Rede de cafeterias do Nordeste investe no mercado de food trucks

Com 11 lojas espalhadas pelo Nordeste, a rede de cafeterias Feito a Grão, que também tem sua torrefação, lança-se agora no mercado de food trucks. Gerenciado pelo empresário Victor Bahia e pela advogada Giovanna Ferreira, já proprietários de uma franquia da marca em Salvador (BA), o coffee truck surgiu com o objetivo de atender eventos sociais e corporativos, em maio de 2015.
Idealizado em triciclo motorizado com baú, o café foi fruto de estudos e observações ao mercado de food trucks no país, contando com visitas frequentes a eventos especializados, como o Butantã Food Park, em São Paulo. O projeto de investir em uma cafeteria móvel que atendesse ao mercado de eventos foi apresentado aos franqueadores Marcelo e Georgia Szporer, que receberam a notícia com entusiasmo e acompanharam todas as etapas de criação, parceria fundamental para o resultado final do truck, segundo Victor.

O cardápio básico, com uma média de preços que varia entre R$ 5 e R$ 11, contempla bebidas quentes à base de café iguais às servidas nas unidades Feito a Grão, além de servir espresso feito com o blend da casa, de torrefação própria, extraído na La Marzocco GS3. Os cafés podem ter a companhia de mini tortas doces ou salgadas.
O coffee truck Feito a Grão também oferece a opção de menu personalizado, montado de acordo com o perfil dos eventos.
Serviço Feito a Grão Coffee Truck
Mais informações: instagram.com/feitoagraocoffeetruck ou www.feitoagrao.com.br ou www.facebook.com/cafefeitoagrao
Em comemoração ao Dia Nacional do Café, o restaurante paulistano Café Journal celebra o mês e oferece, até o dia 24 de junho, coquetéis elaborados pelo barman Rogério Coelho, o Rabbit. Os clientes terão a oportunidade de provar e eleger os melhores drinques que farão parte do cardápio definitivo da casa, localizada no bairro de Moema, em São Paulo. Dentre as opções disponíveis estão oito bebidas exclusivas e algumas já premiadas de Rabbit. Todas elas à base de café, com grãos provenientes de diferentes regiões do país e preparadas em métodos variados, como coador de pano, hario v60, aeropress, french press, máquina de espresso e cold brew. O profissional fez algumas releituras da coquetelaria clássica brasileira, com itens como Batida de Café e uma nova versão de Pingado, feito com amarula. Os coquetéis serão servidos como sugestão de happy hour da casa. Confira abaixo as bebidas: Releituras Batida de Café Caipirinha de Café Criações Cafés do Brasil: infusão de cafés especiais, uísque escocês, xarope natural de castanhas, suco natural de laranja, limão-caipira e cerveja. Show de Bola!: infusão de cafés especiais, xarope natural de sementes de Guaraná com casca de laranjas. Café Journal: infusão de cafés especiais e licor de absinto. Negroni São Paulo: café coado, infusão de cachaça Sagatiba Velha com casca de café orgânico, Campari, Aperol e espuma de cascas de laranja. Rabbiccino: Nespresso Grand Cru Origin Brazil, licor de café espresso illyquore, licor de cacau, e creme de licor amarula. Pingado de Amarula: infusão de cafés especiais, licor de café e creme de licor de amarula. Serviço Restaurante, Wine & Cocktail Bar Café Journal Local: Alameda dos Anapurus, 1.121 – Moema Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 12h a 1h. Happy hour: a partir das 17h Mais informações:
The Willow Coffee Co. Inaugurado em janeiro deste ano, o coffee cart é natural da cidade de São Paulo e destaca-se por seu cardápio sofisticado, com opções de bagels tostados na hora, acompanhados por cream cheese, e stroopwafels, biscoitos de caramelo de origem holandesa, preparados por um funcionário holandês que faz uso de receitas caseiras na elaboração. Com foco no método de preparo pour over, dispõe de cafés extraídos nos métodos coado (Hario V60) e aeropress, elaborados com grãos catuaí amarelo natural e vermelho cd e mundo novo natural, todos provenientes das Montanhas do Caparaó (ES), torra clara. Além de operar dentro de empresas, o café sobre rodas comparece a festivais,
Oliver Brown Coffee Shop Projetado em uma bike estilizada, o café parece ter acabado de ser descoberto na lavoura. Fundado pelo empreendedor Guilherme de Oliveira e inaugurado há apenas dois meses, a cafeteria móvel oferece cardápio tradicional. Opções como café latte, cappuccino, mocaccino, mocha sabor caramelo e chocolate quente harmonizam com deliciosas opções doces, como pão de mel, macarons, brigadeiro de colher e mini brownies. Com preços acessíveis, que variam de R$ 5 a R$ 8, o café faz uso de sachês da marca 3 Corações e não tem local fixo, explorando diversos pontos da cidade de São Paulo. Para encontrar a Brown Coffee Shop siga em:
Café La Furgoneta Depois da vasta experiência adquirida nos anos em que morou na Europa, Luiz Oliveira e sua mulher Maria Hirsch de Oliveira, resolveram dar uma funcionalidade à Kombi que tinham parada na garagem de casa, transformando-a em um Coffee Bar, em 2013, no Rio de Janeiro. Com a proposta sustentável de dispor apenas de alimentos orgânicos de produção própria, no menu é possível encontrar sucos naturais feitos na hora, sanduíches, bolos integrais, cookies, brownies e cinnamon rolls, bolo sueco à base de canela. Com grãos de variedade catuaí amarelo, torra média, da marca Cia Orgânica, são elaboradas bebidas no método espresso ou cafeteira francesa, com opções também para café gelado. Com média de preço de R$ 7, o café dedica-se exclusivamente ao foodtruck, eventos, entregas e catering. Para encontrar o Café La Furgoneta siga em:
Spresso Bike Café Ficar de olho no mercado de food trucks americanos e acompanhar a evolução do setor em São Paulo foram os empurrõezinhos que faltavam para Pedro Andrade, sócio-fundador, investir na sua própria bike café. No cardápio, espresso, macchiatto, latte e cappuccino dividem espaço com os sabores de Vienense e de um autêntico mocca, além de opções geladas como coldbrew, ice macchiatto e ice cappuccino. Durante todo o mês de julho, a bike disponibilizará pacotinhos de 250g do café exclusivo da cafeteria, moído ou em grão, para vendas, acompanhado pelo blend desenvolvido em parceria com a Mitsuo Nakao. Os cafés elaborados por grãos de variedade Bourbon Vermelho CD e Natural, provenientes do Cerrado Mineiro (MG), podem ser harmonizados com biscoitinhos de canela e aveia. Para encontrar o Spresso Bike Café siga em: 

