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Nespresso lança a Summer House 2018 com dois novos cafés gelados

A marca aguardou o verão brasileiro para lançar duas cápsulas que fizeram sucesso no calor europeu: Intenso on ice e Leggero on ice

Sucesso no verão europeu, a Nespresso esperou as temperaturas aumentarem pelo Brasil para lançar suas novas cápsulas de edição limitada: Intenso on ice e Leggero on ice. As duas variedades foram criadas especialmente para serem bebidas frias, misturadas com um pouco d’água e algumas pedras de gelo.

Feito a partir de grãos brasileiros e da Costa Rica, a versão intensa do espresso traz notas de café torrado e cereais. Para uma bebida mais suave, a marca sugere o Leggero, com grãos quenianos e colombianos, sabor mais delicado, aromas frutados e sabor mais cítrico.

Os cafés podem ser bebidos quentes, mas o preparo sugerido das cápsulas é: colocar 50 ml de água em um copo com três cubos de gelo e passar o espresso diretamente no copo, para resfriar imediatamente o café. A receita ainda dá margem a outras combinações, com água tônica, leite, sucos de frutas cítricas e até mesmo com bebidas destiladas.

Preparo do café gelado com cápsula Nespresso. (Nespresso/Divulgação)

De acordo com a gerente de cafés e sustentabilidade da marca, Claudia Leite, a ideia é intensificar e estimular o consumo da bebida gelada no Brasil. “Provar café gelado é uma tendência mundial. Nós somos um país tropical, mas não temos essa cultura ainda. É claro que assim como o café quente não é exclusivo para temperaturas frias, o gelado não é só para o verão. Uma vez apreciado, bebe-se o ano todo”, comenta.

Nesta quinta-feira (1º), a marca abriu a Nespresso Summer House 2018, na Avenida Europa, em São Paulo. A casa contará com três dias de atrações para clientes e os ingressos estão esgotados. Durante a abertura do evento, os participantes puderam aprender e testar dois drinques que levam os cafés lançados. Veja as receitas:

Caipiroska de café
Ingredientes
– 4 pedaços limão taiti
– 2 pedaços limão siciliano
– 1 colher de sopa rasa de açúcar
– 1 dose de vodka
– 1 dose de espresso Leggero on ice
– Gelo

Modo de preparo
– Macerar bem os limões em um copo de vidro
– Adoçar a mistura
– Adicionar a dose de vodka
– Colocar cubos de gelo no copo
– Adicionar o espresso e mexer bem

Espresso Martini
Ingredientes
– 1 dose de vodka
– 1 dose de licor de limão e especiarias (Licor 43)
– 1 dose de espresso Intenso on ice
– Gelo
– Grãos de café para decorar

Modo de preparo
– Misturar a vodka, o licor e o café em uma coqueteleira
– Mexer suavemente a coqueteleira, para esfriar um pouco o líquido
– Adicionar o gelo
– Fechar a coqueteleira e sacudir vigorosamente por cerca de 12 segundos
– Retirar a tampa e servir
– Decorar a espuma formada com os grãos de café

TEXTO Clara Campoli • FOTO Nespresso/Divulgação

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A xícara pode alterar a percepção do sabor e do aroma do café?

A neurocientista Fabiana Mesquita de Carvalho coletou dados na SIC 2017, ao testar a percepção do público em diferentes modelos de xícara

Se existem taças específicas para diferentes tipos de vinho e copos bastante variados para modalidades de fermentação de cervejas, a xícara de café não pode ser tão diferente. Pensando nisso, a pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Fabiana Mesquita de Carvalho decidiu colocar a teoria à prova. A pesquisa dela, que vai tratar tanto da forma quanto da cor das xícaras, teve seus primeiros testes na Semana Internacional do Café 2017, de 25 a 27 de outubro, que apoiou o projeto, batizado de Sala Coffee Sensorium. O experimento foi conduzido em colaboração com o professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, em Londres, que vai participar da análise e da discussão dos dados.

Fabiana realizou o experimento durante o evento, em Belo Horizonte. Participaram, entre os homens, 60 amadores e 85 profissionais do café e, entre mulheres, 65 amadoras e 66 profissionais. A pesquisadora serviu a mesma bebida em três xícaras de mesma cor e material, mas de formato diferente, enviadas em colaboração pelo mestre de torra Tim Wendelboe, da Noruega. Ela esperava que a percepção das pessoas fosse diversa em cada recipiente, mas o estudo apontou resultados surpreendentes.

No teste, ela usou as xícaras em formatos tulip, split e open. O tipo tulip é em formato cônico, bastante similar às taças de vinho e dá uma impressão maior de doçura. As xícaras split têm um design único, arredondadas na base e com uma borda que se abre para o consumidor: estão relacionadas a cafés mais aromáticos e ácidos. Por fim, as open são as mais tradicionais, em formato de U, e são conhecidas por ressaltar aromas.

Xícaras dos modelos tulip, split e open (Figgjo/Divulgação)

O café usado no teste foi um microlote cedido pela Fazenda Recreio, de São Sebastião da Grama, na região do Vale da Grama (SP). A variedade é bourbon amarelo (CD), de 85 pontos, com aroma de frutas cítricas e melaço, sabores que lembram laranja, com acidez cítrica suave e doçura equilibrada.

“Basicamente, a informação que vem de um sentido, a visão, afeta a percepção de outros sentidos, como o olfato e o paladar”, explica Fabiana. Assim, as formas mais arredondadas se associam ao sabor mais adocicado, enquanto as angulares são relacionadas à acidez e amargor. Em todos os grupos, profissionais ou não, foi observada uma percepção maior de doçura e de acidez nas xícaras split. A xícara tulip, por sua vez, teve percepções de aroma aumentadas.

Os profissionais se saíram melhor nos testes: a maioria afirmou gostar igualmente dos três cafés. Nos grupos de amadores, a xícara split surpreendeu como a pior das três testadas. “A minha explicação é que é uma xícara fora do padrão, não encaixa no nosso conceito de xícara. Acredito que essa não-familiaridade afetou a percepção. Existem estudos que mostram como recipientes diferentes do costume podem alterar o gostar da bebida, principalmente se servida em um vasilhame específico de outra. Por exemplo, café em taça de vinho causa repulsa”, propõe a pesquisadora.

Fabiana e participantes do primeiro teste na SIC. (Bruno Lavorato/Café Editora)

Fabiana acredita que a pesquisa pode ajudar baristas, donos de cafeterias e amantes de café a compreender qual tipo de xícara extrai uma percepção melhor da bebida. Não para encontrar a xícara ideal para se apreciar uma boa extração, mas tipos diferentes para cada necessidade. “Acho que vamos chegar a diferentes xícaras para diferentes perfis de café. A bebida é muito complexa. Claro que não vai ser um modelo de xícara por variedade de grão, mas acredito que conseguiremos determinar grupos de percepções sensoriais para diferentes designs”, comenta.

A pós-doutoranda ainda vai conduzir testes relacionando a percepção de sabor com xícaras de cores diferentes: tons mais quentes se associam à doçura, enquanto os frios, ao amargor. “Ainda não temos estudos sobre os recipientes para o café, e isso depende tanto da associação de gosto, como de elementos culturais. Se eu tivesse conduzido esse estudo na Europa ou na Ásia, os resultados teriam sido os mesmos? Eu não sei. Tem que ver o que é cultural e o que não é, ainda temos um longo caminho pela frente”, defende.

Esta segunda etapa da pesquisa deve acontecer em março, e os dois estudos serão escritos separadamente: o primeiro, sobre formato de xícaras, tem previsão de publicação para janeiro. Ainda está prevista uma terceira etapa, com testes do peso e da textura da xícara influenciando na percepção do consumidor. Embora Fabiana não possa usar a mesma amostra de café nos três testes, ela tem dado preferência a grãos de características parecidas: doces, cítricos e frutados.

TEXTO Clara Campoli

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Hario V60

Considerado o método do momento, possui frisos curvados em relevo e um orifício de diâmetro maior no fundo que fazem diferença sensorial por gerar uma extração mais rápida e sem interferências. Tem diversas opções de cores e acessórios, além de versões em vidro, acrílico ou cerâmica.

DICA
Sempre escalde o filtro antes de utilizá-lo e faça a pré-infusão

VANTAGENS
Simples de preparar, praticidade de limpeza e resultado da bebida com mais complexidade e sabor, além de uma textura mais limpa

DESVANTAGENS
O preço do utensílio (ainda um pouco caro em comparação com outros suportes para filtros) e dos acessórios (estações, jarras e chaleiras)

SUGESTÃO DE PREPARO
20 g de café + 240 ml de água + pré-infusão de 30 segundos

PREÇO
R$ 154 o conjunto (porta-filtro de acrílico + jarra + colher de medida + 100und. de filtro), na Café Store

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO Redação • FOTO Daniel Ozana / Studio Oz

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Illy lança máquina de espresso que encomenda cápsulas sozinha

Além de ter a função de espresso programado, a Illy Y5 DRS poderá encomendar sozinha novas cápsulas quando as unidades estiverem acabando

A marca italiana Illy lançou nesta quarta-feira (10) o modelo Illy Y5 DRS, uma máquina de espresso que, integrada ao sistema Amazon Dash Replenishment System (DRS), encomenda a reposição de cápsulas quando estas estiverem acabando. O produto ainda não tem previsão de venda no Brasil. Nos Estados Unidos, a máquina custa a partir de 319 dólares.

Illy/Divulgação

A tecnologia foi lançada ainda nesta semana, durante a Consumer Electronics Show (CES), evento sobre tecnologia que ocorre em Las Vegas. A Y5 DRS monitora a utilização das cápsulas de café e encomenda a reposição automaticamente pela Amazon.

Para controlar a máquina, o consumidor utiliza um aplicativo (disponível para usuários de Android e de iOS) que se liga a ela via bluetooth. Além da função de monitoramento das cápsulas, é possível ainda fazê-la funcionar via celular, encomendando espressos agendados ou imediatamente. O usuário ainda pode controlar, pelo aplicativo, o tamanho da xícara e a temperatura da água.

Todos os gostos

A nova-iorquina Gourmia também lançou modelos de cafeteira na CES. São três novas máquinas na linha, com diferentes funções. A 3-in-1 K-Cup Coffee Maker promete cafés de alta qualidade, com a possibilidade de elaboração de bebidas com leite vaporizado, como cappuccinos e lattes.

Gourmia/Divulgação

Outro modelo é a Pour-Over Coffee Maker, uma forma de conseguir o café coado automaticamente. A marca garante que o método utilizado extrai um café com sabor, cor e intensidade da melhor qualidade. Por fim, a Cold Brew/Accelerated Coffee Maker é para os amantes do café gelado: em vez de esperarem horas pela extração, a Gourmia promete um copo cheio da bebida em apenas 10 minutos.

TEXTO Redação

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Rosamaria Murtinho

“Tomar café é uma coisa boa para entrar em cena”

A atriz brasileira gosta de tomar “café da manhã de hotel”. A refeição conta com muitas gostosuras e – é claro – café. A entrevista para a seção Perfil, realizada nos bastidores de Doroteia, teve Rosamaria bebericando uma xícara quentinha. “Ao final da tarde, fico com um pouco de sono, então tomo pelo menos quatro goles de café para ter disposição para a peça. Quando o espetáculo acaba, estou eletrizada e demoro a me acalmar”.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO Leonardo Valle • FOTO Gui Gomes

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8 tendências cafeinadas que você precisa conhecer

Relembrando a Global Coffee Expo, feira realizada em Seattle (EUA), selecionamos oito novidades mundo afora para você incrementar sua coleção de equipamentos de café! Confira:

Ceroffee
De origem sul-coreana, este torrador é feito de cerâmica na parte interna e permite um controle da temperatura dos grãos em tempo real por meio de um painel externo digital. Realiza uma torra de 600 gramas por ciclo. Mais informações: www.ceroffee.com

Comandante
Produto alemão que encanta pelo design e pelas diferentes cores. Feito de madeira e aço inoxidável, o modelo C40 Nitro Blade permite uma granulometria precisa. Independentemente do tempo de uso, não se desgasta facilmente. Permite até trinta níveis de moagem. Mais informações: www.comandante-grinder.com

My Dutch
Sul-coreano da marca Hured, este equipamento prepara cold brew com controle preciso de água e com menos alteração de temperatura. O modelo Beanplus My Dutch 350 extrai até 300 ml de café num período de três a quatro horas. Mais informações: www.hured.co.kr

Cafflano
Essa marca originária de Seul, na Coreia do Sul, já está presente em setenta países. Os métodos de preparar café são premiados desde 2013. O Klassic vem com moedor, filtro permanente e copo para tomar o café na hora. O Kompact lembra uma sanfona, com um sistema dobrável, um filtro inoxidável ultrafino, que permite preparar o café em qualquer lugar. Mais informações: www.flavors.com.br ou www.cafflano.com

Bean Me Up
Moedor manual da marca Finum com design ergométrico, não demanda força para moer até 30 gramas por vez. Mais informações: www.finum.com

Oxo Good Grips Pour-Over Coffee Maker
Este método trabalha com filtro de papel e uma bandeja superior, com alguns furinhos que funcionam como um distribuidor uniforme de água sobre o café moído. Podem-se preparar até 350 ml. Ele também pode ser usado para fazer o cold brew. Mais informações: www.spicy.com.br ou www.oxo.com

Stronghold
Mais uma sul-coreana, esta marca produz torradores de amostra. O modelo S7 tem alta precisão de controle por meio de um sistema digital. O torrador trabalha por convecção, radiação e condução. Torra entre 150 g e 850 g. Mais informações: www.stronghold-technology.com

Kruve
A empresa canadense desenvolveu um kit de até doze peneiras, o Sifter, que, após a moagem do grão, ajuda a separar o pó fino do grosso. Com isso é possível uniformizar ainda mais o café moído. Mais informações: www.kruveinc.com

(Texto originalmente publicado em junho, julho e agosto, na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Jout Jout

“Eu sinto que estou ‘roubando’ ao colocar açúcar e leite no café, mas adoro a combinação.”

A youtuber Julia Tolezano lembra imediatamente da sua melhor amiga quando sente cheiro de café. “Quando éramos pequenas, ela gostava de assistir Cavaleiros do Zodíaco tomando um balde de café. Isso me marcou”, conta. Já na adolescência, o hábito de consumir a bebida foi reforçado pelo seu seriado favorito até então: Gilmore Girls. “As protagonistas tomavam café e eram descoladas. Eu queria ser como elas”, brinca. No dia a dia, Julia passou pelo café solúvel e pelo café coado, até comprar uma prensa, em uma recente viagem à Itália. Além disso, ela prefere turbinar seu café com leite e açúcar. “O café com leite também lembra o meu pai, que gosta dessa mistura desde que eu me conheço por gente”, revela.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

TEXTO Leonardo Valle • FOTO Gui Gomes

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Novidades na SIC 2017

A Semana Internacional do Café acontece até sexta-feira (27/10), em Belo Horizonte. No seu primeiro dia passaram pelo Expominas 5 mil visitantes, um recorde histórico do evento, que acontece desde 2006.

Também, no segundo dia da feira, foi anunciado os 25 melhores cafés do Coffee of The Year, confira os selecionados aqui. Lembrando que o grande vencedor será revelado nesta sexta-feira (27/10), às 16h30.

A SIC reúne mais de 100 expositores que apresentam produtos e equipamentos que são tendências mundo afora. Selecionamos alguns deles para os leitores da Espresso.

Cafeteira portátil

Criada a partir de um trabalho de faculdade a cafeteira Aram, pode ser levada para qualquer lugar e permite que você personalize o seu espresso, sem o uso de energia elétrica ou cápsulas. Os criadores buscaram orientação com Juca Esmanhoto,  Sócio e barista do Rause Café + Vinho, que inclusive está no stand da Café Store preparando cafés para os visitantes.

Separamos um vídeo para que você veja como utilizar a cafeteira.

 

No momento você encontra a Aram no site da Café Store  e em breve no site da marca.

Máquinas de Café

A Pinhalense Máquinas Agrícolas lançou, na Semana Internacional do Café, um torrador e um moinho, que são máquinas voltadas para laboratórios, cafeterias e pequenas torrefações.

Ideal para moagem de amostras de café em laboratório e pequenos volumes em cafeterias, o moinho apresenta um designer moderno, com moega interna e gaveta de limpeza em aço inox. O equipamento pesa 17 kg. Já o torrador tem capacidade de produzir 1 kg de café torrado para cada 1,2 kg de grãos crus. Ele é feito de inox e com operação a gás.

Delonghi Magnífica

Exposta no stand da Polishop, a máquina permite que você prepare qualquer tipo de café, pressionando apenas um botão e escolhendo entre curto ou longo. Conta com um armazenamento para o grão e um sistema para produzir uma espuma consistente do cappuccino.

Aplicativo

Lançamento na SIC, o aplicativo Zimboli foi  criado para facilitar a conexão do agronegócio ao redor do mundo. O usuário pode postar fotos e vídeos do café, certificados e prêmios e ainda promover o seu produto, alcançando pessoas de qualquer lugar.

O aplicativo é gratuito, disponível para IOS e Android e promete facilitar a troca de relacionamento entre os produtores.

Coffee Bel

O projeto criado por Maria Carolina Freire, do Café Condessa, é voltado para a mulher e visa criar uma rede colaborativa feminina de cafeterias do Brasil. A ideia é incentivar o público feminino a investir em uma cafeteria própria com apoio de profissionais qualificados e segurança para o negócio. Para saber mais informações acesse o site www.coffeebel.com.br.

Vimi Café Gourmet

A Vimi lançou a Linha Sentimentos, com diferentes lotes de origem única para que você tenha vários sentimentos em um tour por cafés especiais de várias regiões de Minas Gerais. As embalagens, inclusive, participam da 1ª Exposição de Embalagens e Cafeterias que você encontra no foyer de entrada da Semana Internacional.

A empresa também lançou o site oficial na SIC, em que, você poderá adquirir os produtos da marca.

A Semana Internacional do Café segue até amanhã (27) com diversos cursos, palestras e encontros dos apreciadores do café em busca de troca de experiências e novos sabores.

Serviço
Semana Internacional do Café – SIC 2017
Local: Expominas, Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira, Belo Horizonte (MG)
Data: de 25 a 27 de outubro
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Vitor Macedo e Divulgação

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SIC recebe experimento sobre percepções no café. Participe!

Pela primeira vez, a Semana Internacional do Café, maior encontro da cadeia cafeeira do Brasil, abre as portas para um experimento acadêmico. Chamado de Coffee Sensorium, o estudo tem como objetivo compreender os fatores que podem influenciar na experiência sensorial das pessoas ao se tomar uma xícara de café.

Elementos como a cor e o formato do objeto usado para colocar a bebida podem influenciar na percepção do café, como o gosto e o aroma. Para a análise, os participantes irão degustar pequenas doses de cafés especiais e irão julgar as características percebidas, individualmente.

Uma sala especial ficará disponível durante os três dias de feira para a realização do estudo. Tanto experts quanto amadores e apreciadores podem participar, independente do gênero, basta estar dentro dos seguintes pré-requisitos:

– Ter de 20 a 25 anos;
– Não possuir alergias à bebida de café;
– Não possuir problemas respiratórios crônicos que interferem na percepção de sabor (como rinite ou sinusite);
– Não possuir prejuízos dos sentidos do paladar e olfato.

Realizado pela neurocientista Fabiana Carvalho e Camila Arcanjo, o teste será oferecido durante os três dias de evento. Nos dias 25 estará funcionando das 11h40 às 19h, no dia 26 das 9h às 11h, e dia 27, das 9h às 19h. Faça seu credenciamento gratuito no site.

Serviço
Coffee Sensorium
Onde: Semana Internacional do Café – Expominas, Belo Horizonte (MG)
Quando: 25 a 27/10
Mais informações: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=2967

TEXTO Redação • FOTO Alexia Santi/Agência Ophelia

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10 passos para abrir sua cafeteria

Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a apostar no café e, com isso, o número de cafeterias cresceu muito no Brasil, não somente nas capitais, mas também no interior. São os espaços terceira onda: movimento do mercado de cafés especiais marcado por uma significativa mudança de percepção do produto, passando por melhorias em todo o seu processo, desde a fazenda até à xícara.

Na matéria de capa do início de 2017 (edição 54 da Espresso), listamos dez itens que podem ajudar quem deseja investir neste tipo de negócio ou apenas arrumar seu estabelecimento já em funcionamento. Confira um resumo!

  1. Ponto movimentado

É de grande importância que seu negócio esteja localizado em uma área onde as pessoas possam ter conhecimento dele, criando assim uma comunidade local.

Caso o ponto seja longe do movimento, é legal que seja investido bastante em mídias espontâneas, como redes sociais e até anúncios. Lembre-se: seu negócio não vai dar certo apenas para seus amigos. A informação precisa chegar até as pessoas de alguma maneira.

  1. Lugar compacto

Uma das maiores dificuldades para o setor de cafeterias é a mão de obra especializada de barista, cozinheiro e atendente. Por isso, seja enxuto. Um lugar menor cabe menos gente, porém é muito mais fácil de ser administrado. Caso você tenha alguma experiência na área, coloque a mão na massa. Você pode ser o barista ou o atendente. De qualquer forma, terá um gasto a menos.

Aproveite ao máximo o ambiente! Você pode fazer uso de balcões, prateleiras e mesas coletivas, além de bancos externos e áreas ao ar livre. Opções para o cliente levar, como os copos ‘to go’, também ajudam a dar vasão ao seu produto.

  1. Equipe competente

Muitos jovens procuram trabalhar atrás do balcão. Busque estes profissionais em grupos do setor, peça indicações para empresários de alimentação ou aposte em pessoas que não possuem formação anterior na área do café e invista na formação deles.

Para evitar a saída de seus colaboradores, planeje bem os benefícios da empresa, tente traçar um plano para eles e deixe muito claro seus objetivos desde o começo. Tente construir junto com eles a cultura da sua empresa.

  1. Espaço moderno

Busque referências internacionais e nacionais antes de abrir sua cafeteria. Se possível, contrate um arquiteto que possa transmitir para o seu local o que você quer comunicar aos seus clientes. Vise não apenas a parte visual, mas também a parte hidráulica e elétrica.

A estrutura dependerá muito do cardápio que você escolher para a casa. Caso o cardápio tenha comidas mais elaboradas, sua cafeteria precisará de uma cozinha mais sofisticada. Se o plano for comidinhas rápidas, sua estrutura será outra, provavelmente com apenas um forno elétrico.

  1. Cardápio pequeno

Se o seu foco é o café, procure trabalhar com um cardápio simples e de fácil execução. O café exige muita atenção e a balança do seu tempo precisa sempre pender mais para ele. Por isso, determine desde o início o perfil do seu estabelecimento.

O horário de abertura também ajudará muito nisso. As cafeterias “terceira onda” são, muitas vezes, parte de um passeio turístico pela cidade, portanto, pense se é o perfil do seu negócio ficar aberto no sábado e/ou domingo. Isso pode ajudar a formar um público fora do seu bairro.

  1. Equipamentos de ponta

Após a escolha o cardápio, você pode escolher seus equipamentos. Você deve pensar desde as máquinas de espresso, forno elétrico e lava-louças até pratos, talheres e xícaras.

A quantidade de coisas irá variar de acordo com o seu tipo de cardápio. Se planeje bem para que não haja gastos extras ou que não falte nada. Trabalhe com listas dos produtos, quantidades e check-lists de compra. Pesquisa de preço e fornecedor também são itens muito importantes.

  1. Café de qualidade

O café é a grande atração e a estrela do seu negócio, então, faça uma escolha minuciosa do produto. Invista em grãos de procedência, estude a região e a origem do café. Conheça fazendas produtivas e relacione-se com outras pessoas do mercado.

  1. Torrar ou não torrar?

Se optar por ter um equipamento de torra dentro da cafeteria, avalie bem se o seu conhecimento justifica o investimento. A torra é um dos pontos mais sensíveis após as etapas produtivas na fazenda. É preciso bastante experiência para definir os perfis de torra dos grãos. Por isso, não hesite em procurar ajuda nesse ponto ou ainda em postergar um pouco este investimento.

  1. Métodos de preparo

Hoje em dia existem muitos métodos para se preparar um café. Quanto mais métodos você tiver, mais flexível será seu cardápio, incentivando o cliente a retornar para conhecer outras opções.

Porém, tenha cuidado nas escolhas, pois há um tempo específico para o preparo em cada um deles. Com uma equipe enxuta, pode ser que você tenha problemas no lado operacional. As receitas precisam estar predefinidas com a dosagem do café, a proporção da água e o tempo de extração, além da quantidade de equipamentos para servir vários clientes ao mesmo tempo.

  1. Planejamento financeiro

Todas essas ideias serão possíveis se, dentro do plano de negócio, for feito um detalhado planejamento financeiro. Para isso, procure a ajuda de um profissional, caso não seja você a pessoa mais experiente nesse ponto.

O capital de giro é algo muito importante, ele está diretamente relacionado ao ciclo operacional da empresa. Normalmente, no início, o faturamento é inferior às despesas. Uma administração ineficiente poderá afetar de forma drástica o fluxo de caixa da empresa.

Para que você saiba quanto tempo será necessário para que o negócio tenha o retorno do investimento, todos os custos fixos e valores mensais estimados devem ser listados para a facilitação dos cálculos. Encontre um ponto de equilíbrio.

Tudo entendido?
Agora, mãos à obra. Pense nos seguintes pontos e defina de forma bem objetiva: a) o que é o negócio; b) quais os principais produtos e/ou serviços; c) quem serão seus principais clientes; d) onde se localizará a empresa; e) o montante de capital a ser investido; f) qual será o faturamento mensal; g) que lucro espera obter do negócio; h) em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

TEXTO Mariana Proença • FOTO Daniel Ozana/Studio Oz, Felipe Gombossy, Lucas Albin/Agência Ophelia, Alexia Santi/Agência Ophelia, Fernando Sciarra, Pedro Vilela