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Marcas apostam em novas tecnologias na comercialização de cafés

A Suplicy Cafés Especiais e a Onii, loja autônoma que permite realizar compras diretamente via aplicativo, acabam de anunciar parceria. O acordo prevê que a startup de varejo seja responsável pelo gerenciamento das operações de honest market da Suplicy Cafés em 12 pontos na cidade de São Paulo, em endereços como Av. Paulista, Av. Angélica, Av. das Nações Unidas e Av. Juscelino Kubischek.

De acordo com o fundador e CEO da Onii, Victor Bermudes, um dos grandes diferenciais da empresa é a utilização da inteligência artificial em seus sistemas. “Essa tecnologia permite melhorar a qualidade dos produtos, mapearmos quais são os itens e categorias mais consumidos, qual é o horário de pico, entre outras vantagens”, explica. Além disso, as operações também terão programas de cashback, no qual o usuário tem parte do valor gasto em uma compra reembolsado.

A implementação do sistema nessas unidades ocorreu de maneira gradual e os 12 pontos já contam com as tecnologias da Onii, se tornando Suplicy Cafés by Onii. “O Café Suplicy é uma marca consolidada que está acreditando que nossa tecnologia e operação irão atender as demandas que eles necessitam. Diante disso, essa parceria exemplifica a nossa competência em transformar qualquer loja em loja autônoma”, comenta Victor.

“A inovação e praticidade são bandeiras que o Suplicy busca cada vez mais entregar na experiência dos seus clientes. A parceria com a Onii, além de trazer estes dois pontos, nos permite crescer neste segmento”, explica Bruna Caselato, COO da Suplicy Cafés Especiais.

Para ter acesso aos produtos, é necessário que o usuário baixe o aplicativo da Onii e realize o cadastro com seus dados pessoais e cartão de crédito. Através da utilização do QR Code disponível no app, é possível acessar a loja e realizar a compra dos itens desejados.

Pagamento com PIX

Já a Nespresso anunciou que irá adotar o PIX nas 34 boutiques distribuídas nas principais cidades do País. Com o uso do sistema instantâneo de pagamento, a empresa busca proporcionar uma experiência leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Cecafé anuncia novo presidente do Conselho Deliberativo

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), fundado em 1999, representa e promove o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente possui 120 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 96% dos agentes desse mercado no País.

Na última segunda-feira (8), o Cecafé anunciou o novo presidente eleito do Conselho Deliberativo no biênio 2021/2022, Nicolas Rueda, que é diretor presidente da empresa ED&F Man Volcafé Brasil.

Novo presidente do Cecafé, Nicolas Rueda Latiff, da Ed&F Man Volcafé

Para a nova gestão, também foram eleitos Günter Hausler, diretor geral da empresa NKG Stockler Ltda., para o cargo de vice-presidente, e Flávia Barbosa Paulino da Costa, sócia-diretora da Exportadora de Café Guaxupé, como secretária. A diretoria executiva do Cecafé segue representada pelo diretor geral, Marcos Matos, e pelo diretor técnico, Eduardo Heron Santos.

Nicolas Rueda sucederá Nelson Carvalhaes, que ocupou o cargo da presidência do Cecafé por dois mandatos, conforme rege o Estatuto Social, marcando sua gestão com a modernização, os avanços e a ampliação dos processos de transformação adotados na entidade nos últimos anos. Nelson Carvalhaes permanecerá como conselheiro da entidade.

O novo presidente do Cecafé terá como missão continuar o fortalecimento da representação política, buscando as melhores decisões em relação à modernização contínua da comunicação institucional e dos programas de responsabilidade social e sustentabilidade, de processos, estatísticas e inteligência comercial, ganhos de eficiência, transparência e prestígio do Cecafé nos âmbitos nacional e internacional. O executivo já atua como conselheiro do Cecafé desde 2016.

“Iniciamos essa gestão dando continuidade à excelente atuação anterior, implementando novos projetos para 2021 com um olhar voltado às futuras tendências do nosso setor. Buscamos trazer um planejamento estratégico para os próximos anos que contemple uma construção participativa e democrática, sempre alinhada aos pilares e objetivos da organização” pontua Rueda.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Selo Mais Integridade: Mapa premia 19 empresas do agronegócio por boas práticas

Na última sexta-feira (5), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou o Selo Mais Integridade para as organizações agropecuárias ganhadoras da 3ª edição. Neste ano, 19 empresas foram premiadas, sendo que quatro delas recebem a premiação pela segunda vez, e oito, pela terceira vez. As contempladas podem usar a marca do Selo em seus produtos, sites comerciais, propagandas e publicações.

O Selo Mais Integridade reconhece as empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e o comprometimento em inibir a fraude, suborno e corrupção.

A premiação foi entregue pela ministra Tereza Cristina e pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. O evento ocorreu de forma presencial e virtual no auditório da Apex-Brasil, com a participação de até dois representantes das premiadas presentes, respeitando o distanciamento social e protocolos de segurança.

A ministra destacou que os princípios que norteiam o Selo são prioridade no Mapa e anunciou que a próxima edição contemplará organizações do setor pesqueiro. “Acreditamos, cada vez mais, que iniciativas como esta, do nosso Selo de Integridade, podem ser um escudo na alavancagem de lucros, sendo um diferencial importante no novo modelo do agronegócio íntegro e sustentável, que estamos apresentando para o mundo”, disse.

“A pauta de ética, integridade e transparência está inserida como ponto fundamental do Plano Estratégico do Ministério da Agricultura. Nesse sentido, ressalto que estamos alinhados com a leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Guilherme Martimon/MAPA

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Você sabe o que são as ondas do café?

O café – como hábito de consumo – vive três ondas pelo mundo. É importante conhecer a história recente. Por volta de 1945, pós-II Guerra Mundial, o crescimento econômico do Ocidente impulsionou a primeira onda do café, que era visto como produto para dar energia, em volume, sem preocupação com qualidade, apenas com o intuito de criar o hábito dentro das casas. Desse movimento fazem parte marcas atuais como Keurig Green Mountain (Keurig Dr Pepper), Mondelez, D.E. Master Blenders, Nestlé, entre outras.

O conceito do café especial foi mencionado pela primeira vez em 1974, pela norueguesa Erna Knutsen. A segunda onda, representada pelo nascimento das marcas Starbucks e Peet’s Coffee, começa exatamente nessa década, com foco no espresso e nas bebidas que derivam dele. A necessidade de ter parâmetros e consistência leva ao preparo mais homogêneo de receitas mundiais e ao desenvolvimento de equipamentos próprios para isso. O incentivo é para o consumo fora de casa, com ênfase nas origens e nas torras, com certa visão para a qualidade. Em 1982 nasce a Associação Americana de Cafés Especiais e, em 1998, a entidade semelhante na Europa.

A terceira onda surge somente em 2003, assim batizada pela norte-americana Trish Rothgeb, em artigo da The Flamekeeper, newsletter da Roasters Guild. O intuito da fundadora da Wrecking Ball Coffee Roasters, especialista em torra, era dar nome a um movimento de cafeterias independentes, entre elas Blue Bottle, Intelligentsia e Stumptown (hoje todas já vendidas para Nestlé e JAB Coffee), que traziam métodos de preparo filtrados e alta qualidade no produto e no leia mais…

TEXTO Mariana Proença • FOTO Tabitha Turner

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Guia de Cafés #6: dicas do que estamos tomando

Mês do Carnaval! Ops, esse ano infelizmente não teremos uma das maiores festas do mundo! Então ficaremos com a energia de um bom café nesse mês de fevereiro. Resolvemos indicar os grãos especiais neste Guia de Cafés que foram recebidos já com cafés da nova safra. A proposta é que possamos “assinar embaixo” de produtos com rastreabilidade e qualidade.

Aqui na redação da Espresso estamos trabalhando todos de casa. Conte para nós que cafés está tomando e experimente essas novidades! Quem ainda continua trabalhando de casa, normalmente quer provar diferentes cafés e encontrar os preferidos.

