no Instagram da Revista Espresso, Georgia Franco de Souza, proprietária do Lucca Cafés Especiais, lançará o Projeto Adote Uma Micro Torrefação, uma iniciativa Mundo Café e Lucca Cafés Especiais que visa a ação colaborativa de doação, compra, venda e divulgação de cafés especiais de origem, ou seja, que possuam qualidades e características de regiões produtoras.

O projeto surgiu em meio a pandemia de Covid-19 (coronavírus) e tem o intuito de auxiliar a retomada do mercado interno de cafés especiais, com a união de toda a cadeia, através da doação mútua de café especial, torra, venda nas cafeterias para que o consumidor descubra diversos grãos.

“Em conversas com as torrefações, percebemos que, devido à pandemia, muitas delas não terão como realizar a compra de cafés na nova safra. Então queremos incentivar toda a cadeia do café com a doação de sacas pelas regiões e produtores, que ajudará a movimentar essa comunidade do café especial”, explica Paula Dulgheroff, fundadora da micro torrefação Mundo Café.

O projeto

Serão selecionadas micro torrefações do Brasil, alinhadas com trabalho sustentável de venda de cafés especiais e relacionamento com produtores de cafés de origem. Assim, produtores, micro torrefadores e cafeterias serão conectados para um trabalho de doação, ou seja, produtores doarão o café cru, micro torrefações realizarão a torra e cafeterias farão a comercialização do café aos consumidores.

Para poder participar, os produtores, micro torrefações e cafeterias terão as orientações durante a live.

Regiões que já aderiram

– Cerrado Mineiro
– Norte Pioneiro do Paraná
– Mantiqueira de Minas
– Caparaó
– Alta Mogiana
– Matas de Minas

A Espresso e o CaféPoint são as mídias oficiais do projeto. Para saber mais detalhes, não perca a live!

Serviço
Lançamento Adote Uma Micro Torrefação
Quando:
12/08
Horário: 19h
Onde: www.instagram.com/revistaespresso

TEXTO Redação • FOTO Alexia Santi

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Marca internacional aponta crescimento nas vendas de café durante primeiro semestre de 2020

No primeiro semestre de 2020, a internacional JDE Peet’s registrou um forte crescimento, alcançando um valor de € 642 milhões (cerca de US $ 758 milhões), aumento orgânico de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelo crescimento do consumo em casa.

“A JDE Peet’s apresentou um forte desempenho no primeiro semestre de 2020, demonstrando a resiliência de nossos negócios e marcas, apesar da dificuldade econômica e social sem precedentes com a Covid-19”, explicou Casey Keller, CEO da empresa.

Segundo ele, o portfólio equilibrado de café e chá da marca permitiu uma rápida adaptação aos novos hábitos dos consumidores, após a mudança dinâmica do ambiente fora de casa para o ambiente doméstico.

“No início da crise, nossa equipe tomou medidas proativas para garantir a saúde e a segurança dos funcionários em todo o mundo e proteger nossas operações comerciais, o que nos permitiu a continuar atendendo clientes e consumidores sem interrupção do fornecimento”, contou Casey.

O desempenho com os produtos em casa compensou amplamente o impacto que a pandemia gerou aos negócios fora de casa, que representava cerca de 25% do total de vendas. Apesar de um leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Nathan Mullet

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Pandemia leva embora ponto ícone do café em São Paulo

La Marzocco

Apesar do café ser a mais resiliente das bebidas na pandemia e nosso companheiro para todas as horas, as cafeterias não podem dizer o mesmo. Tradicionais pontos de encontro nas cidades, locais de reuniões, bate-papos e uma pausa para o café, esses verdadeiros templos estão sofrendo muito com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Projetos foram adiados, sonhos e novos planos ficaram parados e muitos espaços precisaram fechar para sempre. Desta vez foi São Paulo que amanheceu mais amarga nesse início de agosto. Perdemos um dos pontos ícones do café especial: a cafeteria da Alameda Lorena. 1.430, do Suplicy Cafés Especiais, no bairro dos Jardins, em São Paulo (SP).

