Café & Preparos

Café sem cafeína? Entenda como a Nespresso realiza o processo de descafeinação

Apesar de muitas pessoas tomarem café por conta da cafeína, há aqueles que preferem recorrer para a opção descafeinada. Mesmo sendo uma alternativa conhecida e presente no mercado há um tempo, você sabe como ocorre este processo de retirada da substância do grão? Para esclarecer essa dúvida, a Nespresso explica um pouco sobre os seus métodos.

“É importante ressaltar que não existem descafeinados livres de cafeína. Eles podem conter até 0,1% da substância, de acordo com a Anvisa, o que equivale a cerca de 2 a 4 mg por xícara de café espresso”, explica Claudia Leite, gerente de valor compartilhado e comunicação corporativa da Nespresso Brasil.

Segundo a marca, os cafés verdes, ou seja, ainda crus, são submetidos a diferentes técnicas para extração da cafeína. No caso da Nespresso, são utilizados dois métodos realizados na Espanha e na Alemanha: a descafeinação com água e a com CO2 supercrítico.

No primeiro processo, os grãos crus são colocados em um tanque de água onde as moléculas de cafeína, assim como outros componentes do café, se desprendem como se estivessem sendo “lavados”. A partir daí, retiram-se os grãos do tanque e, com a ajuda de um filtro de carbono, a cafeína é separada. Com isso, no recipiente, ficam apenas os demais componentes que se soltaram.

Os cafés são inseridos novamente no tanque e, por meio de pressão, os componentes que ficaram na água voltam para os grãos, fazendo com que eles continuem com todas as características, como corpo e doçura.

Já a segunda técnica é realizada por meio de extração supercrítica (quando uma substância está em outro estado que não seja líquido ou gasoso) utilizando o CO2, gás inerte, com baixo ponto de pressão e temperatura, e compatível com escala industrial.

Neste processo, o café é colocado em um tanque vedado e injeta-se o CO2 supercrítico (nos estados líquido e gasoso), com controle de tempo e temperatura adequada para que as moléculas de cafeína se desprendam dos grãos. Por fim, retira-se o CO2 e a substância cafeinada do tanque, mantendo apenas os grãos de café.

Atualmente, no leque de variedades da Nespresso, são encontrados quatro opções de bebidas descafeinadas: Volluto, Vivalto Lungo, Ispirazione Fizenze Arpeggio e Ispirazione Ristretto Italiano. A marca frisa também que todas as cápsulas das linhas doméstica e profissional são feitas de alumínio, material que além de ser 100% reciclável, ajuda a manter o frescor, o sabor e a qualidade do café.

Mais informações: www.nespresso.com

TEXTO Redação • FOTO Café Editora / Divulgação

Deixe seu comentário