As dicas de cafés especiais desta leva da Espresso são:

Amalie – Floral

Produzido por: Fazenda Santo Antônio
Produtora: Guida
Região: Mogiana
Espécie: arábica
Torrado por: Melitta
Sensorial do café: aroma floral, sabor de cereal e acidez média
Compre: www.melitta.com.br/amalie
Outros cafés da marca: Amalie Cacau (Fazenda Santa Helena, em Carmo de Minas, Mantiqueira de Minas) e Amalie Frutado (Fazenda Retiro, em Patrocínio, Cerrado Mineiro)
Preço: R$ 15,90 (250 g)

Douro Cafés Especiais

Campeão do Coffee of The Year 2020 – Categoria Arábica
Produzido: Sítio Denizar
Produtor: Denizar Dias Douro
Região: Marechal Floriano (ES) – Montanhas do Espírito Santo
Espécie: arábica
Variedade: catuaí IAC 44 Vermelho
Processo: cereja descascado e desmucilado
Torrado por: Douro Cafés Especiais
Sensorial do café: chocolate, caramelo e rapadura no aroma, frutas amarelas, açúcar mascavo e floral no sabor e acidez cítrica
Compre: www.instagram.com/cafe.douro/ ou (27) 99311-5707
Preço: a partir de R$ 70 (250 g) leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Mariana Proença

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illycaffè adiciona grão da Costa Rica à sua seleção de arábicas

Apresentada pela primeira vez em 2018, a linha illy Arabica Selection, da illycaffè, contém produtos que são dedicados às origens dos aromas individuais que compõem a mistura illy. Agora, a marca italiana anunciou o lançamento do Arabica Selection Costa Rica, sexto café de origem única pertencente ao Arabica Selection.

Os especialistas da illy, em conjunto com os laboratórios de pesquisa internos AromaLab, SensoryLab e Food ScienceLab, desenvolveram um perfil de torra para cada café da linha, refinando a expressão de cada terroir individual.

Como resultado, suas melhores safras na Etiópia, Colômbia, Brasil, Guatemala, Índia e agora na Costa Rica visam oferecer o sabor e o aroma singulares de cada origem e celebrar suas características únicas.

Organizada em uma escala de intensidade, do mais delicado ao mais robusto, as embalagens da linha Arabica Selection são dimensionadas em tons de terra para distinguir seu perfil leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

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Cafeteria do ES oferece desconto aos clientes que tomarem a 1ª dose da vacina contra Covid-19

Uma coisa é fato, a pandemia de coronavírus desestabilizou não só as nossas vidas pessoais, como o mercado num todo. E o setor cafeeiro não ficou de fora. De março de 2020 pra cá, muitas casas já abriram e fecharam, mudaram seus estilos de atendimento, dispensaram funcionários, aderiram às entregas e ao e-commerce. Todas as ideias são válidas para fazer com que o negócio sobreviva.

A luz no fim do túnel tem sido a vacina de Covid-19. Com ela em mente, o empresário Vagner Benezath, proprietário da Kaffa Cafeteria, de Vitória (ES), pensou em unir o útil ao agradável, incentivando as pessoas a tomarem as doses (assim que possível!) em troca de algo muito especial: desconto no café.

“Meu pai, mesmo com 71 anos, atende em UTI de Covid na minha cidade natal, Colatina. A vacinação dele foi motivo de grande alegria e alívio para mim”, explica Vagner. “Ao ter em mãos a carteirinha dele e vendo todo esse negacionismo com as vacinas, pensei que a promoção seria uma forma de celebrar essa luz no fim do túnel que temos agora”, completa.

O sistema é simples. Após receber a famosa picadinha, basta apresentar sua carteirinha de vacinação na Kaffa para ter direito aos 10% de desconto na compra dos pacotes de café. “Café é sempre uma celebração, em casa com a família ou na rua com amigos, e a vacina é essa liberdade para todos que teremos em um futuro próximo”, comenta o empresário.

Por enquanto, a promoção é válida até o dia 30 de junho, podendo ser estendida de acordo com o andamento da vacinação no País. No Instagram, rede social que Vagner usou para divulgar a ideia junto a uma foto da carteirinha carimbada de seu pai, o público foi positivo. “A vacina é o único caminho para o fim da pandemia”, escreveu no post.