O que parecia improvável, já que a loja passaria por reforma, foi oficializado em nota nas redes sociais da marca no último dia 7 de agosto de 2020 (sexta-feira). A Suplicy comunica que entregou o ponto e fechou as portas no endereço que tanto movimentou o mercado do café – desde 2003 – quando o empresário Marco Suplicy – de forma pioneira – inaugurou uma das cafeterias mais charmosas e modernas de São Paulo e com foco totalmente em café de qualidade e na formação de baristas. leia mais…

TEXTO Mariana Proença • FOTO Felipe Gombossy/Café Editora

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Companhia de Cafés de Origem inaugura complexo industrial no interior de São Paulo

No ano de 2015, os sócios Edgard Bressani, Luiz Roberto Saldanha e José Antônio Rezende lançaram a Capricornio Coffees, em Piraju (SP), com o objetivo de desenvolver e comercializar os cafés especiais do Trópico de Capricórnio no Brasil. São fazendas e terroirs de seis regiões diferentes em dois estados: Norte Pioneiro e Norte Novo, no Paraná; e Sorocabana, Garça e Marília, Circuito das Águas Paulistas e Alta Mogiana, em São Paulo.

“A Capricornio tem como propósito promover o desenvolvimento sustentável dos produtores nessa nova origem de cafés que foca na latitude, e não exclusivamente na altitude”, explica José Antônio. Agora, em 2020, os sócios acabam de inaugurar, na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, um novo parque industrial, com 22.000 m². O local conta com leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Coca-Cola com café será lançada nos Estados Unidos com grão brasileiro

A Coca-Cola North America lançará oficialmente, em janeiro de 2021, nos Estados Unidos, a Coca-Cola With Coffee (Coca-Cola com café) pronta para beber. A bebida unirá o sabor já conhecido da Coca-Cola com um café brasileiro, em três sabores exclusivos: Dark Blend, Vanilla e Caramel, que serão vendidos em latas de 30 ml.

“Esta é uma inovação que acreditamos ser pioneira em uma nova categoria que chamamos de café refrescante”, afirmou Jaideep Kibe, vice-presidente de marca registrada da Coca-Cola, Coca-Cola North America. Ele acrescenta que a bebida é uma das inovações testadas com mais sucesso da empresa nos últimos anos.

“A Coca-Cola com café é um produto que deve ser experimentado, porque quando você toma o primeiro gole, percebe que não há nada parecido. Começa como uma Coca-Cola e termina como um café”, relatou Jaideep.

A Coca-Cola With Coffee é o resultado da estratégia de “lift and shift” (levantar e mudar) da empresa para dimensionar inovações bem-sucedidas de bebidas de mercado por meio de uma abordagem experimental de teste e aprendizado. O produto foi testado pela primeira vez no Japão em 2018 e agora está disponível em mais de 30 leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Divulgação

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Para todos os gostos: 10 sugestões para comemorar o Dia dos Pais

No próximo domingo (9) é o Dia dos Pais! Devido à situação instável deste ano, muitas pessoas não passarão a data do ladinho de quem ama, mas nem por isso deixarão de presentear seus pais com itens bacanas para celebrar a data.

Fizemos uma seleção que agrada os mais variados tipos de pais: apaixonados por café, amantes de cervejas, aqueles que querem aprender mais em um curso novo, os que gostam de bons vinhos, quem curte um chocolate, ou os que querem apenas curtir um bom almoço em família. Confira:

Kit Café Habitual

A cafeteria paulistana está entregando um kit exclusivo que contém um pacote de café de 520 g em grãos ou moído (opções moka, cereja natural ou honey), uma fatia de bolo (escolher entre as opções do dia), um porta-copos e um cartão postal. O valor é de R$ 60.

