Mercado

Dia Internacional do Café: Ações em diferentes países valorizam a produção brasileira do grão

Foto: Joshua Glass

Para fortalecer a imagem sustentável e de qualidade da cafeicultura brasileira em importantes mercados mundiais, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) promove uma série de ações no Dia Internacional do Café, 1º de outubro, na China, Arábia Saudita, Itália, Austrália e Estados Unidos. As iniciativas incluem degustação da bebida, exposição e palestras focadas nos respeitos ambiental, social e econômico da atividade cafeeira nacional.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, embarcando o produto a mais de 120 países de todos os continentes. “Tradicionalmente, o café brasileiro ocupa o cargo de preferência no mercado global. Produzimos com muita qualidade e, principalmente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, graças ao investimento que o setor faz em pesquisa e tecnologia e à capacitação que as entidades de classe como o Cecafé fornecem aos produtores”, afirma Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

China

O Cecafé enviou previamente à China amostras de café de diversas regiões produtoras, que foram avaliadas pela rede de cafeterias Mellower Coffee, a qual, junto com a Embaixada do Brasil em Pequim, será parceira da ação “Mês dos Cafés do Brasil”. Com a seleção dos grãos cultivados no Sul de Minas, na Chapada Diamantina (BA) e na Alta Mogiana (SP), a iniciativa apresentará as características dessas origens em vídeos mostrados nas cafeterias e oferecerá o produto aos consumidores chineses, com o objetivo de promover as variedades brasileiras no mercado local, que apresenta grande potencial – as exportações nacionais para o país asiático cresceram 390% de 2010 a 2020 – e registra aumento constante no consumo da bebida, sobretudo entre jovens mulheres.

Arábia Saudita

Iniciativa semelhante será realizada na Arábia Saudita, na Embaixada do Brasil, em Riad, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Embora o chá seja predominante na preferência da população local, observa-se um aumento no consumo de café entre os jovens e em ambientes frequentados por turistas, como leia mais…

TEXTO Redação

Mercado

Bialetti lança nova cafeteira com design contemporâneo

Em comemoração ao Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, a italiana Bialetti repaginou a tradicional Moka Espress e apresenta a Cafeteira Venus. Com design contemporâneo, a novidade possui o mesmo sistema de preparo do modelo já conhecido e vem em três opções: para dois, quatro ou seis cafés.

Feito em aço inox 18/10, o novo equipamento conta com pintura PVD em seu acabamento, que consiste na vaporização da tinta numa câmara de vácuo em alta temperatura. Este processo evita que a pintura descasque ou fique preta ao longo do tempo.

Disponível nas cores cobre* e azul, a nova Cafeteira Venus pode ser adquira por R$ 412,90 (opção de dois cafés)*, R$ 485,90 (quatro cafés) e R$ 539,90 (seis cafés) no site da Bialetti.

Mais informações: www.bialettishop.com.br

*Os modelos na cor cobre e as opções de duas xícaras estarão disponíveis no site a partir da segunda quinzena de outubro.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Nestlé abastece mercados consumidores com café torrado no Uruguai

Chile, Argentina, Paraguai, Brasil, Peru, Panamá, El Salvador, Guatemala, Costa Rica, China, Reino Unido, África do Sul, Malásia e Cingapura. Essa é a lista de países que receberão o café torrado feito 100% no Uruguai, na moderna fábrica que a Nestlé inaugurou em 2018 após um investimento de cerca de US$ 23 milhões.

O negócio explodiu depois de uma segunda onda de investimentos da ordem de US$ 7 milhões em 2019, a fim de ampliar a capacidade de produção. Depois de assinar um acordo com a multinacional Starbucks, a Nestlé adquiriu os direitos de comercializar produtos de café ou chá diretamente para consumidores e canais de serviço de alimentação em todo o mundo.

Segundo o CEO da Nestlé para as Américas, Laurent Freixe, o acordo com a Starbucks foi vital porque chamou a atenção de vários mercados. Além dos produtos da marca, foram agregados diversos produtos da marca Nescafé, tanto no setor externo quanto no varejo.

“Fizemos um importante investimento há três anos para criar uma moderna fábrica de café torrado, ao mesmo tempo, compramos os direitos da marca Starbucks. A combinação das duas ações, a fábrica globalmente competitiva e a presença dessa marca global, em conjunto com marcas locais, criaram oportunidades de desenvolvimento para essa fábrica”, disse o executivo ao El Empresario.

Após conquistar os primeiros mercados na região e na África do Sul, a empresa agregou negócios na Europa e na Ásia, para onde começará a exportar até o final do ano. “Este ano, começamos com uma perspectiva de um percentual reduzido de produção e ocupação das fábricas, e vamos acabar exportando para mais de 15 países. Há uma grande oportunidade de crescimento no Uruguai, considerando que este é o primeiro ano. Além de liderar o mercado local, há uma janela para posicionar o país no mundo”, comentou.

Para ele, o país pode se tornar uma referência para a empresa, pois a estabilidade oferecida pelo Uruguai soma-se uma “equipe Nestlé com know-how e expertise em café torrado e moído, a moderna fábrica e os acordos de livre comércio com muitos países, entre outras condições favoráveis ​​para fazer negócios”, enumerou Freixe.

A unidade do Uruguai é uma das quatro unidades de produção de café torrado da empresa no mundo. As demais estão no Brasil, na Espanha e em Portugal.

TEXTO As informações são do The Rio Times / Tradução Juliana Santin • FOTO Divulgação

Mercado

Em comemoração aos 15 anos no Brasil, Nespresso apresenta novidades em cápsulas

A Nespresso apresenta ao mercado brasileiro 13 novos sabores para seu sistema Vertuo. Os novos Orafio, Tocantto, Double Espresso Dolce, Melozio Decaffeinato, Melozio, Fortado Decaffeinato, Il Caffè, Altissio Decaffeinato, Inizio, Solelio, Odacio e Bianco Forte, além do Carafe Pour-Over Style, se unem às 17 variedades de cafés Vertuo.

Além disso, este mês, a Nespresso também traz ao Brasil o lançamento Carafe, com a medida de 535 ml com sabor e aroma de café filtrado. Tudo disso dá continuidade ao aniversário de 15 anos da marca no país.

“O brasileiro é apaixonado por café e com o sistema Vertuo, aliado ao lançamento do Carafe e sua inusitada medida que pode ser compartilhada, seguimos proporcionando experiências únicas e personalizadas com um café de alta qualidade sustentável”, explica Monica Lopes, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.

Com os novos sabores, a linha Vertuo dispõe agora de 30 variedades em até cinco medidas diferentes – Carafe (535 ml), Signature (230 ml), Gran Lungo (150 ml), Double Espresso (80 ml) e Espresso Tracional (40 ml) – todas compatíveis com o sistema que conta com tecnologia Centrifusion, que reconhece automaticamente a cápsula de café durante o preparo e ajusta os parâmetros de extração para criar a bebida perfeita com um crema generoso.

As novidade estão à venda nas Boutiques Nespresso de São Paulo e no Rio de Janeiro, e para todo Brasil no site, no aplicativo da marca e no telefone 0800 7777 737.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

125 amostras de café concorrem ao Cup of Excellence – Brazil 2021

125 amostras foram selecionadas para disputar o Cup of Excellence – Brazil 2021, concurso de qualidade realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

Após analises de profissionais, os cafés escolhidos obtiveram notas iguais ou superiores a 87 pontos. “A qualidade dos cafés está excelente. Dos 743 lotes inscritos, 203 tiveram nota acima de 86 pontos, sendo que 125 receberam pontuação igual ou superior a 87. O objetivo inicial era classificar as 100 melhores amostras, mas devido a excelência apresentada por esses cafés, decidimos passar para a Fase Nacional essas 125”, explica Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

Os lotes aprovados são de 14 variedades, produzidos pelas vias secas (colhido e seco com casca) e úmida (cereja descascado, despolpado ou desmucilado), e representam 10 origens produtoras, com destaque para a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, que corresponde a 31,2% do total, com 39 cafés classificados. Clique aqui para conferir a lista dos 125 selecionados.

Na sequência vêm a Indicação de Procedência Matas de Minas, com 26 amostras (20,8%); Chapada Diamantina, com 16 (12,8%); Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, com 13 (10,4%); Sul de Minas e Montanhas do Espírito Santo, ambas com 9 (7,2%); Insicação de Procedência Alta Mogiana, com 5 (4%); Vale da Grama, com 4 (3,2%); Indicação de Procedência Campo das Vertentes, com 3 (2,4%); e Denominação de Origem Caparaó, com 1 amostra (0,8%).

Os cafés finalistas serão avaliados pelo júri nacional entre os dias 16 e 19 de outubro, levando em consideração o tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Os 40 melhores (que obtiverem nota igual ou superior a 86 pontos) serão classificados para a fase internacional da competição, entre 21 de outubro e 14 de novembro, quando juízes do exterior definirão os 30 campeões da edição nacional de 2021.

Etapas da competição:
16 a 19/10 – Fase Nacional
20/10 – Resultado da Fase Nacional
21/10 a 5/12 – Oferta dos semifinalistas da Fase Nacional
21/10 a 14/11 – Fase Internacional
18/11 – Resultado da Fase Internacional e premiação dos vencedores
10 a 21/12 – Venda dos National Winners
20/12 – Leilão dos campeões do Cup of Excellence
20/02/22 – Pagamento aos campeões do Cup of Excellence
21/02/22 – Pagamento aos produtores National Winners

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Linha Arabica Selection da illy ganha cápsulas de café cultivado na Costa Rica

A italiana illycaffè disponibilizou no Brasil o illy Arabica Selection Costa Rica no modo Iperespresso (cápsulas para máquinas illy). De acordo com a marca, o café apresenta notas características de mel e baunilha, além de frutas cítricas, traços de caramelo e frutas secas.

A especialidade do illy Arabica Selection Costa Rica, assim como de todos os Arabica Selection, está em sua origem geográfica. Os especialistas da illy, em conjunto com os laboratórios de pesquisa internos AromaLab, SensoryLab e Food ScienceLab, desenvolveram o perfis de torra para cada café, destacando as características individuais de cada território.

Organizada em ordem crescente de intensidade, do mais delicado ao mais robusto, as embalagens da linha Arabica Selection trazem cafés cultivados na Etiópia, Colômbia, Brasil, Guatemala, Índia e, agora, Costa Rica.

O illy Arabica Selection Costa Rica, assim como os outros cafés, está disponível no site da illy, na loja de São Paulo e, em breve, em empórios parceiros. A versão para cápsulas Iperespresso custa R$ 60,90 (lata com 21 unidades).

TEXTO Redação • FOTO Adi Goldstein

Mercado

Museu do Café promove webinário para discutir atuação da mulher no setor cafeeiro

Com o intuito de destacar o papel da mulher na história do grão, o Museu do Café inaugurou, no mês de julho deste ano, a exposição temporária “O Feminino no Café, 1870-1930”. Para completar a visão histórica proporcionada pela mostra, o Museu promoverá o webinário “O Feminino no Café Hoje”, nos dias 29 e 30 de setembro, das 15h às 18h, pelo YouTube da instituição. O evento tem o apoio da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) e da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Reunindo profissionais renomadas de diversas áreas da cadeia operatória do café, o encontro virtual apresentará os desafios e experiências das mulheres na contemporaneidade. As mesas redondas terão como foco as ações pioneiras que incentivam a participação feminina no setor, além de abordar as redes de fortalecimento para essa atuação e as perspectivas futuras para ampliar o protagonismo dentro do segmento.

Dando início a programação na quarta-feira (29), a abertura da atração será apresentada pela jornalista Lilian Munhoz, às 15h. Na ocasião, falarão a diretora executiva do Museu do Café, Alessandra Almeida; a presidente da IWCA Brasil, Miriam Aguia; e a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira. Após esse momento, o webinário segue para as mesas de debate:

29 de setembro, das 16h40 às 18h
Pioneirismo feminino

A primeira conversa abordará os avanços proporcionados por mulheres dentro do setor cafeeiro, destacando algumas trajetórias, conquistas e melhoramentos que afetaram toda a cadeia do grão.

Mediação: Marcela Rezek, coordenadora técnica do Museu do Café

Palestrantes: Josiane Cotrim, jornalista, mestre em Comunicação Política pela Dublin City University, da Irlanda, fundadora da IWCA Brasil e membra brasileira da Coalizão do Café pela Equidade Racial (CCRE); Phyllis Johnson, que possui um bacharelado em Microbiologia pela Universidade de Arkansas e mestrado em Administração Pública pela Escola Harvard Kennedy (ambas nos Estados Unidos), além de ser a cofundadora da CCRE e presidente da leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Mercado

Nescafé firma parceria entre linha Origens do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica

A partir de agora, quem compra a latinha de café em pó ou o vidro de solúvel da linha Origens do Brasil, da Nescafé, contribui com o plantio de uma árvore na Mata Atlântica. É esse o compromisso da marca de café da Nestlé ao lado da SOS Mata Atlântica pelos próximos cinco anos. Na maior ação já realizada pela ONG no bioma, a meta é que sejam plantadas, ao todo, 3 milhões de árvores.

Lançada em 2018 como a primeira linha 100% brasileira da Nescafé, a marca firmou o pacto de, até 2022, tornar-se a primeira marca carbono neutro do país de solúvel e para coar. Desta vez, ao lado da ONG SOS Mata Atlântica, a Nescafé reverte seu consumo em apoio à preservação do bioma do qual dependem 70% da população, 80% do PIB, e que se estende por 17 estados sob constante ameaça (hoje, restam menos de 13% da vegetação que existia originalmente).

“Vivemos no dia a dia a máxima de grandes poderes, grandes responsabilidades: como a maior marca de café do planeta, possuímos o principal programa de sustentabilidade de toda a cafeicultura – e que neste mês completa 10 anos de cuidados com o produtor, os processos e a natureza”, afirma Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé. A Nescafé vai atrelar as vendas de Origens do Brasil à restauração da Mata Atlântica até 2025.

Com 35 anos de existência completados neste mês, a ONG tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Para isso, atua com mobilização e promoção de políticas públicas por meio de monitoramento do desmatamento, estudos, projetos e diálogo com setores públicos e privados. Junto a parceiros, a Fundação SOS Mata Atlântica já plantou cerca de 42 milhões de árvores no bioma.

“Firmar parceria com uma marca que entende a sustentabilidade para bem além do compliance é mais que um fator motivador para a Fundação; na verdade, ajuda a garantir que o trabalho de preservação reverbere pela sociedade e seja, enfim, compreendido como essencial, sobretudo nestes tempos”, diz Olavo Garrido, Diretor de Finanças e Mobilização de Recursos da ONG.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Joias inspiradas nas lavouras de café

Assim como nós, você também é apaixonado por café? Esse amor de muitos brasileiros atravessa mares e continentes e chega ao Japão pelas mãos da empresária Laura Mine, brasileira que reside no país oriental. Ela é a fundadora da Laurina, marca de semijoias que tem o fruto como inspiração.

Além do nome, que faz referência a uma variedade rara de café arábica, a empresa traz grãos e até mesmo a flor de café em modelos de brincos, pulseiras e pingentes, feitos em prata 925 e folheados a ouro 18K. Além dos japoneses, os consumidores brasileiros podem comprar as semijoias no site ou na loja física, que fica na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, terra natal de Laura.

Mais informações: laurina.com.br

TEXTO Redação • FOTO Positiva Design

Mercado

Rede de supermercado Verdemar lança cafés campeões do Concurso de Qualidade de MG

Na última segunda-feira (13), a rede de supermercado Verdemar lançou a linha Cafés Campeões, com grãos premiados no Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais, safra 2020, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). No total são 14 cafés oriundos das quatro regiões produtoras mineiras. Os produtos já estão disponíveis nas gôndolas das unidades.

Participaram da cerimônia de lançamento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Secretária de Estado  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Soares Valentini, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, os sócios do Verdemar, Hallison Moreira e Alexandre Poni, autoridades e lideranças da cafeicultura, além de produtores

“É o terceiro ano que temos essa parceria com a Emater para valorizar a cafeicultura mineira. E já estamos caminhando para o quarto ano, iniciamos os preparativos para o próximo concurso. Para nós do Verdemar, é uma honra apoiar o cafeicultor mineiro e levar esse produto de excelentíssima qualidade para nossos clientes”, destaca Alexandre Poni. Em novembro, o Verdemar irá sediar a final da edição de 2021 do Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais.

O campeão estadual foi o cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. Para ele, o apoio do Verdemar ao concurso engrandeceu ainda mais o setor. “O Verdemar impulsionou o concurso e deu um ânimo a mais aos cafeicultores, afinal, nós produtores dos cafés vencedores temos a chance de ver nosso produto exposto e sendo comercializado, e sendo valorizado por uma das maiores redes de supermercado do Brasil”, enfatiza.

Durante seu discurso, o governador de Minas Gerais parabenizou os mais de 1,7 mil participantes. “Parabenizo o Ademir e também todas as milhares de pessoas que trabalham na cafeicultura, que, com muito leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Conor Brown