Degusta Beer & Food 2015 terá palestra sobre cerveja e café
Entre os dias 15 e 18 de julho, São Paulo recebe a segunda edição do Degusta Beer & Food, feira dedicada aos amantes da cultura cervejeira. Durante o evento, o público terá a chance de conhecer e provar os cerca de 400 rótulos trazidos por importadoras e cervejarias artesanais, além de participar de palestras e debates ministrados por especialistas do ramo cervejeiro e gastronômico.
Entre as discussões, o tema “Cerveja e café: será que dá certo?” é destaque com a diretora de redação da revista Espresso, Mariana Proença, e o sommelier de cervejas, Luiz Caropreso. A conversa será realizada no dia 16 de julho, próxima quinta-feira, às 16h.
A palestra “Grandes, micros e ciganas”, com Paulo Feijão (Cervejaria Dama), Ricardo Amorim (AMBEV), José Felipe Carneiro (Wäls) e André Cancegliero (Urbana); e o fórum “Comida de Rua: Food Truck ou Food Truque?” com a participação do chef Checho Gonzales e mediação do chef Rene Aduan Jr., do Alma Rústica Gastronomia, também devem trazer novas ideias para o universo da bebida.
No encerramento do evento, dia 18 de julho, será realizada a final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja. A competição é organizada pelo Doemens Akademie, renomado instituto alemão de formação de sommeliers de cerveja. Veja programação completa de palestras do Degusta Beer & Food no site.
Serviço
Degusta Beer & Food 2015
Data: 15 e 18 de julho
Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Parque do Estado, Água Funda, São Paulo
Ingresso: entre R$ 25 e R$ 30
Mais informações: www.degustabeerandfood.com.br





Gabriela conta que investiu em um equipamento de vídeo (câmera e microfone) e está colhendo imagens e depoimentos em cafeterias e fazendas. “Eu quero mostrar que o café é uma coisa natural para o brasileiro, que está no nosso dia a dia, que você não precisa ser um expert ou fazer cursos, não precisa ser ‘gourmet’ para prestar a atenção no café que está tomando”, diz. 
Neste 13 de junho, sábado, Belo Horizonte sedia mais uma edição da Feira Aproxima, patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pelo Projeto Origem Minas. O Aproxima tem como objetivo valorizar a gastronomia da região, a feira de rua, e será realizado no Via Shopping Barreiro, em Belo Horizonte. Nesta edição o Aproxima contará com 8 barraquinhas que mantêm ligação direta com produtos de origem mineira, sendo 7 voltadas ao Projeto Origem Minas, iniciativa do SEBRAE e do Sistema FAEMG (representante de produtores rurais do Estado), e 1 para representar a
O destaque da Semana Internacional do Café será o serviço de cafés de regiões brasileiras e a divulgação do maior encontro de café do Brasil para o público, que poderá ter experiências sensoriais e aromáticas ao provar os cafés preparados. Na barraca da SIC o serviço de café será feito em parceria com a Liga dos Baristas – coletivo mineiro de profissionais que preparam o café com conhecimento de causa. Os baristas servem o cliente, explicam sobre os métodos, sabem tudo sobre o grão e são especialistas no que fazem. Será possível encontrar grãos do Cerrado Mineiro (MG), Chapada do Norte (BA), Mantiqueira de Minas (MG), Matas de Minas (MG) e Sul de Minas (MG), extraídos nos métodos aeropress, french press, hario V60, chemex, globinho (sifão) e gino.
A feira também conta com o evento paralelo Circuito Aproxima onde 70 restaurantes disputam um prato elaborado com pelo menos 1 ingrediente local. Estes serão servidos nos próprios estabelecimentos durante o período de 1 mês. Serviço Feirinha Aproxima Data: 13/6, sábado Local: estacionamento do ViaShopping – Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro, Belo Horizonte – MG Horário: 10h às 17h Custo: Gratuito Mais informações:
Não faz muito tempo que o cold brew chegou para alegrar nossas vidas. OK, nem todo mundo é fã da bebida, mas aí está ela gerando uma onda após a outra – foi também capa da Espresso na edição #45 – como o cold brew nitrogenado e, agora, com a mais recente combinação: cold brew com água tônica. A simples mistura do preparo de café a frio (concentrado) com a bebida frisante e umas pedras de gelo anda chamando a atenção em cafeterias dos Estados Unidos e até de revistas como a gastronômica Bon Appetit, que diz “que o sabor vivo e forte, com certo amargor, da água tônica é o complemento perfeito para um café ácido”. A Stumptown, marca que ajudou a propagar a tendência do cold brew pelo mundo, vai além e adiciona cerejas marasquino à combinação. Outros utilizam romã, ramos de alecrim ou suco de limão. Segundo a Bon Appetit, a moda dos cafés com tônica chegou aos EUA no começo de 2014, quando cafeterias americanas, inspiradas por uma bebida de assinatura do coffee bar e torrefação Koppi, de Helsingborg, na Suécia, incluíram o drinque no menu. Neste caso, a Saint Frank Coffee, de São Francisco, que criou a sua própria versão da bebida, a que chamou de Kaffe Tonic, misturando tônica servida sobre gelo e depois um shot de espresso. A partir daí foi um hit só e diversas cafeterias adotaram a novidade, reformulando ao seu gosto. Agora que o verão está chegando no Hemisfério Norte, o drinque está se espalhando como água e os bebedores de café comemoram mais uma novidade para se refrescar, sem abrir mão do grão. Algumas dicas da Bon Appetit, no entanto, merecem ser levadas em consideração, como escolher cafés mais frutados e pensar na proporção de cada bebida na combinação. Por aqui, com o frio se aproximando, é possível que o drinque demore um pouquinho a pegar. Mas com uma porção de gin na combinação para esquentar até que a brincadeira pode ficar mais interessante. Aguardamos ansiosos…

Os amigos Mark Smesrud e Madison Chandler tinham um sonho: melhorar a comunidade de Denver, no Colorado (EUA), onde vivem, por meio do café. A ideia era contribuir de maneira positiva com os jovens moradores de rua locais, oferecendo uma oportunidade para mudar de vida, ter uma profissão e deixar as ruas. Assim nasceu a Purple Door Coffee. A cafeteria, aberta desde 2013, disponibiliza cursos gratuitos de administração de um estabelecimento, além de atendimento e habilidades do profissional barista, com o intuito de promover a inclusão no mercado de trabalho desses jovens. O projeto, que conta diretamente com o apoio da Dry Bones Denver – organização sem fins lucrativos que promove atividades relacionadas à nutrição e entretenimento para jovens de baixa renda -, busca contratar e empregar adolescentes e jovens adultos que queiram deixar a vida nas ruas para trás. O programa tem duração de 1 ano e é composto por aulas práticas e teóricas, além de atendimento psicológico aos participantes. Os funcionários devem exercer o trabalho regular de barista, além de cumprir com a responsabilidade de assistir duas aulas por semana. Uma das reuniões é chamada de “aula do currículo”, onde os jovens aprendem sobre higiene pessoal, orçamento e habilidades de entrevista. Já no encontro pessoal, os participantes se reúnem com uma treinadora, que promove a discussão de metas e como trabalhar as emoções pessoais. 
O estabelecimento é mantido por meio de doações e lucros obtidos com as vendas da cafeteria, que conta, atualmente, com a ajuda de três funcionários. O programa já contribuiu com a contratação de oito pessoas e a formação de outras quatro desde que se iniciou. 
Assista o vídeo sobre o projeto (em inglês) 


