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Rapper Snoop Dogg abre coffee shop em Amsterdã

Empresário no ramo canábico com a marca S.W.E.D. em Los Angeles, cidade da Califórnia em que o consumo da maconha é legalizado, o rapper Snoop Dogg lançou-se em um novo blend de negócios: cannabis e café.

A cafeteria, que leva o mesmo nome de sua marca – acrônimo de Smoke Weed Every Day, referência à última frase da música “The Next Episode”, grande sucesso do início dos anos 2000 e cantada por Snoop Dogg, Dr. Dre e Nate Dogg –, foi inaugurada no início do mês em Amsterdã, Holanda, na movimentada área de Marnixstraat.

Com estilo moderno e urbano, o ambiente é decorado com vários elementos que remetem ao rapper: grafites nas paredes que ilustram imagens e frases icônicas de Dogg, uma enorme arte de uma mão fazendo o sinal de WestCoast, uma estátua de um doberman, um teto estampado com bandanas brancas e azuis (também símbolo da Costa Oeste), além de uma cadeira elétrica da Death Row.

No vídeo de lançamento postado no Instagram, é possível ver uma máquina de espresso de dois grupos e um moinho, mas a informação sobre o café utilizado na S.W.E.D. ainda não está clara.

Embora em Amsterdã o conceito de coffee shop seja diferente do nosso, é esperado que a cafeteria dê preferência para cafés de qualidade, uma vez que o assunto não é desconhecido por Dogg. Em 2023, ele ajudou a lançar a linha de cafés especiais indonésios INDOxyz.

TEXTO Redação

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Abics busca globalizar profissionais para sensorial de café solúvel

Entre os dias 6 e 9 de agosto, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) fez mais uma capacitação de IC Graders, aplicada com base na metodologia desenvolvida pela entidade em cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). 

Desta vez, 40 profissionais, degustadores de diversas áreas da cadeia produtiva, tornaram-se aptos a avaliar e emitir laudos de análise sensorial de café solúvel. A capacitação aconteceu na sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em Varginha (MG). 

Esta parceria entre Abics e ITAL desenvolveu o Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel. Com os cursos e a certificação dos IC Graders, inclusive fora do Brasil, a Abics espera implantar a metodologia de avaliação do produto em todo o mundo.

De acordo com Eliana Relvas, que coordena e ministra os cursos, os IC Graders contribuem com estratégias para aprimorar o café solúvel no Brasil e no mundo, com identificação clara da categoria e dos atributos dos diferentes tipos do produto. 

Além de maior produtor e exportador de solúvel, o Brasil abriga o maior parque fabril mundial e as fábricas, segundo Relvas, já têm pelo menos dois IC Graders certificados em suas equipes. “Todas as empresas que produzem ou têm marcas de café solúvel no mercado possuem, no mínimo, uma dupla de profissionais formados”, garante. “Algumas, inclusive, contam com cinco profissionais certificados em sua linha de produção para fazer essa avaliação sensorial”, completa.

Em 2023, o volume consumido de café solúvel pelos brasileiros bateu recorde: foram 24,248 mil toneladas (equivalente a 1,05 milhão de sacas de 60 kg), um aumento de 5,2% em relação a 2022, oitavo avanço anual consecutivo na série histórica. Segundo a Abics, este crescimento reflete os investimentos das indústrias do setor, que ampliaram o portfólio de produtos e as ações de promoção e capacitação do segmento.

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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Concurso que premia embalagens de café abre inscrições

A Espresso Design abre inscrições com o objetivo de premiar as melhores embalagens do mercado atual de cafés. Em sua 6ª edição, a premiação busca fortalecer o setor e direcionar a atenção para a importância do design e da embalagem para a promoção da marca e do produto final. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui

Os pacotes podem ser enviados até 17 de outubro, no endereço do link a seguir. A partir desta data, a comissão julgadora avaliará cada embalagem/coleção, levando em consideração os quesitos visual/identidade, eficiência, conceito, originalidade e criatividade. Acesse aqui o regulamento.

As vinte embalagens mais bem pontuadas serão expostas durante os dois primeiros dias da Semana Internacional do Café (20 e 21 de novembro), onde o público presente na feira poderá votar em sua favorita. As três com mais votos serão premiadas com troféus no último dia de SIC, 22 de novembro, em cerimônia realizada no Grande Auditório.

TEXTO Redação

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Nespresso lança Pixie com novo design

Em homenagem ao estilo industrial moderno, a Nespresso lança a Pixie Redesign, que, como o nome sugere, traz um novo design para a já conhecida Pixie. Com sistema Original, a novidade prepara espresso (40 ml) e lungo (110 ml), com possibilidade de reprogramar as medidas dos botões para se adequarem ao gosto do usuário.

