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16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café terá premiação virtual

Pela primeira vez na história, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) irá realizar a premiação Melhores da Qualidade e o 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2019 no mesmo dia. O encontro, marcado para 24 de novembro, tem como objetivo celebrar as marcas e empresas que se destacaram em 2020 e promoveram o consumo de bebidas de qualidade. Em um ano marcado pela pandemia, a decisão de organizar os dois eventos de forma virtual visa garantir a segurança de todos sem deixar de lado as comemorações.

A programação será iniciada com a revelação dos vencedores do 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2019, valorizando os melhores cafés do Brasil, tanto da espécie arábica, quanto canéfora, e as empresas que mais investiram em qualidade. O objetivo do concurso é incentivar a produção de grãos de excelência, as melhores práticas agrícolas e de sustentabilidade, promovendo todas as origens produtoras, agregando valor ao produto e levando ao consumidor final os melhores cafés do Brasil.

Os cafés vencedores, produzidos em território nacional, foram avaliados por um júri técnico de especialistas em classificação e análise sensorial que utilizam a metodologia do Programa de Qualidade do leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora / Agência Ophelia

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Arte cafeinada

Sempre se reinventando, o café por vezes deixa de ser uma bebida para se tornar a matéria-prima de obras de arte mundo afora. Aqui no Brasil, algumas pessoas, entre elas Kemmy Fukita, de Maringá (PR), e Tamiris Disselli, de Campinas (SP), já se arriscam na técnica.

Pinturas da artista Kemmy Fukita com café solúvel nos filtros de papel

Kemmy conta que sempre gostou de desenhar em diversos tipos de material, como hashi e pratos de papelão, mas explica que foi nos filtros de papel que conseguiu unir duas coisas que ama: café e arte. “Meu processo criativo começa no próprio preparo e consumo do café. Depois de pronto, eu tiro a borra do filtro e espero ele secar para iniciar a ilustração”, explica a artista, que busca mesclar temáticas relacionadas a café, música e universo feminino.

Pinturas da artista Tamiris Disselli com café solúvel

Já Tamiris, médica veterinária, usou essa influência para buscar inspiração para suas artes, que normalmente retratam os animais. “Comecei a desenhar com grafite e carvão. Depois, por apreciar muito o café, pensei: por que não pintar com café? Deu supercerto, eu amo os tons que o café proporciona”, relata.

Ambas as artistas utilizam o café solúvel nas pinturas, que podem ser comercializadas e encomendadas através das redes sociais.

Mais informações: instagram.com/no.filtro e instagram.com/tdisselli 

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

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Kahlúa lança desafio para criação de novo coquetel. Participe!

O licor de café Kahlúa, feito à base de rum, quer unir, cada vez mais, o mundo da coquetelaria ao dos coffee shops, incluindo o café em ainda mais ocasiões. Desde 2019, quando iniciou sua operação no Brasil pela Brand Factory, da Pernod Ricard, a marca aposta em estratégia multiplataforma para conquistar os consumidores do mercado cafeeiro.

“Nos últimos seis meses, o consumidor passou a se interessar mais por métodos de preparos de café e receitas diferentes com ingredientes locais e caseiros, além do consumo em si da bebida ter aumentado. Queremos entregar, em diversas plataformas, conteúdos que o incentivem e ofereçam a oportunidade de experimentação de novos sabores juntos aos do café em drinques clássicos e outras possibilidades de consumo”, explica Camilla Junqueira, gerente da Unidade de Negócios.

Nesta sexta-feira (30), durante o Global Coffee Festival a marca lançou um desafio internacional chamado Beyond Espresso Martini, que tem como objetivo criar o “sucessor” do Espresso Martini, drinque clássico com licor de café e vodka. Quem quiser usar a criatividade e enviar o coquetel, basta se inscrever aqui. Lembrando que deve conter Kahlúa e café!

Além disso, até o dia 7 de novembro, a marca promove a Espresso Martini Week em parceria com a vodka Absolut, onde bares e restaurantes selecionados de São Paulo e Curitiba, como os leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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2ª edição do Food Summit debate os desafios no futuro do mercado brasileiro

De 9 a 11 de novembro acontece a 2ª edição do Food Summit, uma parceria entre a Nespresso Professional e o Foodpass. Durante três manhãs, o evento virtual dedicado aos profissionais inseridos na cadeia do alimento reunirá especialistas e empresários, que irão abordar os desafios no futuro do mercado no Brasil.