“Comunicar o que você pensa hoje em dia é super importante. Em um mundo polarizado e em meio a pandemia, queremos estar com quem caminha junto, pela ciência e pela vida do próximo”, finaliza Vagner. Fica aí a dica de iniciativa para outras cafeterias espalhadas pelo Brasil!

TEXTO Gabriela Kaneto

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Organização Internacional do Café realiza live para anunciar Reino Unido como novo membro

Nesta quinta-feira (28), a Organização Internacional do Café (OIC) realizará um evento virtual para dar as boas-vindas ao Reino Unido como novo membro, além de comemorar o lançamento do Relatório de Desenvolvimento do Café 2020 (CDR2020). O evento será organizado em conjunto com o Governo do Reino Unido, marcando o 49º Membro a ingressar na OIC, e contará com a presença de Victoria Prentis, Membro do Parlamento e Subsecretária de Estado Parlamentar para Agricultura, Pesca e Alimentos.

“Aqui no Reino Unido bebemos aproximadamente 95 milhões de xícaras de café por dia e a indústria do café criou uma infinidade de empregos aqui. Tenho o prazer de assinalar o ingresso oficial do Reino Unido na OIC como um Membro importante. Este evento emocionante significa que poderemos continuar a trabalhar em conjunto com outros membros, para defender o setor cafeeiro global e garantir sua sustentabilidade”, relata Victoria.

A segunda edição do relatório principal da OIC será lançada neste evento virtual e compartilhada com os Membros da Organização e com a comunidade global do leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Tim Umphreys

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Nescafé espera que 100% de seu café tenha origem responsável até 2025

Foto: Conor Brown

Há dez anos, a Nestlé lançou o Nescafé Plan, que busca contribuir para a melhoria da vida dos agricultores, aumentando sua renda, reduzindo o impacto ambiental das fazendas e fábricas de café e melhorando o bem-estar das comunidades rurais em muitos países, como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Quênia, México, Filipinas ou Vietnã. Desde seu lançamento, a Nestlé investiu 350 milhões de francos suíços no projeto.

Com base no progresso significativo da última década, a Nestlé se compromete, hoje, a aumentar os seus esforços de sustentabilidade. “Juntamente com nossos parceiros e 230 agrônomos, aperfeiçoamos a eficiência e as práticas agrícolas nas fazendas, permitindo que os produtores obtivessem um preço premium pelo café cultivado de forma sustentável. Diversificamos as fontes de renda dos cafeicultores para reduzir sua dependência das monoculturas e torná-los mais resilientes. Não vamos parar por aqui. Nossos programas evoluirão para aprimorar as condições sociais dentro e ao redor das fazendas de café. Redobraremos nossos esforços com relação a direitos trabalhistas, proteção infantil, empoderamento de jovens e mulheres”, comenta Philipp Navratil, Vice-Presidente Sênior e Head da Unidade de Negócios Estratégicos de Bebidas.

Em 2025, a Nescafé espera que 100% de seu café tenha origem responsável, podendo ser rastreado até um grupo de produtores identificados. O café é verificado ou certificado por organizações independentes.

A empresa reduzirá e removerá as emissões de carbono nos locais onde adquire café e em todas as suas operações, também pretendendo usar embalagens ecológicas. Essas leia mais…

TEXTO Redação

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Após completar 300 anos, cafeteria histórica pode encerrar suas atividades

Um dos principais pontos turísticos da cidade italiana de Veneza, o Café Florian, que completou 300 anos em dezembro de 2020, corre o risco de encerrar suas atividades em breve. O motivo é a pandemia de coronavírus, que acabou afetando drasticamente o movimento de turistas no local.

Localizado na Praça São Marcos, o espaço foi fundado em 1720, por Floriano Francesconi, e sua popularidade já fez com que recebesse celebridades como Charles Dickens, Marcel Proust, Andy Warhol, Friedrich Nietzsche, Charles Chaplin, Margaret Tatcher, entre outros.

Apesar de ter sobrevivido a outros momentos históricos, como as guerras mundiais e a gripe espanhola, outro fator que abalou o funcionamento da cafeteria foi a enchente de novembro de 2019, que custou mais de 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6,4 bilhões) de prejuízo para a cidade. O ano de 2020 serviria para recuperar o leia mais…

TEXTO As informações são da CNN • FOTO Divulgação