Mercado

Anote na agenda e programe-se para os eventos cafeinados de 2020

O ano começou e o mercado de cafés não para um segundo. Eventos pelo Brasil e mundo acontecem ao longo do ano, por isso, segue uma lista para que você possa se programar, comprar suas passagens e aprender cada vez mais sobre o café especial. Confira!

JANEIRO
SIGEP 2020
Feira voltada para o preparo de sorvete, doces, chocolate, café e pães. Ali acontece os Campeonatos Italianos de Barista, Latte Art, Coffee in Good Spirits, Brewers, Cup Tasters, Ibrik e Torra.
Onde: Rimini, Itália
Quando: até amanhã (22/01)
Mais informações: en.sigep.it

II COPA SÃO PAULO HARIO V60
Em comemoração ao aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, o evento irá premiar o melhor competidor que preparar o café no método japonês.
Onde: Um Coffee Co – Rua Paes Leme, 215 – Pinheiros (SP)
Quando: 25, às 17h
Mais informações: instagram.com/copasaopaulohariov60

SENSORY SUMMIT
Conferência que visa educar, informar, aprimorar e inspirar os profissionais na parte sensorial e de degustação do café especial.
Onde: Santa Ana, Califórnia, EUA.
Quando: 30 de janeiro a 1 de fevereiro.
Mais informações: sensorysummitus.coffee

FEVEREIRO
AFRICAN FINE COFFEE CONFERENCE
Evento reúne torrefadores, comerciantes, produtores e profissionais do setor cafeeiro com o intuito de apresentar cafés e novidades.
Onde: Mombaça, Quênia
Quando: 12 a 14
Mais informações: afca.coffee/conference

FEMAGRI leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Nitro - Histórias Visuais

Mercado

4ª edição do Coletivo de Portas Abertas acontece em fevereiro no ES

Com o objetivo de reunir grandes nomes do café nacional e abordar os desafios da cafeicultura de forma ampla e colaborativa, as montanhas capixabas recebem a 4ª edição do Coletivo de Portas Abertas no dia 1º de fevereiro, em Venda Nova do Imigrante (ES). Aberto ao público, o evento é gratuito e os interessados em participar precisam apenas realizar a inscrição clicando aqui.

A programação do encontro é direcionada para produtores que estão em busca da melhoria da qualidade, gestão e acesso a novos mercados. Para isso, serão debatidos quatro temas fundamentais: lavoura, colheita, pós-colheita e comercialização.

Foto: Lucas Albin / Agência Ophelia

Visando apresentar conhecimentos, trocar experiências e auxiliar o produtor, os painéis contarão com profissionais de diferentes áreas que atuam de maneira notável em prol do desenvolvimento do mercado. A mediação será por conta da diretora de conteúdo da Revista Espresso, Mariana Proença. Confira os nomes:

9h às 10h30
Painel 1: Lavoura

Tarcísio Lacerda
Cesar Krohling
Professor Pavessi

11h às 12h30
Painel 2: Colheita

Edmar Zuccon
Jéssica Carmo
Thiana Luvizotto leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Thank My Farmer: IBM anuncia app que rastreia o café da lavoura à xícara

A IBM, em parceria com a Farmer Connect, anunciou um novo aplicativo que utiliza tecnologia blockchain para rastrear a produção de café e conectar consumidores e agricultores que cultivam e vendem os grãos. Chamado de Thank My Farmer, a novidade permite que os coffee lovers rastreiem os grãos até o cafeicultor original, aprenda mais sobre o café e apoie o agricultor que o produziu. A ideia é trazer rastreabilidade, eficiência, justiça e comunicação em toda a cadeia cafeeira.

David Behrends, presidente da Farmer Connect, disse em um comunicado que o objetivo é humanizar o relacionamento de cada consumidor com sua xícara diária. Segundo ele, os consumidores agora podem desempenhar um papel ativo na governança da sustentabilidade, apoiando os cafeicultores nos países em desenvolvimento.

Baseado na IBM Food Trust, o app monitora a cadeia de suprimentos de café em suas várias etapas, incluindo colheita, processamento, embalagem, expedição, exportação, importação, mistura e torrefação. Hoje, os consumidores da bebida consomem mais de meio leia mais…

TEXTO As informações são do VentureBeat / Tradução Juliana Santin • FOTO Felipe Gombossy

Mercado

Conheça quem ganhou e quem comprou os melhores cafés de São Paulo

Em cerimônia de lançamento hoje, 13/12, os melhores cafés das principais regiões cafeeiras paulistas foram reconhecidos no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP). A celebração faz parte da 17ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo e a seleção especial dos melhores cafés paulistas de 2019 foi feita durante o 18º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira, cuja premiação aconteceu no Museu do Café, em Santos, no fim do mês de novembro.

“É dirigido aos produtores de café, para que sejam escolhidos os melhores cafés em grão cru, que tem a melhor bebida e sabor e que podem ser oferecidos para a indústria, para ela compre e pague preços melhores do que o mercado”, explica o presidente-executivo do Sindicafé-SP, Nathan Herszkowicz.

As empresas que compraram os cafés finalistas do concurso industrializaram os produtos que chegam ao consumidor em embalagens com selos numerados e exclusivos de identificação.

Nesta edição, foram 44 sacas de cafés das categorias Natural (22), Cereja Descascado (18), Microlotes (4) e nano lote (1), adquiridas em leilão por indústrias de café e cafeterias.

O valor total da venda alcançou R$ 64.140,00. Participaram do leilão as empresas Café Toledo, Café Baronesa, 3Corações, Torrefação Baobá, Sr. Espresso Cafés, Reynaldo Anauate, Suplicy Cafés, Coffee Lab, Barisly Café, Dengo Chocolate, Exotic Café, Cafeteria do Museu, Café Caiçara, Il Barista e Café Morro Grande.

Esta ação é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria, com a Câmara Setorial de Café, e conta com o apoio, além da ABIC, do Sindicato da Industria de Café do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de Santos.

“O café celebra a relação entre campo e cidade da maneira mais pura e direta. É a bebida que mais se revolucionou nos últimos anos. Hoje as pessoas procuram cafés diferentes, com denominação de origem”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira. As empresas Exotic Café e Grupo 3 Corações também foram premiadas nas Categorias Ouro e Diamante, respectivamente.

18º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Premio Aldir Alves Teixeira

 

Entidade

Categoria Colocação Produtor Cidade Nota final
Assoc Agrop. Barra Grande

De Caconde

ML 1º lugar Mariana Martins de Souza Divinolândia 8,68
Ass.dos Cafeic.Montanha de Divinolândia ML 1º lugar Donizete Aparecido Auriglietti Divinolândia 8,68
Assoc. dos Cafeic. do Ribeirão de Santo Antonio N 2º lugar Marcelo Luiz Thezolin Divinolândia 8.65
Ass.Agrop. Barra Grande de Caconde N 3º lugar Marcilio Aparecido Souza Divinolândia 8.63
Asso. dos Cafeicultores Vale da Grama N 4º lugar Lucia Maria da Silva Dias São Sebastião da Grama 8.63
Ass. dos Prod. Caf[es Especiais de Sta. Luzia CD 5º lugar Arnaldo Franco de Moraes & Outros Santo Antonio Jardim 8,58
Ass.dos Cafeic.Montanha de Divinolândia N 6º lugar Rodrigo José de Avila Divinolândia 8,56
Asso. dos Cafeicultores Vale da Grama CD 7º lugar Lucia Maria da Silva Dias S.S. da Grama 8,52
Sindicato Rural de Amparo CD 8º lugar Reginaldo Faria dos Santos Serra Negra 8,48
Sindicato Rural de Caconde NL 8º lugar João Hamilton dos Santos Caconde 8,48
Assoc.dos Cafeicultores Vale da Grama CD 9º lugar Antonio Gabriel Taramelli S.S Grama 8,39

ML = Microlote / N = Café Natural /CD – Café Cereja Descascado / NL = Nanolote

TEXTO Mariana Proença • FOTO Divulgação

Mercado

Vote na Espresso para melhor revista de café do mundo!

Ontem (13), o Sprudge, site norte-americano especializado em café, divulgou quem são os finalistas que concorrem ao prêmio Sprudgie Awards e adivinhem? A Espresso está novamente participando da categoria “Melhor revista de café”!

A premiação tem como objetivo celebrar e parabenizar os diferentes segmentos dentro do universo do café, como torrefações, produtores, produtos, filmes/vídeos, revistas, mídias sociais, podcasts e cafeterias.

Bora votar na Espresso? É super fácil! Basta clicar aqui, ir até a categoria “Best coffee magazine” e selecionar “Revista Espresso (Brazil). Ao final é necessário colocar seu nome e clicar em “enviar”. Não é preciso votar em todas as categorias, mas se quiser pode!

Vamos trazer para o Brasil o título de melhor revista de café do mundo! O link estará disponível para votação até 3 de janeiro. Chama a galera!

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Blue Bottle faz promessa de desperdício zero nos EUA até o final de 2020

A Blue Bottle Coffee comprometeu-se a tornar todos os seus cafés dos Estados Unidos ‘zero desperdício’ até o final de 2020. O compromisso da empresa envolverá a remoção de itens populares de uso único, como xícaras, contêineres e sacolas de café de varejo.

“Recentemente, acordamos com o fato de que nossos lindos copos e canudos bioplásticos não estavam sendo compostados, apesar de serem 100% compostáveis”, escreveu Bryan Meehan, CEO da Blue Bottle. “Muitos acabaram em aterros sanitários, onde não puderam se decompor. Então, mudamos para canudos de papel e copos de papel de cana-de-açúcar, mas isso ainda não é suficiente. Ainda consumimos em média 15 mil copos descartáveis ​​de uso único por café por mês apenas nos EUA, o que totaliza 12 milhões de copos por ano. Queremos mostrar aos nossos clientes e ao mundo que podemos eliminar copos descartáveis ​​enquanto servimos nosso café delicioso”, completou.

Nenhuma cadeia de café do tamanho da Blue Bottle já experimentou a eliminação de copos de uso único, que nas últimas cinco décadas se tornaram essenciais. Enquanto isso, a cidade de Berkeley, na Califórnia, está pilotando um programa de copos reutilizáveis de café após uma votação no conselho da cidade que exigirá que todas as empresas cobrem uma taxa de 25 centavos pela venda de xícaras de uso único.

A empresa não disse se o programa de desperdício zero será implementado em seus locais no exterior, mas no comunicado Meehan explicou que a Blue Bottle planeja pilotar a estratégia em um café na área da baía de São Francisco.

De acordo com a carta, os hóspedes deverão trazer seu próprio copo ou fazer um depósito para um copo da casa. Os cafés com grãos integrais serão vendidos a granel ao invés de sacolas descartáveis e outros itens necessários precisarão de recipientes reutilizáveis. “Chegou a hora de acelerar e fazer coisas difíceis. É nossa responsabilidade para a próxima geração mudar nosso comportamento”, disse Meehan.

TEXTO As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

Mercado

Natal cafeinado: opções para presentear quem ama café!

Chegou a época do ano em que todo mundo quer ganhar presente! Para você, que ama produtinhos de café, aí vai a nossa dica (ou melhor, as nossas dicas!). Confira a listinha que fizemos com alguns itens para este Natal:

Bolsas de juta

Buscando reduzir o impacto ambiental causado por produtos que são descartados após o uso, a Cotton Bags & Co. criou as coffee bags, bolsas feitas através do reaproveitamento das sacas de café. Além do design diferenciado, as peças possuem tecido interno personalizado e opções de alças que podem ser de couro, juta ou algodão. Preço: varia de acordo com a peça Mais informações: www.instagram.com/cottonbagsco

Xícaras illy

A empresa italiana lançou uma coleção em que a ideia é que a xícara seja uma tela em branco para que artistas contemporâneos de todo o mundo desenvolvam suas artes! No e-commerce brasileiro, estão disponíveis as linhas assinadas por Olimpia Zagnoli, Mauricio Galiberti, Ron Arad, Marc Quinn e Max Petrone. Preço: R$ 110 a R$ 445 Mais informações: http://bit.ly/2PpNoSy

Sabonetes de café

Gosta do cheiro do café? Inspirada no formato do grão, a Kapeh lançou esse kit com três sabonetes em barra: café verde, café maduro e café torrado. Todos eles são feitos a partir de extrato de café e manteiga de Karité em massa 100% vegetal. Preço: R$ 38,90 Mais informações: http://bit.ly/38kdj6M

Canecas de cerâmica

Feitas à mão, as canequinhas do Moka Clube passam por um processo de produção em ritmo mais lento, sendo modeladas do início ao fim do processo. As cerâmicas são finalizadas com queima de alta temperatura (1230 graus) que garante maior resistência. Cada peça é única! Preço: R$ 59 Mais informações: http://bit.ly/2P5x8Y8

Kit Hario v60

Conhece alguém que está começando a entrar no mundo dos cafés especiais? O método japonês é uma ótima alternativa para dar de presente, já que é fácil de usar e resulta em uma bebida limpa. O kit contém uma jarra de vidro de 600 ml, um coador tamanho 02, 40 filtros de papel branco e um dosador. Preço: R$ 129 Mais informações: http://bit.ly/353houc

Camisetas cafeinadas

Por que não vestir café também? Para aqueles que gostam de sair por aí mostrando que amam esse grãozinho, a Pura Caffeina trabalha com camisetas 100% algodão, dos tamanhos PP ao GG. Essa, que faz sucesso entre o pessoal do mercado, traz a frase “A vida é feita de coragem e café”. Preço: R$ 45 Mais informações: http://bit.ly/36gtIY6

Bônus: faça uma criança feliz!

A cafeteria paulistana True Coffee e a advogada e educadora social Bruna Dorneles criaram o projeto Natalatte. A ação se resume em: leve um brinquedo (novo ou usado em bom estado) e troque por um cappuccino da casa! Gostou? O projeto vai ser realizado no sábado, 14 de dezembro, a partir das 10h, na nova unidade da cafeteria. Endereço: Rua Quintana, 717 – Brooklin Paulista – São Paulo (SP). Mais informações: www.truecoffeeinc.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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3corações lança edição limitada Rituais Regiões do Mundo

Durante a Semana Internacional do Café deste ano, realizada em novembro, em Belo Horizonte (MG), a 3corações lançou sua nova linha de edição limitada, a Rituais Regiões do Mundo, que conta com quatro pacotinhos de arábica de origens diferentes: Indonésia, Colômbia, Etiópia e Kenya.

Segundo a marca, o primeiro, produzido na Ilha de Java, resulta em uma bebida com notas de cacau e frutas secas. O colombiano, por sua vez, tem sabor de chocolate e nozes. O Etiópia conta com notas frutadas e de chocolate ao leite. Já o Kenya traz notas cítricas e florais.

“O consumidor está cada vez mais envolvido e interessado pelo mundo do café e Rituais Regiões do Mundo chega com a missão de convidar mais e mais apreciadores a vivenciarem e conhecerem a longa jornada, repleta de significados, que os cafés especiais cumprem até chegar à xícara”, conta Roberta Prado, head de marketing do Grupo.

A linha está disponível apenas no e-commerce Café Store, por R$ 25,90 cada pacote de 250 gramas. Em breve, a novidade será comercializada, também, em lojas de varejo selecionadas pelo Brasil.

Mais informações: www.cafe3coracoes.com.br/rituais

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Diretor Comercial da Minasul assume presidência da BSCA

Nos últimos dois anos, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) teve como presidente Carmem Lucia Chaves de Brito, conhecida como Ucha. A partir de segunda-feira (02), Guilherme Salgado Rezende, atual diretor Comercial da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), assume.

Nos próximos 12 meses, Guilherme terá como vice-presidente Henrique Dias Cambraia, da Fazenda Samambaia, e Vanusia Nogueira segue como diretora executiva da BSCA.

Carmem Lucia Chaves de Brito e Guilherme Salgado Rezende

Guilherme Rezende é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde também fez pós-graduação em Cafeicultura Empresarial. Na Minasul, entrou para o corpo técnico através de concurso, em 1998. Sua experiência com o cooperativismo o levou à Gestão do Departamento de Café, em 2010, posição que comandou até 2016, quando recebeu o convite para representar os cooperados à frente da Diretoria Comercial.

“A BSCA vem realizando um trabalho ímpar na promoção dos cafés especiais do Brasil em todo o mundo, assim como passou a intensificar as ações para ampliar o consumo interno através de diversas atividades. Pretendemos trazer leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Confirmado na SIC: Brasil torna-se o maior consumidor de café mundial!

Foto: Felipe Gombossy

Na última semana, de 20 a 22 de novembro, Belo Horizonte, recebeu um dos eventos mais importantes do mercado mundial, a Semana Internacional do Café. A feira contou com palestras, workshops, bate-papos e campeonatos, além dos diversos estandes com maquinários voltados para a lavoura, métodos de preparo, grãos de diferentes regiões e novidades do setor.

Um dos painéis apresentados no DNA CAFÉ, no Grande Auditório do Expominas, abordou o tema “Será que o Brasil já é o maior consumidor do mundo? Oportunidades para o Consumo de Qualidade”. Para responder a essa pergunta, Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor International e uma das participantes do debate, apresentou dados sobre o consumo brasileiro nos últimos anos.

De acordo com ela, sim, o Brasil é o maior mercado mundial em volume total de café como bebida quente, sendo responsável pelo consumo total de 1,2 milhão de toneladas de café em 2019, 15% do volume total consumido no mundo. O ranking é seguido por Estados Unidos, Indonésia, Alemanha, França e Japão. Se formos adicionar as bebidas à base de café, os Estados Unidos ainda são o primeiro colocado.

Foto: Felipe Gombossy

Na ocasião, ela também apontou que a média anual de consumo de café no Brasil é de 890 xícaras por pessoa, com um gasto médio de R$ 124 por ano com café no varejo. Nos Estados Unidos o número de xícaras consumidas chega em torno da metade do Brasil. O alto consumo brasileiro também pôde ser visto em uma pesquisa que nós da Espresso realizamos este ano: 55% dos que responderam declararam tomar 4 ou mais xícaras de café por dia.

Este aumento expressivo no consumo da bebida pode ser explicado pelo salto que o brasileiro deu no consumo de café fora de casa, que vem crescendo gradativamente desde 2016 e leia mais…

TEXTO Gabriela Kaneto