A máquina tem laterais em metal polido e alça de aço sólido. Conta com um suporte dobrável de xícara que acomoda copos maiores, além de um reservatório de água de 0,7 litros e um recipiente para 9 a 11 cápsulas usadas. O equipamento tem, ainda, sistema de aquecimento rápido, bomba de alta pressão, modo de economia de energia e desligamento automático.

A Pixie Redesign está disponível nas cores azul escuro, prata e titânio por R$ 799, e pode ser encontrada no site e nas Boutiques Nespresso. A novidade faz parte do portfólio permanente da marca.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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CEO da Starbucks, Laxman Narasimhan é demitido

A Starbucks anunciou nesta terça (13) que está substituindo o CEO Laxman Narasimhan por Brian Niccol, CEO da Chipotle, informa a CNBC. O motivo é reverter a queda nas vendas. Com o anúncio, as ações da Starbucks subiram 20% nas negociações matinais, enquanto as ações da Chipotle caíram 10%. 

A CFO da Starbucks, Rachel Ruggeri, assume como CEO interina até 9 de setembro, quando Niccol ocupará oficialmente o cargo.

Narasimhan foi CEO da empresa desde março de 2023, escolhido pelo ex-CEO Howard Schultz, fundador da Starbucks. O desempenho da gigante do café tem tido vendas fracas nos EUA e na China, seus dois maiores mercados. No último trimestre, a Starbucks reportou queda de 3% nas vendas. Durante o mandato de Narasimhan, as ações da Starbucks caíram 21%. Desde julho, o investidor ativista Elliott Management adquiriu participação na empresa.

Já Niccol atua como CEO da Chipotle desde 2018 e, antes disso, liderou o Taco Bell e a Pizza Hut. Durante seu trabalho na Chipotle, as ações do negócio dispararam 773%. Como CEO da Chipotle, ele ajudou a rede a se recuperar do escândalo de doenças transmitidas por alimentos e liderou os restaurantes durante a pandemia. Nos últimos trimestres, o tráfego e as vendas da Chipotle aumentaram, contrariando a tendência de queda.

Uma das forças da Chipotle sob o comando de Niccol é seu aplicativo, que ajudou a impulsionar o forte desempenho nos últimos trimestres. O aplicativo da Starbucks tem sido um dos bodes expiatórios de seu fraco desempenho. Schultz e outros críticos da Starbucks apontam para a saturação de pedidos móveis, que desacelera o atendimento e prejudica a experiência do cliente. 

A Chipotle, por outro lado, adicionou uma segunda linha de montagem em seus restaurantes, especificamente para pedidos online. A cadeia de burritos tem construído locais com chipotlanes, reservados para retirada de pedidos digitais.

TEXTO Fonte: CNBC • FOTO Athar Khan

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Neumann abre primeiro escritório na China

A Neumann Kaffee Gruppe (NKG), grupo global de serviços de café verde, anuncia a abertura de seu primeiro escritório na China, a NKG Shanghai, no moderno e movimentado distrito de Changning, em Xangai. O movimento do grupo, que atua em 28 países e está sediado em Hamburgo, na Alemanha, é um marco significativo de expansão, e busca atender melhor o crescente mercado chinês de café.

“Esta expansão nos permite estar mais próximos de nossos clientes, compreender melhor suas necessidades e oferecer soluções de café personalizadas”, disse, em entrevista ao International Comunicaffe, Emily Chua, COO da NKG Shanghai. 

A NKG Shanghai tem seu próprio laboratório de cupping, e o armazém de café ficará estrategicamente posicionado nas áreas alfandegárias de Kunshan e Yangshan, facilitando as operações de armazenamento e distribuição.

TEXTO Fonte: International Comunicaffe • FOTO Divulgação

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Nespresso lança produtos à base de mel nos EUA

A Nespresso está lançando nos Estados Unidos o Nespresso Bloom, primeira linha de produtos de mel da marca. Colhido das flores das mesmas plantas que geram os grãos da cápsula Nespresso Master Origins Colombia, o mel entra nos dois primeiros produtos da linha: o mel da flor de café e o xarope de mel da flor de café. 

O primeiro é um mel que, segundo a marca, tem sabor floral e notas de caramelo e baunilha. O segundo é feito da infusão do mel de flor de café com o café Nespresso. 

As plantas têm origem nas colinas dos Andes, na região de Caldas-Antioquia, na Colômbia, país que tem o maior número de fazendas AAA certificadas pela Rainforest Alliance, e cujos agricultores exploram práticas agrícolas regenerativas como a apicultura.

O Nespresso Bloom foi desenvolvido em parceria com o Nestlé R+D Accelerator em Lausanne, Suíça. O programa Accelerator foi desenvolvido para capacitar empreendedores, permitindo-lhes moldar o futuro dos alimentos ao integrar descobertas científicas de ponta e avanços tecnológicos com uma abordagem comercial. 

