Mercado

China pode ser predominantemente consumidora de café nos próximos anos

O mercado de cafeterias do Leste Asiático provou ser resiliente em face de graves interrupções com a pandemia de Covid-19, com 13 dos 17 mercados em crescimento nos últimos 12 meses. De acordo com o Project Café East Ásia 2021, seus três maiores mercados, Coreia do Sul, China e Japão, alcançaram um crescimento de 8,3, 2,9 e 2,3%, respectivamente.

Com 482 marcas de café por milhão de habitantes, o mercado de 24.905 pontos de venda da Coreia do Sul é o maior e mais desenvolvido do Leste Asiático. Enquanto os líderes da indústria pesquisados ​​no Project Café East Ásia 2021 relataram um declínio nas vendas de 20 a 30% devido à pandemia.

59% das operadoras chinesas relataram um crescimento positivo nas vendas nos últimos 12 meses. Outros 67% dos líderes da indústria entrevistados acreditam que as condições comerciais leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Jamie Long

Mercado

Espresso ganha pela 5ª vez como melhor revista de gastronomia de São Paulo

Na noite da última segunda-feira (30), a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a 23ª edição do Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia”, que tem como objetivo premiar os melhores trabalhos jornalísticos e acadêmicos sobre a gastronomia paulistana.

Entre os concorrentes dos prêmios Salva de Prata e menções honrosas, a Revista Espresso levou a melhor em três categorias: “Melhor foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica”, “Melhor reportagem publicada em revista editada no Brasil” e “Melhor revista de gastronomia”.

A edição 68, referente aos meses junho, julho e agosto deste ano, criada totalmente em home office durante a pandemia de Covid-19, foi a vencedora nas duas primeiras categorias, com as imagens do fotógrafo Daniel Ozana, do Studio Oz, para a matéria “Pão em Casa”, e a reportagem “Rodrigo Oliveira, o chef de um restaurante improvável”, da jornalista Cíntia Marcucci.

Já a ganhadora de “Melhor revista de gastronomia” foi para a edição 66, com a capa “Café e Vinho”, referente aos meses dezembro, janeiro e fevereiro de 2020”. Com este prêmio, a Espresso acumula 5 títulos de melhor revista de gastronomia de São Paulo, comemorados também nos anos 2013, 2014, 2017 e 2019!

Mais informações: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/23a-edicao-do-trofeu-sao-paulo-capital-da-gastronomia-e-realizada-na-camara/

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Conheça a embalagem campeã da Espresso Design 2020

Chegando a sua 4ª edição, a tradicional competição de embalagens cafeinadas, Espresso Design, contou com inscrições de diversas marcas de todo o País. Após avaliação da comissão julgadora, composta pela Equipe Espresso e por profissionais do design e do mercado de café, chegamos às 20 embalagens finalistas de 2020! Confira:

– Baden Torrefação de Cafés – Figuras do Café
– Basalto Cafes – Lançamento Basalto Cafés
– Blum’s Kaffee Cafés Especiais – Campeão Coffee of The Year 2019
– Boom – Café para criativos
– Café du Coin – Vamos juntos ajudar a salvar o Pantanal e a Mata Atlântica?
– Café Jetiboca – Especial na Lata
– Coffee&Joy – Somos Muitos
– Colheita das Alegrias – Safra 2020
– Dude Coffee Company – Magical Coffee
– Dude Coffee Company – More Art
– Grassy Caffè – Premiados do Cerrado
– Jacket Café – Jacket Café 2020
– Mono Cafés Especiais – Colagens por Esgurmaria
– Ovelha Negra Torra & Cafés – Safra 2021
– Root’s Coffee – Root’s Coffee
– Sterna Café – Mulher, a beleza da diversidade
– Supernova Coffee Roasters – Kit Supernova Quarentena
– Supernova Coffee Roasters – Supernova Instant Coffee
– The Good Driver Coffee – Drivers Pack
– Unique Cafés – Clube do Café

O diferencial deste ano foi a forma de exposição e votação. Como a Semana Internacional do Café aconteceu de maneira digital entre os dias 18 e 20 de novembro, os pacotes finalistas, que normalmente ficam expostos fisicamente na feira, em Belo Horizonte (MG), ganharam espaço na plataforma on-line do evento, assim como a votação do público que ocorreu via internet.

1º lugar – Baden Torrefação de Cafés – Figuras do Café

O público teve oito dias conhecer as embalagens e as ideias das marcas, votando em suas favoritas quantas vezes quisessem. A grande campeã do ano foi a Baden Torrefação de Cafés, com a coleção “Figuras do Café”, que recebeu 56,06% dos votos do público.

2º lugar – Unique Cafés – Clube do Café

O pódio foi composto também pela mineira Unique Cafés, que se consagrou em segundo lugar com a coleção “Clube do Café”, com 17% dos votos, e pela rede de cafeterias Sterna Café, em terceiro, que contou com 7,65% dos votos com a coleção “Mulher, a beleza da diversidade”.

3º lugar – Sterna Café – Mulher, a beleza da diversidade

Obrigada pela participação! Em 2021 tem mais!

Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Giulianna Iannaco

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Nestlé e JDE lançam programa de reciclagem de cápsulas de café no Reino Unido

Os dois maiores players da indústria de café do Reino Unido, Nestlé e Jacobs Douwe Egberts (JDE) UK, uniram forças para criar o Podback, um programa de reciclagem de cápsulas de café. O lançamento é uma colaboração intersetorial que busca fornecer, aos consumidores do Reino Unido, várias maneiras fáceis para reciclarem os resíduos.

Com lançamento no início de 2021, o esquema cobrirá inicialmente marcas como Nespresso, Nescafé Dolce Gusto e Tassimo – representando uma grande parte do mercado do Reino Unido. A ambição da Podback é expandir o programa para incluir todas as marcas de café que usam cápsulas de plástico ou alumínio no Reino Unido.

Foto: Jisu Han

“Como co-fundadores do projeto, bem como pioneiros do sistema de café porcionado com resíduos mínimos, estamos entusiasmados em desenvolver nossos fortes serviços de reciclagem já existentes. Nossa ambição é criar uma solução de reciclagem ponta a ponta poderosa, disponível para todos, e o Podback demonstra nosso compromisso em atingir esse objetivo importante”, disse Guillaume Chesneau, diretor-executivo da Nespresso no Reino Unido e Irlanda, e diretor do Conselho de Podback. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com fabricantes, varejistas e autoridades locais, convocando-os para se juntar a nós e garantir que o esquema tenha o máximo impacto”, completou.

A mudança ocorre no momento em que novas pesquisas revelam confusão entre os consumidores, com mais de um terço (35%) dos consumidores de café em cápsulas desconhecendo que os cápsulas podem leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Mercado

Edição digital da Semana Internacional do Café contou com mais de 25 mil acessos em três dias

A 8ª edição da Semana Internacional do Café, realizada entre os dias 18 e 20 de novembro, se consolidou como um dos principais eventos do setor, com sua edição digital histórica que chegou a alcançar 58 países. Reunindo toda a cadeia, do grão à xícara, conectou produtores, profissionais, marcas, organizações e autoridades em negócios e capacitação com foco em discutir oportunidades e soluções em um momento de mercado que pede estratégia.

Com realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a SIC se fortaleceu ainda mais em 2020 como uma das cinco maiores feiras de café do mundo. O evento, inclusive, faz parte do calendário de empresas e profissionais que encontram na programação direcionamentos para tomada de decisão em negócios e carreiras.

Isso se reflete no engajamento massivo da primeira edição 100% digital. A audiência total foi de 25 mil acessos até 20 de novembro, último dia de evento. Dentre os países visitantes estão, em destaque, Brasil, Estados Unidos, Austrália, Colômbia, Itália, Reino Unido, Alemanha e Japão, atraídos por uma grade de 70 horas de conteúdo, 176 palestrantes e 55 expositores, como Nescafé, Nespresso, Sistema Ocemg, 3Corações, Codemge, Melitta, Sicoob, Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group, também patrocinadores da feira.

As jornalistas e apresentadoras Mari Palma e Natália Camoleze, diretamente do estúdio de Belo Horizonte (MG) – Foto: Gláucia Rodrigues

Programação diversificada

Com uma plataforma própria, a SIC atendeu interesses de diversos setores do café, das certificações técnicas ao comportamento do consumidor, com a vantagem de possibilitar ao visitante a organização de agendas personalizadas.

