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Camiseta cafeinada

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O que fazer com o pó de café utilizado no preparo da bebida? Existem algumas formas de reutilização do resíduo, mas a empresa Domestic Stencilworks, da Califórnia, resolveu fazer diferente e criou uma tinta de café para imprimir estampas em suas camisetas por meio de serigrafia. A técnica é exclusiva e dura mesmo após várias lavagens, diz a marca, que usa restos de pó de uma torrefação local.

Mais informações www.domesticstencilworks.com

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO da Redação • FOTO Divulgação

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De olhos nos especiais, Coca-Cola lança Café Leão em grãos e dois tipos de torra

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A Coca-Cola Brasil lança no mercado brasileiro, em 6 de agosto, o Café Leão, produto com grãos 100% arábica, cultivados, torrados e embalados no País, com o objetivo de ampliar o acesso do consumidor à categoria de cafés especiais. O Café Leão marca a entrada da Coca-Cola Brasil no segmento de cafés, por meio da Leão, uma marca de origem brasileira com 115 anos de no segmento de chás e bem aceita pelo consumidor nacional, segundo a empresa. O slogan será “Exportado do Brasil para os Brasileiros” com o objetivo de fazer uma menção aos melhores cafés que ficarão no Brasil e não serão mais só exportados.

Com blend de grãos do Cerrado Mineiro e das Montanhas do Espírito Santo, a produção do Café Leão envolverá uma rede de pequenos e médios cafeicultores das duas regiões. O produto estará disponível em duas torras e, de acordo com a marca, a versão escura apresenta bebida encorpada e equilibrada com aroma e sabor intensos; e a torra média tem aroma e sabor balanceados com dulçor marcante. O Café Leão será o primeiro da companhia no mundo para o consumo em casa, que busca valorizar o ritual do preparo do café. Os cafés serão torrados pela Real Café, um braço do grupo capixaba Tristão.

“O café brasileiro é reconhecido como um dos melhores do mundo. No entanto, combinações de grãos tipo arábica, nossa melhor e mais valorizada espécie de café, dificilmente chegam às casas dos brasileiros porque são em grande parte direcionados ao mercado externo. Leão quer levar para o brasileiro o melhor do café que é produzido aqui”, diz o vice-presidente de Novos Negócios da Coca-Cola Brasil, Sandor Hagen.

Inicialmente, o Café Leão será encontrado no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, com a previsão de chegar aos principais pontos de venda de todo o País a partir de janeiro de 2017. Em setembro, os consumidores brasileiros também poderão adquirir o Café Leão em canais de e-commerce.

“Ao entrarmos nesse mercado, estimulamos o debate sobre o café tipo exportação. A Leão quer expandir a disponibilidade de café de alta qualidade no mercado, aumentando o acesso do consumidor brasileiro a esse tipo de produto, para que esse segmento possa se desenvolver e ajudar no crescimento da categoria no Brasil”, afirma Sandor Hagen.

Cafe Leao_1

O produto está disponível em quatro embalagens: 500g em grãos de torra média, 500g em grãos de torra escura (preço sugerido de R$ 25 cada), 250g moído de torra média e 250g moído de torra escura (preço sugerido de R$ 9,50 cada).

De acordo com Renato Fukuhara, diretor de Marketing de Novas Categorias da Coca-Cola Brasil: “O Grupo Tristão através da Real Café, uma empresa brasileira tradicional no ramo de café com 85 anos de experiência, é nosso parceiro e quem realiza a compra do café diretamente desses produtores, além de ser responsável pela torrefação e envase do Café Leão. Contudo, o blend foi 100% desenvolvido pelo time da Coca-Cola Brasil.”

A divulgação do novo Café Leão está baseada em promover a experimentação do produto. Por isso, em agosto, serão realizadas ações itinerantes em pontos de venda e nas Olimpíadas do Rio serão instaladas máquinas no Parque Olímpico e outras áreas que irão moer café na hora para os frequentadores. A campanha de comunicação – que inclui design das embalagens, experiências de degustação, plataforma on-line, mídia digital e materiais de pontos de venda – foi desenvolvida pela agência Pharus.

“Vamos investir em uma plataforma online para mostrar ao brasileiro como consumir o café especial e a valorizar a experiência do preparo do café, de moer os grãos etc. Além disso, estão previstas ações de distribuição de amostras dos produtos para que os consumidores tenham a possibilidade de experimentar um café de alta qualidade”, antecipa o diretor Renato Fukuhara.

Segmento ampliado
Com o novo lançamento, a Coca-Cola Brasil soma o café à sua linha de cerca de 140 produtos. A companhia já atua nos segmentos de águas, chás, refrigerantes, néctares, sucos, energéticos e bebidas esportivas, entre sabores regulares e versões de baixa ou zero caloria.

Dentro do processo de diversificação, o Sistema Coca-Cola Brasil está concluindo a compra da Laticínios Verde Campo, de Lavras (MG) – e com isso fará sua estreia no segmento de lácteos no país.

TEXTO Da Redação • FOTO Divulgação

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Leiteira tatuada

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Baristas cansados de suas leiteiras sem graça e sem muita identidade agora podem comemorar. A marca Milk Ink, baseada na Bélgica, criou pitchers tatuadas, que podem também levar desenhos customizados, especiais para os profissionais do café. De acordo com a empresa, a tatuagem é aplicada
na leiteira, feita de aço inoxidável, de maneira permanente e segura para a manipulação de alimentos.

Mais informações www.milkink.net

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO da Redação • FOTO Divulgação

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Eventos e cursos de café movimentam São Paulo, Juiz de Fora, Lorena e até Barra Bonita neste sábado

café da manhã O café de qualidade está se espalhando pelo interior do Brasil com mais rapidez. Aquela ideia de que só era possível tomar café bem extraído nas grandes cidades, nas cafeterias especializadas dos centros urbanos, já vem mudando de figura. É também nas cidades do interior que profissionais e apaixonados por café vêm movimentando a cena do interior.

Prepare-se e agende-se para participar dos eventos ou cursos:

Juiz de Fora (MG) Workshop de Métodos de Preparo com Marcelo Giotti A preparação do café em métodos diversificados e as características específicas que apresentam. Aprenda e deguste um café especial nos seguintes métodos: V60 (Hario), Clever, Kalita Wave, AeroPress, French Press, Minipresso, Sifão (Globinho), Moka (Italiana), Ibrik e Mini Coador de Pano. Conteúdo do workshop traz a importância de moer o café na hora, a moagem ideal para cada método e a diferença entre os moedores de cerâmica x lâmina; a qualidade da água e os diferentes resultados e tendências de consumo. Data: 16 de julho (sábado), das 14h às 17h Investimento: R$ 100,00 Local: Maricota – Mister Shopping 2º piso, loja 252 – Juiz de Fora (MG) Inscrições: (32) 3031-6777, na Maricota ou com Marcelo no (32) 98887-5948 ou marcelogiotti@gmail.com café da manhã Barra Bonita (SP) Café dos Brothers Animal 2 Segunda edição do evento com café colonial onde servem bolos, pães, quitutes, sucos, chás e cinco tipos de cafés especiais. O evento é uma iniciativa de Roberto Pimentel com amigos que tem como objetivo arrecadar fundos que serão 100% destinados a Associação Amigos dos Animais de Barra Bonita. Data: 16 de julho (sábado), a partir das 15h Investimento: R$ 10,00 Local: Salão de Festas da Igreja Santo Antônio – Barra Bonita (SP) Inscrições: (14) 99795-1197, com Beto Mais informações Lorena (SP) Curso de Café Caseiro do Malerba Café A cafeteria completa dez anos no Vale do Paraíba. O curso prático aborda as espécies e variedades de café, dicas pra comprar e armazenar os grãos e a importância da água neste processo. Conhecimento sobre moinhos de uso doméstico e a moagem ideal para cada método. E aprendizado sobre café nos métodos de preparo: Hario V60, Clever, Chemex, French Press, Aeropress, Cafeór e Kalita. Data: 16 de julho (sábado), das 8h às 12h e das 14h às 18h Investimento: R$ 250,00 (3x no cartão de crédito) Inscrições: (12) 3153-2002 Local: Salão de eventos do Malerba Café – Lorena (SP) Mais informações chemex São Paulo (SP) Curso de Métodos da True Coffee Brasil Curso de métodos para preparo caseiro de café, com o Barista Ton Rodrigues da True Coffee Brasil. Destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender como preparar café em casa. Conteúdo: História do Café, Regiões Produtoras, Moagens e Moedores, Água, Qualidade do Café, Análise Sensorial e Leite Cremoso. Métodos: Hario V60, French Press, Aeropress, Chemex, Clever, Ibrik, Siphon, Moka (Cafeteira Italiana) Data: 16 de julho (sábado), das 9h às 14h Investimento: R$ 160,00 Local: Brooklin – São Paulo (SP) Inscrições São Paulo (SP) 5 anos de Sofá Café e Café Surpresa A cafeteria Sofá Café celebra cinco anos de vida e realiza ação para o público conhecer e degustar as variadas opções do cardápio. Quem optar pelo ‘café surpresa’, por apenas R$5,00 – pode receber desde uma bebida gelada, até uma mistura alcoólica criada pela casa. A promoção é válida até sábado, apenas na unidade de Pinheiros. Data: Até 16 de julho (sábado), de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e sábado das 10h às 18h Investimento: R$ 5,00 Local: Rua Bianchi Bertoldi, 130 – Pinheiros – São Paulo (SP) Mais informações São Paulo (SP) Drinques de Café com Cachaça no Urbe Café Bar Kombi da Cachaça Leblon fará uma pausa da Road Trip até o Rio de Janeiro e estacionará em frente à cafeteria Urbe Café para servir drinques preparados pelo mixologista e embaixador da marca Marco De la Roche. Data: 16 de julho (sábado), das 17h às 21h Local: Urbe Café Bar – Rua Antonio Carlos, 404 – São Paulo (SP) São Paulo (SP) Workshop de Latte Art no Octavio Café Aprende a arte de fazer desenhos com leite vaporizado em bebidas à base de café espresso. Para participar é necessário ter conhecimento em extração de espresso e vaporização de leite. Data: 16 de julho (sábado), das 15h às 18h Investimento: R$ 300,00 (5x no cartão de crédito) Local: Octavio Café – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996 – São Paulo (SP) Inscrições: cursos@octaviocafe.com ou (11) 3074-0110 octavio

TEXTO Mariana Proença • FOTO Daniel Ozana/Café Editora e Divulgação [fotos meramente ilustrativas]

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“Temos que incluir o produtor na relação”

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No começo, ela conta, foi bem desafiador participar da SCAA, pois era uma “jovem organização que tinha que treinar os profissionais de cafeterias e pensar em como fazer para as pessoas tomarem café também em casa. Construir esse relacionamento”. E ainda hoje ela vê o mercado como um grande desafio. Em 2005, após visitar o Brasil anos antes, Linda foi convidada para trabalhar como representante nos Estados Unidos dos cafés produzidos na brasileira Fazenda Daterra, no Cerrado Mineiro. Outro desafio na época. “Dizia aos meus amigos do mercado americano que tinha cafés incríveis do Brasil para provar e eles agradeciam e diziam: ‘Não, eu não bebo café do Brasil’.” Aos poucos ela foi introduzindo a ideia e hoje há uma grande mudança na imagem do nosso grão em outros países. Para Linda, “a tendência é que cada vez mais o consumidor queira se conectar com quem está produzindo o café e o caminho que ele percorre”. A seguir, veja a conversa exclusiva que ela teve com a Espresso.

Por que você começou no mercado de café? Eu era uma apreciadora de chá. Não bebia café porque não gostava do sabor. Um dia, em uma cafeteria na Flórida, tomei um café maravilhoso e descobri que tinha um sabor diferente do que eu provava em reuniões de trabalho. Eu sofria nesses momentos. Descobri então que um café de qualidade, com torra fresca, moído na hora e preparado da forma correta, era uma bebida exótica. E então comecei a Susan’s Coffee and Tea, em 1989. Hoje eu só tomo chá quando estou doente, e sempre depois do primeiro café.

Quando começou no conselho da Specialty Coffee Association of America (SCAA)? Em 1990. Um ano depois que abri a cafeteria. A Associação era uma organização jovem e, como eu e meu marido tínhamos um conhecimento de mercado de outras áreas, pudemos contribuir com nossa experiência. Porque a chave do sucesso de uma cafeteria não é só o produto, mas o produto com foco em lucro. Em 1998 me tornei presidente da Associação. E nosso grupo era incrível, mas tínhamos que investir e pagar com recursos próprios nossas viagens e seminários. Tínhamos dois funcionários e nove pessoas no Conselho da SCAA. Todos trabalhavam muito.

Qual era o principal desafio para a SCAA na época? Era levar o conceito de café especial para dentro da casa das pessoas. Porque, com o trabalho de marketing, as pessoas vão até as cafeterias, mas o consumo dentro de casa do café especial sempre é um grande desafio, porque não é conveniente. Quando você vai ao supermercado e compra leite, laranja, carne, café e vegetais, esse café não é fresco e está a milhas de distância do que você toma na cafeteria. De modo que acho que ainda é o grande desafio.

E o que vocês fizeram? Treinamos os profissionais de cafeterias para introduzir o conceito de café especial em casa. Não somente vender o café, mas construir um relacionamento duradouro. Eu acho que o best website for cialis café é tão íntimo que, quando você opta por ir a uma cafeteria e alguém te faz uma recomendação, você confia muito mais. O barista diz: “Você pode fazer um espresso na sua casa, deixa eu te mostrar alguns caminhos”, e você acredita nele. E também investimos muito no treinamento dos baristas, nos métodos e nas mídias sociais, porque a Colômbia, por exemplo, gastou milhões fazendo o marketing de massa. E acho que a mudança hoje vem através das mídias sociais. Falando sobre café com o consumidor diretamente.

E como você avalia hoje o café especial? Hoje cada país tem uma forma única de fazer café. Por exemplo, você vai ao Japão e é uma celebração a forma de eles servirem. É elegante e bonito. Como presidente da SCAA, nos anos 1990, percebi também quanto os Estados Unidos ditavam as tendências e eram uma referência global. Mas hoje acho que os Estados Unidos devem olhar o que está sendo feito também por outros países. Hoje eu penso que a cerimônia do café, o valor da origem desse café é o caminho. Isso é essencial. Temos que incluir o produtor na relação. Não podemos mais dizer: “Ah, é só o produtor”. Se fizermos isso, a indústria de café vai voltar para onde estava. Quando eu fui presidente da SCAA era muito raro os importadores irem conhecer a origem do café, visitarem os países produtores. Cada um que ia voltava com histórias incríveis. Eu fui à Guatemala e quando retornei queria contar para as pessoas, com entusiasmo, o que eu tinha visto, mas era muito difícil passar todas as vivências. Já em 2002, vim ao Brasil pela primeira vez pela SCAA, visitei a região de Minas Gerais. Eu provei cafés incríveis. E todos ficaram impressionados com a qualidade.

E o consumidor nessa mudança? Penso que o consumidor está mais envolvido com o café que ele está bebendo na xícara e está buscando ter mais conhecimento. Estou falando do consumidor de café engajado. Este quer estar mais conectado com quem produz o café que ele toma. Ele passa então a ter um sentimento de afinidade pela origem do produto de que ele gosta. Os métodos de preparo filtrado são muito vastos hoje e também as monodoses apresentam opções diversas.

E qual é a sua rotina para beber café? De manhã meu primeiro café é para acordar. Gosto dele filtrado. Corro para a cozinha e preparo. Na frente da minha casa vejo um lago, então sento calmamente lá e bebo minha xícara. Assim começa meu dia. No meio do dia, adoro preparar o café na Chemex, acho lindas a cerimônia e a apresentação. Tomo espresso fora de casa, em restaurantes, mas pergunto sempre qual é a marca antes de pedir. Gosto de french press também. Normalmente tomo quatro cafés diariamente, mas, se encontro um parceiro para isso, com certeza bebo mais.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO Mariana Proença • FOTO Guilherme Gomes

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Xícaras e joias são feitas com borras e grãos de café

Conheça produtos que utilizam o café como matéria-prima

Xícaras feitas com café

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O designer alemão Julian Lechner criou xícaras e pires através de um combinado de borra de café e colas naturais. A marca Kaffeform recicla recursos que seriam descartados. Uma xícara dele, por exemplo, pode ser feita a partir da borra de seis xícaras de espresso. Para tornar o produto durável e próprio para lavar, ele encontrou equilíbrio entre fibras vegetais, borra de café, pedaços de madeira e biopolímeros. Quarenta por cento do composto material é feito a partir da borra de café seca. O designer afirma que pretende lançar o produto para outros países, incluindo o Brasil. 
As xícaras estão disponíveis para 
compra no site www.kaffeeform.com

Joias de café

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Liliane e Simone Santiago, de Londrina (PR), criaram a Biojoias Irmãs Santiago, com produtos artesanais, como colares e brincos. A inspiração veio da visita à cidade de Ibiporã (PR) durante a Rota do Café. Lançada em 2015, a coleção busca traçar um paralelo entre a moda das décadas de 20 e 30 e a atual. Mais informações: www.irmassantiago.com.br

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO da Redação • FOTO Divulgação

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Está chegando a hora de aproveitar o Festival Santos Café 2016. Programe-se!

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Degustação de café será novamente na Frontaria Azulejada, na Rua do Comércio, 96

Prepare a sua xícara! A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, realizará a segunda edição do Festival Santos Café. De 8 a 10 de julho, a cidade de Santos, que abriga o maior porto do país, por onde escoa grande parte da produção nacional, receberá diversas atrações gratuitas no Centro Histórico.

Esta região guarda dezenas de prédios por onde funcionaram armazéns, torrefações e que mantêm escritórios de classificação e comercialização de café. A antiga Bolsa do Café, hoje Museu do Café, é atração obrigatória para quem visita a cidade, além do bonde turístico que percorre as ruas do Centro nos trilhos originais.

O evento pretende repetir o sucesso do ano passado, quando reuniu um público de 37 mil pessoas pelas ruas do centro.

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Degustação de café
Em 2015, todo esse cenário histórico serviu de palco para o sucesso do Festival Santos Café. A Revista Espresso foi responsável pela realização do Espresso Degusta, área de degustação de café localizada em frente à Frontaria Azulejada, prédio histórico de 150 anos que abrigou armazém de café e residência, desde 1865. Foram servidos mais de 27 mil cafés!

Neste ano, na segunda edição, a Espresso ampliou o número de marcas e terá dez empresas participantes do evento, no mesmo local, na Frontaria Azulejada, na Rua do Comércio.

Entre barracas, bikes e karts as marcas que estarão presentes servindo café para o público serão Café Mantissa, Café Mitsuo Nakao, Clube do Café de Santos, Café Santa Monica, Grão Gourmet, Da Hora Bike e Rei do Café. Também estarão presentes a Café Store, Bunn e Swiss Coffee, com equipamentos. A Gold é o apoio no adoçante servido durante a degustação.

Música e arte
Durante os três dias do evento, apresentações musicais vão agitar no público em dois palcos, um na esquina da Rua XV de Novembro com a Rua do Comércio, e outro na Praça Mauá. Também na praça, nos dias 9 e 10, será realizada a feira de arte, artesanato e antiguidades. Diversos restaurantes do Centro Histórico estarão abertos para servir o público e os hotéis da cidade estão preparando pacotes especiais de hospedagem, com transporte ligando os locais de hospedagem ao evento.

Walking tours sobre a influência do café na cidade, intervenções de estátuas vivas e apresentações de dança também fazem parte da programação.

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Conheça a programação completa e programe-se: 8 de julho (sexta-feira)
Centro Histórico
18h – Happy Centro (vários locais, parceria com restaurantes e bares do Centro Histórico)

Museu do Café
18h – Abertura Oficial do Festival Santos Café
Entrega da restauração da Sala do Pregão (vitral de Benedicto Calixto, no teto, e mobília)
18h às 21h – Visitação noturna
18h30 – Homenagem a Eduardo Carvalhaes
18h30 às 20h – Café com Música
Marcos Paulo & Patrícia Nóbrega (MPB, Bossa Nova e Jazz)

Palco da Rua XV com a Rua do Comércio
20h – Paula Lima & Banda (show)

9 de julho (sábado)
Bulevar da Rua XV
11h – Quarteto de Cordas Martins Fontes

Bulevar da Rua XV, Estação do Valongo, Praça Mauá e Rua do Comércio
12h às14h – Estátuas Vivas

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Casa da Frontaria Azulejada
11h às 17h – Degustação de cafés especiais, Exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos
12h – Teatro Infantil – ‘Amor por Amexins’
14h – Grupo de Violões da Secult
15h – Dança de Cadeira de Rodas
16h – Balé da Cidade de Santos Centro

Histórico
12h – Feijão com Arte, em parceria com restaurantes

Construtora Phoenix (Rua XV)
11 às 18h – Exposição ‘Coffee Break – Diálogos sobre o Café’, com vários artistas e coordenação do Eikones Escritório de Arte

Estação do Valongo
11h – Ensaio Orquestra de Rua
14h às 16h – Estátuas Vivas
17h – Apresentação Orquestra de Rua

Museu do Café
10h30, 12h, 15h e 17h – Visitas ao Centro de Preparação de Café com degustação de três tipos de café gourmet (20 pessoas por turma; visitas com cerca de 45 minutos de duração) Valor: R$ 6,00 – ingressos na bilheteria
11h às 17h – Espaço Café com Leite Espaço infantil lúdico com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros
15h – Programação Infantil – Cantadores de Histórias Cantorita e Tonho contam histórias do café e da cidade de Santos, com muita música, rima e brincadeiras antigas.
16h – Oficina de Artesanato com Cápsulas de Café, com a artesã Silma Valverde Distribuição de senhas, na bilheteria do museu, 1 hora antes do início da programação.
18h às 21h – Visitação Noturna

Museu Pelé
11h – Oficina Gastronômica ‘Risoto à Base de Café’ (UniSantos), com o chef Bruno Justo, do Estação Bristô Restaurante-escola (Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa)
15h às 17h – Palestra ‘Uso do café em sobremesas’ (Senac) – brigadeiro de café com banana caramelada, com Margot Lambert Bate-papo sobre o uso de ingredientes regionais em preparações gastronômicas, demonstração da produção do brigadeiro de café e degustação (Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa)

Palco da Rua XV com a Rua do Comércio
13h – Roda de Samba com Grupo Ouro Verde 15h – Didi Gomes canta Cartola, com Grupo Aqui tem Choro
17h – Divas do Rock & Blues – Carla Mariani & Banda
19h – Tony & Izzy Gordon (blues e jazz), com participação especial de Will Gordon, vocalista da Banda Jamz

Praça Mauá
11h – 1º Pedal Retrô de Santos & Região – passeio ciclístico a caráter e exposição de bicicletas antigas
11h, 14h e 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo
11 às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos
12h – Murilo Lima (MPB/Pop Rock)
14h – Escola Guitarra Leão (SP)

10 de julho(domingo)
Bulevar da Rua XV
12h – Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas

Bulevar da Rua XV, Estação do Valongo, Praça Mauá e Rua do Comércio
12h às14h – Estátuas Vivas

Casa da Frontaria Azulejada
11h às 17h – Degustação de cafés especiais, Exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos
12h – Trupe Olho da Rua (teatro infantil)
13h – Dança de Rua Infantil (vários grupos)
15h – Grupos de violino da Secult 16h – Balé da Cidade

Construtora Phoenix
11 às 18h – Exposição ‘Coffee Break – Diálogos sobre o Café’, com vários artistas e coordenação do Eikones Escritório de Arte

Museu do Café
11h às 17h – Espaço Café com Leite Espaço lúdico para crianças, com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros.
12h – Métodos de Preparo do Café Baristas apresentam diferentes formas de extração da bebida mais famosa do mundo Local: Cafeteria
15h – Minibarista (programação infantil) Crianças aprendem o latte art, técnica de desenho na superfície do café com leite
16h – Dica do Barista Baristas explicam como preparar um bom café e degustação diferentes tipos da bebida

Museu Pelé
11h – Oficina de Coquetelaria (Unimonte) – Preparação do drink ‘Terráqueo’, criado por alunos do curso de Gastronomia da universidade, com os baristas Douglas Dante e Fabiana dos Santos Nascimento, da Unimonte. (Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa)

Praça Mauá
11h, 14h, 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo
11h às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos
12h – Kleber Serrado & Choro de Bolso
14h – Diego Alencikas Trio (MPB)
16h – Banda Querô – Arte no Dique (percussão)

Palco da Rua XV com Rua do Comércio
14h – Julinho Bitencourt Trio (MPB)
18h – Show de encerramento com a Big Time Orchestra

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TEXTO Mariana Proença • FOTO Roberta Seba e Divulgação Café Editora

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Festival Fartura chega a São Paulo, com café!

festival fartura Dias 25 e 26 de junho, São Paulo recebe o Festival Fartura Gastronomia, que acontece no Jockey Club. O projeto vem mapeando, há quatro anos, a cadeia produtiva gastronômica (do campo ao prato) de todos os estados brasileiros, rodando mais de 60 mil quilômetros na Expedição Fartura Gastronomia em busca de produtos e produtores que representam a culinária brasileira. Este conteúdo pesquisado é levado para os cinco eventos do Projeto que acontecem em Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e o tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Estes eventos em 19 anos de existência atraíram mais de 500 mil pessoas. Em São Paulo serão oito espaços gastronômicos, dois palcos para atrações musicais e artísticas e área para food trucks. fartura gastronomia Produtos regionais estarão presentes como Biscoitos holandeses, da Bolachas Jonker (Palmeira, PR); Cacau e chocolate, da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA); Cachaça, da Cachaça Tabúa (Salinas, MG); Cajuína e produtos de caju, da Cajuespi (Teresina, PI); Flor de sal, da Cimsal (Mossoró, RN); Goiabadas, da Goiabada da Zélia (Ponte Nova, MG); Molhos especiais, da Chefn’Boss (São Sebastião das Águas Claras, MG); Pé de moleque, da Barraca Vermelha (Piranguinho, MG); Queijo canastra, da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Região do Queijo Canastra, MG); Queijos de cabra, do Capril do Bosque (Joanópolis, SP) e Sorvetes especiais, da Alento Sorvetes Artesanais (Belo Horizonte, MG). Entre as atrações, o visitante poderá provar pratos de chefs de diversos estados do País: Leonardo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG), trará para o festival seu prato Barriga de porco glaciada com teriaki de cachaça e farofa crocante; Wanderson Meideiros, do Picuí (Maceió, AL), servirá o Arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo coalho; Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea (João Pessoa, PB), fará seu famoso Baião de dois. Representando o estado de São Paulo, Tássia Magalhães, do Pomodori, servirá o Fusilli com ragu de linguiça, pancetta e polvo. fartura gastronomia Serão 130 profissionais de gastronomia, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, em 75 atrações gastronômicas, como palestras, cursos com degustações, aulas práticas e cozinha ao vivo. Dentre as várias atrações musicais, destaque para Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários convidam Elza Soares (RJ) e Curumin canta Stevie Wonder. Café, todo mundo quer A barista Isabela Raposeiras, do Coffee Lab, dará aula gratuita sobre a valorização do café brasileiro e das cafeterias em São Paulo no domingo (26/6), das 16h às 16h45. No Espaço Produtos e Produtores estará presente o Café da Condessa, de Jacutinga (MG). É a nona geração da família no café, produzido na Fazenda Santo Antônio, no Sul de Minas, comandada hoje pela empresária Maria Carolina Roberto de Lima. fartura gastronomia Serviço Festival Fartura São Paulo Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim – São Paulo – SP Quando: 25/6 (sábado), das 12h às 22h e 26/6 (domingo), das 12h às 20h Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) Venda antecipada: Loja Saraiva – Shopping Eldorado ou no site Mais informações: www.farturagastronomia.com.br

TEXTO Da redação • FOTO Divulgação

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Por dentro do balcão

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O mercado de produtos para café traz novidades a cada dia. Uma delas é a marca Modbar, que desenvolve equipamentos hi-tech para cafeterias, investe em métodos embutidos nos balcões para o preparo de café filtrado, espresso e de vaporização. Para a máquina de espresso, a proposta é que ela esteja “escondida” no balcão, através de um conjunto de torneiras individuais que saem de dentro da bancada. O equipamento conta com sistema avançado de controle para programar detalhes como pressão, temperatura, limpeza, entre outros. Mais informações www.modbar.com

balcao_02 (Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO Da Redação • FOTO Divulgação

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Octavio Café inaugura três lojas e projeta abrir 25 novas cafeterias

octavio cafe eldorado A maior cafeteria da América Latina, Octavio Café, inaugurou a primeira loja em 2007, em um dos corações empresariais de São Paulo, a Avenida Faria Lima. Nove anos depois a marca projeta grande expansão e já começa com três novas unidades próprias: uma no Shopping Eldorado, em São Paulo, e duas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A loja do Shopping Eldorado está localizada no primeiro piso do empreendimento e já apresenta o novo design da loja, que será aplicado nas próximas. Com cores claras, mescla de madeiras e azulejos brancos, o conceito acompanha o lançamento da nova marca Octavio. O menu mais enxuto que a matriz terá os vinte itens mais pedidos na loja da Faria Lima e quatro opções de preparo manuais de café: french press, aeropress, filtrado tradicional e hario v60, além, claro, do espresso.

octavio cafe eldorado

A gerente de qualidade Tabatha Creazo e a nova equipe do Shopping Eldorado.

A inauguração será no dia 17/6 (sexta-feira) e o espaço espera atrair o público jovem, na faixa de 25 anos, além dos clientes já frequentes da unidade Faria Lima. A loja de 280 metros quadrados está localizada na área central do shopping e chama a atenção de quem passa para fazer compras. O sistema de atendimento será de auto-serviço (para levar) e em linha, onde o cliente pede, paga e retira no balcão a sua bandeja. Sofás e mesas estão espalhados pelo local para quem quiser aproveitar para sentar. Outras duas lojas que serão inauguradas ainda neste mês de junho são ambas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no embarque e desembarque. Previstas para 2014, para a Copa do Mundo, as lojas não ficaram prontas por paralisações nas obras do aeroporto. Agora chegam com 70 metros quadrados cada e atenderão principalmente o público em viagem. Ao todo a equipe do Octavio Café conta agora com mais de 50 baristas, todos coordenados pela gerente Tabatha Creazo que há um mês está realizando o treinamento da equipe. Os uniformes novos, assim como a nova marca, serão também usados pela loja matriz, na Faria Lima. Os baristas ganharam opções de camisas, boinas, bandanas e aventais que remetem à imigração italiana, em homenagem à família Quércia.
Edgard Bressani e Jonas Picirillo, executivos do grupo.

Edgard Bressani e Jonas Picirillo, executivos do grupo.

Para Edgard Bressani, CEO da O’Coffee: “toda a comunicação dos espaços irá traduzir a tradição, o vínculo com a terra e a modernidade e ambição pelo atendimento perfeito e acolhedor do Octavio Café”. As seis fazendas do grupo irão abastecer as novas lojas com variedades diversas além das compras de microlotes específicos, como é o caso do atual que será servido e vem de Alto Caparaó (MG), do produtor Sandro Viana. Segundo Jonas Picirillo, gerente geral de operações do Octavio Café, o objetivo é abrir 25 lojas próprias até 2020. does once a day cialis work O executivo declarou que a ampliação será em todo o Brasil, mas que as primeiras unidades serão no Estado de São Paulo. Picirillo trabalhou por sete anos na rede americana Starbucks e tem bastante experiência com expansões. Além das lojas próprias há também projeto de franquias no planejamento do grupo. Nesse ritmo São Paulo vem se tornando a capital das cafeterias no Brasil, com muitas novas lojas abrindo semanalmente. octavio cafe eldorado octavio cafe eldorado Serviço Octavio Café – Shopping Eldorado – 1º Piso Avenida Rebouças, 3.970 – Pinheiros De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 13h às 21h Octavio Café – Viracopos (Embarque e Desembarque) Rodovia Santos Dumont, km 66 – Campinas De domingo a domingo, das 7h às 22h

TEXTO Mariana Proença • FOTO Mariana Proença