Cafeteria & AfinsMercado

ABIC celebra 42 anos com foco em aumento de 3% no consumo de café

Café torrado e moído

Café torrado e moído

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) completou 42 anos nesta semana. Com o lema Café: não basta ser puro, tem que ter qualidade a entidade tem como foco integrar indústrias, varejo e pontos de consumo. A ABIC nasceu em 1973, em uma época que havia uma grande queda no consumo de café, ocorrida entre as décadas de 70 e 80. O setor, que em 1965 industrializava 8,15 milhões de saca/ano, chegou a processar apenas 6,5 milhões de sacas em 1985. Até 1986, o Brasil consumia 6,7 milhões de sacas de 60 Kg de café. Em 2004, o consumo subiu para 14,9 milhões de sacas. Atualmente o brasileiro consome mais do que duas vezes a bebida desde a implantação, em 1989, do Selo de Pureza ABIC. Os dados de 2014 mostram recuperação da demanda e aumento de 1,24%, chegando a 20,333 milhões de sacas. O consumo per capita aumentou ligeiramente, passando a 4,89 kg/habitante/ano de café torrado e moído (6,12 kg de café verde em grão), o equivalente a 81 litros/habitante.ano. A ABIC estima que o consumo de café volte a crescer de forma mais intensa em 2015, alcançando os 21 milhões de sacas no ano, o que corresponde a um aumento de 3%.

TEXTO Da redação • FOTO Alexia Santi/Café Editora

CafezalMercado

Leilão de cafés naturais chega a mais de R$ 9.000 por saca

foto_bsca_naturals A Revista Espresso acompanhou o leilão dos 23 lotes vencedores do 4º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil ‘Cup of Excellence Late Harvest 2014’, realizado nesta quarta-feira (4/3), através da internet. O leilão terminou a pouco e chegou ao preço de US$ 3.148 a saca do campeão Sítio Baixadão, em Cristina, região da Mantiqueira de Minas Gerais, dos irmãos Antônio Márcio e Sebastião Afonso da Silva. Ano passado o maior lance pela saca vencedora foi de US$ 15,60 por libra-peso. Este ano o valor aumentou 52% e chegou a US$ 23,80 por libra-peso. Convertendo em reais na cotação de hoje, o valor chega a R$ 9.384 a saca de 60 kg. Durante o concurso, em janeiro, o lote bateu o recorde de pontuação de naturais ao obter 95,18 pontos. Além disso, os quatro primeiros colocados tiveram notas superiores a 90 pontos, sendo considerados presidenciais pelos jurados internacionais. Outro lote que chamou atenção no leilão foi o segundo lugar, que recebeu o valor de 23,60 por libra-peso, também uma média de mais de R$ 8.500 por saca. O produtor do Sítio Sertãozinho, Elson Benedito Daniel, também é de Cristina (MG). Todos os cafés foram negociados e geraram uma receita total na ordem de US$ 375.481,00. Vamos aguardar agora o anúncio de quem são os compradores. Veja abaixo como foram os outros lotes do leilão. Os melhores cafés naturais brasileiros da safra 2014 foram adquiridos por empresas oriundas de França, Suíça, Noruega, Bélgica, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Austrália, envolvendo os continentes da Europa, Ásia e Oceania. A Starbucks arrematou o café campeão do Cup, do produtor Sebastião Afonso da Silva. O Cup of Excellence é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Sebrae. Clique na imagem para ampliar: resultado_naturals_cupofexcellence * Dólar a R$ 2,981, conforme fechamento de 4 de março  

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação

CafezalMercado

Melhores cafés naturais do Brasil são leiloados nesta quarta-feira

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Nesta quarta-feira (4/3) o mundo do café voltará ainda mais seus olhos ao Brasil, com foco no leilão dos 23 vencedores do Cup of Excellence Naturals 2014, concurso que premia os melhores de cafés naturais – colhidos e secos com casca –, inscritos no certame.

Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), realizadora do concurso, mesmo diante das fortes oscilações do mercado cafeeiro, a expectativa é grande para a obtenção de bons preços no leilão, já que o café campeão do concurso, produzido pelos irmãos Antônio Márcio e Sebastião Afonso da Silva, no Sítio Baixadão, em Cristina, região da Mantiqueira de Minas Gerais, bateu o recorde ao obter 95,18 pontos. Além disso, os quatro primeiros colocados tiveram notas superiores a 90 pontos, sendo considerados “presidenciais” pelos jurados internacionais.

O presidente da BSCA, Silvio Leite, está otimista com a possibilidade de serem registrados bons lances no leilão. “Todos os cafés que serão ofertados são fantásticos, revelando ao mundo a qualidade do produto natural brasileiro. É complicado prever algo quando pensamos em um leilão, mas o fato de o vencedor ter quebrado o recorde da competição e termos outros três cafés acima de 90 pontos nos deixa esperançosos”, revela.

Participando pela primeira vez de um concurso Cup of Excellence no mundo, a trader de cafés especiais da Starbucks Coffee Trading Company, Ann Traumann, comenta que teve uma experiência incrível durante a fase internacional realizada em Araxá (MG) e que se encantou com o produto nacional. “Descobri muitos lotes de cafés naturais maravilhosos. Os produtores brasileiros mostraram e me provaram que o Brasil é um país de cafés especiais”, anota.

O leilão será online, realizado através de uma plataforma na internet criada pela Alliance for Coffee Excellence (ACE), com início previsto para as 11h (horário de Brasília). Os interessados poderão acompanhar o pregão acessando o site da entidade, através do link http://www.allianceforcoffeeexcellence.org/en/.

O concurso Cup of Excellence Naturals é realizado pela BSCA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ACE e o Sebrae.

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Guilherme Gomes

Mercado

Restaurante de Jamie Oliver no Brasil terá café Santo Grão

Santo Grão_James Italian A cafeteria Santo Grão será a fornecedora de cafés do empreendimento do chef Jamie Oliver no Brasil, o Jamie’s Italian. A novidade, anunciada pelo restaurante, foi comemorada pela equipe do novo estabelecimento. “Diariamente, os grãos são torrados na unidade da Oscar Freire e chegarão fresquinhos ao nosso restaurante”, disse a nota. Mais detalhes sobre o café e os métodos que serão servidos ainda não foram divulgados. Em janeiro, a equipe do Jamie’s Italian participou de um treinamento na cafeteria para entender mais sobre o grão, preparos e serviço. O restaurante, localizado na Avenida Horácio Lafer, 61, no bairro Itaim Bibi, ainda não tem data confirmada de abertura.

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Jamie's Italian Brasil

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Evento de café foca em curso para apaixonados pela bebida

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Um novo evento de café acontecerá no mês que vem: o Jamboree Brasil Café. Focado para o consumidor, o fórum será formado por mesas-redondas e workshops com informações teóricas e práticas. O projeto foi criado pelo especialista em café Ensei Neto, em parceria com o Clube do Café, comunidade de apaixonados pela bebida.

Com duração de um dia, em 21 de março (sábado), o Jamboree oferecerá 120 vagas e terá uma programação extensa, das 8h às 18h30. Pela manhã os painéis teóricos trarão especialistas sobre os temas Territórios, Ciência da Torra e Avaliação Sensorial. Os convidados serão confirmados em breve.

Aos participantes não será necessário conhecimento prévio de café. No período da tarde a ideia é testar equipamentos diversos, como moinhos e máquinas de espresso e colocar a mão na massa também na parte sensorial, com degustações.

Ensei nos explicou que a ideia do evento surgiu há algum tempo, mas que agora encontraram um bom espaço para realizar. O local é o showroom da marca alemã Zwilling Henckels, especializada, entre outros produtos, em facas profissionais de cozinha. Durante os workshops, os equipamentos poderão ser mexidos e testados pelos participantes, que serão divididos em grupos menores e poderão circular pelas estações montadas com diferentes métodos de preparo e acessórios.

Para Ensei o foco no público de coffee lovers e coffee geeks tem o intuito de ensinar e trocar mais com este público de forma prática e direta: “Cada vez que o consumidor tiver mais informação, ele exigirá mais da cadeia do produto”. O objetivo ao compartilhar conhecimento também será o de trazer “novas perspectivas ao mercado de café e inovação, a palavra que está nos guiando nesse projeto”.

Atrações internacionais estão sendo cogitadas, assim como profissionais de outras áreas, para que possam trazer visões de outros mercados aos participantes. Porém pelo perfil do organizador, uma das principais ênfases será mesmo nas experiências sensoriais do café e em como as regiões e processamentos, e também a torra, influenciam nas características aromáticas e de sabor do produto. Vamos aguardar!

Serviço
Data: 21 de março de 2015
Horário: 8h às 18h30
Investimento: R$ 380
Onde: Rua Oscar Freire, 578, Jardins, São Paulo (SP)
Inscrição: enseineto@gmail.com
Site e inscrições: www.jamboreebrasil.coffee

TEXTO Mariana Proença • FOTO Divulgação

BaristaMercado

Barista do Irã tem visto negado para o mundial nos EUA

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Após realizar o primeiro Campeonato Iraniano de Barista, entre os dias 30/1 e 1/2, com a participação de 34 baristas, número maior do que no Brasil, o campeão Mehran Mohammad Nezhad, da Yasi Café, não poderá representar o país no Campeonato Mundial de Barista, em abril, em Seattle, Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos negou o pedido de visto ao barista. De acordo com a campeã norte-americana, Laila Ghambari, que foi uma das organizadoras do evento no Irã, “estamos todos incrivelmente tristes mas ao mesmo tempo o que realizamos foi extraordinário: o primeiro barista campeão do Irã”.

A comunidade do café em todo o mundo está se solidarizando com o barista e sua equipe, que já tinha vários patrocínios para se apresentar nos Estados Unidos. Porém é remota a chance de reverter a decisão. Atualmente não existem relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irã. Não há embaixadores nos países e há embargo do comércio entre eles.

Leia mais sobre o crescimento do café na Ásia.

Café & PreparosMercado

Pernambuco aumenta a venda de café

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Em 2014, o estado de Pernambuco registrou um aumento de 75% na venda de café. De olho neste crescimento, a Casa dos Frios, tradicional empório de Recife que produz os famosos bolos de rolo, fechou parceria com a Baggio Café, empresa centenária no cultivo de grãos.

Fundada em 1957, a Casa dos Frios é a mais antiga importadora e delicatessen da cidade. Mesmo Recife sendo uma cidade de altas temperaturas, o consumo de café é elevado. Contudo, a participação do gourmet ainda é pequena. “Há um grande potencial para esse mercado. Muitos pernambucanos ainda não tiveram a oportunidade de experimentar cafés especiais. Queremos proporcionar isso a eles”, afirma Liana Baggio Ometto, diretora comercial.

A capital pernambucana também conta com opções de cafeterias em shoppings como o Rio Mar e Recife. É o caso do Feito a Grão, cafeteria com origem em Salvador (BA), mas que já conquistou a clientela em Recife com variados métodos de preparo de café. Outra sugestão é a Bogart Café, no bairro de Santo Amaro, que oferece drinques como o Cup Coffee, café com cupuaçu. Ainda no mesmo bairro, o Café Miró atrai os apaixonados por espresso com raspas de limão e o Café Espumone (espresso, creme de leite, leite condensado e vaporizado).

Serviço
Recife (PE)

Casa dos Frios (Avenida Rui Barbosa, 412, Graças)
www.casadosfrios.com.br

Feito a Grão
Shopping Rio Mar (Avenida República do Líbano, 251, Pina)
Shopping Recife (Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem)
www.feitoagrao.com.br

Bogart Café (Rua Afonso Pena, 96, Santo Amaro)
facebook.com/bogartcafe2011

Café Miró (Rua Afonso Pena, 165, Santo Amaro)
www.cafemiro.com.br

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Sorelle

Café & PreparosMercado

Lavazza pode confirmar a aquisição das cápsulas L’Or

lavazza-girl_1600x1200_94085Após a fusão monstro da Mondelez com a D.E Master Blenders 1753 (divisão de cafés) para criar a nova empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE), com sede na Holanda, as leis de competição da Europa forçaram a nova companhia a vender suas marcas de café L’Or e Grand’Mère. Após meses de interesse de empresas de private equity, bem como da companhia de café de Israel, Strauss Group, a mais nova informação é de que a torrefadora italiana Lavazza parece ser a companhia com mais chances de adquirir ambas as marcas. Essa compra rapidamente tornará a L’Or uma parte vital do crescimento contínuo da Lavazza em mercados de café fora da Itália – e dá à companhia uma verdadeira participação na categoria de cápsulas de café compatíveis ao sistema Nespresso. Já posicionada como uma marca de espresso de qualidade, a Lavazza deve ser capaz de expandir as vendas da L’Or atrás de um modelo de preços e produtos que focam em cápsulas para o sistema Nespresso, bem como cápsulas para suas próprias máquinas de espresso, Lavazza Blue. Estratégia e antimonopólio Nesse cenário, a venda das marcas L’Or e Grand’Mère parece ser um efeito direto das leis antitruste/antimonopólio da Europa – uma perda necessária para avançar com a aprovação da nova companhia JDE. Entretanto, a JDE pode simplesmente estar de olho no prêmio maior. A Nestlé e a Keurig estão firmemente envolvidas no mercado de cápsulas. A Keurig obteve sucesso através de uma estratégia de licenciamento com parceiros nos Estados Unidos, enquanto a Nestlé confiou totalmente em suas patentes o modelo exclusivo de vendas para atrair consumidores com poder aquisitivo. Ao invés de competir diretamente com essas companhias, sair do modelo de cápsulas pode demonstrar o compromisso da JDE com seus sachês de café, bem como o foco em mercados emergentes onde os sistemas Nespresso e Keurig podem ser caros para muitos consumidores. Nesse meio tempo, a Lavazza se torna um competidor mais forte para a Nespresso. Embora a JDE traga a concorrência para Ásia Pacífico e América Latina, essa venda à Lavazza cria outro oponente para a Nestlé na região de alto poder aquisitivo da Europa Ocidental. leia mais…

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação/Lavazza

Mercado

Tomie Ohtake (1913-2015)

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Em 2006, a Revista Espresso entrevistou Tomie Ohtake, em São Paulo. A artista morreu hoje, aos 101 anos, e aqui está nossa homenagem a esta brasileira, nascida no Japão. Conheça um pouco da história dela, que se dedicou à arte até o fim.

Sutileza e expressão na arte de criar
Ela aportou no Brasil em 1936. O que era só uma visita ao irmão, que “foi para longe da família para ter liberdade daquele rigor japonês”, se transformou em morada definitiva. Tomie Ohtake não imaginava, aos 23 anos, que aqui ficaria por toda a vida e construiria carreira tão brilhante no mundo das artes. Aos 92 anos, soma dezenas de obras representativas da arte contemporânea brasileira. Sua produção vai de quadros abstratos, gravuras, serigrafias (técnica de impressão em tecido), esculturas a instalações em espaços públicos. Sem deixar de lado a arte oriental: “essa influência se verifica na procura da síntese: poucos elementos devem dizer muita coisa”, afirma a artista.

A paixão pela arte surgiu ainda adolescente, porém só aos 39 anos “após o crescimento dos filhos” é que começou a pintar. Outro japonês, o artista plástico Keisuke Sugano a incentivou a percorrer o caminho das tintas. Nessa época, nos anos 50, Tomie pintava paisagens do bairro da Móoca, onde morava. Pouco depois, passou da arte figurativa para a abstrata, movimento que segue até hoje. Percorreu várias fases: ora pinceladas com duas ou três cores, quadros que exploravam a transparência; ora pinturas de cores mais vibrantes, tons contrastantes. Porém, prefere não classificar sua arte dentro de algum movimento artístico.

A primeira exposição individual ocorreu em 1957 no Museu de Arte Moderna de São Paulo. A partir daí, Tomie recebeu diversos prêmios, como o do Salão Nacional de Arte Moderna, nos anos 60; melhor pintora na década seguinte; além de participar de quase 20 bienais internacionais – a primeira em 1961, em São Paulo. Para ela “a arte mudou muito. Aquilo que era uma exposição de telas nas paredes, agora é acrescida de objetos, instalações, obras que vêm do teto” e alerta: acha as mudanças nas bienais “muito boas, se forem bem mostradas, se não, é perda de energia”.

O sol aflora o talento
De Kyoto, Japão, para São Paulo, Brasil, a então Tomie Nakakubo encontrou muitas diferenças culturais. Logo ao desembarcar no Porto de Santos, a jovem garota impressionou-se com o movimento de imigrantes e mercadorias indo e vindo pelo cais. O sol amarelo do país tropical imediatamente a arrebatou. De trem, a maioria dos recém-chegados seguia para a capital paulista ou para as fazendas do interior. Tomie, em visita ao irmão Masutaro, ficou em São Paulo. Entretanto, diferentemente de seus conterrâneos japoneses, que moravam no bairro da Liberdade, a família se instalou no reduto italiano da Móoca, zona leste da cidade.