“Este lançamento é resultado de como a sustentabilidade está impulsionando nossa estratégia de inovação”, disse Alfonso Gonzalez Loeschen, CEO da Nespresso North America, ao International Comunicaffe. 

Os lançamentos estão disponíveis em duas boutiques da marca, em Nova York e São Francisco e, a partir de 21 de agosto, para todo o país pelo site da marca.

TEXTO Fonte: International Comunicaffe

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Exportações e consumo de solúvel crescem em 2024

No primeiro semestre de 2024, o  Brasil registrou aumento de 3,3% e de 1,2% nas exportações e no consumo de café solúvel, respectivamente. É o que aponta o relatório da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) divulgado nesta quarta (31).

Em comparação com os dados de 2023, este ano os embarques brasileiros no período somaram 1,915 milhão de sacas (60 kg), com receita cambial de US$ 402,9 milhões (avanço de 13,8% em relação a janeiro- junho de 2023). 

Mesmo com queda de 20,4%, o principal destino dos grãos continua sendo os Estados Unidos, que importaram 336.646 sacas, seguido pela Indonésia, que comprou 119.474 sacas (+39,5%), e pela Rússia, que, apesar de ter caído para a 19ª posição em 2023, teve um crescimento de 158,3% neste primeiro semestre, posicionando-se em 3o lugar com a aquisição de 99.706 sacas.

Quanto ao mercado interno, o Brasil consumiu o equivalente a 525.797 sacas de café solúvel, um avanço de 1,2% em relação ao mesmo período de 2023. De acordo com a entidade, este desempenho foi sustentado pelo impulso de 95,6% do café tipo freeze dried (liofilizado), uma vez que o spray dried, que representa o maior volume (88% do total), interrompeu a série de crescimento ao recuar 4,4% de janeiro a junho. 

Leia o relatório na íntegra.

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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Café é o item que mais cresceu em receita da Nestlé nos últimos seis meses

Produtos da Nescafé têm bom desempenho para a gigante suíça na Europa, América do Norte e China, compensando parcialmente outra queda nas receitas da Nespresso

O café é o que mais contribuiu como produto em crescimento na paleta de alimentos e bebidas da Nestlé. O café instantâneo Nescafé e os produtos licenciados da Starbucks e Ready to Drink (RTD) impulsionaram o crescimento da Nestlé na Europa, em meio a uma queda de 2,7% na receita semestral do grupo, com receitas caindo ano a ano em todas as regiões, exceto na América Latina.

Em comunicado à imprensa, a Nestlé disse que desacelerou o ritmo de seus aumentos de preços mais cedo do que o planejado, à medida que os consumidores continuam a reduzir os gastos. A empresa ajustou sua previsão de crescimento das vendas anuais de 4% para 3%.

Mesmo assim, os produtos de café tiveram forte desempenho no período e crescimento global de vendas, apesar da queda nas receitas da Nespresso.

Os produtos prontos para beber (RTD) da Nescafé e uma nova linha de bebidas de café focadas na saúde, feitas com as cascas do grão, cresceram na China, enquanto o café instantâneo Nescafé e os produtos licenciados da Starbucks impulsionaram o crescimento na Europa, permanecendo estável no seu maior mercado, a América do Norte.

Quanto à Nespresso, a Nestlé espera recuperação nas vendas com as máquinas de café profissionais Momento e a expansão das cápsulas de papel compostáveis, presente em sete mercados europeus (como França e Suíça) e prestes a entrar na Índia. 

TEXTO Fonte: World Coffee Portal

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Com parceiros, Naveia lança café em grãos e chocolate vegano

A Naveia, marca de produtos veganos à base de aveia, aumentou o portfólio e divulgou duas novas collabs. Uma delas partiu da provocação “será que existe um melhor café ou uma melhor torra para se tomar com leite vegetal?” e deu origem ao Café Naveia, em parceria com a marca curitibana Moka Clube. 

O Café Naveia é um arábica orgânico da variedade obatã, de processamento natural, cultivado na Alta Mogiana (SP). A torra ficou com o pessoal do Moka Clube, que afirma que o café apresenta, na xícara, notas doces e corpo persistente, características complementares ao leite.

O outro lançamento pertence ao universo bean to bar. O chocolate ao leite com café, chamado Chocolate Cappuccino, tem café com curadoria do atual campeão brasileiro de Coffee in Good Spirits, Daniel Munari, e parceria da Utopia Tropical, de Curitiba (PR). A Utopia entrou com o cacau paraense do produtor João Evangelista, e a Royalty Quality Coffee, torrefação de Munari, foi a responsável pela torra do catuaí vermelho, natural, da produtora Maria Gabriela Baracat, do Cerrado Mineiro.

O Café Naveia está disponível no e-commerce da marca por R$ 48 (250 g), e o Chocolate Cappuccino pode ser encontrado no site da Utopia Tropical por R$ 30.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação