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Sebrae realiza ações sobre marketing digital para produtores de café e para quem é MEI

O Sebrae conta com um projeto intitulado Up Digital Sebrae, que é uma jornada on-line de dez dias, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até 15 empresas em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhado por especialistas. O produto é voltado para os pequenos negócios que querem dar um up em sua empresa rumo à transformação digital, de forma ágil, prática e colaborativa nos temas de marketing digital, para alavancar suas vendas.

Buscando fortalecer os negócios produtores de café do País, o projeto estreia nesta segunda-feira (14) o Up Digital, voltado para associações gestoras das Indicações Geográficas registradas e depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O Inpi tem duas modalidades para reconhecer a Identificação Geográfica (IG) de produtores do País. A Indicação de Procedência (IP) valoriza a tradição da fabricação e o reconhecimento público de que o produto de uma determinada região possui qualidade diferenciada. Já a Denominação de Origem (DO) agrega um diferencial ao produto em função das características do território. Define que uma determinada área tenha um produto cujas qualidades sofram influência exclusiva ou essencial das características daquele lugar, incluindo fatores naturais e humanos. As peculiaridades daquela região devem afetar o resultado final do produto de forma identificável e mensurável.

A analista de inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht, explica que o foco desta vez é trabalhar as cadeias produtivas das Indicações Geográficas para que, por meio do marketing digital, os pequenos negócios possam divulgar melhor os diferenciais de seus produtos e das regiões. “Temos muitos produtos das Indicações Geográficas brasileiras que podem ser divulgados e comercializados pelos canais digitais. Temos hoje, no Brasil, 71 Indicações Geográficas reconhecidas com produtos diferenciados e únicos. Ao oferecer a oportunidade de capacitar essas associações a divulgarem seus trabalhos por meio de ferramentas digitais, vamos impactar diretamente as vendas dos pequenos produtores, que podem mostrar sua história e valorizar ainda mais esses cafés”, afirma.

Segundo Hulda, o marketing digital é importante para fomentar o consumo de produtos essenciais. “Quando falamos em café, por exemplo, não estamos tratando só do produto final. Existe toda uma história por trás daquela produção. Nessa jornada do Up Digital, vamos ensinar como essas associações podem apresentar seus produtos na internet, com um posicionamento estratégico de marca. O curso explora as principais ferramentas de marketing, além de oferecer consultoria com especialistas no tema”, observa.

A jornada do Up Digital terá duração de dez dias, com três encontros on-line, atendendo às Indicações Geográficas registradas: Região do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Alta Mogiana, Região de Pinhal e Norte Pioneiro do Paraná. Participarão também as IGs depositadas: Matas de Minas, Caparaó, Matas de Rondônia, Espírito Santo e Campo das Vertentes. Após trabalhar o desenvolvimento do marketing digital na cadeia produtiva de café, o Sebrae pretende levar o Up Digital para outros produtos das Indicações Geográficas.

Para participar, é necessário realizar o cadastro na página do Up Digital.

Sebrae Minas e esclarecimentos para quem é MEI

Controlar as vendas à vista e a prazo, saber se os preços cobrados pelos produtos ou serviços estão adequados ou se terá dinheiro para pagar as contas do mês são algumas das angústias comuns aos Microempreendedores Individuais (MEI), segmento que representa 45% dos pequenos negócios de Minas Gerais. A resposta para estas e outras questões depende de um bom controle financeiro, que pode ser feito com a ajuda de ferramentas gerenciais práticas e acessíveis.

Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Sebrae Minas irá esclarecer várias dúvidas dos MEIs sobre gestão financeira, através do Sebrae Responde. A programação 100% on-line e gratuita inclui lives, vídeos e diversos conteúdos e ferramentas que podem ser baixados gratuitamente no portal do Sebrae Minas.

A primeira live, no dia 15 de setembro, tem como tema “MEI: sua empresa traz resultados financeiros?”. Especialistas do Sebrae vão apresentar as principais ferramentas que ajudam a fazer as análises financeiras necessárias para avaliar o desempenho dos negócios. Também serão lançados três novos episódios de vídeos da série Sebrae Responde, sobre os seguintes temas: “É vantagem cobrar um preço menor que os concorrentes?”, “Como descobrir o meu campeão de vendas?” e “MEI: como manter as finanças e as contas sempre em dia?”. Já no dia 18/9, a live será voltada para as opções de crédito e financiamento, com o tema “É fácil ou difícil para o MEI ter acesso a crédito?”.

Nos dois dias as lives começarão às 11h e podem ser acessadas no site do Sebrae Minas.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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