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illycaffè recebe nomeação como uma das empresas mais éticas em 2021

A illycaffè foi reconhecida pelo Instituto Ethisphere, líder global na definição e promoção dos padrões de práticas comerciais éticas, como uma das empresas mais éticas do mundo em 2021, marcando, assim, a 9ª honra consecutiva da empresa italiana, sediada em Trieste e que tem no Brasil seu maior mercado fornecedor de café.

A empresa considera fundamental para suas operações a manutenção dos mais elevados padrões éticos e mantém um compromisso de longa data com a melhoria da qualidade de vida de todas as suas partes interessadas, desde agricultores até consumidores.

O reconhecimento do Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo valida fortemente os esforços da illy para ajudar a criar um mundo mais sustentável por muitas gerações. No total, 135 homenageadas foram reconhecidas em 22 países e 47 setores em 2021.

“Manter e promover uma ética e valores sólidos são essenciais para afetar uma mudança positiva em toda a nossa sociedade global, assim como reconhecer o papel essencial do setor privado na criação de um mundo que seja mais sustentável, socialmente, economicamente e ambientalmente, agora e para as gerações futuras” afirmou Andrea Illy, Presidente da illycaffè.

Segundo Andrea, um dos principais focos atuais é reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de abastecimento, uma etapa significativa e mensurável, com o objetivo leia mais…

TEXTO Redação

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Preços, safras recordes e consumo em casa salvaram o café durante pandemia

Foto: Felipe Gombossy

Com o fechamento de cafés e escritórios em todo o mundo devido à pandemia, o mercado global de grãos temia um 2020 especialmente complicado. Mas os grandes produtores salvaram o ano com uma receita de blend: combinação de preços, safras recordes e consumo alternativo nas famílias.

“2020 foi particularmente bom para o Brasil, mas não tão bom para os outros países em termos de produção”, explicou Carlos Mera, analista do RaboBank em Londres. O maior produtor mundial comemorou safra recorde no ano passado: 63,08 milhões de sacas de 60 kg, 27% a mais que em 2019, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Cerca de 77% do café brasileiro é da variedade arábica, por outro lado, o Vietnã, maior produtor de canéfora (robusta), colherá 7% a menos do que a inédita safra do período anterior.

O tempo seco reduziu a produção para 29 milhões de sacas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A Colômbia também diminuiu sua produção em 6% em 2020, com 13,9 milhões de sacas, segundo a Federação Nacional dos Cafeicultores.

Com a Etiópia no topo de uma série de países, a África passou o ano sem altos e baixos. O continente “é muito estável porque há muita distância entre os países, climas diferentes, eles não sofrem tanto com os preços porque a produção é mais extensa e os custos dos fertilizantes são menores”, descreve o analista. O mundo produziu 0,9% menos café em 2019/2020 em relação ao período anterior.

Melhor preço

Com as restrições que se seguiram à pandemia, o consumo e as exportações foram abalados. A renda dos cafeicultores variava em cada país de acordo com a estabilidade de suas moedas leia mais…

TEXTO As informações são da AFP / Tradução Juliana Santin

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illycaffè investe em embalagens individuais para cápsulas

Nesta semana, a empresa italiana illycaffè lançou uma nova cápsula de café espresso. Agora ela vem embalada e pressurizada individualmente, mantendo os atributos da bebida por mais tempo.

A Iperespresso Single foi idealizada inicialmente para hotéis, mas também é voltada para o consumo doméstico em grandes e pequenas quantidades, já que a abertura da caixa para um primeiro consumo não interfere na qualidade das cápsulas seguintes, cada uma tendo validade de até um ano e meio.

Disponível no site oficial e na loja física da illycaffè em São Paulo, além de pontos de venda autorizados, o produto é comercializado em embalagens com 100 cápsulas, no valor de R$ 290, podendo escolher entre torra média, escura e descafeinado. Em breve estará disponível em pacotes menores, com 14 unidades.

“Com este produto, o consumidor pode adquirir e abrir uma embalagem com muitas cápsulas e consumi-las no tempo que desejar, despressurizando o invólucro individual para um espresso somente na hora do consumo, como se o café tivesse sido torrado naquele momento”, explica Frederico Canepa, diretor da illycaffè no Brasil.

O sistema de pressurização da empresa italiana consiste em retirar o oxigênio do café durante o envase, substituindo-o por gás inerte sob pressão positiva. Segundo a marca, esse método garante a preservação dos aromas resultantes da torra do produto e impede o início do processo de oxidação do café, mantendo suas características originais.

A loja física da illycaffè fica na Rua Haddock Lobo, 1497 – Jardins – São Paulo (SP).

Mais informações:  www.illy.com/pt-br/home

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Que tal uma pasta de amendoim de café?

Lançada em abril de 2020, a marca Pasta de Amendoim da Tereza tem em seu portfólio um sabor muito especial: o café. O produto é elaborado com grãos arábica produzidos pela cafeicultora Cristiane Zancanaro, em Cristalina (GO), e torrados pela mestre de torra Bruna Mossolini.

Feita em São Paulo (SP), a pasta de amendoim é artesanal e leva açúcar mascavo para dar um toque doce. Não contem conservantes, aditivos, óleos, glúten, nem lactose. O pote com 230 g pode ser encontrado na Café Store a partir de R$ 29,90.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Starbucks inaugura drive-thru em rodovia que liga São Paulo e Rio de Janeiro

Na última semana, a SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil, anunciou a abertura de uma loja drive-thru, localizada na Rodovia Dutra, principal estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

A nova loja foi projetada para proporcionar comodidade aos clientes que estão de passagem e aos moradores da região. Para aqueles que desejarem fazer uma pausa, possui um lobby de 303 metros quadrados com mesas e cadeiras.

“Estamos animados em expandir a presença da Starbucks no Brasil e trazer ao mercado o modelo loja drive-thru, que amplia ainda mais a forma como nos conectamos com as pessoas”, explica Claudia Malaguerra, diretora geral da Starbucks no Brasil. “Já para aqueles que preferem um momento de pausa, oferecemos uma atmosfera de conforto e bem-estar por meio de espaços internos e varandas para degustar o café no nosso lobby o tempo que desejarem”, finaliza.

A Starbucks continua comprometida em adaptar a experiência do cliente para as diversas ocasiões de consumo, como pedidos via celular e o formato drive-thru no Brasil. A nova loja funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 7h às 23h.

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Pandemia afeta crescimento das cafeterias no Reino Unido

Foto: Jonas Jacobsson

De acordo com o relatório Project Café UK 2021, as vendas do mercado de cafeterias do Reino Unido sofreu uma queda de quase 40% nos últimos 12 meses por conta da Covid-19. Os dados explicam que a pandemia reduziu as vendas das casas de café em quase £ 2 bilhões (cerca de US $ 2,8 bilhões) do valor de mercado, marcando, pela primeira vez em mais de 20 anos, que o segmento registrou vendas negativas (-39%) e crescimento de pontos de venda (+1,9%).

As restrições causadas pela pandemia levaram ao fechamento temporário de lojas e vendas apenas no sistema take away (levar para viagem), que contribuíram para um declínio acentuado na comercialização.

Embora a redução no deslocamento diário tenha minimizado o número de passageiros nos pontos turísticos e nos centros das cidades, muitos estabelecimentos de bairro se leia mais…

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

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Perfil do consumidor pós-pandemia é marcado por e-commerce e Pix

A tecnologia auxilia e muito nosso dia a dia. Um fato é que, durante o isolamento social, os índices de compras on-line e a chegada de novas startups e fintechs (termo que surgiu da união das palavras financial e technology) ajudaram no processo de digitalização da economia. O Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central, por exemplo, já movimentou 203 bilhões de reais.

“O consumo das famílias, que é mais de metade da riqueza gerada na economia e, no passado, já salvou o país de outras crises, não deverá ser o mesmo após a quarentena”, alerta a professora de MBA em Gestão Financeira pela IBE Conveniada Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mel Girão.

A plataforma de inteligência e pesquisa NZN Intelligence publicou um levantamento digital com aproximadamente 1,7 mil entrevistados. Nele, é mostrado que 49% dos brasileiros consideram reavaliar seus gastos, sendo que 71% afirmam que pretendem aumentar o volume de compras on-line.

Quanto ao Pix, desde 16 de novembro, quando começou a funcionar oficialmente, é apontado que a maioria das transferências foi feita por pessoas físicas. Em dezembro de 2020, das 121,5 milhões de operações realizadas, 105 milhões (86%) foram de pessoas físicas para pessoas físicas.

“Além dos gastos decorrentes da pandemia, o isolamento social provocou mudanças mais profundas no comportamento do consumidor. Há vários meses dentro de casa, ele está leia mais…

TEXTO Redação • FOTO William Iven

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Sudoeste da China aponta crescimento no número de cafeterias

A China registrou um crescimento de 2,3% do PIB em 2020. Mesmo com a pandemia de Covid-19 em todo o mundo, a cidade de Chengdu, no sudoeste do país, viu seu crescimento dobrar a média nacional. Isso graças à rápida recuperação da cidade em seu setor de serviços.

Os dados mostram que em 2020 havia a média de uma nova cafeteria aberta todos os dias na cidade. Isso elevou o número total de cafeterias para mais de 4 mil, posicionando-se logo depois de Xangai e Pequim, sendo o terceiro maior mercado de café da China.

A cultura de Chengdu é considerada um elemento-chave para impulsionar o boom do café na cidade e aqueles que trabalham na indústria dizem que estão animados. “No geral, é uma coisa boa. Sinaliza que os negócios estão florescendo. Acho que há um potencial de crescimento futuro para a cultura do café em Chengdu porque a cidade tem suas raízes culturais no consumo de chá e as pessoas aqui preferem um estilo de vida descontraído. O café combina com suas necessidades”, explicou Li Jiangchun, fundador do Café G1.

Uma das cafeterias de Li na zona de alta tecnologia de Chengdu pode vender cerca de 300 xícaras de café por dia. Alguns analistas chegam a acreditar que o número total de cafeterias poderia ter leia mais…

TEXTO As informações são do CGTN / Tradução Juliana Santin • FOTO Jakub Kapusnak

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Concursos de qualidade de café ajudam a desenvolver cada vez mais o mercado brasileiro

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), aponta que os concursos de qualidade do café tiveram grande participação na evolução do mercado brasileiro.

A produção de grãos com maior qualidade tem elevado o padrão dos consumidores e impactado diretamente a produção, desde a seleção das cultivares da planta até o tipo de embalagem.

Entre os diversos concursos realizados anualmente no Brasil, existe o Cup of Excellence (COE), organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O evento ocorre desde 1999 e tem o objetivo de aumentar a produção de cafés especiais no mundo. Além das diversas etapas, ocorre o leilão dos cafés premiados entre os potenciais compradores.

Uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Ufla, orientada pelo professor Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, utilizou como suporte a teoria dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), com o propósito de compreender como foi o passo a passo da criação do concurso ao longo do tempo e de que maneira isso refletiu na cadeia produtiva do café.

Conforme explica o professor, em termos mercadológicos, a partir da criação de concursos como o COE, houve o início da construção de um padrão de qualidade para os cafés especiais. “Embora o leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Marcas apostam em novas tecnologias na comercialização de cafés

A Suplicy Cafés Especiais e a Onii, loja autônoma que permite realizar compras diretamente via aplicativo, acabam de anunciar parceria. O acordo prevê que a startup de varejo seja responsável pelo gerenciamento das operações de honest market da Suplicy Cafés em 12 pontos na cidade de São Paulo, em endereços como Av. Paulista, Av. Angélica, Av. das Nações Unidas e Av. Juscelino Kubischek.

De acordo com o fundador e CEO da Onii, Victor Bermudes, um dos grandes diferenciais da empresa é a utilização da inteligência artificial em seus sistemas. “Essa tecnologia permite melhorar a qualidade dos produtos, mapearmos quais são os itens e categorias mais consumidos, qual é o horário de pico, entre outras vantagens”, explica. Além disso, as operações também terão programas de cashback, no qual o usuário tem parte do valor gasto em uma compra reembolsado.

A implementação do sistema nessas unidades ocorreu de maneira gradual e os 12 pontos já contam com as tecnologias da Onii, se tornando Suplicy Cafés by Onii. “O Café Suplicy é uma marca consolidada que está acreditando que nossa tecnologia e operação irão atender as demandas que eles necessitam. Diante disso, essa parceria exemplifica a nossa competência em transformar qualquer loja em loja autônoma”, comenta Victor.

“A inovação e praticidade são bandeiras que o Suplicy busca cada vez mais entregar na experiência dos seus clientes. A parceria com a Onii, além de trazer estes dois pontos, nos permite crescer neste segmento”, explica Bruna Caselato, COO da Suplicy Cafés Especiais.

Para ter acesso aos produtos, é necessário que o usuário baixe o aplicativo da Onii e realize o cadastro com seus dados pessoais e cartão de crédito. Através da utilização do QR Code disponível no app, é possível acessar a loja e realizar a compra dos itens desejados.

Pagamento com PIX

Já a Nespresso anunciou que irá adotar o PIX nas 34 boutiques distribuídas nas principais cidades do País. Com o uso do sistema instantâneo de pagamento, a empresa busca proporcionar uma experiência leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Divulgação