Painéis sobre clima, capital verde e melhoramento do café mostram que a transformação da cafeicultura brasileira passa por inovação, dados e sustentabilidade

Arena SIC, no centro da área de expositores, recebe paineis do Simpósio DNA Café e Fórum da Cafeicultura Sustentável
“É tradição do café brasileiro fazer transformação com tecnologia”. A frase, poderosa e capaz de sintetizar a história moderna da cafeicultura brasileira, acaba de ser materializada no rebranding da marca Cafés do Brasil, cujo lançamento aconteceu na abertura da Semana Internacional do Café nesta quarta (5), no Expominas, em Belo Horizonte, com o tema “Café em Transformação–Inovação, Sustentabilidade e Oferta no Mercado Global”.
Representada pela letra T, adicionada à sigla ESG, o novo slogan ESGT reposiciona a marca coletiva para reforçar globalmente a imagem do país como produtor sustentável e inovador, e que incorpora a tecnologia como motor da cafeicultura. “Precisamos saber contar nossas histórias, e de maneira competente”, resume Aguinaldo Lima, diretor da Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café). Lima foi um dos palestrantes do painel “Apresentação da marca Cafés do Brasil”. O objetivo do reposicionamento da marca – que levou 11 meses para ser construída pelas principais entidades do setor de forma harmônica, ou seja, com a participação de toda a cadeia – foi atualizar a identidade da marca e consolidar o café brasileiro como referência global em sustentabilidade, qualidade e inovação. Pois, no Brasil, a sustentabilidade é feita com tecnologia, a força motriz da cafeicultura nacional.
O trabalho também resultou em um novo logotipo – conduzido pela agência Design Bridge and Partners, que fez todo o rebranding – que, de acordo com Renoir Sell, diretor de estratégia da agência no Brasil, oferece uma identidade visual “contemporânea e competitiva”, que transmite a “percepção de movimento mas com elementos de reconhecimento”.
A transformação também é uma das responsabilidades dos líderes. Três deles participaram do painel “Brasil e COP30: mudanças climáticas, sustentabilidade e protagonismo global”, que abriu as conferências do tradicional Simpósio DNA Café, que reúne especialistas para debater tendências de consumo, tecnologia, negócios e o futuro do setor cafeeiro. Apresentados pelo mediador Pedro Ronca, diretor da Plataforma Global do Café no Brasil, Marcos Matos, CEO do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café no Brasil), Fabricio Andrade, presidente da Comissão Nacional do Café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Natália Carr, gerente de ESG da Cooxupé, reforçaram a necessidade de o Brasil comunicar melhor suas conquistas ambientais e sociais, consolidando a imagem do café como parte da solução climática. “Ser líder é também ser alvo, e como líderes, não podemos descansar, temos uma agenda ambiental forte para apresentar”, resumiu Ronca, lembrando a proximidade da COP30 e o avanço da cafeicultura do Brasil em relação aos outros países produtores. “A produção, a qualidade e a sustentabilidade do café brasileiro tem evoluído muito rápido diante dos outros países”, concordou Fabricio Andrade. Para ele, embora nossa cadeia seja eficiente – cerca de 85% do FOB Santos vai para o cafeicultor –, é preciso vencer desafios, como implementar práticas de cultivo mais resilientes, gerar atrativos para manter jovens no campo e resolver problemas de logística e armazenamento do café.
Na avaliação de Marcos Matos, a COP30 no Brasil coloca o café em uma “vitrine estratégica” e obriga o país a comunicar sua liderança em sustentabilidade com dados e “voz unificada”. “É preciso provar com métricas do ambiente tropical que a cafeicultura faz parte da solução climática, e não do problema: Temos uma agricultura de baixo carbono, com balanço de carbono negativo na lavoura”, observa. “Temos que fazer valer nossas informações e nossas regras; o agro brasileiro se organizou, exige respeito”, completa, referindo-se ao Fórum Brasileiro da Agricultura Tropical, iniciativa lançada em 2025 para posicionar a agricultura tropical brasileira como parte central das soluções globais para clima, segurança alimentar e energia.
Já Natália Carr reforçou que cooperativismo também faz parte da solução. “É uma forma de união, de distribuição de valores e, principalmente, de escala”, disse.
Inovações para enfrentar os atuais desafios foi a marca do painel “Mercado global em transformação: dinâmicas e caminhos”, que reuniu Marcos Matos (Cecafé), Aguinaldo Lima (Abics) e Pavel Cardoso (Abic) e abordou os efeitos do cenário geopolítico global sobre as exportações e a indústria de café. Para Matos, o momento geopolítico complexo faz com que seja preciso que o Brasil “trabalhe em conjunto, de forma organizada” para enfrentar legislações como o tarifaço dos EUA e as novas regras ambientais europeias. Segundo ele, o diferencial competitivo do café brasileiro é ter “origem confiável”.
Aguinaldo Lima ressaltou a necessidade do setor de café solúvel – cujo consumo global é de 28% – de se posicionar de forma mais estratégica. “Temos que ser mais agressivos em acordos comerciais”, ressaltou. Ao mesmo tempo, LIma relembrou o avanço na qualidade dos blends – com a emergência dos canéforas de qualidade – e destacou a inovação do setor com o desenvolvimento do protocolo de análise sensorial de café solúvel pela Abics, que auxilia a exportação, o consumo e o posicionamento de mercado dos solúveis, além de ter potencial para ser mundialmente reconhecido.
Pavel Cardoso apontou a dificuldade da indústria de café em equilibrar a volatilidade dos preços sem transferi-la ao consumidor. Embora acredite que o momento difícil tenha sido “extremamente rico” para o amadurecimento da indústria de café, que conseguiu manter qualidade, Cardoso alertou para o crescimento da exportação de cafés robusta pelo Vietnã e destacou a necessidade da busca de mercados alternativos para o café brasileiro. “Corremos o risco de perder nossa posição para o Vietnã”.
Seguindo a lógica da capacidade de transformação da cafeicultura brasileira, o painel “Capital verde & ESG: uma oportunidade para o mercado de café” discutiu como mobilizar e democratizar o “capital verde” para financiar a transição regenerativa na cafeicultura, com foco em crédito, risco e acesso. Os palestrantes Felipe Vignoli, da Impacta Finanças Sustentáveis, e Luisa Lembi, do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) apresentaram à audiência – a Arena SIC, onde aconteceram os paineis, permaneceu lotada ao longo do dia – como funciona esse tipo de financiamento, ainda uma novidade no Brasil. “Para poder mudar as coisas, é preciso capacitação técnica”, ensinou Luisa, sobre um dos eixos (a capacitação técnica gratuita) que norteia o programa AgroMinas, do BMDG, que promove a agricultura regenerativa na cafeicultura – o outro são as duas linhas de crédito que financiam práticas regenerativas via cooperativas de crédito.
Vignoli, que fundou a Impacta com o objetivo de facilitar o fluxo de capital para empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, aposta no blended finance (junção de diferentes tipos de financiadores): “Produzir um café em floresta, por exemplo, é diferente e, por isso, precisa de um mecanismo diferente”. Segundo ele, captar recursos para inovações como esta é “um caminho tortuoso”, mas que encontra vários atores disponíveis para isso. Porém, conectar as duas pontas (financiadores e produtores), em escala, é o grande desafio, embora não falte volume de dinheiro, mas acesso. Para os palestrantes, o futuro do crédito verde envolve, portanto, aproximação de diferentes atores, capacitação e suporte técnico, combinação de recursos e aumento de fontes de capital. “Quero, no futuro, ver que esse tipo de financiamento é algo comum”, almeja Vignoli.
Inovador também é o tema do painel “Agricultura 5.0: integração inteligente de tecnologias, dados e sustentabilidade”. A começar pelo conceito “5.0”, uma evolução da agricultura 4.0 – uso de drones e agricultura de precisão, por exemplo – ao integrar ferramentas de inteligência artificial, robótica (automação de sistemas), biologia sintética (como plantas transgênicas, por exemplo) e impressão 3D e 4D no processo de desenvolvimento da tecnologia.
A introdução ao conceito, sua aplicação na cafeicultura brasileira e exemplos de seu uso na Europa permearam o painel, comandado pelo pesquisador da Embrapa Maurílio de Oliveira e pelo CEO da Scicrop José Damico. “Um robô, com um processo de automação diferenciado e tecnologias embutidas, é capaz de tomar decisões em tempo real”, exemplifica Oliveira.
Num cenário futuro, mas quase presente, o diferencial será o banco de dados de cada produtor. “O conjunto dos meus dados e desta tecnologia, que estará disponível para todos, pode trazer benefícios diferentes”, resume Damico. Segundo Oliveira, esse novo pacote – conhecido como “digitalização do agro” – embutido na agricultura 5.0 está sendo comparado à revolução trazida pela mecanização agrícola. Com uma conectividade 5G, fundamental para o processo, a agricultura 5.0 ganha independência. “Esse é o grande diferencial, pois não há mais segmentação do trabalho envolvendo o homem. Tudo é automatizado e acontece em tempo real, e isso já é uma realidade”, conta Oliveira.
Drones que decidem onde aplicar nutrientes e robôs que colhem com precisão apenas frutos maduros são exemplos do que está chegando. Segundo os painelistas, a agricultura 5.0, ao facilitar a organização da produção de café e seu rastreamento, vai ajudar na tomada de decisões tanto em termos de propriedade como de região.
Na última apresentação do dia, “O DNA do café do futuro: como a genética molda a cafeicultura”, mais inovações, atreladas às mudanças climáticas, foram apresentadas pelos cientistas convidados para compor a apresentação. Um dos grandes destaques do painel foi o estudo da aplicação de edição gênica ao café. De acordo com Eveline Caixeta, pesquisadora da Embrapa Café, o “silenciamento” de genes indesejáveis é a próxima fronteira a ser vencida no café. Enquanto isso, avanços no melhoramento tanto de cafés arábica quanto de canéforas estão a todo vapor. Fabiano Tristão, coordenador de cafeicultura do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), depois de apresentar os avanços, nas últimas três décadas, no melhoramento dos conilons no Espírito Santo, vê o futuro da variedade a partir, por exemplo da seleção de clones com maior tolerância à doenças como a ferrugem, maior valor nutracêutico ou mais adaptados à mecanização. Daqui há 3 anos, o Incaper vai lançar, ainda, uma cultivar de altitude.
Já Gladyston Carvalho, pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), apresentou a tecnologia presente nas novas cultivares de arábica – que resultaram, por exemplo, na inversão da cafeicultura no Cerrado, onde antes predominava a produtiva cultivar catuaí, desenvolvida nos anos 1970 pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas). “Os cafés brasileiros têm várias tecnologias simultâneas embarcadas”, frisa Carvalho. Sua aposta para o futuro dos arábicas é no desenvolvimento de clones de arábica que tenham produtividade maior e que levem menos tempo para originar novas cultivares.
Provocados pelo mediador Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia quanto à variedade que irá se tornar o futuro da cafeicultura, os pesquisadores concordaram: o futuro é do café híbrido (conilon e robusta).
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Codemge, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Conta com patrocínio diamante de 3corações Rituais, patrocínio ouro Anysort, Sicoob e Senac em Minas e patrocínio bronze de Nescafé, União e Yara. Apoio de ABIC, Abrasel, IWCA Brasil, BSCA, Cafés do Brasil, Cecafé, Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Federal, Sindicafé-MG. A Revista Espresso e o CaféPoint são as mídias oficiais.