Serão nove webinars gratuitos. Entre os temas discutidos estão: Decisões estratégicas para os negócios, com Pierre Berestein, CEO Bloomin’Brands (Outback); Saúde financeira, com Daniel Allegro, diretor do Restaurante Ráscal; Motivação e Equipe, com Rodrigo Oliveira, chef e proprietário do Restaurante Mocotó; e Tornando sua marca mais forte e relevante, com Glaucia Ferrari, diretora de RH do Grupo Maní. Além da grade oficial, no dia 5 de novembro, às 19h, os mediadores Priscila Sabará, Raphael Despirite e Rafael Tonon se encontram para uma live pré-evento no Instagram @foodpass.

Confira a programação completa:

9 de novembro

9hA busca por eficiência nunca foi tão importante: como tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio”, com Pierre Berestein, CEO Bloomin’ Brands (Outback)
10hInvestir mais na sua equipe pode ser o seu maior diferencial”, com Rodrigo Malfitani, professor e consultor EGG
11h “Garantindo a saúde financeira do seu negócio: o que priorizar e como”, com Daniel Allegro, diretor do Restaurante Ráscal

10 de novembro

9h “Hospitalidade em tempos de pandemia: a importância da experiência e por que a confiança se tornou o maior valor”, com Melissa Oliveira, diretora geral do Hotel Unique
10h “A experiência ganhou ainda mais importância: como oferecer o melhor para seu cliente agora”, com Simone Izumi, fundadora e proprietária do Chocolatria
11h “Como manter sua equipe motivada e fazer dela a chave do seu sucesso com Rodrigo Oliveira”, chef e proprietário do Restaurante Mocotó leia mais…

TEXTO Redação

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Cafeteria Dulcerrado lança microlote exclusivo da variedade Topázio

Neste mês de outubro, a Cafeteria Dulcerrado lançou uma Edição Especial do Produtor. Os grãos da vez são do produtor Rodrigo Mello Behrend, cooperado da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer). De acordo com a marca, a bebida apresenta acidez cítrica, corpo cremoso, finalização prolongada e sabor de frutas vermelhas.

“Sou a quarta geração de uma família de cafeicultores e a produção de cafés especiais começou a quatro anos. Desde então, a gente vem obtendo resultados bastante positivos. Esse café que está na Cafeteria Dulcerrado foi fermentado no modo anaeróbico por 70 horas, sem adição de qualquer tipo de levedura. Esse café é especial desde a sua produção. Possui nuances de frutas vermelhas, predominantemente de lichia e ameixa”, explica Rodrigo.

O café se destacou pelo aroma e sabor equilibrado, obtendo 86 pontos pela metodologia da Specialty Coffee Association (SCAA). O microlote exclusivo, de variedade Topázio, foi produzido na leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy / Divulgação

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Sindicafé-SP e Abics firmam acordo para capacitar profissionais e promover consumo do solúvel

No dia 27 de outubro, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafe-SP) e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) firmarão um acordo de cooperação técnica, com o objetivo de unir esforços para viabilizar e implementar ações de interesses comuns entre as entidades.

Baseado em quatro pilares básicos, a cooperação desenvolverá ações que visam:

– Incorporar o módulo de capacitação e treinamento de café solúvel, com a metodologia da Abics, nos cursos de baristas empreendidos pelo Centro de Preparação de Café (CPC) do Sindicafé-SP;

– Desenvolver receitas de gastronomia e bebidas com café solúvel para aplicação em cafeterias e similares;

– Promover eventos de caráter educativo e cultural de promoção e divulgação do café solúvel;

– Ampliar o portfólio de produtos para as indústrias de solúvel e torrefação e moagem, agregando mais valor e estimulando o consumo.

Para Dagmar Cupaiolo, presidente do Sindicafé-SP, essa iniciativa representa uma evolução no relacionamento das entidades que vai beneficiar, principalmente, os consumidores de cafés e os apreciadores da bebida.

Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, acredita que a parceria com o Sindicafé-SP tem grande relevância e significado para a ampliação do conhecimento sobre a bebida e do próprio consumo.

“É a união de trabalhos do café solúvel com a indústria de torrefação para um maior desenvolvimento e ao aprimoramento do consumo de café no Brasil. A possibilidade de ampliar as leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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JDE Peet’s anuncia expansão da capacidade de produção de cápsulas de café de alumínio

A JDE Peet’s anunciou planos de investir € 110 milhões (cerca de US$ 130 milhões) em sua rede de fornecimento global por meio da instalação de novas linhas de produção de cápsulas de café de alumínio de alta velocidade.

Essas linhas adicionais serão instaladas em etapas ao longo dos próximos 18 meses, começando com as novas linhas em Andrézieux, França, que entrarão em operação no decorrer do primeiro semestre de 2021.

Esses investimentos são os últimos de uma série de expansões de capacidade de fabricação projetadas para atender à crescente demanda do consumidor por produtos de dose única. O investimento aumentará a capacidade de produção de cápsulas da JDE Peet’s em mais de 60% para atender à demanda do consumidor em rápida expansão por experiências premium de café individual.

“A categoria de café de dose única total teve um crescimento tremendo, uma tendência que deve continuar, com cápsulas de café de alumínio servindo como um forte impulsionador”, disse Fabien Simon, CEO da JDE Peet’s. “Fomos os primeiros a levar cápsulas de café de alumínio aos supermercados em 2016, impulsionando o crescimento geral leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Arisa Chattasa

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Gaggia lança máquina de espresso compacta para mercado brasileiro

Aos amantes de máquinas de café, a italiana Gaggia apresentou um novo produto ao mercado brasileiro: a Gaggia Besana, uma cafeteira compacta, simples e funcional, que possui moedor, vapor para espumar o leite e água para o preparo de chás e infusões.

De acordo com a marca, os moedores utilizados na máquina são feitos de cerâmica, com cinco diferentes regulagens, desde a moagem mais fina, para um sabor mais intenso, até a mais grossa, que resulta em um café mais suave. A novidade também conta com display analógico e reservatório de um litro para água e de 180 gramas para os grãos.

O equipamento está à venda no site da Gaggia por R$ 3.299.

Mais informações: www.gaggiashop.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Conheça os 9 países finalistas do 5º Prêmio Internacional Ernesto Illy

A illycaffè anunciou os nove países finalistas cujos melhores lotes de café arábica foram selecionados para a 5a edição do Ernesto Illy International Coffee Award. A premiação será concedida em novembro, em memória de Ernesto Illy, filho do fundador da companhia e pioneiro da cooperação virtuosa com produtores para a produção de café sustentável.

Os laboratórios de qualidade da Illycaffè analisaram as amostras da safra 2019/2020 e selecionaram os melhores lotes finalistas para a premiação. Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda são os países produtores de café do prêmio deste ano.

Um júri independente multidisciplinar de especialistas internacionais (chefs, jornalistas, degustadores profissionais selecionados entre baristas e associações internacionais de produtores de café) selecionará o vencedor. O júri terá que provar e avaliar as nove amostras finalistas, escolhendo entre quatro diferentes preparações (espresso, filtrado, moka e drip – filtrado individual).

Os nove cafés finalistas também serão avaliados pelos consumidores. O café com a pontuação mais alta atribuída após uma série de degustações em lojas illy, será premiado com leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Ardalan Hamedani

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Semana Internacional do Café abre credenciamento para edição 100% digital

Está aberto o cadastro para participar da Semana Internacional do Café, principal evento do setor no Brasil e um dos cinco maiores do mundo. A SIC 2020 será em uma plataforma 100% digital, com acesso gratuito a tendências, pesquisas, conteúdos exclusivos de cafés, minicursos e lançamentos das principais marcas do setor. Clique aqui para realizar o seu credenciamento.

De 18 a 20 de novembro, a SIC Digital irá conectar toda a cadeia do café brasileiro a mercados. “Um dos focos dessa edição será a exposição de produtos e marcas, com atrações para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service e baristas. Rodadas de negócios e premiações também estão na programação. Reforçando que todo conteúdo estará disponível apenas para os participantes inscritos”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras do evento.

Com o evento 100% digital, o objetivo é que a visitação possa ser ampliada e que mais profissionais possam acessar a plataforma – por meio do cadastro prévio gratuito – para conhecer as oportunidades do mercado de café. Dentre as atrações previstas, está a presença de convidados internacionais do setor, que trarão conhecimento leia mais…

TEXTO Redação • FOTO NITRO