Café & Viagem por Maria Fernanda Brando

Roteiros e lugares que valorizam o grão para visitar ao redor do mundo

10 horas em Lima: cultura, arte e gastronomia

e43_Lima ao anoitecer

Lima, capital e maior cidade do Peru, é a bola da vez da gastronomia mundial. Colocada no mapa pelo casal Astrid Gutsche e Gastón Acurio, fundadores do Astrid y Gastón em 1994 e hoje sócios de uma extensa rede de restaurantes que inclui o La Mar, o Tanta e muitos outros, a cidade fervilha com novidades e chefs de sucesso. Estive na capital peruana em novembro, acompanhando um grupo para um roteiro gastronômico e tivemos ótimas surpresas, além de refeições memoráveis. Para aqueles que passarem por Lima, mesmo que para uma curta conexão, algumas dicas do que ver e onde comer nesta bonita cidade na beira do Pacífico.

10h
Comece o dia pelo bairro de Miraflores, uma das regiões mais sofisticadas da capital, onde ficam dois parques lindíssimos: o Parque Kennedy, com bonitos jardins e wi-fi grátis, e o Parque del Amor, de frente para o mar, cujos bancos trabalhados com pastilhas foram inspirados no trabalho de Gaudí (do Parque Guell, em Barcelona), tradicional ponto de encontro para casais apaixonados no fim de tarde.

12h
Continue a pé até o Larcomar, um dos símbolos da renovação da cidade, moderno centro comercial a céu aberto, com vista para o Oceano Pacífico. Além de ótimas lojas, os bares e restaurantes garantem lindas panorâmicas da costa. Boa pedida para um café antes de continuar o passeio!

14h
Pegue um táxi para almoçar no prestigiado CALA, no bairro boêmio de Barranco. À beira-mar, com grandes janelas de vidro, atrai um público diferenciado. Peça para sentar na varanda enquanto degusta o clássico ceviche, acompanhado de um pisco sour, a bebida nacional por excelência. O restaurante serve pratos deliciosos, com destaque para a fideua, espécie de paella, os mariscos e pescados.

17h
Depois, vale explorar Barranco, onde estão diversas galerias de arte e lojas de decoração, com destaque para a Dédalo, que vende peças finas elaboradas por artistas locais. Reserve ao menos uma hora para conferir os vários ambientes com móveis, quadros, itens para sala e cozinha, brinquedos educativos, roupas e bijuterias. Dá vontade de comprar tudo! Nos fundos da casa, está um charmoso café, ideal para repor as energias.

20h
Feche o dia com chave de ouro jantando no Central, o melhor restaurante da América Latina (e 15° melhor do mundo) na lista da publicação inglesa Restaurant. Comandada pelo chef Virgílio Martinez, a casa celebra a biodiversidade do Peru; suas criações complexas são um deleite para o olhar e para o paladar, com sabores inusitados e apresentações marcantes. Uma verdadeira viagem pelos sabores do país!
*Maria Fernanda Brando é hoteleira, apaixonada por viagens, livros e café, e fundadora da TravelBox, empresa de consultoria para viagens e roteiros personalizados. Com mais de 25 países carimbados no passaporte, elabora roteiros independentes e criativos, para destinos ao redor do mundo. Para falar com a colunista: contato@travelbox.com.br / (11) 99738-8089 / Facebook: travelboxviagens

FOTO Divulgação/Promperu

Deixe seu comentário