Lá, sem poder voltar para a terra natal, pois “a Guerra do Pacífico impediu que houvesse muitos navios em trânsito e somente os passageiros absolutamente necessários viajaram ao Japão”, Tomie ficou no Brasil. Casou-se com o engenheiro agrônomo japonês Ushio Ohtake e teve dois filhos. Como dona de casa observava os movimentos do dia-a-dia da São Paulo dos anos 40 e 50. Quando a vontade de pintar veio forte, Tomie passou a integrar o Grupo Seibi, união de artistas plásticos japoneses que produziu importantes obras representativas do modernismo brasileiro e depois do abstracionismo – destaque para o pintor Manabu Mabe (1924-1997).

Como o talento aflorava, Tomie decidiu investir na carreira. Decisão nada fácil para uma mulher nos anos 70. Segundo ela, algumas importantes artistas plásticas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Maria Martins, Yolanda Mohalyi, Fayga Ostrower, Anna Letycia, Edith Behring e Renina Katz, abriram caminho para o gênero feminino atuar no campo das artes. Mas ainda assim, Tomie sentiu que em relação ao movimento abstrato: “o conservadorismo foi maior”.

Investimento no futuro
O amor pelo Brasil levou a japonesa Tomie a naturalizar-se brasileira em 1968. Além do carinho pelo país que a acolheu, a artista também gosta muito do movimento, das construções, da vida na cidade de São Paulo. Em 2001, para celebrar toda essa admiração, seus filhos Ruy e Ricardo criaram o Instituto Cultural Tomie Ohtake – espaço que reúne salas de exposição, ateliês, teatros e prédios de escritórios, além de centro de convenções onde funcionam restaurante, livraria, lojas e cafeteria – uma homenagem à artista que tanto pensa e contribui para que a arte no Brasil seja mais valorizada. “Quero que a arte seja bem escolhida e bem mostrada, e digo isto sempre aos meninos do Instituto. Nos últimos 15 anos, mudou a qualidade das exposições, para melhor.”

Assim, com o pensamento sempre no futuro, Tomie Ohtake passa seus dias. E, apesar de ter ultrapassado a barreira dos 90 anos, a artista não pára. Pinta diariamente por oito horas e faz planos para os próximos dois anos: “tenho em torno de seis obras públicas, esculturas, para pensar e organizar a execução. Sempre quero realizar o próximo trabalho”. E que assim foi por muitos anos.

TEXTO Mariana Proença

Cafeteria & AfinsMercado

Guia de Cafeterias do Brasil 2015 chega às bancas

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O Guia de Cafeterias do Brasil 2015 (Café Editora) chega às bancas, livrarias, revistarias com informações completas de onde tomar bons cafés acompanhados de quitutes em 80 cidades do Brasil.

O Brasil é o maior produtor e exportador do grão e está em segundo lugar no consumo mundial, atrás dos Estados Unidos. Com tantos lugares para apreciar o café, o objetivo do Guia é ajudar a encontrar as opções mais completas e que oferecem variedade. O Guia chega com a missão de facilitar a busca por espaços aconchegantes, que servem produtos de qualidade, ótimo atendimento e também diversos métodos de preparo para apreciar o café.

Esta edição, a terceira do guia já publicado em 2013 e 2014, reúne casas em 20 Estados brasileiros. As cafeterias estão divididas por localização, por marca de café servido e também acompanham informações sobre disponibilidade de wi-fi para o cliente, qual é o ponto forte e os principais atrativos para comer e beber.

O leitor também encontra o prêmio Top 20: Melhor Cafeteria do Brasil e Cafeteria Revelação. O primeiro indica aos leitores as 20 melhores casas que, pelo critério de tradição, pioneirismo, atendimento, ambientação, e, principalmente, qualidade do café servido são indicadas como autênticas representantes do Brasil. As Cafeterias Revelação representam as doze que mais se destacaram durante o ano de 2014. Para esses dedicados empresários e empresárias os prêmios são um incentivo para dar sequência ao belo trabalho.
Para a experiência ser completa, o Guia de Cafeterias do Brasil traz ao leitor informações sobre a as diferentes moagens do café, como degustar e curiosidades sobre inusitados métodos de preparo pelo mundo.

SERVIÇO
Guia de Cafeterias do Brasil 2015
Café Editora
260 págs.
www.guiadecafeterias.com.br
Preço: R$ 19,90
À venda em cafeterias e em bancas de jornal, revistarias e livrarias por todo o País e na Café Store (www.cafestore.com.br)

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação