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Grupo 3 Corações é o campeão do concurso nacional ABIC de qualidade

O Grupo 3 Corações é o campeão do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. A empresa conquistou as premiações nas categorias Diamante, Ouro e Especial. O grupo foi o que mais investiu em qualidade, com o total de R$ 33 mil, tornando-se campeão na categoria Diamante.

A empresa arrematou o lote de seis sacas do produtor Antônio Rigno de Oliveira, de Piatã (BA), pagando R$ 2.500 mil por saca, totalizando R$ 15 mil. Foi o maior valor de aquisição por saca, entre os lotes de café natural e cereja descascada, rendendo o prêmio na categoria Ouro.

A 3 Corações também arrecadou as duas sacas do café campeão do concurso, que foi produzido por Letícia de Alcântara na Fazenda Divina Espírito Santo, também de Piatã, por R$ 9 mil cada. Isso tornou a empresa campeã da categoria Especial, que corresponde ao maior lance dado ao microlote (composto de 2 sacas).

“Temos a responsabilidade de chamar mais consumidores para ter acesso aos cafés especiais. Queremos trabalhar para que, de forma democrática, o brasileiro conheça o nível avançado de qualidade do cultivo do café”, disse Aline Germano, do Grupo 3 Corações.

O leilão dos 11 lotes finalistas do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi realizado entre os dias 30 de janeiro e 8 de fevereiro, vendeu 40 sacas e arrecadou o valor de R$ 73.139 mil. O valor médio por saca ficou em R$ 1.828,48, mais do que o dobro do preço mínimo estipulado, de R$ 893 a saca (equivalente a 70% acima da cotação da BMF/Bovespa de 26/01/2018).

Concurso de Qualidade
No concurso, o microlote de Letícia de Alcântara recebeu 8,62 pontos. Em segundo lugar, ficou o lote de café cereja descascado produzido por Antônio Rigno de Oliveira, com 8,53 pontos. E, em terceiro, o microlote do produtor Manoel Protázio de Abreu, do Sítio Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto (ES), com 8,52 pontos.

A avaliação é dividida em três fases: um júri técnico, com peso da nota de 70%; uma verificação da sustentabilidade da propriedade rural, com peso de 15%; e um júri popular, com 15%.

“Queremos todos os produtores juntos da ABIC. O desafio é abrir novos mercados e trabalhar para conseguir maior valor agregado ao café, com o empenho na busca de inovação tecnológica”, disse o presidente da ABIC, Ricardo Silveira.

Todos os cafés lançados nessa edição do concurso estarão à disposição dos consumidores no comércio varejista e nos sites das empresas, em embalagens identificadas, ofertadas em diversas formas de preparo.

Também participaram do leilão as torrefações e cafeterias: Armazém do Café, Café Monte Líbano, Barisly Café, Café com História, Santo Grão, BonBlend Café, Grão Café. Com, Hachimitsu, Prelúdio Cafés Especiais, Villa Januária, Café Cajubá, Dengo Cacau e Café e Café Rancheiro.

TEXTO Daniela Quitanilha • FOTO Daniela Quitanilha

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Abertas inscrições para mestrado da Fundação Ernesto Illy

Estão abertas até 15 de junho as inscrições para bolsas de estudo na edição 2019 do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café (International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy), realizado em Trieste, na Itália, pela Fundação Ernesto Illy e a Università del Caffè (UDC), em parceria com a Università del Caffè.

A Università del Caffè Brasil irá selecionar um estudante brasileiro para receber bolsa integral, que cobre 100% do valor do curso, despesas de viagem, alojamento, entre outros benefícios; bolsas parciais também poderão ser cedidas. Os candidatos devem ser profissionais graduados em Economia, Administração, Engenharia, Engenharia Agronômica, Ciências e áreas correlatas, e ter forte envolvimento profissional com café. Bom desempenho acadêmico e fluência na língua inglesa também são diferenciais.

O curso, que acontece anualmente desde 2011, oferece formação multidisciplinar sobre o mundo do café. Para isso, engloba todo o ciclo produtivo, desde seu cultivo até os serviços de alimentação, incluindo a logística e o processo de industrialização. O intuito é consolidar e desenvolver relações entre as universidades e o mundo dos negócios, transferindo aos alunos o conhecimento tecnológico e cultural da illycaffè, torrefadora líder global em qualidade do café.

Ministrado integralmente em inglês, o mestrado possui 400 horas de aulas intensivas segmentadas em 12 módulos e 60 créditos universitários. São três áreas disciplinares: Economia-Administração, Biologia-Agronomia e Tecnologia. As aulas acontecem diariamente, de segunda a sexta-feira, durante cinco meses, nas dependências na illycaffè. O período total do curso será de meados de janeiro até meados de outubro de 2019.

As inscrições para alunos pagantes vão de 16 de junho a 1º de outubro, diretamente com a Fundação Ernesto Illy. Contatos para mais informações:

– Seleção no Brasil: pensa@pensa.org.br  tel: (11) 3818-4005
– Mestrado: master@illy.com

TEXTO Redação • FOTO Érico Hiller / Lucas Albin

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Em Seattle, Semana Internacional do Café participa da Specialty Coffee Expo

Em visita estratégica, a Semana Internacional do Café (SIC) marcará presença no maior evento de cafés especiais do mundo: a Specialty Coffee Expo. Organizada pela Specialty Coffee Association (SCA), a feira acontecerá entre os dias 19 e 22 de abril, na cidade norte-americana de Seattle.

O objetivo da equipe brasileira é divulgar ao público internacional e aos potenciais compradores de cafés o principal evento brasileiro do setor. Além da feira e dos negócios de costume, este ano, a SIC sediará os Campeonatos Mundiais de Barista, nas categorias Latte Art e Coffee in Good Spirits.

“Este ano será ainda mais importante consolidarmos a SIC como rota essencial para os compradores mundiais iniciarem sua jornada no País. Teremos uma grande oportunidade de mostrar todo o nosso potencial como maior produtor”, disse Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, uma das realizadoras da feira.

Ainda nos EUA, a equipe pretende realizar reuniões estratégicas com parceiros organizadores dos mundiais, convidar palestrantes internacionais e trazer as principais tendências e encontros de lideranças para o evento brasileiro.

Promovendo as principais regiões produtoras de café do estado de Minas Gerais e do Brasil, a 6° edição da SIC acontecerá durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento pretende reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.

Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Bruno Lavorato

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Campeão mundial de baristas Alejandro Mendez vem ao Brasil

No dia 27 de abril, Alejandro Mendez, campeão mundial de barista em 2011, que aconteceu na Colômbia, estará no Brasil. O barista é de El Salvador e foi o primeiro profissional de um país produtor a se tornar campeão mundial.

Alejandro fará uma palestra para baristas, coffee lovers e pessoas do setor. Ele dará dicas, ensinará técnicas e contará sua trajetória até chegar o mundial. Com a projeção dele, El Salvador deixou de ser um pequeno produtor e alcançou importância no mundo.

De 28 a 30/4, Mendez vai ficar focado em orientar Thiago Sabino, atual campeão brasileiro de barista, a aprimorar a apresentação para o mundial deste ano. Além disso, ajudará na definição do café, escolha do leite, mixologia no drink de assinatura, recipientes e discurso.

O evento acontecerá na IL Barista, em São Paulo, e tem o valor de R$ 200. Aos interessados, as inscrições devem ser feitas através do e-mail contato@ilbarista.com.br. As vagas são limitadas!

Serviço
Palestra com Alejandro Mendez
Quando: 27/4
Horário: 20h às 22h
Onde: Rua do Consórcio, 191 – Vila Nova Conceição, São Paulo
Valor: R$ 200

TEXTO Redação • FOTO Divulgação/WBC - Amanda Wilson

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Brasileiras palestram em evento sobre cafés especiais em Seattle (EUA)

As brasileiras Isabela Raposeiras, do Coffee Lab (SP), e Isabela Pascoal Becker, da Daterra Coffee, participarão nos dias 18 e 19 de abril do Re: Co, simpósio de cafés especiais, em Seattle, Washington, nos Estados Unidos.

O Re:Co, uma abreviação das palavras ‘regarding’ e ‘coffee’, é um importante evento que discute, em alto nível, a inovação e o desenvolvimento de estratégias para pessoas influentes no mercado de cafés especiais.

Raposeiras contará experiências do Coffee Lab, nomeado um dos dez melhores cafés do mundo. O serviço é totalmente focado na formação do cliente, com o espaço projetado para que nenhum balcão ou parede separem o cliente das áreas de preparação e torrefação. Isabela é certificada no Q e no SCAA Cupping Judge. Ela também dirige a Coffee Lab School desde 2004 e ensinou mais de 1600 alunos apenas em 2017.

Isabela Raposeiras

Isabela Pascoal Becker é diretora de sustentabilidade e impacto da Daterra Coffee, fazenda localizada no Cerrado Mineiro e que recebeu recentemente o título de propriedade mais sustentável do mundo pela Rainforest Alliance. Isabela possui certificado em Negócios pela Universidade de Harvard e também é membra do conselho no Sistema B.

Isabela Pascoal Becker

O evento reúne palestrantes, experiências interativas e oportunidades de conversação. É uma oportunidade de analisar o mercado de cafés especiais, os desafios e as soluções. Participam interessados em informações sobre o mercado de cafés especiais e a cadeia de suprimentos, bem como aqueles que querem ser desafiados e inspirados pela indústria. É um evento essencial para líderes de empresas que acreditam que o trabalho colaborativo e a discussão podem beneficiar todos os envolvidos.

O evento faz parte da programação da Specialty Coffee Expo – a maior feira de cafés especiais do mundo – entre os dias 19 e 22 de abril.

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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Degustação de cafés especiais na Casa Santa Luzia, em SP

A Casa Santa Luzia, no Jardins (SP), vai realizar entre os dias 17 e 28 de abril, de 11h às 19h, a 14ª edição da Quinzena de Cafés Especiais com uma série de degustações.

Confira a programação:

Dia 17 de abril, terça-feira: Café Aviação, Utan Cápsulas e Café Toledo.

Dia 18 de abril, quarta-feira: Bravo Café, Coração da Terra Café e Santa Lucia.

Dia 19 de abril, quinta-feira: Café Baronesa, Café Mantissa e Café Pessegueiro. 

Dia 20 de abril, sexta-feira: Cafeteiras Bialetti, Baggio Café e Octavio Café.

Dia 21 de abril, sábado: Café da Condessa, illy e Santo Grão e Cafeteiras Pressca

Dia 24 de abril, terça-feira: Delta Cafés, Café Matiz e Café Loretto. 

Dia 25 de abril, quarta-feira: Café do Centro, Ghini Café e Casa Santa Mônica.

Dia 26 de abril, quinta-feira: Latitude 13 café, Café Native e Prima Qualitá.

Dia 27 de abril, sexta-feira: Lavazza, Suplicy e Kaynã.

Dia 28 de abril, sábado: Café Orfeu, Três Corações e Unique.

Serviço
Degustação de Cafés da Casa Santa Luzia
Horário: De 11h às 19h, no mezanino da loja
Endereço: Alameda Lorena, 1471 – (11) 3897-5000
Mais informações: www.santaluzia.com.br

TEXTO Redação • FOTO Lucas Albin/Agência Ophelia

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Selo da Mantiqueira de Minas comemora 100 mil sacas

Agora em abril, a região da Mantiqueira de Minas está em comemoração: foram 100 mil sacas de cafés verdes selados pelo Selo Indicação de Procedência Mantiqueira de Minas!

Não só garantindo que o produto é produzido em uma área demarcada, o selo, que teve início em 2011, tem como objetivo mostrar que o grão faz parte da cultura do território e que foi produzido seguindo normas e regras estabelecidas para proteger a identidade do patrimônio da região.

Os cafés torrados e moídos que levam a marcação estão cada vez mais sendo adquiridos por torrefações, cafeterias, empórios e supermercados no Brasil. Lá fora, os lotes estão sendo exportados para cerca de 14 países.

“Alguns dos pontos importantes do Selo Indicação de Procedência Mantiqueira de Minas é a acessibilidade que ele dá ao produto e a ligação que ele faz entre o produtor e o consumidor final. O café é reconhecido pela qualidade e pela rastreabilidade”, disse Wellington Pereira, provador e trader da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive).

Nas lavouras, com a visibilidade que a marcação dá para a Mantiqueira de Minas, os produtores estão se dedicando cada vez mais na produção e na qualidade dos cafés especiais da região, recebendo um ágio de até 20% por saca.

TEXTO Redação • FOTO Gui Gomes

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Campanha da Nespresso reforça importância do café da manhã

Alinhada à campanha, marca lança máquina de café que facilita o preparo de bebidas com leite

Cada pessoa tem uma forma de começar o dia. Uns gostam de acordar cedo e calmamente tomam um reforçado café da manhã. Outros fazem uma refeição mais rápida e leve com poucos itens. E têm aqueles que estão sempre correndo e, erradamente, não tomam café da manhã ou, quando tomam, fazem a refeição no caminho da primeira atividade diária, muitas vezes no carro.

Uma pesquisa realizada pela marca Nespresso mostra que 91% das pessoas bebem café, em casa ou fora, e 56% delas escolhem saborear a bebida pela manhã. Normalmente o consumidor opta por xícaras maiores e misturas com leite, acrescentando um novo sabor e novas experiências ao café da manhã.

Neste mês de abril, a Nespresso lança no Brasil a campanha Morning com o mote “Como você quer a sua manhã?”, reforçando o fato de que toda manhã pode ser especial, seja em casa, no trabalho ou em uma viagem. “Uma coisa é certa: toda manhã pede uma xícara de café. A proposta da Nespresso com esta campanha é mostrar que o café de toda manhã pode ser extraordinário. A nossa linha de cafés se adapta às diversas rotinas, seja o café da manhã em família ou aquele café mais tarde para quem trabalha à noite”, afirma Claudia Leite, gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

A nutricionista Bianca Naves reforça a importância do café da manhã como a principal refeição do dia. O hábito de tomar café da manhã é fundamental para ter energia ao longo do dia e manter a boa saúde no decorrer da vida.

De acordo com Bianca, é fundamental um café da manhã com nutrientes que proporcionam vitalidade, equilibrando carboidratos, fibras e proteínas. “No lugar da restrição é preciso praticar a inclusão de alimentos nutritivos, que trazem sabor e prazer, como pães, leite, frutas, cereais e ovos. Uma boa alimentação começa pelo café da manhã. Podemos usar a criatividade, mantendo uma alimentação saudável e, sobretudo, prazerosa. Comer bem faz bem”, afirma a nutricionista.

Alinhada à nova campanha, a Nespresso lançou hoje (10/4) a Lattissima One, máquina de café que facilita o preparo de bebidas com leite. “A Lattissima é intuitiva e tem o diferencial de preparar doses únicas de café com leite. É ideal para quem não abre mão desta composição na parte da manhã”, completa Claudia.

Além do lançamento, a Nespresso propõe uma seleção de cafés, máquinas e acessórios para a rotina matinal de forma prática. A caneca térmica, de edição limitada da campanha Morning, permite a preparação e o transporte de um café para viagem.

TEXTO Daniela Quitanilha • FOTO Divulgação

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Cursos do CQI acontecem na região da Mogiana

Durante os dias 6 e 12 de maio, a Fazenda Santana, localizada no município do Espírito Santo do Pinhal, região da Mogiana, será palco do curso de Processamento Profissional Q do CQI (Instituto de Qualidade do Café).

Voltado para proprietários, operadores de benefícios úmido e secagem, gerentes e interessados no assunto, o curso será ministrado pelo presidente do Roasters Guild, Emílio López Dias, e abordará os processos natural, cereja descascado e lavado, com aulas teóricas e práticas, realizadas no benefício da fazenda, e provas de café no laboratório de qualidade.

Em sua primeira edição, que aconteceu no ano passado na mesma fazenda, o curso de Processamento Profissional Q certificou, dentre outros, Gabriel Nunes, ganhador do concurso Cup of Excellence e dono do atual café mais caro do mundo.

Além deste workshop, estará disponível também o curso básico de prova de café, o Pré-Q, também ministrado pelo CQI, mais especificadamente pela especialista colombiana Luz Stella Artajo Medina. As inscrições já estão abertas.

Todos os participantes aprovados ao final dos cursos receberão certificados que mostram a visibilidade e a importância do Certificado Q e dos Q-Graders. Para participar e/ou saber mais informações, é necessário entrar em contato através do e-mail peamarketing@peamarketing.com.br. Fique atento, são as últimas vagas!

TEXTO Redação • FOTO Érico Hiller

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Japy é o novo café da marca Orfeu

Do cruzamento natural das variedades de café arábica catuaí vermelho e icatu amarelo surgiu o Japy, novo café da marca Orfeu Cafés Especiais, lançado nesta quinta-feira (5) na Fazenda Rainha, em Poços de Caldas (MG). A edição inédita e limitada do microlote tem cocriação do chef Felipe Bronze, que usou da sua intimidade com o fogo e levou os grãos a torra por mais tempo. Assim, a bebida revela delicadas notas aromáticas de paçoca, folha de tangerina e favo de mel.

“O fogo significa a transformação do alimento e é o que acontece durante o processo de torra dos grãos de café, quando conseguimos extrair um sabor incrível para esse microlote. Tenho certeza que vai agradar muito o paladar de quem ama cafés especiais”, afirma Bronze.

O novo sabor está disponível nas versões torrado e moído, em grãos, cápsulas biodegradáveis compatíveis com máquinas Nespresso e em um kit com assinatura do chef, que contém duas caixas de 250g de café torrado e moído e uma xícara em cerâmica artesanal com design exclusivo.

O Microlote Japy é um café Categoria Especial certificado pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA), que foi cultivado no sul de Minas Gerais, especificamente no Talhão da Mangueira, no rico solo vulcânico da Fazenda Laranjal, com 1.100 a 1.300 metros de altitude.

“São 18 anos de estudos nas lavouras e 300 famílias por traz de cada pacotinho de café, proporcionando bebidas estáveis e equilibradas”, garante José Renato Dias, diretor geral das fazendas onde os cafés Orfeu são produzidos.

Para Amanda Capucho, CEO de Orfeu Cafés Especiais, assim como a marca, o chef Felipe Bronze trabalha com o equilíbrio entre a tradição e a vanguarda, o resgate às raízes e a inovação, e o resultado dessa parceria é um café delicioso que surpreende o paladar.

Todas as versões podem ser encontradas no site da marca com entrega em todo o Brasil. No varejo: Pão de Açúcar, em todo o Brasil, supermercado Zona Sul, no Rio de Janeiro, supermercado Verdemar, em Belo Horizonte, e G. Barbosa, no Nordeste.

TEXTO Daniela Quitanilha • FOTO Daniela Quitanilha