Pronto! Agora que temos espresso no espaço já podemos cogitar morar por lá. Brincadeiras a parte, o mundo do café e os astronautas, claro, comemoraram a chegada da ISSpresso na Estação Espacial Internacional. A máquina, desenvolvida pela Lavazza em parceria com a empresa Argotec, levou a autêntica bebida para o espaço. Sorte da capitã da Força Aérea italiana Samantha Cristoforetti, que no último dia 3 de maio, pôde matar a saudade de Milão, onde nasceu, e preparar um café em uma engenhosa xícara, desenvolvida especialmente para a missão. A xícara, que a princípio parece um objeto simples para que a austronauta possa saborear seu espresso, é um grande passo para estudos que vão muito além. Com o trabalho, os cientistas buscam compreender mais sobre a física de fluidos no espaço, segundo Roberto Battiston, presidente da agência espacial italiana, em entrevista ao jornal The New York Times. “Até domingo, nós não sabíamos exatamente como fluidos quentes reagiam sob alta pressão. Agora nós sabemos”, disse ele ao jornal. A “xícara de café espacial” foi desenvolvida pela empresa IRPI e é uma evolução que dá a oportunidade do austronauta experienciar uma xícara de café, mais ou menos como fariam em casa, enquanto em gravidade zero, ao contrário do saco com um pequeno canudo antes utilizado para beber líquidos no espaço. Se tirar um bom espresso na terra já é complicado, imagina no espaço? A microgravidade torna a tarefa ainda mais difícil. A xícara não é aberta – ou o líquido flutuaria – e o líquido chega à boca por capilaridade, “quase como o papel toalha absorve água”, explica o cientista ao NYT.
Agora, por meio de uma campanha no site Kickstarter, os desenvolvedores da xícara querem trazer o modelo para uso em terra firme. A xícara utilizada no espaço é feita em plástico, em uma impressora 3D, já o produto planejado para ser comercializado entre nós terráqueos deve ganhar versão em vidro. 


O Octavio Café acaba de lançar a sua linha de cafés em cápsula. A coleção leva o nome de Preciosidades e está disponível em cinco diferentes versões: Topázio Imperial, Rubi, Ametista, Esmeralda e Safira. Cada tipo traz um perfil de torra distinto, com intensidades de sabor diferentes, para agradar paladares diversos. “A demanda de nossos clientes, a facilidade de preparo e o crescimento deste mercado motivaram o lançamento”, afirma Edgard Bressani, CEO do Octavio. O grão utilizado para o Topázio Imperial foi o Bourbon amarelo. Degustado por nossa equipe no dia de lançamento, esse café se mostrou saboroso, doce, com acidez equilibrada e muito frescor. Já para na caixa do Rubi está a variedade catuaí amarelo. O tipo Ametista traz a variedade catuaí vermelho. Já a versão Esmeralda apresenta grãos da variedade catucaí vermelho. E, por fim, a versão Safira foi elaborada com o icatú amarelo. Todos os cafés são das fazendas da marca, localizadas em Pedregulho (SP), na região da Alta Mogiana. As cápsulas são embaladas individualmente, em sistema “flow pack” que, de acordo com Edgard, preserva por mais tempo a qualidade do café encapsulado. Cada caixa conta com 10 cápsulas. Há a opção, ainda, da caixa “Selection” que vem com 10 unidades, mas com 2 sabores de cada um dos cafés oferecidos na linha. “Este é o nosso primeiro lançamento, mas vamos ter mais ao longo do ano, com edições especiais”, conta Edgard.
A princípio as cápsulas podem ser adquiridas em supermercados e empórios de São Paulo, além do Octavio Café. A ideia é expandir a comercialização para o mercado do Nordeste e do Sul. Todas as cápsulas são compatíveis com as máquinas Nespresso. A marca planeja, ainda, o lançamento de um clube de café para os próximos meses.
Mais informações:
A Nespresso começou a comercializar no Brasil a linha de chocolates da marca. Os chocolates são produzidos na Suíça e já são vendidos nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Desenvolvidos exclusivamente para a harmonização com os cafés Nespresso, os chocolates estão disponíveis nas versões ao leite e amargo. O lançamento pode ser encontrado nas lojas da rede e custam R$ 39 (caixas com 40 unidades). Mais informações: 