Alguns dos principais convidados foram o economista Ricardo Amorim, que trouxe uma visão do cenário macroeconômico no agronegócio com foco no café; o empresário e presidente da Polishop, João Appolinário, um dos maiores leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Gabriela Kaneto / Gustavo Baxter/NITRO

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illycaffè escolhe Rhône Capital como parceira para acelerar desenvolvimento internacional

A italiana illycaffè anunciou a venda de uma participação minoritária da empresa para afiliadas da Rhône Capital (junto com suas afiliadas, “Rhône”), uma empresa de capital privado global com foco em investimentos em empresas com presença pan-europeia, norte-americana ou transatlântica.

A Rhône foi escolhida por sua capacidade de contribuir para a expansão internacional da presença da illy, especialmente nos Estados Unidos, e servirá como um recurso para fortalecer ainda mais a plataforma da empresa na execução de seus planos de crescimento. A parceria representa outro marco importante no caminho para estabelecer com firmeza a illycaffè como uma empresa liderada pela gestão e sustentada pela contínua e sólida visão estratégica da família. Esta decisão estratégica irá solidificar ainda mais a posição de liderança global da illycaffè e complementar a transição geracional que já começou com a nomeação da quarta geração da família Illy para o Conselho de Administração, que aprovou com entusiasmo esta nova parceria.

“Escolhemos a Rhône como companheira de viagem para esta próxima fase de crescimento devido à sua profunda experiência global em parcerias estratégicas com empresas familiares e com base em sua capacidade de compreender o posicionamento exclusivo e premium da illy enraizado em sua qualidade superior, herança de longa data e modelo leia mais…

TEXTO Redação

CafezalMercado

Confira os vencedores do Coffee of The Year 2020!

Haja coração! Nesta sexta-feira, 20 de novembro, último dia de Semana Internacional do Café, foram divulgados os vencedores das quatro categorias do Coffee of The Year. Este ano, o concurso recebeu 406 amostras de todo o Brasil, separadas em arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora.

O grande campeão da categoria arábica vem das Montanhas do Espírito Santo: Denizar Dias Douro, da Douro Cafés Especiais, localizada no município de Marechal Floriano. Já na categoria canéfora, o campeão é o produtor Gustavo Sturm, da Fazenda Bom Retiro, em Teixeira de Freitas (BA), no Extremo Sul da Bahia.

Como menção honrosa, as categorias de fermentação induzida tiveram como vencedoras duas produtoras! Na fermentação induzida arábica, a campeã foi a cafeicultora Maria Gabriela Baracat Sanchez, da Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais, de Coromandel (MG), no Cerrado Mineiro. Em relação à fermentação induzida canéfora, o primeiro lugar ficou com Ediana Capich, do Sítio Santo Antonio, de Novo Horizonte do Oeste, em Matas de Rondônia.

Confira abaixo as colocações das quatro categorias:

Arábica

Douro Cafés Especiais – Denizar Dias Douro – Marechal Floriano (ES) – Montanhas do Espírito Santo
Sitio Recanto dos Tucanos – Wilians Valério Júnior – Alto Caparaó (MG) – Caparaó
Sítio Refúgio do Cedro – Cedro Fornari – Iúna (ES) – Caparaó
Sítio Forquilha do Rio – Greciano Lacerda – Espera Feliz (MG) – Caparaó
Fazenda Cachoeira – Miriam Monteiro de Aguiar – Santo Antônio do Amparo (MG) – Campo das Vertentes
Sítio Recanto dos Tucanos – Wilians Valério – Alto Caparaó (MG) – Caparaó
Fazenda Terras Altas – Aurelio Figueiredo Felizali – Ingaí (MG) – Sul de Minas
Quintas de Guimarães – Beatriz Aparecida de Souza Guimarães – Serra do Salitre (MG) – Cerrado Mineiro
Fazenda Santa Maria/Café Minamihara – Getulio Mitsuhiro Minamihara – Cristais Paulistas (SP) – Alta Mogiana
10º Fazenda Boa Esperança – José Adil Braggion – Bragança Paulista (SP) – Média Mogiana

Canéfora

Fazenda Bom Retiro – Gustavo Sturm – Teixeira de Freitas (BA) – Extremo Sul da Bahia
Sítio Grãos de Ouro – Luiz Claudio de Souza – Muqui (ES) – Sul do Espírito Santo
Sítio Reino das Água Claras – Sílvio Ricardo Werner – Lajinha (MG) – Matas de Minas
Sítio Sering – Giovanio Cesar Sering – Itarana (ES) – Montanhas do Espírito Santo
Fazenda do Braz – Sara Horst – Iúna (ES) – Caparaó

Fermentação induzida arábica

Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais – Maria Gabriela Baracat Sanchez – Coromandel (MG) – Cerrado Mineiro
Fazenda Alto Siritinga – Juliana Roberta Calinçani – Santa Margarida (MG) – Matas de Minas
Sítio Terra Branca – Andreia Mattos – Alto Jequitibá (MG) – Caparaó

Fermentação induzida canéfora

Sitio Santo Antonio – Ediana Capich – Novo Horizonte do Oeste (RO) – Matas de Rondônia
Sítio Grãos de Ouro – Neuza Maria da Silva de Souza – Muqui (ES) – Sul do Espírito Santo
Fazenda Bonanza – Cristiano Henrique Pereira Venturim – Lajinha (MG) Matas de Minas

Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO NITRO

Mercado

Conheça as embalagens selecionadas da Espresso Design 2020

Já votou na sua favorita?

Nesta 4ª edição da Espresso Design recebemos inscrições de marcas de todo o Brasil! Após a avaliação da nossa equipe e de profissionais do design e do mercado de cafés, chegamos às 20 embalagens finalistas. Agora é com você!

Confira abaixo os detalhes e as descrições de cada uma. Ao final, disponibilizamos o link onde está acontecendo a votação. Nele, basta selecionar a foto da sua favorita e registrar o seu voto!

A disputa estará aberta até às 23h59 do dia 25 de novembro. Na sexta-feira (27) divulgaremos o resultado nas nossas redes sociais!

Baden Torrefação de Cafés – “Figuras” do Café

A ideia é que os consumidores pudessem receber uma embalagem diferente, completando a coleção de desenhos. As cores e os traços das ilustrações foram pensados para corroborar com a percepção de acessibilidade do público para a compra de cafés especiais.

Design por Dai Dietzmann | Instagram @badentorrefacao

Basalto Cafés – Lançamento Basalto Cafés

Pintadas à mão, foi utilizado spray de tinta em gotículas que fazem referência à arte expressionista abstrata. A marca também desenvolveu moldes no formato da pedra para criar espaços vazios na estampa, fazendo referência ao Basalto e ao neoconcretismo.

Design por Alexandre Fontes, do Studio Kultra | Instagram @basaltocafes

Blum’s Kaffee Cafés Especiais – Campeão Coffee of the Year 2019

A marca foi até a fábrica de latas Meister, em Joinville, para escolher uma embalagem diferenciada para o lote premiado. A cor dourada teve o intuito de destaca-la quanto exposta. O adesivo transparente foi desenvolvido com a ideia de parecer impresso na tampa.

Design por Blum’s Kaffee e Gilberto Zappa | Instagram @blumskaffee

Boom – Café para Criativos

Focados no público consumidor que trabalha com design e publicidade, os cafés receberam nomes de expressões utilizadas no dia a dia das áreas. Teve como objetivo ser minimalistas e criativo. O preto e branco permite que o cliente faça intervenções na embalagem.

Design por Boom Design Criativo | Instagram @cafeparacriativos

Café du Coin – Vamos juntos ajudar a salvar o Pantanal e a Mata Atlântica?

A embalagem preta representa o luto pela situação atual dos biomas brasileiros. Em cada uma delas, há uma tag com informações e ilustrações dos animais que estão em perigo no Pantanal e na Mata Atlântica. As cores usadas nos desenhos fazem parte da paleta de cores da marca.

Design por Gabriela Venturi Spisla | Instagram @cafeducoin

Café Jetiboca – Especial na Lata

A tipografia foi escolhida por representar o café artesanal e único de Minas Gerais. O selo, inspirado na filatelia antiga brasileira, foi impresso na técnica offset antiga, onde se imprime uma cor por vez, e colado com gomeiro de vidro e goma arábica, como antigamente.

Design por Rafael Quick, do Café Jetiboca | Instagram @cafejetiboca

Coffee&Joy – Somos Muitos

O conceito busca mostrar que o café conecta as pessoas. Os diversos pontos do pattern representam um encontro abstrato entre produtores, torrefadores e entusiastas do café. As frases traduzem o significado da bebida, homenageiam os clientes e fazem reflexões.

Design por Agência Quincas | Instagram @coffee_and_joy

Colheita das Alegrias – Safra 2020

A embalagem busca levar ao consumidor um pouco da “baianidade” da marca, do calor humano, da afetividade e do aconchego. A inspiração para as cores surgiu no Movimento Tropicália e nos tons do primeiro álbum solo do cantor Caetano Veloso, lançado em 1968.

Design por Agência 2da | Instagram @colheitadasalegrias

Dude Coffee Company – More Art

O principal objetivo da coleção é incentivar cada vez mais a arte, o design e a criatividade no mercado de cafés. As caixinhas foram criadas para apresentar o trabalho dos profissionais da área artística, que são representados individualmente em cada edição.

Design por Dude Coffee Company, Bicicleta sem Freio e Cristiano Suarez | Instagram @dudecoffeecompany

Dude Coffee Company – Magical Coffee

A série é sobre uma fazenda mágica, cheia de animais e grãos fantásticos. A ideia da marca foi brincar com algumas lendas e conectá-las ao mundo dos cafés especiais. A composição do design tem como referência os desenhos dos anos 80.

Design por Dude Coffee Company | Instagram @dudecoffeecompany

Grassy Caffè – Coleção Premiados do Cerrado

Por conter cafés premiados cultivados no Cerrado Mineiro, a marca buscou representar a origem produtora através das ilustrações dos personagens, criadas levando em consideração as características da região.

Design por Grassy Caffè | Instagram @grassycaffe

Jacket Café – Jacket Café 2020

O objetivo foi comunicar ao consumidor, de forma simples e lúdica, as notas do café de acordo com a paleta de cores do mundo da moda. Essa estética faz parte do branding da marca, que expõe, na cafeteria, as embalagens presas em cabides, assim como as lojas de roupas.

Design por Agência Domo | Instagram @jacketcafe

Mono Cafés Especiais – Colagens – Por Esgurmaria

A marca buscou fugir do padrão tradicional das embalagens disponíveis no mercado. As cores, elementos e adesivos (colagens) contidos no design remetem às notas sensoriais de cada café. A ideia também foi utilizar o menos plástico possível na composição da criação.

Design por Mono Cafés Especiais e Gabriela Camerotti | Instagram @monocafes

Ovelha Negra Torra & Cafés – Safra 21

Teve como objetivo se diferenciar das demais embalagens e atrair o público mais jovem ao mundo dos cafés especiais. O design foi pensado como uma espécie de encantamento mágico para atrair olhares e estimular a reverberação nas redes sociais.

Design por Bruno Motta, do Ovelha Negra | Instagram @ovelhanegracafes

Root’s Coffee – Root’s Coffee 2020

A marca buscou focar na sustentabilidade em suas embalagens, colocando os grãos em potinhos feitos de pet 100% reciclável. Os galhos e frutos do café, desenhados no rótulo, remetem à rastreabilidade e à compra direta com o produtor.

Design por ID Propaganda | Instagram @rootsacaicafe

Sterna Café – Mulher, a beleza da diversidade

O intuito com a criação foi valorizar a mulher e a arte, transferindo os grafites existentes nas lojas para a impressão nas latas de café. Além disso, a marca buscou utilizar uma embalagem reutilizável e sustentável, que pode ser usada pelos clientes como objeto de decoração.

Design por Luan Ribeiróvisk e Agência Hagens | Instagram @sternacafe

Supernova Coffee Roasters – Kit Supernova Quarentena

O objetivo foi levar a experiência de tomar café na loja para as casas dos clientes. No rótulo, a ideia foi fazer uma releitura da logo, porém com mais leveza tanto nas ilustrações quanto nas cores, sem fugir do padrão da identidade visual da marca.

Design por Paula Heinisch | Instagram @supernovacoffee

Supernova Coffee Roasters – Supernova Instant Coffee

Inspirada no design das carteiras de cigarro, a marca buscou fazer uma reflexão sobre a qualidade dos cafés solúveis brasileiros. O formato possibilitou o transporte e o consumo em qualquer lugar. Os sachês individuais preservam a qualidade e a durabilidade do produto.

Design por Gabê Almeida e Guilherme Match | Instagram @supernovacoffee

The Good Driver Coffee – Drivers Pack

O conceito principal da marca foi lançar uma embalagem que lembrasse uma lata de óleo antiga, tanto em seu formato quanto no layout e nas cores. Os nomes dos cafés buscam fazer menção aos nomes que um “geahead” se identificaria.

Design por Gabriel Wolff e Case Treze Estúdio | Instagram @thegooddrivercoffee

Unique Cafés – Clube do Café

Inspirado nos “Clubes do Whisky”, buscou criar um sistema em parceria com a gráfica para que o cliente dono de cafeteria pudesse personalizar a sua própria embalagem de maneira automática e sistematizada, realizando um clube de fidelização com o cliente final.

Design por Agência Special Vision | Instagram @uniquecafes

E aí, já tem a sua preferida? Clique aqui para votar!

TEXTO Redação • FOTO Giulianna Iannaco

Mercado

Ricardo Amorim fala de cenários macroeconômicos com foco no agronegócio durante SIC 2020

A edição 2020 da Semana Internacional do Café (SIC) acontecerá de forma virtual entre os dias 18 e 20 de novembro, trazendo lançamentos das principais marcas do setor e uma grade de conteúdo do campo às cafeterias. Logo no primeiro dia, às 16h, o economista Ricardo Amorim será entrevistado pela jornalista Mariana Proença, da Café Editora, uma das organizadoras do evento. O bate-papo será sobre cenários macroeconômicos no Brasil e no mundo para os próximos anos com foco no agronegócio café.

A abordagem é oportuna principalmente devido às dúvidas sobre os rumos de diversos setores no pós-pandemia. Ricardo lembra que apesar de termos enfrentado a maior contração econômica que a humanidade já viu em um período muito curto, de dois meses, os Estados Unidos e países da Europa tiveram o maior crescimento da história no segundo trimestre. “Os dados que temos em relação à economia brasileira como um todo, até setembro, mostram que aqui não é diferente, com recuperação muito forte nos setores de serviços, indústria, comércio e melhor ainda no agronegócio”, diz.

Sobre um recorte mais específico no mercado de café, o economista destaca o aumento da competitividade. “Na prática, a rentabilidade para o produtor brasileiro subiu significativamente por conta da alta do dólar. A competitividade do produto nacional em relação ao resto do mundo, também. Isso porque o movimento da taxa de câmbio não foi tão forte em países concorrentes como a Colômbia, por exemplo”, explica. “Será um enorme prazer contextualizar todo leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Goran Ivos

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SIC 2020: encontro da IWCA Brasil destaca a presença da mulher na agroindústria do café

Da produção à degustação, a presença da mulher no setor cafeeiro está desde a origem do mercado no Brasil e se perpetua ganhando força e visibilidade. Tal desenvolvimento será pauta durante o encontro anual da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), que será realizado durante a Semana Internacional do Café 2020, que ocorrerá de forma on-line entre os dias 18 e 20 de novembro.

Durante os três dias, a instituição organizará quatro encontros com temas relacionados ao papel da mulher no setor do café e contará com a presença de grandes nomes do mercado. Um dos painéis, que acontece no dia 19, das 14h às 15h, terá como palestrante Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil. Os encontros terão outros nomes expressivos como Emi Fukahori, barista mundialmente premiada, e Kellem Agnew Emanuele, diretora executiva global da IWCA.

“Temos como objetivo nessa edição promover a visibilidade da mulher em toda a cadeia do negócio do café. Atualmente, 97% das associadas da IWCA Brasil são produtoras e o trabalho no momento é reforçar nosso apoio para maior representatividade feminina também em outras vertentes como as de baristas e degustadoras. Queremos pontuar a força da mulher nos leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia