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Universidade alemã desenvolve produto de limpeza a partir de resíduos de café

Com o objetivo de criar um produto mais eficaz que os já existentes, pesquisadores da Universidade Jacobs de Bremen, na Alemanha, pretendem desenvolver um novo desinfetante usando resíduos de plantas como o café.

“Podemos aplicar nossos muitos anos de pesquisa a um tópico fundamental que se tornou cada vez mais importante com a crise do coronavírus”, explicou o professor de química, Nikolai Kuhnert. Ele lidera o projeto na Universidade Jacobs com seu colega Matthias Ullrich, professor de microbiologia. A dupla se preocupa há muito tempo com os efeitos antibacterianos e antivirais de substâncias naturais. Eles dizem que os resíduos de café contêm várias substâncias antibacterianas.

“Por exemplo, usaremos a casca externa do grão de café. Ela é removida antes da torrefação e se acumula como lixo nas empresas em Bremen”, explicou Kuhnert. Os pesquisadores também querem usar compostos feitos a partir dos restos de marmelo, dessa forma, os muitos anos de pesquisa dos cientistas resultarão em um produto prático. “E será verde, orgânico e sustentável”, acrescentou o pesquisador.

A pesquisa é realizada em cooperação com as empresas ProPure – Protect e Just in Air, de Bremen, e com financiamento do Bremer Aufbau-Bank, um banco público do Estado Federal de Bremen.

Como parte do seu programa de financiamento da Pesquisa Ambiental Aplicada, o Bremer Aufbau-Bank apoia o projeto com € 100.000 (cerca de US$ 113.000) por um período de dois anos. O objetivo não é apenas aumentar a eficácia do desinfetante, mas também desenvolver ainda mais a tecnologia. Assim, por exemplo, a pulverização de aviões, transportes públicos e hospitais poderá ser auxiliada com o produto.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Vitor Barão

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Semana Internacional do Café 2020 está confirmada e será 100% digital

A Semana Internacional do Café é o maior encontro brasileiro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores, e anualmente acontece em Belo Horizonte (MG).

Porém, devido à pandemia de Covid-19 que atinge o mundo todo e diante do cenário incerto para os próximos meses, a equipe da SIC informou, nesta sexta-feira (17), que o evento será realizado de 18 a 20 de novembro, em formato 100% digital!

No comunicado, os organizadores informam que a Semana Internacional do Café reforça o total empenho em realizar o evento digital com os pilares que fazem da SIC uma das cinco maiores feiras de café do mundo, com negócios, oportunidades, relacionamentos e conexões para o mercado de café, e com essa decisão reforçam a segurança de todos.

“Sabendo da importância do evento para toda a comunidade do café, a SIC 2020, trará soluções inovadoras durante esse momento em que é preciso troca de conhecimento e união para ultrapassar os desafios que chegaram com a pandemia”, comunicou a organização.

Produtores reservem suas amostras! A organização já adiantou que o concurso Coffee of The Year 2020 está confirmado. Em breve publicaremos mais informações e o calendário.

A Revista Espresso e o CaféPoint são as mídias oficiais da SIC. Acompanhe as novidades por aqui!

Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Giulianna Iannaco

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Amigos e café: curitibanos se unem em projeto de microtorrefação

Jovens, amigos, apaixonados pelo café, por campeonatos, drinques com café e torra. Da união de tudo isso surgiu a Royalty Quality Coffee, uma microtorrefação em Curitiba (PR).

A iniciativa da empresa aconteceu em 2019 em uma conversa entre os atuais sócios Daniel Acosta Busch, José Luiz Dominico, Daniel Munari e Luis Fernando Machado, que sempre tiveram a intenção de ter uma empresa própria e empreender. “Foi uma evolução profissional de todos, a ideia é trazer algo novo e a nossa visão do café especial”, explica Munari.

Os quatro definem quais cafés querem em relação ao sensorial, assim Daniel Busch é quem vai em busca dos grãos. Os cafés são separados em quatro categorias diferentes: de 84 a 86 pontos são os básicos; 86 a 88 intermediários; 88 a 90 superiores, a linha ouro; e os acima de 90 se encaixam na linha diamante. “Pensamos em buscar grãos com notas sensoriais diferenciadas para sempre diversificarmos. Outra análise que fazemos é se determinado café poderia ser usado em campeonatos, algo que faz parte da nossa história e não poderíamos deixar de vincular de alguma forma”, conta Munari.

Os baristas e sócios José Luiz Dominico, Daniel Acosta Busch e Daniel Munari com seus troféus obtidos em competições de barismo

Ficou confuso sobre essas pontuações?

De acordo com a metodologia de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA), o café especial é aquele que atinge pontuação acima de 80, em uma escala de pontos até 100. Essa pontuação ocorre leia mais…

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Divulgação

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Expansão no centro de produção e menos plástico por ano: marcas optam por inovações durante a pandemia

As empresas buscam a todo tempo diversas ações de melhorias. Um exemplo disso é a Nespresso, que anunciou o investimento de cerca de US$ 170,5 milhões para expandir seu centro de produção em Romont, na Suíça. O objetivo é atender à crescente demanda dos consumidores e apoiar o desenvolvimento internacional nos próximos anos.

“Isso também demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento econômico de longo prazo da região e do país, com o qual compartilhamos valores de qualidade, inovação e experiência”, aponta Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso

Segundo a empresa, o investimento no centro de produção sustentável criará 300 empregos nos próximos 10 anos, além de aumentar o serviço de terceiros e o desenvolvimento de negócios locais e regionais. A construção do segundo salão de produção está prevista para iniciar em junho de 2021 e resultará em uma capacidade maior de 10 novas linhas de produção dedicadas à produção de cafés Nespresso para as linhas Vertuo e Professional.

A fábrica em Romont foi a primeira da Nestlé na Suíça a obter a certificação Liderança em Design Ambiental e Energia (LEED), em 2015. Para garantir essa certificação, a Nespresso conta leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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O quanto a pandemia pode afetar o consumo brasileiro de café?

Que o ano de 2020 está diferente, isso não podemos negar. Os hábitos mudaram, muita gente se adaptou ao trabalho em casa e estamos sentindo falta daquela ida a cafeteria para tomar um bom café. Alguns lugares no Brasil e no mundo já reabriram e aqui você confere o que disseram os empreendedores nessa nova etapa.

O consultor de cafés e sócio da Capricornio Coffees, Edgard Bressani, contou para a nossa equipe que amigos com cafeterias na Bélgica, Grécia, França e Itália já reabriram e estão voltando ao normal, algumas regiões com limitações, outras não. “Amigos da Bélgica relatam que estão a todo vapor e que os clientes estão aparecendo aos poucos. A preocupação é com uma possível nova onda de Covid-19 com o final do verão europeu, mas estão seguindo normalmente com suas casas abertas”, relatou.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou um dado intrigante nesta semana de que, com o fechamento das cafeterias e restaurantes, o consumo global de café deve sofrer a primeira queda desde 2011. Em maio, José Sette, diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), afirmou que o consumo fora de casa teve uma queda grande, mas que pode ser compensada pelo consumo dentro do lar.

Edgard é otimista quanto a isso. Ele acredita que a diminuição do consumo do café é uma fase: “em algumas cidades as cafeterias reabriram, outras não, mas as pessoas gostam de sair, socializar leia mais…

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Café Editora

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Delivery, take away ou portas abertas? Como algumas cafeterias têm lidado com a reabertura gradual das atividades

A pandemia de Covid-19 (coronavírus) que ainda estamos enfrentando atingiu em cheio o setor de cafés especiais. As cafeterias de diversas cidades brasileiras, por exemplo, tiveram que fechar suas portas e adaptar seus serviços para que seus clientes seguissem comprando e consumindo as comidinhas e os cafés de qualidade, mantendo, assim, o negócio de pé.

Infelizmente, nem todas conseguiram suportar essa nova realidade e chegar ao sétimo mês do ano em funcionamento. Além dos pequenos comércios que optaram pelo fim dos trabalhos, muitos profissionais do setor e clientes ficaram surpresos com o comunicado da rede paulistana Octavio Café, que anunciou, na última quarta-feira (8), em seu perfil no Instagram, o encerramento das operações das cafeterias na Avenida Faria Lima e no Shopping Cidade Jardim.

Reabertura gradual

Em São Paulo, uma das capitais mais movimentadas do País, o setor de restaurantes pôde retomar suas atividades no dia 6 de julho, incluindo as casas de café. Porém, mesmo com a impressão de que as coisas estão “entrando nos eixos”, a prática mostra que essa reabertura não será tão fácil assim.

“Eu abri com uma expectativa alta e foi super frustrante”, conta Diego Gonzales, proprietário do Sofá Café, que voltou com duas de suas unidades – Pinheiros e Atrium – no primeiro dia de liberação, atendendo às recomendações de prevenção e com rotatividade entre seus funcionários.

Ele explica que suas cafeterias dependem muito de um público que ainda está trabalhando em sistema home office. “Temos aberto porque é um movimento crescente, mas não chega leia mais…

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Café Editora

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Fundadora do Café Cultura é selecionada para programa de mentoria de negócios da EY Winning Women

A EY, que atua em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria em mais de 150 países, conta com um programa customizado de mentoria que proporciona às empreendedoras a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos essenciais ao mundo dos negócios, intitulado EY Entrepreneurial Winning Women.

Nesta semana foram anunciadas as 16 empreendedoras escolhidas para participar do programa deste ano. São representantes de 13 empresas que receberão uma mentoria das conselheiras apoiadoras da iniciativa e acompanhamento de um time de especialistas. Segundo a EY, o programa busca promover a troca de experiências e a ampliação das redes de contatos das empreendedoras participantes. São desenvolvidos, ainda, conceitos como branding, liderança e gestão.

A EY conta com alguns pilares como:

  • Criar uma poderosa e influente rede de mulheres notáveis e partilhar suas histórias inspiradoras;
  • Atuar para que esta rede de mulheres líderes cresça e se fortaleça a cada ano;
  • Conectar empreendedoras a outras organizações e indivíduos que possam apoiar suas empresas, organizações ou comunidades em sua jornada para o crescimento;
  • Fortalecer habilidades de liderança e identificar oportunidades de crescimento por meio de encontros com conselheiros seniores e demais empreendedores.

Em meio aos nomes escolhidos está a fundadora do Café Cultura, de Florianópolis (SC), Luciana Melo. Segundo ela, a EY entrou em contato para que ela fizesse parte do processo leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Micro e pequenos empreendedores: ações que podem auxiliar na retomada dos negócios em meio à pandemia

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. O foco é no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

No meio da pandemia de Covid-19 (coronavírus), os estabelecimentos foram fechados. Algumas cidades já estão na fase de reabertura e muitos empreendedores ficam em dúvida sobre possíveis ações a serem tomada. Pensando nisso, o Sebrae conta com alguns programas, como o Kit de Enfrentamento – Entenda o que o Governo está fazendo por você.

Dentro do site o Sebrae é possível encontrar algumas dicas leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Lucas Albin/Agência Ophelia

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Café ganha cada vez mais destaque na mídia

Que o café já faz parte da vida dos brasileiros, nós já sabemos. Mas, durante a pandemia de Covid-19 (coronavírus), muita gente passou a consumir mais a bebida e até se aventurar em testar métodos de preparo diversificados. Uma pesquisa que realizamos no Dia Nacional do Café (24 de maio) mostra que 41,3% das pessoas consomem de 2 a 3 xícaras de café, enquanto que 30,9% tomam de 4 a 5 e 24,1% mais que 5 xícaras.

Pensando nisso, as marcas têm criado estratégias para divulgar cada vez mais o grão para o consumidor, como é o caso da L’OR, empresa francesa que acaba de firmar uma parceria com a Band e Endemol Shine Brasil e será o café oficial da sétima edição do programa MasterChef Brasil.

“A L’OR se une ao MasterChef Brasil, reality show de culinária do país, para fortalecer e reforçar a qualidade dos nossos produtos junto ao grande público e também dos amantes de gastronomia e da boa culinária”, explica Tina Cação, Diretora de Marketing da JDE no Brasil.

Já a empresa Magazine Luiza optou por uma série de lives no Instagram com o objetivo de apresentar as variedades de produtos hoje disponível na plataforma. Na primeira semana de julho, trouxe leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Qualidade à flor da pele: Robusta Amazônico especial é matéria-prima para cosméticos

Os Robustas Amazônicos especiais estão proporcionando desenvolvimento social, econômico e também benefícios para saúde. Além de serem fonte de bebida de qualidade, por serem ricos em constituintes nutricionais, químicos e com muitos aromas e sabores, estes cafés começam a ser utilizados na indústria de cosméticos. O café é considerado um alimento com propriedades nutracêuticas, ou seja, seus compostos possuem valor nutricional e que proporcionam também benefícios para a saúde.

Um grupo de mulheres empreendedoras deu início, em 2015, a um trabalho que alia preservação ambiental, empoderamento feminino e desenvolvimento socioeconômico local. Com a denominação de Saboaria Rondônia, elas passaram a utilizar a riqueza da biodiversidade amazônica nas essências dos produtos de higiene pessoal e voltados para os cuidados com a pele. Como o café é um dos principais produtos agrícolas do estado, não demorou muito para que migrasse da xícara para os potes e barras de sabonete, sempre misturados a óleos vegetais e outros ativos.

Sabonetes glicerinados feitos à base de Robustas Amazônicos – Foto: Divulgação

Uma das fundadoras do empreendimento e responsável pela comercialização dos produtos, Jaqueline Freire de Almeida, conta que elas sempre pesquisam sobre elementos naturais com propriedades benéficas ao cuidado corporal, e buscam aliar estes produtos à valorização da cadeia produtiva regional. “Em nossas pesquisas vimos os benefícios do café para a pele. Foi onde nasceu a ideia de utilizar o café no sabonete, esfoliante corporal e também em outros produtos. Além disso, pensamos em também fomentar essa cadeia produtiva em Rondônia, que cresce bastante, caminhando junto aos cafeicultores familiares”.

Em 2019, colocaram estes produtos à base de café no mercado, o que despertou grande interesse dos consumidores. Entretanto, os clientes mais exigentes demonstraram certo desapontamento com o aroma dos produtos, apesar de gostarem dos efeitos na pele. “Sabíamos da atuação da Embrapa Rondônia em pesquisas com café e buscamos apoio para aprimorar nossos produtos à base deste grão”, diz Jaqueline Freire.

Após questionamentos e relatos sobre o processo produtivo, o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, que atua na qualidade do café, observou que a matéria prima leia mais…

TEXTO Embrapa Rondônia