Mercado •
Plant-based: Nestlé aposta em cápsula zero lactose
Neste ano, a Nestlé completa 100 anos no Brasil e busca investir na ampliação de seu portfólio plant-based (a base de vegetais). No total, serão mais de 12 itens lançados no mercado brasileiro ao longo de 2021. Nos últimos três anos, a companhia investiu cerca de R$ 40 milhões nesta frente.
As inovações são parte de uma estratégia global da Nestlé para estar ao lado dos consumidores em suas opções, tanto para aqueles que adotaram a alimentação vegana ou vegetariana, para as pessoas que seguem uma mudança de comportamento para reduzir o consumo de itens de origem animal e para aqueles que buscam adotar hábitos alimentares e estilos de vida diversificados.
Segundo pesquisa em 2020 pela GFI Brasil, em parceria com o IBOPE, 49% dos brasileiros declaram terem reduzido o consumo de carne e 59% já incluem bebidas vegetais em sua dieta, sendo que 39% afirmam que já consomem alternativas vegetais pelo menos três vezes por semana.
Os motivos para o consumo de produtos plant-based acompanham tanto um aumento da população vegetariana quanto um maior envolvimento das pessoas com questões ambientais e busca por opções mais equilibradas. No caso das bebidas vegetais, o consumo também é motivado por uma parcela da população que possui intolerâncias ou alergias relacionadas ao leite animal.
Cápsulas
O primeiro lançamento plant-based da Nestlé será com Nescafé Dolce Gusto, com dois novos itens do portfólio de lattes. As opções zero lactose são o Macchiato Amêndoas, um produto marcado pelas notas de amêndoas, e o Macchiato Coco, mistura grãos de café do sudeste asiático com o sabor do coco. As novidades já estão disponíveis para o consumidor em caixas com 12 cápsulas, exclusivamente no e-commerce de Nescafé Dolce Gusto.
Sorvete Vegano
Em junho de 2019, a Nestlé trouxe para o Brasil mais de 20 opções de produtos plant-based da marca Nature’s Heart, produzidos pela equatoriana Terrafertil, da qual a multinacional suíça é sócia majoritária desde o início de 2018. Agora em 2021, trará o sorvete vegano para a rede Bacio di Latte. O produto será feito com bebida vegetal de aveia da linha Nature’s Heart e já está disponível nas lojas da Bacio di Latte em todo o Brasil.