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Consumo global de café deve apresentar crescimento de 1,9%

Dados analisados pela Embrapa Café sobre o consumo da cafeicultura global, com base no Relatório sobre o Mercado de Café – Maio 2021, da Organização Internacional do Café (OIC), apontam que o consumo mundial de café no ano-cafeeiro 2020/2021 deve atingir um volume físico equivalente a 167,58 milhões de sacas de 60 kg, o que representa um acréscimo de 1,9% em comparação com o consumo registrado no ano-cafeeiro anterior, que foi de 164,43 milhões de sacas. A Europa será responsável por 32,5% do consumo mundial de café, a Ásia & Oceania por 21,9%, a América do Norte por 18,9%, a América do Sul por 16,2%, a África por 7,3% e México & América Central por 3,2%.

Neste contexto global do consumo de café, um ranking dos seis blocos econômicos, em termos de volume e respectivo crescimento percentual, em relação ao período anterior, demonstra a seguinte performance em ordem decrescente de volume: a Europa, em primeiro lugar, com 54,25 milhões de sacas a serem consumidas,  apresentará um crescimento de 1,8%; na segunda posição vem a Ásia e Oceania, com 36,70 milhões de sacas (+1,3%); e, na sequência, a América do Norte, com 31,77 milhões de sacas (+3,7%).

Em quarto lugar está a América do Sul, com 27,23 milhões de sacas (+1,2%); seguida pelo continente Africano, com 12,27 milhões de sacas (+2,1%); e pela região do México e a América Central, com 5,36 milhões de sacas (+0,7%), também se comparado com o consumo do ano-cafeeiro anterior.

No relatório, a OIC atribui o aumento do consumo mundial de café à queda das restrições ligadas à pandemia da Covid-19 em alguns países e às perspectivas de uma recuperação econômica subsequente, além da confiança dos consumidores, fatores que têm sinalizado uma tendência positiva no consumo mundial de café. Assim, conforme a Organização, o consumo deverá crescer 2,3% nos países importadores e 1% nos países exportadores.

O relatório completo está disponível aqui.

TEXTO Redação • FOTO Jim Kalligas

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Love is in the air: 10 sugestões de presentes com café para o Dia dos Namorados

Quem tem um chamego que curte café levanta a mão! Neste sábado (12) é o Dia dos Namorados e, para te ajudar a acertar em cheio no presente, fizemos uma seleção de itens bacanas e úteis para você escolher qual é mais a cara do seu mozão. Vamos celebrar o amor e o café especial!

Para quem quer conhecer novos grãos

Essa caixinha linda da Manana Cafés vem com três pacotes de 50 g e um sticker holográfico. Os cafés foram cultivados nas regiões produtoras da Serra da Mantiqueira (MG), da Chapada Diamantina (BA) e do Caparaó (MG). Você pode escolher entre grãos ou moído.

Onde: www.mananacafes.com.br
Valor: R$ 37

Para quem busca uma nova experiência sensorial

Atenção, amantes de Curitiba! A Papila Cafés montou um kit composto por uma caneca de cerâmica de 300 ml da Mosca Cerâmica, um pacote de 200 g de café e um queijo canastra de 250 g da Queijaria Padan. Sabe o que combina tanto quanto vocês dois? Café e queijo!

Onde: www.instagram.com/papilacafes
Valor: R$ 120 leia mais…

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

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Parceria entre Grupo Utam e Recoffee Design cria peças artesanais a partir da borra do café

A partir do mês de junho, o Grupo Utam destinará seus resíduos gerados nos processos de produção e preparo da bebida para a criação de peças artesanais e exclusivas assinadas pela Recoffee Design, empresa de Ribeirão Preto (SP) que utiliza a borra do café como matéria-prima.

Além do fato das empresas terem sedes na mesma cidade, a pandemia de Covid-19 foi outro fator que aproximou as marcas. “Como nosso principal meio de obtenção de resíduo para matéria-prima são as cafeterias, com o fechamento imposto pela quarentena, o consumo nesses locais caiu, diminuindo a geração de borra de café”, explica a designer de produtos Ana Paula Naccarato, criadora da Recoffee ao lado do biólogo Sérgio Camargo. A dificuldade de encontrar a borra de café para suas criações gerou uma oportunidade: aproximou a designer à indústria cafeeira.

Com a parceria, todo o material destinado pelo Grupo Utam entra na linha de produção da Recoffee Design. A partir da borra do café e de elementos aglutinantes naturais, Ana Paula e sua equipe disponibilizam uma linha de mais de 60 modelos, entre biojoias, objetos de decoração e peças de revestimento de paredes, tudo no tom terroso que as diversas variações do café podem oferecer.

O Grupo Utam inaugura um novo processo com a iniciativa para reutilização do material orgânico que resta da sua produção, visando diminuir a parcela de lixo que é produzido e descartado em lixões e aterros sanitários. A proposta é minimizar a decomposição da borra de café no meio ambiente, de forma a diminuir os gases de efeito estufa e também de chorume.

Nos últimos anos, o Grupo vinha desenvolvendo pesquisas e levantamentos para encontrar parceiros para o desenvolvimento de soluções ambientais e encontrou, na criação da designer Ana Paula, uma finalidade de valorização artística e de fomento à economia criativa. “O projeto de reutilização da borra de café voltado para a criação de peças artesanais e leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Relatório da NCA e SCA traz dados sobre tendência de consumo de cafés especiais em 2021

A National Coffee Association (NCA) e a Specialty Coffee Association (SCA) uniram forças para divulgar um relatório que investiga as tendências de consumo de cafés especiais. Focado em categorias de especialidades para a publicação anual National Coffee Data Trends da NCA, lançada no início deste ano, o relatório ilumina as inúmeras maneiras pelas quais o consumo de café especial foi alterado pela pandemia Covid-19.

“Os dados mostram que 73% dos consumidores de cafés especiais têm maior probabilidade de sentir falta de suas cafeterias regulares, o que mostra como os negócios locais de café são importantes para nossas vidas diárias”, disse o CEO da SCA, Yannis Apostolopoulos, no anúncio de lançamento. “Esta parceria pioneira com a NCA nos permite levar análises de dados de consumidores para empresas de café especial para ajudá-las a superar este momento desafiador e voltar mais fortes do que nunca”, completou.

Todo o relatório de 64 páginas está disponível gratuitamente (com registro), mas aqui estão alguns dos argumentos mais interessantes, com dados baseados em pesquisas realizadas em janeiro de 2021:

Tendências gerais de consumo

36% das pessoas com 18 anos ou mais relataram beber cafés especiais no dia anterior, em comparação com 58% que relataram beber pelo menos uma xícara de café. Embora a pandemia certamente tenha afetado os padrões de consumo no curto prazo, isso pode ser motivo de preocupação para o setor de cafés especiais, uma vez que o leia mais…

TEXTO As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin • FOTO Andrea Tummons Ehymer

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Nespresso resgata cápsula Cafezinho do Brasil em homenagem aos seus 15 anos no País

Em celebração aos seus 15 anos no Brasil, a Nespresso resgatou uma de suas grandes homenagens ao mercado de cafés brasileiro e relançou, por tempo limitado, a linha Cafezinho do Brasil.

A variedade é composta por grãos arábica cultivados no Cerrado Mineiro, Espírito Santo, Carmo de Minas e Poços de Caldas, que provocam lembranças sensoriais aos apaixonados por café. De acordo com a marca, na xícara é possível encontrar um perfil sensorial intenso, com notas herbais, toque torrado e textura aveludada.

“A cultura do café brasileiro é rica, vibrante e profundamente arraigada no País. A bebida é sinônimo de boas-vindas: é oferecida a convidados na entrada de empresas ou de casa, permitindo que as pessoas compartilhem momentos por meio de um ‘cafezinho’. Essa conexão nacional nos inspirou a resgatar o Cafezinho do Brasil durante um ano tão especial para nós no país” diz Marcos Djinishian, head de Marketing da Nespresso no Brasil.

A linha ficará disponível até o dia 26 de junho ou enquanto durarem os estoques nos canais oficiais da Nespresso: boutiques, site, app ou telefone 0800 7777 737. Cada cápsula custa R$ 3,10 e a caixinha com dez unidades sai por R$ 31.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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ÖUS e Your ID lançam coleção limitada inspirada no café

Para celebrar o bom dia e trazer o espírito do café no design, a marca curitibana de streetwear ÖUS, em parceria com a rede Your ID, lançou, no final de maio, uma coleção limitada inspirada na bebida!

Uma das novidades é o conjunto de porcelana decorado com artes inspiradas nos mosaicos presentes em edifícios paulistanos construídos no início do século XX, que remetem ao período em que a cidade cresceu devido ao ciclo do café.

As mesmas referências gráficas também estampam os outros dois lançamentos, a camiseta de manga longa e as palmilhas do tênis Phibo 1123, que ainda vem com uma etiqueta que faz referência ao rótulo de um pacote de café.

No site da ÖUS é possível encontrar a camiseta e o tênis, enquanto que o site da Your ID disponibiliza os três itens.

Mais informações: www.loja.ous.com.br e www.youridstore.com.br

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Sacas premiadas do 17º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2020 são vendidas por R$ 59 mil

Na última quarta-feira (26) aconteceu a cerimônia de premiação do 17º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2020, que tem como objetivo valorizar os melhores grãos do Brasil, tanto da espécie arábica quanto da canéfora (robusta/conilon), e as empresas que investem em qualidade.

Assim como em 2020, o evento foi realizado em formato totalmente on-line e, neste ano, bateu o recorde de inscrições: foram 54 amostras, onde 23 foram selecionadas para a fase final. A edição contou com 15 origens brasileiras diferentes, sendo elas:

Minas Gerais: Matas de Minas, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas e Mantiqueira de Minas
São Paulo: Alta Mogiana e Média Mogiana Paulista
Bahia: Planalto Baiano – Chapada Diamantina e Vitória da Conquista
Espírito Santo: Caparaó
Paraná: Norte Pioneiro do Paraná e Norte do Paraná
Rio de Janeiro: Sul do RJ/Vale do Café
Rondônia: Matas de Rondônia

O leilão

Este ano, o leilão do concurso contou com a participação de 25 empresas e arrecadou um total de R$ 59.836 em 31 sacas negociadas. As vencedoras da edição foram a Café Excelsior, a Café Vasconcelos e a Grão Café.

Na categoria Ouro Arábica, a grande campeã foi a Café Excelsior, de Sorocaba (SP), que deu o lance de R$ 5.500 por saca de café do produtor Silvio Leite, da Fazenda Cerca de Pedra São Benedito, da Chapada Diamantina. Este reconhecimento é dado à empresa que paga o maior valor de aquisição por saca. A outra saca do produtor foi arrematada pelo Grupo 3corações no valor de R$ 5 mil. Deste modo, o microlote de Silvio conquistou R$ 10.500.

O segundo microlote mais disputado foi o do produtor Renee Van Der Goot, da Fazenda Harmonia, do Norte Pioneiro do Paraná, que totalizou R$ 6.400, sendo R$ 5 mil dado pela empresa Kaldi Cafés Especiais e R$ 1.400 pelo Grupo 3corações.

Já na categoria Ouro Canéfora, quem se destacou foi a Café Vasconcelos, de Araguari (MG), que fez o maior investimento por saca da espécie. Foi R$ 1.450 pago pela saca do leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Pesquisa Sebrae destaca que consumidor procura saber origem e produção dos cafés especiais

O Sebrae/NA – Unidade de Competividade e Unidade de Gestão Estratégica e o Sebrae/DF – Gerência de Negócios em Rede realizaram uma pesquisa on-line intitulada Cafés Especiais: Perfil e Sabor, entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com profissionais da cadeia produtiva de cafés especiais.

Segundo os dados coletados, 52% dos profissionais da cadeia produtiva do café especial no Brasil estão há no máximo cinco anos nesse ramo.  “O nicho do café especial é totalmente novo no País, mas o fato de agregar valor ao produto e por haver uma procura maior, pelo consumidor, por cafés diferenciados, faz com que esse mercado tenha um grande potencial de expansão”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

De acordo com o estudo, o mercado dos cafés especiais conta cada vez mais com o perfil de empreendedores jovens e com uma participação maior das mulheres à frente desses negócios. Os empresários apontam a mudança de comportamento do consumidor, que têm se preocupado mais com a origem do grão e como ele é produzido.

Entre os produtores rurais que trabalham com cafés especiais, isso já representa em média 44% da produção total, a variedade catuaí amarelo é a mais cultivada entre os produtores e, no pós-colheita, o natural foi a resposta de 83% das pessoas. Os donos de torrefação, assim como os proprietários de cafeterias, levam mais em consideração o perfil sensorial, a pontuação do café e a origem do produto do que o preço que irão pagar.

O novo perfil desse consumidor reflete no aumento da produção dos orgânicos e com selo de Indicação Geográfica. “Os produtores de cafés especiais já estão produzindo cafés orgânicos. A tendência é que haja um incremento desses fatores pois há um mercado consumidor mundial ávido por produtos diferenciados”, pontua Carlos Melles.

O presidente do Sebrae destaca que a instituição tem trabalhado cada vez mais para a profissionalização desse mercado e para o aumento de registros de IG, além de estimular a participação desses empreendedores em concursos, em campeonatos nacionais e internacionais e na exportação do produto.

Segundo a pesquisa, os donos de cafeteria e torrefações levam mais em consideração o perfil sensorial, a pontuação do café e a origem do produto do que o preço que irão pagar na hora de escolher os grãos para comercializar. Em relação aos baristas, 50% dos que responderam tem especialização em cursos, 45% são prestadores e consultores de serviços na área, 30% é registrado como barista e 28% atua como freelancer. Em relação à cafeteria, o método hario v60 é o mais servido, com 72%, seguido da prensa francesa, com 63%, e da aeropress, com 52%.

TEXTO Redação • FOTO William Moreland

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Daterra realiza evento on-line e gratuito sobre empresas de café com certificação B Corp

Nos dias 1 e 2 de junho, das 13h às 16h (horário de Brasília), a Daterra Coffee realizará o The (B)ean – Diálogos sobre Empresas na Indústria do Café. Dedicado às empresas certificadas B Corp no setor, o evento on-line tem como objetivo inspirar a cadeia de cafés especiais através das experiências das empresas participantes.

Através de quatro painéis com dez palestrantes de diferentes segmentos, serão criados diálogos abertos, gerando novas ideias e até mesmo encurtando as distâncias entre as empresas com interesses semelhantes. Os participantes discutirão como as empresas de café podem gerar impacto positivo por meio de seus negócios, bem como o valor da certificação B Corp dentro do setor.

O evento contará com a presença de líderes da indústria do café: Equator Coffees, Counter Culture Coffee, Sustainable Harvest e Common’s Company, dos Estados Unidos; D R Wakefield e Origin Coffee, do Reino Unido; Daterra Coffee, do Brasil; Reunion Coffee, do Canadá; e Bocca Coffee, da Holanda; todas empresas certificadas pela B Corp.

Organizado pela produtora de cafés especiais Daterra Coffee, com apoio do B Lab Brasil, o The (B)ean será transmitido para todo o mundo em inglês e é gratuito. A programação completa pode ser acessada no site.

Serviço
The (B)ean – Diálogos sobre Empresas na Indústria do Café
Quando: 1 e 2 de junho
Horário: das 13h às 16h
Mais informações:
www.thebeanevent.com

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia

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We can do this! Nova campanha do McDonald’s promove vacinação contra Covid-19 nos Estados Unidos

O ​​McDonald’s fez uma parceria com a Casa Branca para promover informações de vacinação em seus copos de café. A partir de julho, os clientes estadunidenses verão copos McCafé redesenhados com a campanha “We can do this” (“Podemos fazer isso”, em português), slogan criado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos para promover a confiança na vacina. Também inclui um endereço do site que direciona as pessoas para consultas próximas e informações de segurança.

A promoção durará várias semanas e o slogan será impresso em cerca de 50 milhões de copos. Antes disso, o McDonald’s disse que seu outdoor na Times Square, em Nova York, também exibirá informações sobre as vacinas a partir de maio.

“Todos nós queremos nos proteger e estarmos juntos com nossas comunidades novamente. Estamos animados em fazer a nossa parte pelas pessoas que servimos, fornecendo-lhes informações simples que podem ajudar a mantê-las seguras”, disse Genna Gent, vice-presidente do McDonald’s nos EUA para políticas públicas globais e relações governamentais.

Xavier Becerra, o secretário de Saúde e Serviços Humanos, disse em um comunicado que a parceria público-privada será capaz de fornecer informações confiáveis ​​sobre vacinas quando os clientes tomarem um copo de café ou pedirem uma refeição. “Este esforço ajudará mais pessoas a tomar decisões informadas sobre sua saúde e aprender sobre as medidas que protegem a si mesmas e suas comunidades”, acrescentou. O McDonald’s não foi pago pelo governo para esta promoção.

A campanha foi anunciada em março e tem como objetivo encorajar os norte-americanos a se imunizarem. Até agora, mais de 150 milhões de pessoas nos Estados Unidos receberam pelo menos uma dose da vacina.

TEXTO As informações são do CNN Business / Tradução Juliana Santin • FOTO Divulgação