Onde comprar: unidade Jardins ou, se preferir, delivery no telefone (11) 3062-3091 ou Rappi
Mais informações: www.instagram.com/cafehabitual

Máquina Nespresso

Conhecida por seus equipamentos e cápsulas, a Nespresso lançou a Gran Lattissima, uma máquina com capacidade para preparar até seis receitas. Além da vaporização do leite, a novidade consegue fazer versões de bebidas clássicas, como cappuccino, latte a latte macchiato. O valor é de R$ 2.499. Na compra desta ou outra leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Grupo 3corações fecha acordo e passa a cuidar da operação de torrado e moído da Mitsui Alimentos

Em comunicado, o Grupo 3corações divulgou que no dia 31 de julho concluiu a aquisição de 100% das quotas da divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimentos Ltda. no Brasil. A aquisição foi realizada por aproximadamente R$ 216 milhões.

Agora, o Grupo assume a operação e integra as unidades de negócio e marcas: Café Brasileiro, .br Gold (cafés especiais), 3 Fazendas, Premiado, Café Superior e Bandeira, além da linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído (uma em Araçariguama-SP e outra em Cuiabá-MT) e um centro de distribuição em Campo Grande (MS). O negócio de exportação de café verde já foi separado e transferido para a MA Coffee Trading (Brazil) Ltda., uma subsidiária integral da Mitsui & Co., Ltd. e permanece sob o guarda-chuva da Mitsui.

Conheça a história do Grupo 3corações

Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, recebeu a equipe da Espresso em seu escritório, em São Paulo, no começo do ano passado, e contou um pouco da trajetória da companhia, que chegou aos sessenta e um anos.

Seu pai, João Alves de Lima, empreendedor e “inventor”, abriu diversos negócios ao longo dos anos e foi um dos fundadores da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 1973. A mãe, costureira, preferiu leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Nestlé e Starbucks: marcas revelam dados sobre vendas durante pandemia

A Nestlé divulgou dados sobre suas negociações durante a pandemia e relatou uma alta em meio à forte demanda por café em casa. A receita do primeiro semestre aumentou 2,8% em uma base orgânica.

A empresa suíça afirmou que espera um crescimento de 2% a 3% este ano e uma melhoria em sua margem operacional comercial. Esses resultados mostram que a Nestlé, com seu amplo portfólio, pode se proteger durante a crise mundial.

Já as vendas das cápsulas da marca Starbucks aumentaram mais de 10%. O Global Coffee Report publicou que a rede norte-americana registrou uma receita líquida consolidada de US$ 4,2 bilhões no trimestre encerrado em 30 de junho, uma queda de 38% em relação ao ano anterior, devido ao impacto da Covid-19.

A queda nas vendas de aproximadamente US$ 3,1 bilhões, em relação às expectativas da Starbucks antes da pandemia, incluiu os efeitos do fechamento temporário de lojas, operações leia mais…

TEXTO As informações sobre a Starbucks são do Global Coffee Report / Tradução por Juliana Santin • FOTO Mihai Varga / Charles Koh

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Abic lança aplicativo para consumidor conferir a qualidade do café no momento da compra

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) acaba de lançar o aplicativo ABICAFÉ. Desenvolvido pela própria Associação, a novidade permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra para saber se o produto que ele irá adquirir é certificado e atende aos padrões Abic de pureza e qualidade.

Através da leitura do QR-Code da embalagem com o próprio celular, será possível conhecer os programas de certificação da Abic, como Pureza, Qualidade, Sustentabilidade, Cápsula. Além disso, estarão disponíveis informações sobre o perfil de sabor, que descreve atributos como aroma, bebida, torra e corpo, e informações a respeito das categorias de qualidade, que são Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet.

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS e ajudará no combate às fraudes de quem poderia usar indevidamente os Selos Abic. “O aplicativo promoverá segurança para o consumidor, que poderá confirmar a qualidade do café. O usuário também poderá ter acesso às informações sobre a Associação, enviar sugestões e dúvidas, e encontrar leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora