Café & Preparos

Q-Graders podem atualizar certificação com protocolo CVA até dezembro

Curso CVA for Cuppers tem dois dias de duração e investimento de R$ 2.500

Em maio, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) oficializou uma parceria com a Specialty Coffee Association (SCA) e assumiu a operação do programa educacional da entidade no país. O acordo inclui a implementação do Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo nacional para avaliação de cafés especiais – Colômbia e Indonésia também passaram a integrar, formalmente, o novo padrão internacional. O CVA, como já anunciado, substitui o antigo protocolo SCA, lançado em 2004.

Na prática, isso significa que todos os cursos da SCA — voltados a produtores, provadores (cuppers), torrefadores, gestores de qualidade e consumidores — passam a ser oferecidos e certificados pela BSCA em território nacional. “Para além do CVA, a parceira SCA e BSCA se propõe a ampliar o acesso aos programas de treinamento e educação para a comunidade brasileira”, explicou Vinícius Estrela, diretor-executivo da BSCA. A associação também está responsável pela tradução completa dos materiais e provas para o português, promovendo acesso amplo ao conteúdo.

Em encontro com jornalistas na semana passada, Carmem Lúcia Chaves de Brito, presidente da BSCA, afirmou que o CVA reconhece a singularidade dos cafés brasileiros. “Se avaliarmos nossos cafés única e exclusivamente com uma nota, estaremos diminuindo o que o Brasil tem para entregar ao mundo”, disse.

“Queremos mais pessoas nos países produtores que saibam o valor do café”, defende Yannis Apostolopoulos, CEO da SCA, durante o mesmo encontro. “E queremos tornar o conhecimento mais acessível para todos”, completa. 

Segundo Apostolopoulos, a ideia de a BSCA assumir os cursos da SCA é formar uma comunidade de conhecedores de cafés especiais, com destaque, especialmente, para instrutores locais e consumidores. “Esperamos ter mais instrutores locais, e não trazê-los dos Estados Unidos”, diz ele. “Vamos deixar disponível no mercado brasileiro um treinamento de nível internacional que conecta as duas pontas, produzindo assim uma grande revolução no consumo de café especial”, completa Carmem Lúcia. 

Até 31 de dezembro deste ano, profissionais já certificados como Q-Graders podem atualizar sua certificação para o novo protocolo fazendo o curso CVA for Cuppers, com dois dias de duração e investimento de R$ 2.500. A formação já começou a ser feita em Curitiba e Campinas, e inclui capitais como Varginha, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. De acordo com Estrela, mais de 60 turmas já estão previstas.“A BSCA tem organizado com escolas parceiras e instrutores habilitados cerca de 60 turmas para o CVA for Cuppers, para que a comunidade brasileira possa se atualizar e obter o fast track, com prazo até dezembro, para se tornarem Q Evolved”, disse Estrela. 

O Q Evolved é o novo curso para Q-Graders, baseado integralmente no CVA, com seis dias de duração e ainda em desenvolvimento, que será lançado mundialmente em 1o de outubro de 2025. A expectativa da BSCA é ambiciosa: formar mais de 2 mil novos profissionais ou consumidores qualificados até o final de 2026. 

Um protocolo para o valor do café

O Coffee Value Assessment é uma metodologia desenvolvida pela SCA que propõe uma avaliação mais completa do café, indo além da análise sensorial tradicional ao considerar dimensões descritivas, afetivas, físicas e extrínsecas.

Para democratizar o acesso, a SCA implantou recentemente uma política global de precificação com base na renda de cada país, medida por PIB e paridade de poder de compra (PPP). O Brasil foi enquadrado no grupo intermediário, com valores ajustados à realidade nacional. “A partir da nova política de preços da SCA e da parceria com a BSCA, os brasileiros receberão um desconto de quase 50% no valor devido à SCA”, afirma Estrela. Para mais informações ou inscrições, basta entrar em contato com a BSCA pelo email cursos@bsca.com.br.

Fomento ao consumo 

Para a BSCA, a iniciativa vai além da qualificação técnica. É também uma estratégia de fortalecimento do consumo interno e da imagem do café brasileiro no mundo. Segundo os cálculos da associação, o Brasil consome hoje 1,5 milhão das mais de 10 milhões de sacas de cafés especiais produzidas. “É fundamental que tenhamos um diálogo comum com o mercado global, para que o mundo entenda o que o Brasil tem a oferecer”, defende Carmem Lúcia.

Além disso, a entidade observa um interesse crescente dos brasileiros por cafés especiais — evidenciado pelo aumento de baristas em campeonatos, a ascensão de novas marcas e cafeterias, a expansão das certificações e o fortalecimento de políticas públicas ligadas ao turismo de cafés.

“Esse novo sistema de avaliação traz um respeito maior ao consumidor e também ao setor de produção”, conclui a presidente da BSCA. 

TEXTO Redação

Café & Preparos

O que os olhos dizem sobre o café

Estudo revela como rótulos de cafés especiais influenciam decisões de compra, com ajuda de tecnologia de rastreamento ocular

Um estudo inédito, que uniu tecnologia de rastreamento ocular e modelagem matemática, investigou como o modo de apresentar um café a um cliente impacta sua venda. A pesquisa foi conduzida pelo brasileiro Lucas de Vasconcelos Teixeira, professor do programa de Negócios Digitais da Pecege, em São Paulo, e publicada na edição 23 da revista digital semestral 25, da SCA (Specialty Coffee Association).

O estudo investigou quais são as informações nos rótulos dos cafés que  chamam a atenção do consumidor e como isso afeta suas decisões de compra. A ideia foi analisar atributos extrínsecos — ou seja, que não dizem respeito diretamente ao sabor ou aroma –, mas que influenciam a percepção de valor do café.

O estudo foi feito com 28 consumidores numa cafeteria em São Paulo e levou em conta oito atributos comumente associados a cafés especiais: preço, marca, variedade do café, certificação orgânica e origem, pontuação de cupping da SCA (versão 2004), altitude e nível de torra. Esses atributos foram divididos em dois rótulos distintos, para que cada um tivesse um número razoável deles. Ambos os experimentos utilizaram rótulos de café simulados, apresentados em pares em uma tela de computador por 10 segundos por slide.

Os consumidores também foram divididos em dois grupos: os curiosos (que receberam uma breve explicação sobre cafés especiais e seus atributos), e os entusiastas, já familiarizados com essas características.

Foram mensurados, por exemplo, quanto tempo e quantas vezes o consumidor olhou para um atributo. Entre os resultados, os pesquisadores descobriram que a atenção à certificação orgânica foi diretamente associada à maior chance de compra do café, e que as torras clara e média foram preferidas – mesmo entre consumidores denominados no estudo como curiosos (sem conhecimento sobre cafés especiais). 

Além disso, cafés com pontuação SCA mais alta atraíram mais atenção e foram mais escolhidos. Por outro lado, a informação de altitude não influenciou a decisão — segundo os autores, isso indica a falta de familiaridade dos participantes com o conceito.

O estudo também mostrou que os participantes pagariam mais do que os preços exibidos quando percebiam, por meio das informações dos rótulos,  que aqueles cafés tinham mais qualidade e exclusividade. “Há um potencial significativo para aumentar o valor percebido do café especial por meio de uma melhor comunicação de suas características extrínsecas”, escreve Teixeira, que recomenda mais educação aos consumidores. “Os vendedores podem utilizar ferramentas como mídias sociais, interações presenciais e degustações públicas para aprofundar o conhecimento do consumidor”, sugere o autor do estudo.

TEXTO Redação

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Nescafé investe R$ 500 milhões para expansão no Brasil

Montante será destinado à ampliação da fábrica em Minas Gerais e à expansão da Nestlé Professional; marca também foca em inovação e campanha que destaca produtores nos rótulos

Por Cristiana Couto

A Nescafé, marca da Nestlé, comunicou que vai investir R$ 500 milhões até 2028 para expandir sua capacidade de produção no Brasil. O anúncio foi dado em coletiva de imprensa feita nesta quinta (22) na sede administrativa da empresa em São Paulo. 

O investimento será direcionado à ampliação da fábrica de cápsulas da marca em Montes Claros (MG) – que produz 1 bilhão de cápsulas por ano – e à expansão no segmento de consumo fora do lar, com o aumento da presença das máquinas de café Nestlé Professional – o maior parque global da companhia, com 26,5 mil máquinas instaladas em escritórios, lojas de conveniência e padarias do país. 

O valor será acrescentado ao investimento de R$ 1 bilhão, anunciado pela marca em 2024, para expansão da fábrica de café solúvel da marca em Araras, interior de São Paulo.

Com a nova injeção financeira, a empresa prevê chegar a 30 mil equipamentos até o fim do ano e investir ainda mais na incorporação de telemetria, que permite o monitoramento remoto e em tempo real do desempenho e consumo das máquinas de café instaladas. “O Brasil carece de dados sobre alimentação fora do lar”, disse José Argolo, diretor-executivo da Nestlé Professional.

Valeria Pardal, diretora-executiva de negócios de bebidas de café da Nestlé, está otimista em relação às oportunidades de crescimento do setor. “Nos últimos cinco anos, a categoria de cafés em cápsula da Nestlé cresceu em torno de 20%. Estamos assumindo que a categoria vai continuar a crescer a duplo dígito nos próximos anos”, afirmou Valéria. “Então realmente acreditamos, e somos muito otimistas, que o crescimento do negócio de café aqui no Brasil vai ser pela premiunização e variedade”, aposta a executiva.

Valeria Pardal, diretora-executiva de negócios de bebidas de café da Nestlé

O anúncio da Nestlé vem num momento em que as vendas de café no varejo caíram 5,13% nos quatro primeiros meses do ano, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), resultado dos preços mais altos do grão. Em abril, a queda foi ainda maior – quase 16% em relação ao mesmo mês em 2024.

A retração no consumo vem na esteira da escalada de preços do café – 80% nos últimos 12 meses –, o maior aumento dos últimos 30 anos. Todas as categorias de café foram afetadas, sendo a de café solúvel a mais atingida, com 85%.

Aliás, é no solúvel que a Nestlé continua a apostar suas fichas. Segundo Valéria, a estimativa da Nestlé é que, nos próximos 20 anos, 20% do consumo de café no Brasil será da bebida gelada. Não à toa, a empresa comercializa, desde dezembro passado, o Nescafé Gelado, seu primeiro café solúvel desenvolvido para preparo com água ou leite gelados.

Agora, lança uma campanha que traz quatro famílias de cafeicultores nos rótulos de edição especial de sua linha de café solúvel, incluindo veiculação de um filme nos canais da marca e na mídia OOH. A campanha Fazedores, criada pela agência DPZ, integra a plataforma global Make Your World (Faça seu Mundo, no Brasil), lançada em 2024, e busca aproximar o consumidor da origem do produto e reforçar o compromisso da marca com a sustentabilidade.

TEXTO Cristiana Couto

Café & Preparos

O que são as coffee parties, tendência em cafeterias pelo mundo

“The Coffee Party” realizada em Toronto, no Canadá

Nos últimos meses, ainda que de forma tímida, a cena do café especial brasileiro vem absorvendo uma nova tendência: as coffee parties. Já famosas na Europa, Estados Unidos e Canadá, a festa agita as cafeterias durante as manhãs, quando os visitantes podem curtir uma boa música ao vivo, beber um belo espresso e fazer novas conexões.

Em São Paulo, um dos primeiros lugares a oferecer estas festas vespertinas foi a cafeteria HM Food, que, em fevereiro, fez a AM Sessions em parceria com as marcas Mizzuno, Lágrima Bar e Gop Tun. Em entrevista à Espresso, o proprietário Hesli Carvalho diz que os frequentadores, em sua maioria, são iniciantes no universo dos cafés especiais. “São pessoas que querem se encontrar com amigos para ouvir música, beber um café ou outras bebidas sem álcool’’, aponta.

As coffee parties representam uma mudança na mentalidade jovem: a busca por experiências mais leves e mais saudáveis. A especialização em cafés dos espaços das festas proporcionam interações sociais sem o artifício da bebida alcoólica, o que, na opinião de Carvalho, é mais real e significativo. ‘’Acho que o maior motivo aqui é, com certeza, o social, mas o social do mundo real, não aquele amigo da tela do celular’’, comenta o empresário.

Em Florianópolis (SC), o Café Cultura entrou na onda e também realizou, em 3 de maio, sua coffee party. Chamada de Coffee Club, a ação aconteceu das 10h às 14h. “Acreditamos que o café é, acima de tudo, um ponto de encontro, um conector de pessoas, histórias e experiências”, conta a CEO, Luciana Melo. 

Edição da “Coffee Club”, realizada pelo Café Cultura em Florianópolis (SC) – Foto: Divulgação Café Cultura

Para ela, a proposta das coffee parties está totalmente alinhada a esse espírito: “Ao transformar a cafeteria em um espaço de celebração, criamos uma atmosfera ainda mais acolhedora, que fortalece o senso de comunidade e aproxima a marca do público de forma leve e espontânea”, explica.

Na Bahia, Salvador recebe sua primeira coffee party em 17 de maio. Idealizada pela Xodó Cafés Especiais e pela Rede Amo, a SSA Coffee Session – Vol. 1: Tropical Vibes acontece das 9h às 14h na Casa Castanho. “Sou uma grande frequentadora de cafeterias e, quando eu vi esse movimento, fiquei encantada com a ideia de viver esses espaços de uma outra forma, de uma maneira mais divertida, despretensiosa e super alto astral”, comenta Brenda Matos, curadora da Xodó.

Como surgiram as coffee parties?

A origem bebe na fonte de movimentos mais amplos, como o daybreaker, nascido em 2013, em Nova York, que promove festas diurnas com dança, DJs, meditação e, por quê não, café em lugar do álcool. A ideia tomou corpo e logo se espalhou para grandes metrópoles como Londres, Berlim, Amsterdã, Tóquio e Melbourne.

“The Coffee Party” realizada em Toronto, no Canadá

“Vivemos uma época em que muitas pessoas, especialmente os mais jovens, estão bebendo menos álcool e buscando experiências mais significativas, com propósito. E o café, com sua energia e cultura, tem tudo a ver com isso”, comenta Luciana.

Se o daybreaker é direcionado ao mundo fitness e wellness, a coffee party – uma evolução deste movimento – concentra-se no nicho dos cafés especiais. É,  frequentemente, organizada em cafeterias da terceira onda, que usam esses eventos para atrair um novo público e ampliar a experiência em torno do grão. Para Brenda, o foco da ação é atingir além dos coffee lovers, “aquele público que já cansou das festas noturnas, que não quer mais chegar em casa de ressaca, tarde da noite”.

Como é uma festa de café? 

Feita majoritariamente em cafeterias, esse tipo de encontro também pode incluir espaços culturais ou até galerias de arte. Mas a estrela da festa é o café, portanto, é necessário que haja um serviço de cafeteria, com bebidas sendo preparadas o tempo todo. O cardápio de uma coffee party pode incluir drinques feitos a partir do grão, degustações e extração em métodos de preparo diferentes. Para comer, um menu com cara de brunch, com pães artesanais e pequenos doces. 

O encontro conta com DJs ao vivo, que trazem playlists de músicas eletrônicas leves, jazz lo-fi e, até mesmo, um indie mais agitado. As cafeterias já compartilham até o hábito de, no dia a dia, colocar uma playlist equilibrada, para tornar a experiência do cliente ainda mais prazerosa. 

Para quem passa por perto, a coffee party instiga a dar aquela olhadinha no que acontece lá dentro. ‘’Para a cafeteria é bom, pois proporciona um fluxo maior e, também, atingimos um público que não era da bolha de café’’, afirma Carvalho. 

Luciana concorda que criar eventos como as coffee parties ajuda a movimentar a casa em horários diferentes do habitual e faz com que a loja seja aproveitada ao máximo. “Mais do que pensar só no lucro imediato, vemos essas festas como uma forma deliciosa de nos conectarmos com as pessoas, criar memórias e reforçar o sentimento de comunidade que sempre fez parte do Café Cultura”, expõe.

Para Brenda, estes eventos agitam o espaço e promovem os parceiros. “Ele criam, também, uma comunidade e uma rede de pessoas engajadas com o bem-estar e esse estilo de vida mais slow, que é uma das coisas mais preciosas que nós podemos ver nos últimos tempos”, diz.

Afinal, sair para dançar ou se conectar não precisa, necessariamente, acontecer à noite — e o café se torna o combustível perfeito para essa nova maneira de celebrar. “No fim das contas, esse vínculo verdadeiro com o público é o que gera valor de verdade e faz com que a marca se destaque, com leveza, afeto e um bom café, é claro”, menciona a CEO do Café Cultura.

TEXTO Gabriela Kaneto e Letícia Souza • FOTO Divulgação

Café & Preparos

A Espresso provou cafés de torrefações renomadas de Curitiba

Nos últimos dias, a Espresso pegou um avião e desembarcou em Curitiba. Entre reuniões de negócios e reencontros com amigos, nossa equipe visitou algumas cafeterias e torrefações na capital paranaense, onde foram garimpados pacotinhos de cafés – provados aqui nesta matéria.

Infelizmente nosso tempo de visita foi curto e não conseguimos conhecer todas as casas que estavam na lista (que eram muitas, pois a cena de cafés especiais da cidade está incrível!). Dessa vez, passamos no Moka Clube, Supernova Coffee Roasters, Lucca Cafés Especiais, Royalty Quality Coffee e 4beans Coffee Co. Mas, quem sabe, não vem a parte II em breve?

Moka Clube – Tropical

Grãos de catuaí amarelo, fermentados, cultivados pela família Andrade na Fazenda Capim Branco, em Carmo do Paranaíba, no Cerrado Mineiro, e torrados pelo Moka Clube.

Complexidade de odor: alta
Complexidade de sabor: médio
Notas descritivas: frutas amarelas, caramelo, mel
Doçura: médio
Corpo: médio/baixo
Acidez: média
Intensidade: médio
A Espresso achou: é um café suave e fácil de beber, ótima opção para começar o dia. Apesar de fermentado, não tem os sabores característicos.
Visite o Moka Clube: Rua Barão dos Campos Gerais, 372 – Juvevê @mokaclube 

Moka Clube – Japy Espresso

Café da variedade japy, de processamento natural, cultivado pelo produtor Neto Cunha na região do Pinhal (SP). Torrado pelo Moka Clube.

Complexidade de odor: baixa
Complexidade de sabor: médio
Notas descritivas: frutas roxas, caramelo
Doçura: alta
Corpo: encorpado
Acidez: baixo, mas equilibrada
Intensidade: média
A Espresso achou: um café bem doce, com notas mais fechadas como de ameixa e mirtilo. Boa opção para tomar à tarde.

Supernova Coffee Roasters – Café da Josi

Cultivado por Josiane de Souza Diniz no Norte Pioneiro do Paraná, este café é da variedade catuaí vermelho, de processamento cereja descascado. Torrado por Supernova Coffee Roasters.

Complexidade de odor: baixa
Complexidade de sabor: baixo
Notas descritivas: doce, chá preto, cravo
Doçura: média
Corpo: médio
Acidez: baixo
Intensidade: curta
A Espresso achou: um café para o dia a dia, para qualquer hora. Sem muitas notas complexas.
Visite o Supernova: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 695 – Centro @supernovacoffee 

Lucca Cafés Especiais

Grãos de catuaí vermelho, de processamento cereja descascado, cultivados por Alexandre e Afonso Lacerda, no Sítio Forquilha do Rio, Caparaó. Torrados por Lucca Cafés Especiais.

Complexidade de odor: alta
Complexidade de sabor: alta
Notas descritivas: floral, mel, frutas vermelhas, água de rosas
Doçura: média, sem ser enjoativo
Corpo: alto, suculento
Acidez: brilhante
Intensidade: presente
A Espresso achou: um ótimo café, muito diferenciado e complexo. Com notas frutadas, seria uma boa opção para um brunch.
Visite o Lucca: Rua Presidente Taunay, 40 – Batel @luccacafesespeciais 

Royalty Quality Coffee – Guimarães

Um café da variedade paraíso MG2, de fermentação induzida, cultivado por Beatriz Guimarães e família na Serra do Salitre, em Minas Gerais, e torrado pela Royalty Quality Coffee.

Complexidade de odor: complexo
Complexidade de sabor: complexo
Notas descritivas: carambola, caramelo
Doçura: alta
Corpo: médio/alto
Acidez: alta, confortável
Intensidade: curta, limpa
A Espresso achou: um café gostoso para tomar à tarde, depois de uma refeição. É um fermentado sem notas características de fermentado.
Visite a Royalty: Rua São Francisco, 179 – Centro @royalty.cafe 

4beans Coffee Co.

Café da variedade caparaó amarelo cultivado a 1.440 metros de altitude por Tarcísio e Jhone Lacerda, no Sítio Santa Rita, na Serra do Caparaó (ES). Torrado por 4beans Coffee Co.

Complexidade de odor: alta
Complexidade de sabor: alta
Notas descritivas: frutas vermelhas, cítrico
Doçura: médio
Corpo: médio/alto
Intensidade: média
A Espresso achou: um café muito bom, com notas complexas. Uma bebida de experiência.
Visite a 4beans: Alameda Augusto Stellfeld, 795 – loja 3 – Centro @4beanscoffeeco

TEXTO Redação

Café & Preparos

Café é tema de exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro

Exposição “Café através dos sentidos”, que acontece até o dia 22 de fevereiro, no Polo Cultural ItanianoRio

Até o dia 22 de fevereiro, na cidade do Rio de Janeiro, o Polo Cultural ItalianoRio (av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro) oferece a exposição gratuita Café através dos sentidos. A experiência imersiva busca fazer com que o visitante explore os sentidos através de vídeos e itens em exposição, que vão desde a produção, como grãos de café, até informações sobre o tradicional espresso italiano e os utensílios históricos utilizados na cerimônia do café na Etiópia. 

Um dos destaques da mostra é a reprodução da pintura “Colheita de café” (1958), de Candido Portinari, que retrata uma cena de trabalho nos cafezais. Especialmente no dia 20 de fevereiro, a exposição recebe João Candido Portinari, filho do artista, que fará uma palestra sobre a relação de seu pai com o café, esmiuçando a arte e as culturas brasileira e italiana. 

Exposição “Passione Italiana: l’arte dell’espresso”, que acontece a partir de 21 de fevereiro, no Museu da Imigração

Já em São Paulo (SP), o Museu da Imigração (rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca) recebe, a partir do dia 21 de fevereiro, a exposição Passione Italiana: l’arte dell’espresso, que aborda a evolução do design e da tecnologia dos artefatos de café, relacionando os itens à imigração italiana para o Brasil. A mostra gratuita, que esteve no Museu do Café, em Santos, reúne 60 máquinas para uso doméstico e profissional, além de um acervo de xícaras. 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Café & Preparos

Indústria global do café renova compromisso de US$ 10 milhões para pesquisa e inovação

Investimento coletivo busca fortalecer melhoramento genético, sistemas de sementes e garantir resiliência climática para o futuro do setor 

A indústria global do café, liderada por mais de 190 empresas associadas à World Coffee Research (WCR) em 29 países, renovou seu compromisso de US$ 10 milhões para financiar programas de melhoramento genético e sistemas de sementes até 2027, informa a WCR. A iniciativa visa sustentar a diversidade de origens, aumentar a produtividade e garantir a resiliência climática do setor, enquanto busca a adesão de governos para co-investir em pesquisa agrícola e inovação.  

Com os preços das commodities em alta devido a desafios como clima extremo, pragas e doenças, a demanda por novas tecnologias é urgente. A WCR alerta para uma lacuna global de US$ 452 milhões anuais em financiamento de P&D agrícola, crucial para oferecer aos agricultores acesso a variedades de café mais produtivas e resistentes. Segundo a organização, esses investimentos são fundamentais para sustentar a prosperidade dos cafeicultores e garantir um fornecimento estável e diversificado para a indústria e os consumidores.  

Avanços e parcerias estratégicas  

Os recursos captados pela WCR ajudaram a lançar duas redes globais de melhoramento para as variedades arábica e canéfora, com a colaboração de 11 países produtores, responsáveis por 43% das exportações globais de café. Até 2030, essas iniciativas devem entregar 100 novas variedades de café, garantindo a estabilidade e diversidade do suprimento.  

A iniciativa também tem atraído compromissos públicos. Em 2024, a USAID destinou US$ 5,4 milhões para uma parceria com a Universidade Cornell e a WCR, enquanto a agência alemã GIZ investiu € 1,2 milhão no programa nacional de melhoramento de café na Etiópia.  

Liderança da indústria  

Empresas como Starbucks, Keurig Dr Pepper, JDE Peet’s e Taylors of Harrogate estão entre as dez que firmaram compromissos plurianuais com a WCR. As associadas estão unidas na promoção de uma agenda de pesquisa colaborativa para moldar o futuro do café, assegurando que pequenos agricultores tenham acesso às ferramentas necessárias para enfrentar os desafios globais e locais.  

Com governos e empresas trabalhando juntos, a WCR projeta um futuro onde inovação e sustentabilidade caminhem lado a lado para preservar a cultura e o mercado do café em escala mundial. 

TEXTO Redação

Café & Preparos

Ingressos para o SPCF começam a ser vendidos em 25/1

Seguindo a tradição, convites para a quarta edição do festival, de 27 a 29 de junho, ficam disponíveis a partir da data de aniversário de São Paulo

A quarta edição do São Paulo Coffee Festival, evento único que celebra a comunidade e a cultura do café na capital paulista, acontece no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera entre 27 e 29 de junho com a promessa de superar os números impressionantes do último ano. Os ingressos estão disponíveis a partir deste sábado, 25, com desconto, e o evento é uma oportunidade imperdível para quem aprecia a bebida. 

O SPCF é realizado na capital paulista pela Espresso&CO em parceria com a inglesa Allegra Event. Com um público vibrante em torno do grão, os coffee festivals acontecem anualmente em várias cidades do mundo, como Amsterdã, Londres, Milão, Cidade do Cabo e Nova York. 

Em 2025, a expectativa é receber 15 mil visitantes e 150 expositores para participar de uma programação interativa e inédita, vibrar com o campeonato Copa Barista e conhecer as novidades no setor que recheiam todos os espaços da Bienal.

Entre os destaques que ocupam todo o piso térreo e o primeiro andar da Bienal estão o Sensory Experience, um espaço em que o público pode explorar aspectos sensoriais e muito conhecimento sobre o café, o Laboratório, que traz palestras e debates com especialistas sobre as tendências e inovações do setor, e a Cozinha Show, que reúne chefs conhecidos e baristas para apresentarem receitas e harmonizações que tem o grão como protagonista. 

Sucesso nas edições anteriores, o Coffee & Art também incrementa as atividades nesses três dias de evento, ao estreitar a conexão entre o produto e manifestações artísticas para todos os gostos, assim como as performances dos baristas na Copa Barista, que elege o melhor profissional de café, e as demonstrações interativas no preparo preciso da bebida com leite no Latte Art ao Vivo. Tudo isso embalado por boa música, comida e drinques com café. 

Viva o incrível mundo do café. Participe da experiência e compre seu ingresso aqui.

São Paulo Coffee Festival
Quando: de 27 a 29 de junho
Onde: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo – SP)
Quanto: ingresso (1 dia) – a partir de R$ 70 (primeiro lote) |passaporte (3 dias) – a partir de R$ 180 (primeiro lote) | VIP (1 dia) – a partir de R$ 180 (primeiro lote)

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia/SPCF

Café & Preparos

Prepare sua agenda!

Confira eventos de café que acontecem no primeiro semestre do ano

O universo do café já está aquecido para 2025. No primeiro semestre, os principais festivais globais prometem reunir profissionais, entusiastas e amantes do café para celebrar a cultura e explorar as inovações e desafios do setor. Prepare a sua agenda para alguns dos principais eventos do seis primeiros meses do ano – como o São Paulo Coffee Festival, na capital paulista, e a Specialty Coffee Expo, em Houston, no Texas (EUA) – que movimentam o mercado de cafés especiais e conectam pessoas apaixonadas pelos grãos.

Feira do Cerrado
Quando: 5 e 6 de fevereiro
Onde: Núcleo da Cooxupé, Monte Carmelo (MG)
O que é: com o tema “Agricultura e mudanças climáticas: resiliência e oportunidades”, a feira, promovida pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) e em sua 10a edição, é voltada especialmente para os pequenos e médios produtores do Cerrado Mineiro. O evento conta com expositores de máquinas e insumos agrícolas, e traz as últimas inovações no setor. Em 2024, recebeu mais de 4,5 mil visitantes e reuniu 60 marcas.

Fenicafé 2025
Quando: 7 a 10 de abril
Onde: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, Araguari (MG)
O que é: organizada desde 1995 pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura é uma oportunidade de troca de experiências entre técnicos, especialistas, empresas e produtores de café. O evento do triângulo mineiro é uma combinação de feira – com exibição de máquinas, serviços e tecnologias voltadas à irrigação na cafeicultura – e palestras técnico-científicas. Em 2024, acomodou cerca de 80 expositores e organizou 20 palestras. 

Alta Café
Quando: 8 a 10 de abril
Onde: Clube de Campo de Franca, Franca (SP)
O que é: feira da região da Alta Mogiana que reúne produtores locais, fornecedores e especialistas para discutir inovações e tendências na cafeicultura. Com foco na cadeia produtiva do café, o evento busca trazer soluções e tecnologias que permitam aos produtores ter maior produtividade e qualidade nos grãos. 

30º Encontro Nacional do Café (Encafé)
Quando: 23 a 25 de abril
Onde: Royal Palm Hall, Campinas (SP)
O que é: evento anual organizado pela Abic, reúne profissionais e empresas do setor cafeeiro para discutir tendências, inovações e desafios da indústria. A novidade deste ano é a compra do ingresso por dia escolhido e a divisão das atividades ao longo do dia – palestras pela manhã e feira de negócios durante a tarde e início da noite. Em 2025, o evento vai sediar a 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Blends de Café e a 2ª edição da Olimpíada do Café, que buscam destacar, respectivamente, a excelência e a inovação na criação de blends e habilidades profissionais no setor. 

Re:Co Symposium 2025
Quando: 23 e 24 de abril
Onde: Houston, Texas (EUA)
O que é: tradicionalmente, a feira da SCA é precedida pelo Re:Co, simpósio de dois dias que traz discussões e seminários voltados para o futuro do café especial, conduzidos por alguns dos maiores especialistas da indústria. O simpósio deste ano tem nova abordagem – o spotlight – que busca estimular discussões mais colaborativas. A ideia é reunir um grupo pequeno de pessoas (produtores, especialistas e outros profissionais da área) para resolver questões “difíceis” sobre o café, definir “melhor” termos e conceitos utilizados pela indústria e planejar o futuro do grão, criando soluções práticas e inovadoras.

Specialty Coffee Expo
Quando: 25 a 27 de abril
Onde: George R. Brown Convention Center, Houston, Texas (EUA)
O que é: conhecida na área como “feira da SCA”, é o maior evento de cafés especiais dos Estados Unidos. Organizado anualmente pela Specialty Coffee Association (SCA), reúne produtores, torrefadores, baristas, pesquisadores, fornecedores de equipamentos e entusiastas do café. Inclui feira de negócios, palestras, degustações, workshops e seminários, além de sediar competições mundiais – em 2025, o World Coffee Roasting Championship (campeonato mundial de torra). Também premia produtos inovadores e branding em embalagens. Com 20 workshops e 60 palestras organizadas, focará em temas como regulamentos de sustentabilidade emergentes (por exemplo, a EUDR) e tendências e dinâmicas de consumo.

São Paulo Coffee Festival
Quando: 27 a 29 de junho
Onde: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, São Paulo (SP)
O que é: um dos eventos mais importantes do calendário paulistano, o SPCF chega à sua quarta edição na expectativa de quebrar os números recordes de 2024: 15 mil visitantes e 130 marcas presentes. O evento, realizado pela inglesa Allegra Events e pela Espresso&CO, reúne coffee lovers, consumidores e profissionais do setor em três dias de feira, palestras, workshops e experiências sensoriais com café, embalados por boa música, gastronomia e cultura em torno do grão. O SPCF também organiza a Copa Barista, campeonato que consagra os melhores profissionais no preparo de espressos, filtrados e bebidas com leite e que, em 2025, alcança a 9a edição.

London Coffee Festival
Quando: 15 a 18 de maio
Onde: The Truman Brewery, Londres (Reino Unido)
O que é: o London Coffee Festival, um dos eventos europeus mais importantes da indústria do café, faz parte do movimento global de festivais de café organizados pela Allegra Events (foi o primeiro a ser lançado), que também realiza eventos em outras cidades como Amsterdã, Nova York e São Paulo. Reúne degustações, workshops, competições, arte e música, conectando produtores, torrefadores, baristas e consumidores. 

28ª Expocafé
Quando: 27 a 29 de maio
Onde: Aeroporto de Três Pontas, Três Pontas (MG)
O que é: realizada pela Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e com a prefeitura de Três Pontas, e organizada pela Espresso&CO, a Expocafé é reconhecida como a feira mais tradicional da cafeicultura brasileira. A programação da 28ª edição inclui palestras e exposição de máquinas, produtos e insumos. Em 2024, reuniu 140 marcas expositoras. 

World of Coffee Geneva
Quando: 26 a 28 de junho
Onde: Palexpo Exhibition and Convention Center, Genebra (Suíça)
O que é: a World of Coffee (WOC) é uma das feiras internacionais mais importantes para o setor de cafés especiais, organizada pela Specialty Coffee Association (SCA). Realizada anualmente em diferentes cidades da Europa, este ano acontece em Genebra, na Suíça. Reúne profissionais e entusiastas do café para explorar as últimas inovações, tendências e práticas no mercado. Inclui expositores de diferentes países, workshops, seminários e palestras, além de ser palco de competições globais. Em 2025, sedia os campeonatos mundiais de Latte Art, Coffee in Good Spirits, Cezve/Ibrik e Cup Tasters.

Café & Preparos

Native estreia no mercado de cafés especiais com a linha One

A Native, líder no setor de orgânicos, lançou em dezembro e apenas para vendas online a linha One, marcando sua entrada no mercado de cafés especiais (acima de 80 pontos, na escala até 100). 

A nova coleção traz cafés orgânicos de três regiões – Montanhas do Espírito Santo, Cerrado Mineiro e Alta Mogiana –, tanto em grãos quanto moído e para drip coffee. Os cafés têm rastreabilidade e cultivo sustentável. 

As regiões foram escolhidas por produzirem cafés de qualidade e serem conhecidas pelos consumidores. As variedades selecionadas incluem bourbon amarelo (das Montanhas), topázio (do Cerrado Mineiro) e, da Alta Mogiana,  arara (para café em grãos) e obatã (para drip coffee e torrado e moído). 

Os cafés, em embalagens de 250 g e 100 g (drip coffee) estão disponíveis na loja virtual da Native.

TEXTO Redação • FOTO divulgação