Mercado

Produtores mineiros dominam o pódio no 26º Prêmio Ernesto Illy

Se em 2016 Minas Gerais conquistou o 1º e o 3º lugar na categoria Nacional do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, neste ano o estado abocanhou os três lugares do pódio. Mas não houve distinção entre as colocações dos produtores campeões. Isso porque os vencedores brasileiros irão representar nosso país na competição internacional, criada no ano passado, o Prêmio Internacional Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso.

Os campeões deste ano no Brasil foram produtores CBI Agropecuária, da Chapada de Minas; Juliana Armelin, do Cerrado Mineiro e Rafael Marques de Araújo, das Matas de Minas. Armelin, da fazenda Terra Alta, em Ibiá, foi a grande campeão do último prêmio nacional da illy, quando estreou na competição. A produtora sagrou-se, ainda, como campeã da região do Cerrado Mineiro.

Já Rafael, da fazenda Córrego da Serra, em Manhuaçu e CBI Agropecuária, da Fazenda Tecad, em Minas Novas, figuraram entre os vencedores logo na primeira vez como participantes do concurso. Veja, abaixo, o vídeo do emocionante momento da revelação dos vencedores:

O 2º Prêmio Internacional Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso ocorrerá em outubro, em Nova Iorque (Estados Unidos). A premiação internacional reunirá 27 representantes do que há de melhor na alta qualidade dos grãos para espresso de nove países produtores, em uma iniciativa estimulada pelo sucesso e a tradição do Prêmio Ernesto Illy, que revolucionou a cafeicultura brasileira.

A cerimônia de premiação, realizada em São Paulo, contou com a presença de Andrea Illy, presidente da illycaffè, e outros representantes da companhia. Das mãos deles, os cafeicultores receberam os diplomas da premiação e um cheque de R$ 10 mil cada um. A torrefadora italiana ofereceu, ao todo, mais de R$ 100 mil em prêmios. “O Brasil explora muito bem suas regiões e, hoje, já é líder também em qualidade”, destacou Andrea durante o Seminário que participou ainda na manhã de ontem.

A illycaffè revelou, também, os produtores campeões de oito regiões, que subiram ao palco para receber seus prêmios. Também foram entregues os méritos de Fornecedor Sustentável do Ano a Elias Koji Okuyama (Cerrado Mineiro) e o de Classificadores do Ano a João de Medeiros Neto (1º lugar, Sul de Minas), Marcos Ribeiro Vasconcelos (2º lugar, Cerrado Mineiro) e Jandir Castro Filho (3º lugar, São Paulo).

Confira os nomes dos vencedores de cada região:

Centro-Oeste
Campeão: Álvaro Luiz Orioli (Goiás)
Vice-campeão: Gelci Zancanaro (Goiás)

Cerrado Mineiro
Campeão: Juliana Tytko Armelin
Vice-campeão: Marcos Cezar Miaki

Chapada de Minas
Campeão: CBI Agropecuária
Vice-campeão: Luiz Augusto Monguilod

Matas de Minas
Campeão: Rafael Marques de Araujo
Vice-campeão: Ney José Alves Filho

Norte/Nordeste
Campeão: Glauber de Castro (Bahia)

Rio de Janeiro
Campeão: Francisco Nioac de Salles

São Paulo
Campeão: Daniella Romano Pelosini
Vice-campeão: Marco Antonio Guardabaxo

Sul de Minas
Campeão: Carlos H. Ribeiro do Valle
Vice-campeão: Carlos Alberto Pellicer

(Texto publicado originalmente no site CaféPoint)

TEXTO Thais Fernandes • FOTO Mariana Proença

Deixe seu comentário